Saúde na Mídia

Desodorante sem alumínio: diferenças e benefícios

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Alumínio, item presente em muitos dos cosméticos utilizados no nosso dia a dia, vem sendo alvo de sérias críticas devido a sua associação no desenvolvimento de doenças como o câncer de mama, Alzheimer e infecções primárias na corrente sanguínea. Por isso, muitas pessoas têm recorrido aos desodorantes sem alumínio.

Qual a diferença entre os desodorantes com e sem alumínio?

O cloridrato de alumínio presente nos cosméticos é diferente do que conhecemos em forma de latas e itens de cozinha, por exemplo

O cloridrato de alumínio presente nos cosméticos é diferente do que conhecemos em forma de latas e itens de cozinha, por exemplo. A substância pode estar presente em desodorantes, batons e máscara de cílios, e atua como um agente inibidor de poros, glândulas sudoríparas e água. Isso pode desencadear reações alérgicas em peles sensíveis.

continua depois da publicidade

No entanto, os estudos que ligam o uso de antitranspirantes com alumínio a desenvolvimento de câncer de mama e Alzheimer são inconclusivos e ainda são objeto de pesquisa por todo mundo. Portanto, até o momento, os riscos mais graves à saúde não podem ser comprovados.

Além do cloridrato de alumínio, a substância também pode ser identificada nos rótulos dos produtos como: cloreto de alumínio, sulfato de amônio de alumínio, sulfato de alumínio, pó de alumínio / alumínio em pó, silicato de magnésio e alumínio.

O cloridrato de alumínio pode ser substituído na cosmética por elementos como o bicarbonato de sódio e sais naturais, que mascaram o odor corporal, mas não bloqueiam a transpiração, como acontece com o alumínio. Você pode produzir artesanalmente um desodorante natural com óleos essenciais e óxido de magnésio.

O cloridrato de alumínio pode ser substituído na cosmética por elementos como o bicarbonato de sódio e sais naturais

Entretanto, vale ressaltar que a eficácia dos desodorantes naturais no controle do mau odor gerado pela transpiração é inferior à dos produtos industrializados sem alumínio na composição. Essa diferença ocorre porque a indústria de cosméticos combina outros ingredientes na formulação, alternativos ao alumínio, álcool ou parabenos, outras substâncias que podem causar reações alérgicas.

continua depois da publicidade

No geral, os desodorantes sem alumínio industrializados conseguem conter a umidade e mau cheio nas axilas, além de serem menos agressivo à pele, devido aos ingredientes mais naturais.

Você já experimentou usar um desodorante sem alumínio? Teve resultados satisfatórios? Comente abaixo!

5 de 5 (2 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma