A busca de produtos naturais para a pele, como o óleo de buriti, vem se tornando cada vez maior, principalmente por pessoas que querem fugir dos aditivos químicos industrializados.
Mas sempre fica a dúvida sobre a veracidade dos benefícios desses óleos naturais, já que as propagandas que vemos na televisão e na internet sempre enfatizam os produtos industriais.
Por isso, a seguir vamos conhecer os benefícios do óleo de buriti para a pele e os cabelos, além de aprender formas de usufruir das suas potencialidades de forma simples.
Veja também: 7 benefícios do buriti – para que serve e propriedades
O que é o óleo de buriti?
O óleo de buriti é um óleo vegetal extraído dos frutos da palmeira de buriti, a Mauritia flexuosa, que é nativa da região amazônica, embora ela possa também ser encontrada em outros países da América do Sul.
O buriti possui uma cor avermelhada intensa, devido à alta concentração de carotenoides, como o betacaroteno, além de conter ácidos graxos essenciais, como o ácido oleico e o ácido linoleico.
E é justamente por sua composição química que o óleo de buriti é tão usado na preparação de produtos para a pele.
Benefícios do óleo de buriti
O uso do óleo de buriti já é bastante comum em algumas regiões. Mas nem todos entendem exatamente quais são os benefícios que este composto pode trazer.
Desta forma, vamos agora conhecer os quatro principais benefícios deste óleo:
1. Regeneração e cicatrização da pele
O óleo de buriti é rico em nutrientes essenciais para a saúde da pele, como vitamina A, vitamina C e vitamina E. Essas vitaminas estimulam a regeneração celular, aumentando a produção de colágeno e elastina, ambos componentes responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.
Isso ajuda a melhorar a aparência de cicatrizes, estrias e outras imperfeições, deixando a pele com uma textura mais uniforme e suave.
2. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
Os carotenoides presentes no óleo de buriti, como o betacaroteno e o licopeno, são potentes antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger as células da pele contra o estresse oxidativo.
Isso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, reduzindo a aparência de rugas, marcas de expressão e manchas escuras.
Além disso, esses antioxidantes possuem propriedades anti-inflamatórias naturais, já que ajudam a regular o funcionamento do sistema imunológico.
Por isso, ele ajuda a acalmar a pele irritada, reduzir a vermelhidão e promover a cicatrização, proporcionando alívio rápido e duradouro.
3. Hidratação profunda da pele
Por ser rico em ácidos graxos essenciais, como o ácido oleico e o ácido linoleico, conhecidos por sua capacidade de penetrar profundamente na pele, o óleo e buriti promove uma hidratação duradoura.
Esses ácidos graxos também contribuem para o fortalecimento da barreira cutânea, diminuindo a perda de água e mantendo a pele macia, flexível e hidratada por mais tempo.
4. Proteção solar natural
O alto teor de betacaroteno presente no óleo de buriti, responsável pela sua tonalidade avermelhada característica, também oferece certa proteção contra os raios UV do sol.
Isso acontece porque o betacaroteno é convertido em vitamina A pelo organismo, que atua como um filtro solar natural, absorvendo os raios UV e reduzindo os danos causados pela exposição ao sol, como queimaduras, manchas e envelhecimento precoce da pele.
Entretanto, o óleo não substitui o uso de protetores solares convencionais.
Como usar o óleo de buriti
O óleo de buriti é muito usado em produtos para a pele, devido aos benefícios que os seus compostos fitoquímicos podem trazer.
Mas, além de ser usado em formulações dermatológicas, este óleo também pode ser usado isoladamente, tendo efeitos excelentes para a pele e para os cabelos:
- Como hidratante corporal: Aplique o óleo de buriti diretamente na pele após o banho, massageando suavemente até que seja absorvido. Isso ajudará a manter a pele hidratada e macia
- Como protetor solar natural: Misture algumas gotas de óleo de buriti no seu protetor solar habitual para aumentar sua eficácia na proteção contra os raios UV
- Como tratamento capilar: Aplique algumas gotas de óleo de buriti no cabelo úmido ou seco para ajudar a hidratar e nutrir os fios, além de fornecer proteção contra danos causados pelo sol e pelo calor do secador ou chapinha. Você pode também misturar o óleo a cremes sem enxague
- Como óleo facial: Adicione algumas gotas de óleo de buriti ao seu hidratante facial ou aplique diretamente na pele do rosto para obter benefícios hidratantes e antioxidantes
Entretanto, é importante lembrar que o óleo de buriti, apesar de seus benefícios, pode causar irritação em algumas pessoas.
Por isso, antes de usar, aplique uma pequena porção no antebraço, e espere alguns minutos. Desta forma, você pode verificar se o óleo é bem tolerado pelo seu organismo.
Outro ponto a se destacar é que o óleo de buriti é, como o próprio nome diz, um óleo, e deve ser usado com cautela por pessoas com pele e couro cabeludo oleosos.
Fontes e referências adicionais
- Atividade antibacteriana e cicatrizante do óleo de buriti Mauritia flexuosa L., Cienc. Rural 42 (1) • 2012
- La actividad antioxidante in vitro e in vivo de la fruta burití (Mauritia flexuosa L.f.), Nutr. Hosp. [online]. 2015, vol.32, n.5, pp.2153-2161. ISSN 1699-5198.
- Buriti (Mauritia flexuosa L. f.): an Amazonian fruit with potential health benefits (2022), Food Research International Volume 159, September 2022, 111654
Fontes e referências adicionais
- Atividade antibacteriana e cicatrizante do óleo de buriti Mauritia flexuosa L., Cienc. Rural 42 (1) • 2012
- La actividad antioxidante in vitro e in vivo de la fruta burití (Mauritia flexuosa L.f.), Nutr. Hosp. [online]. 2015, vol.32, n.5, pp.2153-2161. ISSN 1699-5198.
- Buriti (Mauritia flexuosa L. f.): an Amazonian fruit with potential health benefits (2022), Food Research International Volume 159, September 2022, 111654