Vitamina D Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Vitamina D é um nutriente essencial para a saúde. Diferente de muitas outras vitaminas, entretanto, a vitamina D pode ser difícil de obter através da dieta porque ela não está naturalmente presente em muitos alimentos. Você pode obter vitamina D a partir de alimentos selecionados, luz solar e suplementação. Enquanto consumir vitamina D é vital para todos, ela pode ser particularmente benéfica para homens que querem ganhar peso. Também pode ser benéfica para qualquer pessoa que quer perder gordura. Parece contraditório, mas a vitamina D engorda para quem quer, e também emagrece para quem quer. Vamos examinar isso.

Visão Geral da Vitamina D

Vitamina D é um nutriente que ajuda seu corpo a absorver cálcio e manter inflamações a um mínimo. Ela também promove um sistema imune saudável, desenvolvimento celular e crescimento ósseo adequado. Vitamina D é uma Vitamina solúvel em gordura, o que quer dizer que seu corpo requer a presença de lipídios para absorvê-la. Isso quer dizer que você deve tomar quaisquer suplementos de vitamina D com uma fonte de gordura para absorção máxima.

Vitamina D e Hormônios de Ganho de Peso

Consumir vitamina D engorda devido a seu papel na promoção de produção hormonal. De acordo com uma pesquisa publicada na edição de março de 2011 da “Hormone and Metabolic Research”, consumo elevado de vitamina D pode promover uma maior produção de testosterona.

Vitamina D engorda também devido a seu papel na absorção de cálcio, já que o cálcio te ajuda a manter uma densidade óssea alta. Um estudo da edição de dezembro de 2008 da “Biological Trace Element Research” também descobriu que cálcio te ajuda a manter níveis altos de testosterona. A testosterona é importante para o ganho de peso porque ela ajuda a aumentar a massa muscular; uma pesquisa publicada em junho de 2009 no “The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism” indica que níveis mais altos de testosterona podem produzir um aumento na massa muscular e redução de gordura. É claro, ganho de peso também depende da ingestão de calorias, então se você consume muito poucas calorias, nada pode te ajudar a ganhar peso, nem mesmo a testosterona.

Alimentos com Vitamina D

O consumo de alimentos ricos em vitamina D engorda, já que certos alimentos ricos em vitamina D também são calóricos. Alimentos ricos em vitamina D que são bons para o ganho de peso incluem salmão, peixe-espada, linguado, leite, ovos e porco, todos eles ricos em proteína. Proteína ajuda seu corpo a criar e reparar músculos e outros tecidos, então ela ajuda a ganhar peso.
Como você pode ver, a Vitamina D em si não engorda e ainda promove um efeito positivo na busca por ganho de massa muscular.

Agora vamos explorar mais desse benefício e também se a vitamina D emagrece.

Vitamina D Emagrece? Qual é a relação com a perda de peso?

Uma das coisas mais simples que você pode fazer para perder gordura e melhorar a composição corporal é se assegurar de que você está ingerindo vitamina D o bastante. Repetidas vezes, pesquisas mostram que se você tem pouca vitamina D, você tem mais possibilidade de estar acima do peso, ter menos massa muscular e ter um risco maior de várias doenças.

O que é preocupante é que mesmo que a deficiência de vitamina D seja tão fácil de resolver, ela seja tão difundida. Pesquisas estimam que entre 40% e 90% da população tenha a deficiência, dependendo da estação e da etnia. Na esperança de te convencer a prestar atenção ao seu status de vitamina D, aqui estão dez coisas que você deve saber sobre ela se você quer ser magro, forte e saudável.

1) Vitamina D é produzida no corpo em resposta à luz solar direta. Para manter níveis de vitamina D a partir de exposição ao sol, cientistas sugerem que você precisa ficar em luz solar direta por pelo menos 20 minutos todos os dias entre 10 da manhã e 2 da tarde.

2) Usar filtro solar ou óculos escuros, ou ter a pele em uma coloração escura impede de maneira significativa a habilidade do corpo de produzir vitamina D.

Por exemplo, uma pesquisa de 2010 com americanos descobriu que 70% dos caucasianos e 93% dos negros eram deficientes em vitamina D. Um segundo estudo comparou a relação entre gordura abdominal e status de vitamina D em Europeus caucasianos e asiáticos e descobriu que os asiáticos tinham níveis de vitamina D muito menores (o nível médio foi de 21 ng/ml, que é pouco acima do nível “deficiente”). Pouca vitamina D foi associada a mais gordura abdominal e porcentagem total de gordura corporal.

Se você tem a pele mais escura ou usa filtro solar e óculos de sol, você precisa de um suplemento de vitamina D, mesmo que você saia ao sol diariamente.

3) Baixa vitamina D é associada a maior massa de gordura em todas as idades, etnias e gêneros. Por exemplo, um novo estudo com mulheres acima do peso descobriu que aquelas que tomaram vitamina D por 12 semanas perderam 2,7 kg de gordura, comparado a um grupo de placebo que não perdeu nada. Elas nem sequer modificaram a dieta ou exercícios.

Se você ainda não se convenceu, pesquisas separadas de crianças, homens e mulheres mostraram que aqueles com menos vitamina D tinham mais gordura corporal, e mais gordura abdominal. De 237 crianças, a maioria era deficiente em vitamina D (73% das negras e 40% das caucasianas eram deficientes) e os níveis de vitamina D eram inversamente associados a gordura abdominal e gordura total.

4) Já que pouca vitamina D leva a armazenamento de gordura, ela “produz um meio tóxico ao iniciar cascatas metabólicas e inflamatórias,” diz um dos grupos de pesquisa. Eles seguem explicando que essa cascata aumenta o armazenamento de gordura e piora o estado inflamatório no corpo.

Pouca vitamina D também diminui a função celular pancreática e afeta a sensibilidade a insulina porque há receptores de vitamina D nas células de insulina. Assim, além de aumentar a quantidade de gordura que você tem, pouca vitamina D te coloca em risco de ganho de gordura contínuo e diabetes.

5) O estado inflamatório associado à vitamina D compromete a função muscular e leva ao acúmulo de gordura no músculo. Por exemplo, um estudo com mulheres no sul da Califórnia descobriu que os status de vitamina D era inversamente correlacionado à quantidade de gordura que elas tinham em seus músculos. Pesquisadores ficaram alarmados, já que a população era jovem, em boa forma física e vivia em um clima ensolarado. 24% das mulheres tinham deficiência (menos de 20 ng/ml) e 35% tinham insuficiência (entre 20 e 30 ng/ml) de vitamina D.

O mecanismo por trás disso é que a vitamina D media a síntese de proteína e o uso de energia. Isso leva a um desenvolvimento muscular e de força, ou ao infeliz efeito de acumulação de gordura nos músculos.

6) Devido ao papel da vitamina D nos músculos e força, falta de vitamina D aumenta os riscos de contusões. Vitamina D melhora o sistema imune, enquanto pouca Vitamina D aumenta a chance de doenças. Por exemplo, em um estudo com jogadores de futebol profissionais, o nível médio de vitamina D daqueles que tinham sofrido contusões era de 19,9 ng/ml. Os jogadores negros do time tinham maior propensão a serem deficientes e a sofrerem contusões.

7) Níveis de Vitamina D são associados à força muscular. Quantidades adequadas de vitamina D aumentam o tamanho e a força de fibras musculares tipo II em uma variedade de populações. Um estudo recente descobriu que adultos acima do peso que tomavam vitamina D em conjunto com exercícios de musculação aumentaram sua força significantemente mais que um grupo que não tomou vitamina D.

8) Pouca vitamina D é associada a pouca testosterona e pouca fertilidade em homens. Pesquisas descobriram que homens com níveis adequados de vitamina D (acima de 30 ng/ml) tinham níveis mais altos de testosterona, uma composição corporal mais magra e uma maior porcentagem de massa magra, além de saúde geral melhor que homens com níveis insuficientes de vitamina D.

Suplementação com vitamina D pode ajudar homens a perder peso. Um estudo descobriu que suplementar homens com baixos níveis de testosterona e deficiência em vitamina D diariamente com vitamina D emagrece. Essa suplementação por um ano aumentou seus níveis de testosterona em 20%, e os fizeram perder 6 kg durante o estudo!

Vitamina D também pode inibir a transformação de testosterona em estrogêneo. Também há receptores de vitamina D em células no sistema reprodutivo, tornando a disponibilidade dessa vitamina essencial para a fertilidade.

9) Mulheres precisam de vitamina D para reprodução, equilíbrio hormonal e composição corporal. Assim como a vitamina D afeta a testosterona nos homens, ela afeta hormônios sexuais nas mulheres, também.

Além disso, mães que possuem níveis adequados de vitamina D têm filhos mais magros. Pesquisas sugerem que a vitamina D afeta os caminhos genéticos ligados ao metabolismo em um feto em desenvolvimento. Pouca vitamina D também foi associada a um risco maior de diabetes gestacional e diabetes nos filhos durante a infância.

Outro estudo mostrou que mulheres que tomaram suplementos 4000 IU de vitamina D diariamente por um mês da 12ª à 16ª semana de gestação tiveram bebês mais saudáveis e menor taxa de partos prematuros do que mulheres que tomaram uma dose menor de vitamina D.

10) Pouca vitamina D limita a performance de atletas. Por outro lado, quando seus níveis são bons, a vitamina D é considerada uma substância que melhora a performance. Naturalmente, já que ela afeta a produção de hormônios como testosterona e estrogêneo, ela influencia a força e energia, mas ela também possibilita a ação do cálcio e do magnésio, que são necessários para contrações musculares fortes.

Pesquisas com atletas mostram que a performance é melhorada de forma significativa nos meses de verão, quando os níveis de vitamina D são naturalmente mais altos. A performance diminui no inverno, e taxas de doenças e contusões aumentam durante o inverno já que os níveis de vitamina D caem naturalmente.

A lição é que se você não está prestando atenção ao seu nível de vitamina D, você não será tão forte e magro como pode ser. A solução é MUITO simples: Tome vitamina D e perca gordura. Tome vitamina D e tenha resultados melhores dos exercícios. Garanta bons níveis de vitamina D e melhore sua performance atlética.

Principais Considerações de Como a Vitamina D Emagrece

1. Você comerá menos e se sentirá mais satisfeita

Quando você tem níveis adequados de vitamina D, seu corpo libera mais leptina, o hormônio que manda a mensagem “estou cheio, pare de comer” para seu cérebro. Por outro lado, menos vitamina D significa menos leptina e visitas mais frequêntes à fila do buffet. Na verdade, um estudo australiano mostrou que pessoas que comiam um café da manhã rico em vitamina D e cálcio (um mineral que trabalha de mãos dadas com a vitamina D) diminuíam seu apetite pelas próximas 24 horas. A deficiência de Vitamina D também é relacionada a resistência à insulina, o que leva a fome e comer demais, diz Liz Applegate, diretora de nutrição esportiva na Universidade da Califórnia.

2. Você irá armazenar menos gordura

Quando você tem vitamina D suficiente na sua corrente sanguínea, células de gordura diminuem seus esforços de criar e armazenar gordura, diz Dr. Holick. Mas quando seus níveis de vitamina D estão baixos, níveis do hormônio paratiroide e de um segundo hormônio, calcitrol, aumentam, e isso é ruim. Altos níveis desses hormônios transformam seu corpo em um economizador de gordura, encorajando-o a guardar gordura ao invés de queimá-la, diz Michael B. Zemel, diretor do instituto de nutrição da Universidade do Tennessee. Na verdade, um estudo norueguês descobriu que níveis altos de paratiroide aumentam os riscos de um homem ficar acima do peso em 40%.

3. Você queimará mais gordura – especialmente gordura abdominal

Vitamina D emagrece no corpo inteiro, mas é especialmente útil para os quilos da barriga. Estudos na Universidade de Minessota e Laval University descobriram que a vitamina D emagrece primariamente na barriga. Uma explicação: O nutriente pode funcionar com o cálcio para reduzir a produção de cortisol, um hormônio do estresse que faz com que você armazene gordura abdominal, diz Zemel.

4. Você perderá peso – e ajudará seu coração

Um dos estudos de Zemel descobriu que uma dieta rica em laticínios (o que significa muito cálcio e vitamina D) ajudou pessoas a perder 70% mais peso do que uma dieta com o mesmo número de calorias mas sem os altos níveis desses nutrientes. E mais, um estudo alemão mostrou que níveis altos de vitamina D aumentam os benefícios da perda de peso, melhorando os fatores de risco de doença cardiovascular, como o triglicérides.

Riscos do Excesso de Vitamina D

Como com outros nutrientes, excesso de vitamina D pode ser problemático. Enquanto o Instituto Nacional de Saúde sugere que consumir vitamina D suficiente para produzir efeitos colaterais apenas com alimentos é improvável, você pode ter riscos de efeitos colaterais se tomar suplementos de vitamina D em excesso. Efeitos adversos de excesso de vitamina D incluem batimento cardíaco irregular e níveis perigosamente altos de cálcio no seu sangue, o que pode prejudicar seus rins, vasos sanguíneos e coração.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que já tomou suplementação de vitamina D? O propósito desta pessoa foi perder ou ganhar peso? A suplementação foi eficaz? Comente abaixo.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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37 comentários em “Vitamina D Engorda ou Emagrece?”

  1. Gente vim aqui pra tirar dúvida, e ela só aumentou.
    Minha médica me passou vitamina D sanny 2000, pq estou com baixa vitamina.
    Mas estou acima do peso, fazendo dieta. E aqui tem pessoas falando que engordaram e outras que emagreceram.
    Realmente só aumentou minha dúvida.

    • Está dizendo que a maioria da pessoas com vitamina D baixa está acima do peso e que depois que sua vitamina D estiver equilibrada talvez você emagreça. Se seu tratamento ainda não acabou você ainda não viu os resultados.

    • Eu tb estou com mais dúvidas ainda!Como se essa vitamina tivesse inteligência própria pra emagrecer ou engordar a quem necessita. Estou com falta dessa vitamina mas não quero tomar e engordar!

  2. Passei recentemente com a endocrinologista e meus exames deu insuficiência de vitamina D, minha medica receitou SanyD 2000 , alguém já tomou ? Estou com medo de engordar ainda mais ,pois já estou acima do peso.