O excesso de gases pode causar muito incômodo e vergonha, além de provocar sintomas como dores abdominais e inchaço. Por isso, é importante conhecer estratégias de como eliminar gases rapidamente. Entre elas, estão os exercícios que podem ajudar a aliviar o desconforto.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre táticas contra os gases, como mastigar bem e devagar, pressionar o abdômen, massagear a barriga e evitar bebidas com gás (refrigerantes, água com gás, espumantes), o excesso de leite e derivados, assim como outros alimentos que causam gases. Mas, saiba que algumas atividades físicas também têm a sua utilidade nessa luta.
Por exemplo, para começar, caminhar é um ótimo exercício para ajudar os gases a passarem pelo sistema digestivo. Entretanto, além da caminhada, existem outros exercícios que podem auxiliar a eliminar os gases rapidamente ou a aliviá-los. Veja quais são a seguir.
Fazer abdominais contrai os músculos da região e isso facilita a movimentação dos gases pelo sistema digestivo.
Você pode começar com o abdominal mais simples. Deite-se de costas no chão, flexione os joelhos em um ângulo de 45 graus e apoie as mãos atrás da cabeça.
Em seguida, levante o tronco do chão contraindo o abdômen. O ideal é fazer pelo menos 12 repetições por série.
Esta é uma posição de yoga que alonga a coluna, aumenta a pressão na barriga e ajuda a expulsar os gases. Para fazer o exercício, você deve ficar na posição de quatro apoios no chão, com joelhos e mãos no solo.
Em seguida, movimente o bumbum para trás para sentar-se sobre os seus calcanhares. Agora, estenda os braços para a frente, alongando o máximo que conseguir e encoste a testa no chão.
Mantenha essa postura por 30 segundos. Se preferir, afaste um pouco mais os joelhos para ficar mais confortável durante o alongamento. Enfim, retorne à posição inicial.
Este exercício é muito usado durante a prática de yoga e pilates. Ele ajuda a eliminar os gases presos porque pressiona a barriga.
Para fazer o exercício, deite-se de costas e leve as duas pernas para cima com os joelhos flexionados em um ângulo de 90 graus.
Agora, mantenha as pernas unidas e abraçando as canelas, puxe os joelhos em direção ao peito. Fique nessa posição por 15 a 60 segundos e depois retorne ao posicionamento inicial.
Outro alongamento que ajuda bastante na eliminação de gases consiste em sentar-se no chão com as pernas esticadas à frente do corpo e as costas eretas.
Feito isso, alongue para a frente esticando os braços e alongando a coluna o máximo que conseguir. É importante fazer o movimento sem dobrar os joelhos para que o alongamento seja eficaz.
Qualquer tipo de agachamento melhora os sintomas causados por gases acumulados no intestino.
Você pode praticar o agachamento que preferir, mas é sempre importante manter os pés afastados entre si, aproximadamente na mesma largura dos ombros.
Para fazer o agachamento, dobre os joelhos como se fosse se sentar em um cadeira, mantendo a coluna alinhada e empinando levemente o bumbum para trás. Em seguida, estenda os joelhos, retornando à posição inicial.
Para fazer este exercício, deite-se de costas no chão. Em seguida, dobre os joelhos e levante as pernas para cima até apontar as solas dos pés para o teto.
Mantenha a posição por cerca de 30 segundos a um minuto e repita quantas vezes achar necessário para aliviar os gases.
Se você conseguir, é indicado segurar os pés com as mãos, puxando-os levemente para baixo. Isso aumenta a tensão do exercício e o torna mais eficaz.
A postura do gato é mais uma posição de yoga que ajuda a melhorar a digestão e a eliminar os gases.
Primeiramente, fique na posição de quatro apoios com mãos, joelhos e pés no chão. Em seguida, inspire o ar, empine o bumbum e alongue o pescoço olhando para o alto.
Agora, expire o ar e retorne o bumbum para a posição inicial, arredondando a coluna para cima, movimentando o pescoço para baixo e olhando para o chão.
Repita esse movimento lentamente durante um minuto para alongar e comprimir o abdômen, aliviando os gases ou a prisão de ventre.
Acredita-se que o movimento de girar o tronco exerce uma pressão contra o abdômen que ajuda a liberar os gases.
Existem várias formas de rotacionar o tronco. Você pode fazer isso em pé, mantendo o corpo ereto e girando apenas o tronco para um lado e para o outro.
Uma outra forma de executar o exercício é deitar-se de costas para o chão com as pernas esticadas. Nesse caso, abra os braços, estendendo ambos ao lado do corpo. Em seguida, dobre os joelhos e deixe-os cair para a direita enquanto vira a cabeça para o lado esquerdo. Mantenha as costas apoiadas no chão.
Depois disso, repita o mesmo movimento com os joelhos dobrados e virados para a esquerda e com a cabeça voltada para a direita.
Em ambos os casos, mantenha a posição por 10 segundos e faça os movimentos bem lentamente para não se machucar.
Assista ao vídeo a seguir e confira mais dicas que prometem te ajudar a se livrar dos gases intestinais!
Antes de começar a fazer os exercícios para eliminar gases rapidamente, o ideal é que você cheque com o médico se está fisicamente apto a realizá-los, especialmente se for iniciante na prática de atividades físicas, tiver histórico de lesão ou lesão atual ou sofrer de algum problema de saúde.
Além de testar os exercícios, vale a pena conhecer outras estratégias que prometem ajudar a eliminar os gases.
No entanto, caso nenhuma das dicas alivie o seu problema, consulte um médico para verificar se não há algum problema específico por trás do seu acúmulo de gases.
As principais causas dos gases intestinais e estomacais incluem consumir alimentos de digestão difícil, como feijão, couve-flor e ervilha, ingerir ar ao comer, beber, falar ou sorrir, tomar bebidas com gás e usar adoçantes, como sorbitol e frutose.
Mas, eles também podem estar relacionados a condições de saúde como prisão de ventre, diarreia, intoxicação alimentar, síndrome do intestino irritável, doença celíaca ou intolerância à lactose, por exemplo.
Portanto, é fundamental procurar ajuda médica se os gases em excesso persistirem, não apenas para receber o alívio por meio de um tratamento adequado, mas também para verificar se eles não são sintoma de alguma doença que requer um cuidado mais profundo.
Veja Todos Comentários
Sim....gases então nem se fala parece que estou grávida ?
Descobri a intolerância a lactose recentemente e mesmo cortando o leite e derivados,vivo cheia de gases e alguns desconfortos após as refeições. Não sei mais o que fazer pois já fiz vários exames e nada.
Estou sofrendo com gases
Dores nas costas
Arroto preso
Estou tomando Omeprazol e Luftal
Antes tomei vários chás e não sentir resultado
Assim que tomei o Luftal arrotei