Vitaminas e Minerais

Glucosamina e condroitina: para que serve, efeitos colaterais e dicas

Publicado por
Dr. João Hollanda

A glucosamina e a condroitina são substâncias muito usadas para o tratamento de artrites e artroses, embora existam algumas controvérsias sobre para que esse suplemento serve e se ele realmente é bom para as articulações.

Entretanto, apesar dessas dúvidas, seu uso é recomendado por muitos ortopedistas como tratamento dessas condições de saúde, uma vez que seus efeitos colaterais tendem a ser raros e leves, e os resultados parecem ser animadores. 

Por isso, a seguir vamos entender melhor o que é a condroitina e a glucosamina, como elas funcionam e quais os seus efeitos colaterais.

Importante: Esse artigo tem um caráter meramente informativo, e não tem como objetivo substituir o diagnóstico e as orientações de um médico. Então, caso apresente sintomas de problemas articulares, procure atendimento médico, para que ele possa te examinar e solicitar exames para realizar um diagnóstico adequado.

Veja também: Quais são as diferenças entre artrite e artrose?

O que são glucosamina e condroitina?

As substâncias são encontradas na forma de suplemento

A glucosamina e a condroitina são substâncias, vendidas na forma de suplemento, muito usadas no tratamento de osteoartrite, osteoartrose ou artrose. Esses compostos estão presentes nas cartilagens, e participam da proteção das articulações.

Assim, o uso do suplemento pode ajudar a melhorar a qualidade da cartilagem e impedir a sua degeneração, aliviando assim os sintomas de algumas doenças articulares.

Para que serve?

Como a glucosamina e a condroitina ajudam a proteger e a lubrificar as articulações, a combinação é indicada para tratar sintomas de alguns problemas que atingem as articulações, e seus efeitos ajudam a:

  • Reduzir as dores causadas por problemas articulares
  • Diminuir a degeneração e o desgaste articular
  • Estimular a regeneração das cartilagens
  • Melhorar a lubrificação das articulações
  • Diminuir a inflamação local

Por isso, muitos ortopedistas e reumatologistas prescrevem esse suplemento para casos de condições de saúde que atingem as articulações.

Vale a pena tomar esse suplemento?

É necessário consultar o médico antes de começar a usar o suplemento

Os estudos sobre a associação de glucosamina e condroitina possuem resultados bastante conflitantes, com alguns pesquisadores afirmando que o suplemento é benéfico para o tratamento de condições articulares, enquanto outros dizem que o seu uso não traz diferença para os pacientes.

Entretanto, a maioria dos estudos mostram que o uso da glucosamina pode reduzir a inflamação, e, quando usado em conjunto com a condroitina, seu efeito anti-inflamatório parece ser mais significativo.

Outro ponto positivo é que algumas pesquisas demonstraram também que o suplemento ajuda ainda na produção e na manutenção da cartilagem, o que seria útil no tratamento de doenças articulares.

Entretanto, existem outros tratamentos eficazes para a artrite e para a artrose, e os pacientes devem conhecê-los antes de utilizarem qualquer suplemento. 

Por isso, muitos médicos inicialmente recomendam algumas mudanças de estilo de vida, com o objetivo de reduzir o peso corporal e assim evitar a sobrecarga das articulações.

Tais tratamentos incluem:

  • Fisioterapia, para melhorar a mobilidade e ajudar na redução da inflamação
  • Uso de anti-inflamatórios nas crises de dor
  • Terapias alternativas, como acupuntura, que podem ajudar a melhorar os sintomas dolorosos.

Assim, é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir, ou mesmo reverter, a degeneração das articulações.

Veja também: 10 remédios caseiros para tratar dor e inflamação nas articulações

Efeitos colaterais

O uso de glucosamina e condroitina não costuma causar efeitos colaterais, quando o suplemento é utilizado da forma correta. Mas, quando eles ocorrem, incluem:

  • Náusea e vômitos
  • Diarreia ou constipação
  • Azia
  • Dor abdominal
  • Aumento dos gases intestinais
  • Dor de cabeça
  • Reações cutâneas
  • Sonolência.

Entretanto, esses efeitos normalmente desaparecem com o tempo, conforme o corpo vai se adaptando ao uso dessas substâncias.

Contraindicações

A associação de glucosamina e condroitina é contraindicada para alguns grupos de pessoas. São eles:

  • Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação
  • Crianças e adolescentes
  • Pessoas com histórico de úlcera gástrica ou intestinal.

Além disso, pessoas com diabetes mellitus devem consultar um médico antes de começar a usar o suplemento, pois existem alguns estudos menores que sugerem que a glucosamina e a condroitina podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Como usar?

O uso do suplemento de sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina é feito de acordo com a forma farmacêutica:

  • Cápsulas: Uma cápsula, três vezes ao dia
  • Pó granulado: Um envelope ao dia, diluído em 250 ml de água

A recomendação de uso pode ser diferente, dependendo do fabricante e da concentração dos princípios ativos. Portanto, observe as informações constantes no rótulo com relação às dosagens e formas de uso.

Além disso, para que os efeitos sejam sentidos, o uso deve ser feito por ao menos três semanas. Por isso, o seu uso não deve ser interrompido, mesmo que, no início, os sintomas continuem os mesmos.

Por fim, é importante ressaltar que o uso de suplementos e medicamentos deva sempre ser indicado por um profissional de saúde, após a realização de exames físicos e, quando necessário, laboratoriais e de imagem.

Preços e onde encontrar

Os suplementos de glucosamina e condroitina são facilmente encontrados na maioria das farmácias e drogarias. Além disso, existem diferentes marcas do produto, o que leva a uma grande variação do preço:

  • 30 cápsulas de glucosamina 500mg + condroitina 400mg: 60 a 130 reais
  • 30 sachês de 1500 mg de glucosamina + 1200 mg de condroitina: 110 a 190 reais.

Mas é importante lembrar que as cápsulas devem ser tomadas três vezes ao dia, enquanto o sachê é de dose única diária, o que justificaria a diferença nos preços.

Dicas e cuidados

Apesar de ser um suplemento de uso seguro, alguns cuidados devem ser tomados com relação a glucosamina e condroitina. São eles:

  • O uso do suplemento deve ser sempre orientado por um médico, uma vez que ele pode mascarar sintomas de outros problemas que podem causar dores articulares
  • O uso da glucosamina com condroitina não foi estudado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim, o uso deve ser evitado nesses casos, salvo sob a orientação e o acompanhamento de um especialista.

Além disso, o suplemento pode ainda interagir com alguns medicamentos, como:

  • Varfarina, um anticoagulante
  • Alguns quimioterápicos, usados no tratamento do câncer

Por fim, os estudos só demonstram a segurança deste suplemento por um período de 3 anos. Então, caso precise utilizá-lo por mais tempo, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do tratamento prolongado.

Você precisa tomar algum medicamento para osteoartrite? Já experimentou a glucosamina e condroitina? Sentiu algum resultado? Comente abaixo!

3.8 de 5
Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tomo um medicamento chamado CONDROFLEX que é Sulfato de glicosamina 1,5 g + sulfato de condroitina 1,2g compro aqui no Brasil mesmo, fiz cadastro no laboratório e compro uma cx e ganho outra custa 222,00 na Drogaria S Paulo, tenho problema no ombro desde 2011, tb comecei a fazer musculação, mas não é fácil, estou na segunda cx e ainda não vi melhora nenhuma, talvez por causa dos exercícios que força um pouco para formar musculo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Qual lugar no rio que você compra o remédio?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Tenho artrose no joelho direito e artrose na cervical, soube do problema quando na Olimpíada de 2016 comecei sentir fortes dores no joelho e pra andar era uma dificuldade (fiz 27 de 30 sessões de fisioterapia), melhorou um pouco, mas o joelho estalava e continuava as dores. Quando melhorei do joelho veio a dor no pescoço que irradiava a dor até o braço (fiz 20 sessões de fisioterapia), melhorou porém as dores continuavam. Depois que descobri a glucosamina e condroitina nunca mais senti as dores do joelho e da cervical. Nunca me deu efeitos colaterais e até hoje as tomo. Compro dos Estados Unidos pois lá são tratados como suplementos e não remédio como aqui no Brasil e o preço é bem mais em conta.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Nossa que benção!!! Que ótimo que deu certo para vc Idnei, feliz por vc!!!! Poderia me dizer a marca que vc tomou? ??

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • O uso continuo de condroitina +glucosamina podem alterar plaquetas do sangue?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostaria de saber a dosagem que vocês tomam. Comprei um importado e na embalagem diz pra tomar 2 cápsulas por dia, mas estou achando muito. Fora que fica caro, né...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Olá Carol

      Tb tomo o produto importado. Tomo 1 capsula por dia, quando termina um tubo de 80 comprimidos, fico 1 mes sem tomar e começo de novo. Não tenho nenhum efeito colateral e a alguns anos que ele tem me ajudado bastante. Espero que tenha sucesso

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Tomo glucosamina, condoitrina e msm, curcuma com mel, caminhadas, está controlado, ñ aumentou o desgaste. Mas tem muitas variações de preços, alguns absurdos.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
    • Eu gostaria de saber se quem usa medicamento para tireoide se pode usar eu estou usando e me deu muita dor de barriga o que devo fazer continuar com dois o tomar um sol !Obrigada

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Tenho usado também o óleo de avestruz que tem todos os ômegas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Comecei a tomar Glucosamina e condroitina a 1 semana,estou sentinda menas dores no joelho,ainda sinto muitas dores nos braços e colunas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Recomendo que você também faça uso do Omega-3, juntamento com a Glucosamina e Condroitina. Saúde.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Uso Glucosamina e Condroitina a 2 meses e minhas dores nas articulações, melhoraram cerca de 70%. A minha ortopedista, me receitou 180 doses, sendo uma por dia. Recomendo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tomo artrolive há 4 anos, operei os joelhos e voltei atrabalhar...sou agente de saude... compro nas farmácias que tem convênio com o laboratório axé...fiz o cadastro e tenho até 60 por cento de desconto.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ola estou usando dentia muitas dores nos pes
    Tenho bico de papagaio e artrose na coluna e nos pes,
    Foi um alivio muito grande com um mes tratamento
    Tambem sou muito alergica a medicamentos,gracas a Deus nao provocol nenhuma reacao.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Adorei ver os comentários aqui
    Realmente é um medicamento caro mas a espera pelo resultado satisfatório ja é um alívio
    Estou com osteoartrite mas percebo que há dois dias tomando o médica e to engenho sentido dores de barriga mas creio que seja só o início

    Obrigada pelos comentários vocês ajudam a quem precisa de respostas sobre este medicamento Boa Sorte a Todos !

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dr. João Hollanda