Propriedades dos Alimentos

Levedo de Cerveja Engorda?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Não é de hoje que a levedura de cerveja é usada como suplemento alimentar. Apesar de levar “cerveja” no nome, o levedo de cerveja possui várias propriedades nutricionais, sendo fonte até mesmo de proteína. Mas será que o levedo de cerveja engorda? Será que o levedo de cerveja emagrece? Se você usa ou quer usar esse suplemento, leia este artigo.

O que é o levedo de cerveja?

O levedo ou levedura de cerveja nada mais é que um tipo de fungo usado no processo de fermentação para fabricar a bebida.

continua depois da publicidade

Propriedades nutricionais do levedo de cerveja

Uma das coisas que mais chama atenção na levedura de cerveja é seu alto teor proteico. Por não ser proteína de origem animal, ela é muito usada por vegetarianos e veganos para suprir suas carências de proteínas. Além disso, ela pode ser uma ótima combinação com BCAA.

O levedo de cerveja (levedura) também tem grande valor mineral e vitamínico e possui:

  • Potássio
  • Cromo
  • Selênio
  • Vitaminas do complexo B (biotina, tiamina, niancina, riboflavina, ácido fólico, ácidop pantotênico, vitamina B6)

Ao contrário do que se acredita, o levedo de cerveja não possui vitamina B12, mas com frequência os laboratórios a adicionam nos suplementos do levedo.

Para que serve a levedura de cerveja?

Além de promover a saúde como um todo, melhorando questões como fadiga, problemas com cabelo, pele e unhas, ela pode auxiliar em outros problemas:

continua depois da publicidade
  • Diabetes (algumas marcas retiram o cromo, substância que auxilia no controle do diabetes, portanto, certifique-se que a marca escolhida contém cromo)
  • Anemia
  • Prisão de ventre
  • Estresse e nervosismo
  • Hipoglicemia
  • Colesterol alto
  • Síndrome do túnel carpal
  • Diarreia
  • Infecções do trato respiratório, como os vários tipos de gripe
  • TPM
  • Perda de apetite

Efeitos colaterais do levedo de cerveja

O levedo de cerveja não possui efeitos colaterais sérios. Entre eles estão:

  • Problemas estomacais
  • Gases
  • Inchaço

Ao incluir o levedo de cerveja na sua rotina, o melhor é consultar um médico, especialmente se você sofrer de diabetes ou hipoglicemia.

Afinal, o levedo de cerveja engorda?

Por possuir proteína, carboidrato e uma pequena quantidade de gordura, o levedo de cerveja possui também calorias. Isto quer dizer que você precisa adicionar o número de calorias ao seu consumo diário de calorias. Você também precisa ficar atento para seu apetite, pois o levedo de cerveja também é usado para abrir o apetite. Com um apetite maior (apetite e não fome real, física), você também corre o risco de ingerir mais calorias do que deveria, independentemente de estar em um processo de emagrecimento ou não. Entretanto, não há estudos conclusivos sobre o impacto real das calorias do levedo ou mesmo do apetite maior no ganho de peso.

O levedo de cerveja emagrece?

Existem alguns estudos que indicam que o cromo auxilia na quebra de gordura. A vitamina B6 também é um agente no uso da gordura como fonte de energia. Portanto, a carência desses dois nutrientes pode contribuir para o aumento do peso. No entanto, não há estudos que comprovem que a levedura de cerveja contribui de forma significativa para a perda de peso. Para não ter erro, uma das melhores alternativas, nesse caso, é buscar suplementos naturais para perder peso.

Como usar a levedura de cerveja?

Você encontra o levedo de cerveja em comprimido, cápsulas, farelo e em pó. Embora não seja necessária a prescrição médica para adquiri-lo, você deve seguir as recomendações médicas em relação à dosagem diária.

continua depois da publicidade

Você pode usar em sopas, vitaminas, sucos ou mesmo seguir alguma das receitas onde o levedo de cerveja é o protagonista.

Quem pode usar o levedo de cerveja?

O melhor é consultar seu médico para saber se você pode usar este suplemento. Normalmente, se você possui uma das seguintes condições, você não deve usa-lo:

  • Candidíase
  • Gota
  • Altos níveis de ácido úrico
  • Alergia a mofo ou penicilina

Não há estudos que comprovem a segurança ou que indique que o levedo de cerveja é nocivo para grávidas. O melhor é evitar. Se você precisar, há vários outros suplementos disponíveis feitos especialmente para grávidas. Converse com seu médico.

Duração do uso do levedo de cerveja

Não é porque a levedura de cerveja é natural que ela está liberada totalmente. Não há pesquisas suficientes para provar sua segurança por tempo prolongado. Siga a orientação médica ou use por um período curto, indicado no rótulo.

Vídeo: Benefícios do levedo de cerveja

Confira o vídeo abaixo para aprender ainda mais sobre o levedo de cerveja!

continua depois da publicidade

Gostou das dicas?

Você usa ou já usou o levedo de cerveja? Sentiu alguma diferença na sua saúde? Influenciou no seu peso? Comente abaixo!

3.9 de 5 (141 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • vou começar a tomar levedo de cerveja amanha comprei em capsulas e quero ganhar 4 kilos estou fazendo uns exercicios para o bumbum e coxas na minha opniao e bom e deve funcionar quando eu acabar de toma-lo contarei meus resultados tenho 1,65 e peso cinquenta quilos e setecentas gramas bjus

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • É mesmo? Tmb estou tomando levedo de cerveja a qse dois meses. Mas estou um tanto receosa prq li qe tomar vinte/dez mntos antes das principais refeições ajuda emagrecer. Então, n sei se devo ctnuar. Ou, exatamente como devo tomar. Tenho a mesma altura e peso qe vc.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite