10 benefícios da acupuntura para boa forma e saúde

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

A acupuntura é uma terapia chinesa que consiste no uso de agulhas para estimular pontos específicos do corpo com o objetivo de tratar alguma doença. Conheça neste artigo os principais benefícios da acupuntura.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora as pesquisas que comprovam os benefícios da acupuntura ainda não sejam conclusivas, essa técnica tem sido utilizada no ocidente há mais de 100 anos, e milhares de pessoas afirmam terem se beneficiado com o tratamento à base de agulhas.

No Brasil, a acupuntura já é inclusive reconhecida como uma especialidade médica e pode ser feita com segurança por diversos profissionais qualificados. Se você já ouviu falar da acupuntura, mas não sabe exatamente quais são os seus benefícios, continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa prática milenar.

Como funciona a acupuntura

Praticada na China há mais de dois mil anos, essa técnica se baseia na ideia de que existem padrões de energia vital (que os chineses chamam de Qi) que circulam pelo organismo e que são essenciais para a saúde.

Quando a energia do corpo não circula da maneira correta, ela começa a ficar acumulada em determinados pontos do organismo, o que leva ao surgimento de doenças.

Segundo a medicina tradicional chinesa, ao estimular os pontos onde há acúmulo de energia, haverá um restabelecimento do equilíbrio energético, permitindo, dessa forma, que o organismo volte a funcionar normalmente.

Benefícios da acupuntura para boa forma e saúde

Benefícios da acupuntura

Embora muitos dos benefícios da acupuntura ainda não tenham sido totalmente comprovados pela ciência, milhares de pessoas que já fizeram uso da prática garantem que a acupuntura funciona e ajuda a tratar problemas como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dores;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Compulsão alimentar;
  • Inflamações.

Se você tem vontade de experimentar essa prática, vale a pena procurar um profissional certificado e experiente, que por meio de um exame inicial poderá lhe informar sobre o funcionamento e duração do tratamento.

Então conheça agora 10 dos principais benefícios da acupuntura.

1. Acupuntura ajuda a emagrecer

A acupuntura ajuda a emagrecer, já que atinge os órgãos que estão relacionados ao controle do apetite, equilíbrio hormonal e até mesmo aos níveis de glicose no sangue.

Segundo a medicina chinesa, o ganho excessivo de peso é causado principalmente por um desequilíbrio entre as funções do baço e do fígado, disfunção essa que precisa ser tratada para que possa ocorrer a perda de peso.

A acupuntura também trabalha os rins, a tireoide e o baço para promover a perda de peso. Porém, se quem estiver sendo tratado for uma mulher na menopausa, o acupunturista também vai estimular os ovários e as suprarrenais.

Outra maneira de tratar o ganho de peso com a acupuntura que tem se destacado é a auriculoterapia, uma técnica que consiste em estimular determinados pontos na orelha para controlar o apetite, e que tem se demonstrado tão eficiente quanto às práticas tradicionais.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com um estudo publicado na revista Australian Family Physician, a acupuntura auricular contribui para o processo de emagrecimento. Nessa pesquisa, 95% dos participantes relataram que sentiram menos fome depois de algumas sessões de auriculoterapia.

As técnicas da acupuntura podem ajudar no processo de perda de peso. No entanto, você também deve seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

2. Melhora a dor

Outro benefício da acupuntura é que ela ajuda a aliviar as dores, pois restabelece o equilíbrio do organismo, diminui as inflamações e alivia as tensões musculares. Uma das dores mais tratadas com essa prática é a dor nas costas, o que faz sentido, já que pesquisas afirmam que esse é o tipo de desconforto mais presente na população ocidental.

Essa prática auxilia no tratamento de outros tipos de dores crônicas e agudas, como:

  • Artrite;
  • Dor no túnel do carpo (dor e formigamento nas mãos);
  • Cólica menstrual;
  • Dor no pescoço;
  • Dor nas costas;
  • Fascite plantar (dor na sola do pé);
  • Dor no joelho;
  • Tendinite.

3. Melhora a saúde mental

Grande parte das pesquisas sobre os benefícios da acupuntura concentra-se nos efeitos da terapia para aliviar a ansiedade e o estresse. Estudos demonstram que essa prática é eficiente no tratamento dessas condições, pois consegue bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como o cortisol.

Embora seja normal passar por algumas situações estressantes ao longo da vida, o estresse crônico pode levar a uma série de complicações, como problemas cardíacos, depressão e até mesmo o sobrepeso. Sim, o estresse engorda, pois o excesso de cortisol estimula o acúmulo de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a acupuntura pode ajudar no tratamento de alguns transtornos emocionais, já que trabalha os pontos relacionados à produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Essa técnica também leva ao relaxamento e a um equilíbrio no fluxo de energia, o que diminui a ansiedade e melhora alguns sintomas da depressão.

4. Diminui problemas estomacais

De acordo com um estudo publicado na revista Birth Issues in Perinatal Care, a acupuntura ajuda a tratar problemas digestivos em mulheres grávidas, como enjoos, azia e a má digestão.

5. Traz alívio para as dores de cabeça

A acupuntura produz um efeito anti-inflamatório, analgésico e atua como um relaxante muscular, sendo assim, ela ajuda a aliviar tanto a cefaléia como a enxaqueca crônica.

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Head and Face Pain, a terapia com agulhas foi capaz de diminuir em 52,6% a frequência de dores de cabeça entre os participantes da pesquisa.

Sessão de acupuntura

6. Acelera a recuperação de lesões

Segundo as técnicas da acupuntura, existem pontos específicos no corpo que podem aumentar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e diminuir a formação de cicatrizes, diminuindo, dessa forma, o tempo de recuperação das lesões e até mesmo de alguns tipos de cirurgia.

Devido a esses benefícios que a acupuntura apresenta, muitas equipes profissionais do esporte contam com um acupunturista em seu staff, já que essa técnica pode contribuir para uma melhor recuperação e garantir um rápido retorno do atleta às suas atividades.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Alivia os sintomas de TPM

Para quem sofre com cólicas, inchaço, mau humor e dores de cabeça durante o período pré-menstrual, a acupuntura pode ser de grande auxílio, pois ajuda a regular o sistema nervoso e endócrino, além de melhorar o funcionamento do fígado – todos eles ligados à TPM.

Os Acupunturistas recomendam um tratamento com oito a dez sessões, sendo, em geral, uma por semana. Se houver melhora dos sintomas, a recomendação é fazer a manutenção mensal do tratamento, com uma sessão na semana anterior à menstruação.

8. Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia

Alguns dos sintomas associados ao tratamento do câncer com quimioterapia podem ser minimizados com sessões paralelas de acupuntura, entre eles estão:

  • Febre;
  • Náuseas;
  • Depressão;
  • Boca seca;
  • Constipação;
  • Diarreia;
  • Suor noturno.

Qual a duração do tratamento?

Como se trata de um tratamento natural e individualizado, a frequência e quantidade das sessões vai depender da complexidade de sua condição e da sua resposta ao tratamento. No caso específico da acupuntura para emagrecer, o tratamento com auriculoterapia costuma ter duração de 10 sessões. No entanto, isso deve ser decidido pelo seu acupunturista.

O mesmo vale para o tratamento com acupuntura para melhorar dores crônicas e agudas. Algumas pessoas sentem um grande alívio já na primeira consulta, enquanto outras necessitam de mais sessões. Em geral, dores agudas exigem menos visitas do que as crônicas, e o problema costuma ser resolvido em 8 a 10 sessões.

Fontes e referências adicionais

Você sabia de todos esses benefícios da acupuntura para a sua saúde? Já utilizou a terapia alguma vez? Comente abaixo seus resultados!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (66 votos, média 4,02)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “10 benefícios da acupuntura para boa forma e saúde”