Tipos de Dieta

Intolerância à lactose – Sintomas, causas, tratamento e dieta

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

A lactose é o principal carboidrato ou açúcar encontrado no leite e seus derivados, incluindo iogurte, sorvete queijos e manteiga. E, quando há algum grau de dificuldade de digerir este açúcar, temos então a intolerância à lactose.

Vamos então entender um pouco mais sobre o problema, seus sintomas, tratamentos e formas de substituir o leite.

O que causa a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é causada pela falta da lactase, que é a enzima que digere a lactose, e o nível da enzima pode variar entre indivíduos, assim como a severidade dos sintomas causados pela intolerância.

Algumas podem sofrer sintomas severos após consumirem pequenas quantidades de lactose. Enquanto outros podem ser capazes de tolerar pequenas quantidades.

Quando o corpo não consegue digerir a lactose, ela se acumula no intestino, e causa os sintomas tão característicos desse tipo de problema.

continua depois da publicidade

Quais são os sintomas da intolerância à lactose?

Os sintomas da intolerância à lactose tendem a se desenvolver de 30 minutos a duas horas após beber leite ou comer laticínios, e incluem:

  • Náusea;
  • Cólica;
  • Gases;
  • Inchaço;
  • Diarreia.

A severidade dos sintomas varia, de acordo com a quantidade de lactose que uma pessoa pode tolerar, pois algumas pessoas são mais sensíveis que outras, a depender da quantidade de enzimas que o corpo consiga produzir.

Como a intolerância a lactose é diagnosticada?

O primeiro passo para chegar a um diagnóstico de intolerância à lactose é observar o aparecimento dos sintomas, além do alívio deles quando se evita laticínios.

Dessa forma, muitos médicos pedem que pacientes que suspeitam ter intolerância à lactose evitem leite e laticínios por uma a duas semanas para ver se os sintomas diminuem.

continua depois da publicidade

E existem ainda alguns testes podem ser usados para ajudar a confirmar o diagnóstico:

  • Desafio do leite: É uma forma simples de diagnosticar intolerância à lactose. A pessoa faz jejum durante a noite e então bebe um copo de leite de manhã. Nada mais é ingerido por três a cinco horas. Se a pessoa é intolerante à lactose, o leite deve produzir sintomas algumas horas após a ingestão;
  • Teste Respiratório de Hidrogênio: Mede-se a quantidade de hidrogênio na respiração após consumir uma bebida rica em lactose. Então níveis elevados de hidrogênio na respiração, de três a cinco horas após a ingestão, indicam que a digestão não ocorreu da forma correta;
  • Teste de acidez nas fezes: O teste de acidez nas fezes serve para testar a intolerância à lactose em bebês e crianças. A criança toma uma pequena quantidade de lactose, e, se for intolerante, produzirá ácido láctico, que vai acidificar as fezes;
  • Biópsia Intestinal: O teste mais direto para intolerância à lactose é a biópsia intestinal, que mede os níveis de lactase no revestimento do intestino. Entretanto, essas biópsias são invasivas e requerem análises especializadas que não estão disponíveis em alguns laboratórios.

Veja a seguir alguns tratamentos para a intolerância à lactose:

Mudanças alimentares

As mudanças alimentares para intolerância à lactose devem incluir inicialmente a exclusão de todos os alimentos ricos em lactose. Entretanto, se os sintomas passarem, pequenas quantidades de alimentos que contêm lactose podem ser reintroduzidas, e os sintomas, monitorados.

A maioria das pessoas pode determinar seu nível de tolerância a lactose. É muito raro que uma pessoa seja tão sensível a ponto de precisar excluir totalmente esses alimentos. Mas é importante encontrar um substituto desses alimentos, para evitar a falta de alguns nutrientes.

Uso de probióticos

Alguns estudos sugerem que o uso de probióticos pode ajudar a amenizar os sintomas da intolerância à lactose. Entretanto, mais estudos ainda precisam ser realizados para garantir a segurança e a eficácia deste tratamento.

continua depois da publicidade

Suplementação de lactase

Um estudo publicado em 2018 avaliou o uso de suplementos enzimáticos para tratar a intolerância à lactose. Isso porque esses suplementos contêm a enzima lactase, que, quando ingerido, ajuda a quebrar as moléculas de lactose no trato gastrintestinal.

Quantidade de cálcio diária recomendada

Outro ponto que você deve se atentar é a quantidade diária recomendada de cálcio, que varia conforme a idade:

IdadeNecessidade de cálcio
0-6 meses200 mg
7-12 meses260 mg
1-3 anos700 mg
4-8 anos1.000 mg
9-18 anos1.300 mg
19-50 anos1.000 mg
51-70 anos1.200 mg (mulheres)
1.000 mg (homens)
Necessidade de cálcio por idade e gênero

Como suplementar o cálcio na alimentação?

Pessoas intolerantes à lactose não precisam necessariamente consumir leite e laticínios para conseguir o cálcio necessário para uma nutrição adequada. Dessa maneira, os seguintes alimentos são boas fontes de cálcio e não contêm lactose:

Vegetais

  • Brócolis;
  • Feijão carioca;
  • Alface e verduras como espinafre e couve.

Frutos do mar

  • Atum enlatado;
  • Sardinha;
  • Salmão.

Outros alimentos

  • Suco de frutas enriquecido com cálcio;
  • Leite de soja;
  • Tofu (enriquecido com cálcio).

Comer de 2 a 4 porções desses alimentos por dia normalmente é o suficiente para suprir as necessidades diárias de cálcio.

A Vitamina D ajudará seu corpo a absorver o cálcio. Você pode conseguir quantidades adequadas de vitamina D através da exposição ao sol ou da suplementação.

continua depois da publicidade

Dicas

  • A maioria das pessoas com intolerância à lactose ainda pode produzir uma pequena quantidade de lactase. É essa produção residual que faz com que a pessoa possa tolerar alguns alimentos que contenham lactose;
  • A lactose também está presente em alguns medicamentos, e por isso é importante ler a bula para descobrir exatamente qual a sua composição. Mas, como as quantidades são muito pequenas, isso só afeta quem tem graus mais severos de intolerância.

Você sofre de intolerância à lactose? Como e quando descobriu esta condição? Quais alimentos você utiliza para substituir os proibidos? Comente abaixo.

4.5 de 5 (13 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tenho intolerarancia a lactose e ja emagreci 5kg como faço para retomar o peso perdido!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou com 96% de intolerância a lactose descobrir em junho e ainda mim sinto mal e normal

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tenho intolerancia a lactose e a glutem, substituo o leite por leite de amendia com coco, e' menos ruim....rs
    Tamb'em substitui' o 'oleo de soja por oleo de coco odorless.

    Cortei totalmente o acucar da alimentacao, me sinto bem melhor e com mais energia!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • o meu filho tem intolerância e sofre com fortes dores abdominal, não sei mais oque fazer, já que esta fazendo dieta.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu só fui descobrir a poucos dias, vendo um comercial na TV que descrevia os sintomas, faz cerca de 2 anos que convivo com essa mal estar que me acostumei e achava que era normal se sentir assim, inchada diariamente com diarréia frequentes e flatulências, achava que era culpa da minha má alimentação e por estar acima do peso. Então fiz o teste e exclui o leite e qualquer derivado dele e em um único dia ja notei a grande diferença!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostaria de saber se dor na barriga e normal pra quem tem lactose

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • É um dos sintomas que acontecem quando você ingere alimentos que contenham a lactose - que devem ser evitados.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Boa noite! Descobri que tenho intolerância à lactose, e esta muito difícil porquê tudo que gosto contém lactose, quando como qualquer coisa que contém lactose minhas mãos incham e dói muito ,minha barriga incha,e muito ruim,a maioria dos produtos sem lactose e ruim. Tá difícil!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • bom dia ,descobri que tenho intolerância a lactose esta muito difícil pra mim.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde!

    Decobri que tenho intolerancia a lactose faz poucas semanas, junto com ela descobri tambem que estou com gastrite leve, procuro uma dieta que de para conciliar os dois.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde

    Descobri que tenho intolerância à lactose faz aproximadamente 1 ano.
    Está difícil de substituir os alimentos.
    Sofro muito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma