Repolho roxo

Lista de Alimentos Que Provocam Gases

A vida agitada e corrida de quem vive nos grandes centros nem sempre possibilita uma alimentação balanceada, em ambiente calmo e tranquilo, com o tempo suficiente para fazer dessa refeição um momento de prazer, onde devemos mastigar bem os alimentos, sentindo e apreciando seu sabor.

A pressa orienta o cardápio. A maioria das pessoas não se preocupa com a qualidade do que come. Muitas vezes comem proteínas demais e se esquecem das fibras, outras vezes colocam somente carboidratos em seus pratos, e após a refeição sentem-se pesados, desanimados para continuar a jornada de trabalho.

A má alimentação provoca fermentação excessiva desses alimentos dentro de nosso corpo, e essa fermentação formará gases, que comprimem as paredes do estômago e intestino, nos causando desconforto. Dá pra mudar isso sem tomar medicamentos?

Claro que sim. Basicamente, uma mudança não radical na dieta e estilo de vida. Basta prestar atenção ao que se come e quanto se come, conhecendo quais são os alimentos que provocam gases e evitando-os em excesso.

Por que os gases se formam?

Parte dos gases que se encontram dentro de nosso organismo, após as refeições, vieram da fermentação dos alimentos, enquanto outra parte é o ar que engolimos, enquanto comíamos ou bebíamos alguma coisa.

O gás produzido em nosso intestino pode ser um sub-produto da digestão de alguns alimentos, ou quando esses alimentos não foram digeridos completamente.

Gases podem significar uma doença séria se:

  • As dores abdominais forem intoleráveis, com cólicas fortes demais, podendo então ser um indício da Síndrome do Intestino Irritável;
  • O abdômen apresentar um aumento de volume fora do comum, ou fora do aceitável;
  • Houver dificuldade em eliminá-los, mesmo com dieta adequada e medicamentos comuns, vendidos em farmácia, sem receita.

Na maioria das vezes, os gases não estão atrelados a doenças graves, mas, caso alguns dos sintomas acima se apresentem, convém procurar um médico.

Dicas 

Além de evitar alimentos que provocam gases, algumas pequenas dicas, ligadas a mudanças de hábitos cotidianos, poderão ser de grande valia. 

  • Comer pequenas refeições: Para as pessoas que apresentam predisposição à formação de gases, comer porções menores divididas em intervalos de três horas, poderá ajudar bastante.
  • Comer devagar: Para algumas pessoas, comer devagar é bastante difícil, mas é preciso ter consciência de que a digestão começa na boca. Quando mastigamos bem os alimentos, estamos facilitando todo o resto do processo digestivo, ou seja, a permanência desse alimento em nosso estômago será menor, fazendo com que chegue ao intestino e passe por ele mais rapidamente, evitando a morosidade, que poderá gerar a fermentação e, consequentemente, os gases.
  • Evitar chicletes: Gomas de mascar farão com que as pessoas engulam mais ar, e esse ar será engolido juntamente com a saliva, aumentando o volume de gás dentro de nosso organismo.
  • Evitar produtos lácteos: Essa dica é para pessoas intolerantes à lactose. Nesse caso, a formação de gases e muito maior do que em pessoas sem esse problema. Pode-se tentar a substituição por produtos de baixa lactose, para minimizar os efeitos. Se mesmo assim não houver resultado satisfatório e não for possível eliminar esses produtos da dieta, pode-se tentar suplementos de lactase, que é uma enzima que ajudará na digestão da lactose.
  • Exercícios físicos regulares: Além de promoverem um bem estar geral, os exercícios ajudam no bom funcionamento do intestino, facilitando a eliminação dos gases.
  • Não fumar: Os malefícios do cigarro são mais do que conhecidos, portanto, vale lembrar que a pessoa que fuma ingere mais ar do que deveria, e obviamente, esse excesso vai aumentar o volume abdominal e o desconforto.
  • Probióticos: Para algumas pessoas, os probióticos costumam ajudar.

Alimentos que provocam gases

Alimentos que dão gases geralmente são ricos em alguns oligossacarídeos, como por exemplo a inulina – uma espécie de fibra alimentar presente nos vegetais. Os principais alimentos fermentadores seguem abaixo:

  1. Feijões de todos os tipos;
  2. Batatas de todos os tipos;
  3. Batata doce de todos os tipos;
  4. Mandioca;
  5. Brócolis;
  6. Couve de Bruxelas;
  7. Repolho branco e roxo;
  8. Couve-flor;
  9. Alho-poró;
  10. Alcachofra;
  11. Lentilha;
  12. Grão de bico;
  13. Cebola;
  14. Alho;
  15. Rabanete;
  16. Nabo;
  17. Trigo e seus derivados (pães, massas, bolachas, etc);
  18. Produtos lácteos;
  19. Fermentos;
  20. Refrigerantes.

Entendendo melhor

Vamos falar mais detalhadamente sobre alguns alimentos que provocam gases, bem como outros produtos presentes no nosso dia a dia:

  • Feijão: Talvez seja o mais conhecido dos alimentos que dão gases. Os carboidratos complexos do feijão são mais difíceis de serem digeridos. Quando eles chegam ao nosso intestino, as bactérias de alimentam deles, provocando gases.
  • Produtos lácteos: Assim como o feijão, os produtos que contêm lactose, ao chegarem ao intestino, serão o principal alimento das bactérias que lá habitam. Também haverá fermentação e formação de gases.
  • Celíacos: Os celíacos sofrem de intolerância ao glúten. Caso comam alimentos com essa proteína, provavelmente sentirão muita flatulência.
  • Adoçantes artificiais: Algumas pessoas desenvolvem sintomas de flatulência, a até mesmo de diarreia, quando fazem uso frequente dessas substâncias.
  • Suplementos alimentares à base de fibras: Especialmente os que contêm psyllium poderão dar gases.
  • Refrigerantes: Para quem tem predisposição à formação de gases, os refrigerantes e bebidas fermentadas como a cerveja deverão passar longe, uma vez que aumentarão consideravelmente a quantidade de gases no intestino.
  • Antibióticos: Esse tipo de medicamento age diretamente na flora intestinal, provocando um desequilíbrio, e em alguns casos, flatulências. Esse problema será resolvido assim que seu uso for interrompido.
  • Laxantes: Casos em que pessoas fazem uso indiscrimado de laxantes poderão trazer sérios problemas ao intestino.

Considerações

Em geral, o tratamento para os gases é bastante simples, não exigindo mudanças radicais.

Os alimentos que provocam gases, popularmente conhecidos e consumidos com frequência por todos nós, precisarão ser melhor avaliados na hora desse consumo.

Para os casos em que provoquem muitos gases, gerando desconforto, vale a pena substituí-los por outros similares, sem perder seu valor nutricional. No mais, nada impede que se tenha uma vida completamente normal.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você é uma pessoa que sofre muito com gases diariamente? Acredite que precisa diminuir a ingestão de alguns alimentos citados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

26 comentários

  1. Gostei muito desta. Matéria

  2. Sofro diariamente com excesso de gases. E pelo que li nesta matéria, muitos alimentos que consumo, tem sido os causadores deste mal estar…
    Parabéns pela matéria, objetiva e clara!
    Sigo o Mundo Boa Forma com muito carinho! !😍😚

  3. Muito boa a matéria!
    Tenho esse problema seguidamente. Já não tomava refrigerante e leite há tempos, feijao tbem sempre evito, ou como bem pouquinho, cerveja eu e não parei de tomar ainda haha mas já reparei que é instantâneo, tomo e começo a a sentir dores ou gases,, mas nunca imaginei que brócolis e batata doce causavam gases. E também preciso comer mais devagar.
    O que pode substituir batata doce e brócolis?

  4. Cristina Claudia Coelho Pereira do Espadanal

    Adorei a materia….
    Sofro muito com este problema!

  5. Seria bom se mostra se alimentos q ajudam, uma dieta básica.

  6. Estou sofrendo muito com esse problema, gostaria que publicasse os alimentos que ajudam.

  7. Tudo que eu como me da gases.
    Ja passei no gastro medico que cuida desses problemas.
    Dietas remédios. E nada sempre continuo com esse problema. Ja contei uma vez e sao muitos que perdi as contas. Com mal cheiro e outros sem cheiro. Cheguei um ponto de sair do trabalho porque não aguenta mais segurar. Eu sinto eles se firmando no estômago e logo ja querem ser evacuados.eu sigo fazendo exames pra descobrir a causa. Endoscopia e outros mas nada de anormal até agora.
    To com esse problema Ja faz um ano.
    Nem sei mais oque fazer viver assim não desejo nem pro meu inimigo.

    • Rafael, medicina hortomolecular vai te ajudar, com certeza!!

    • Rafael tente uma nutricionista.

      Ela mudará sua dieta e provavelmente dará substâncias que vão reconstruir sua flora intestinal.

      Outra coisa..tem.q praticar atividade física. E beber muuuota água.

      Evitar todos os alimentos q mais te fazem sentir mal.

    • nossa passo pelo mesmo problema seu não sei mais o que comer .

    • NAZIDI DAS GRACAS MOREIRA DE SOUZA

      Sempre sofri muito com gazes,mas fazendo uma alimentação semo miolo do pão,sem refrigerantes,sem alguns legumes que tambpém causam gazes a gente sente melhor.No seu caso é bom que vc vá a um proctogolista porque muitas das vezes o problema está dentro do seu intestino.Depois de muitos anos é que fui descobrir que eu tenho divertículos no intestino,não é nada grave mas tem que ter dieta e evitar alguns alimentos.Vá ao médico e peça uma colonoscopia,porque o meu médico disse que 90% das mulheres sofrem desse mal e não sabem!! Beijos até…

  8. Legal. Mas gostaria de saber o que sobra p comer.

  9. Tenho uma boa alimentação, legumes, verduras cruas, peixe, frango , suco natural. Consumo muito milho cozido, cangica, tudo q vem do 🌽 eu gosto, não tomo refrigerante,tudo q gosto é saudável.

  10. Kkkk. esqueceram de colocar o Ovo.

  11. sofro com este problema faz tempo já mudei alimentação fiz vários enxames e tudo normal mas todo mês uns 20 dias antes do meu período menstrual o meu corpo muda e sinto tanta dor que não suporto mais tomo simeticona em gel foi o único remédio que me alivia,mas percebi nesta matéria que varios alimentos como bata e aipim e derivados de milho que consumo muito prejudica então não sei de que viver mais .

  12. NAZIDI DAS GRACAS MOREIRA DE SOUZA

    Sempre sofri muito com gazes,mas fazendo uma alimentação semo miolo do pão,sem refrigerantes,sem alguns legumes que tambpém causam gazes a gente sente melhor.No seu caso é bom que vc vá a um proctogolista porque muitas das vezes o problema está dentro do seu intestino.Depois de muitos anos é que fui descobrir que eu tenho divertículos no intestino,não é nada grave mas tem que ter dieta e evitar alguns alimentos.Vá ao médico e peça uma colonoscopia,porque o meu médico disse que 90% das mulheres sofrem desse mal e não sabem!! Beijos até…

  13. O que sobrou para comer? Achei a lista fantástica, mas ela impede comer TUDO, tanto que não criaram a lista dos produtos permitidos.
    Eu estou procurando um nutricionaita que possa me tratar. Todas que fui fala o mais do mesmo.
    Alguém pode me indicar uma nutricionista de verdade. Que analisa nosso problema e faz uma avaliação indica do os alimentos que realmente eu possa ingerir.

    • Ola Débora, vc prescisa fazer uma Reeducação alimentar.
      Não é só comer o que não causa gases mais descobrir os alimentos que causam em você esse mal estar.
      E também fazer ums exames médico para investigar se não é algo sério.
      Quem tem pangastriste geralmente tem muito gases. É uma bactéria que diminui o ácido do estomago então tudo que vc come será mal digerido formando varios gases. 80% das pessoas não sabem que tem isso.
      Exames de intolerância a lactose, emaxe de intoxicação alimentar. Sao exames básicos que precisa ser feito.
      Para iniciar uma Reeducação alimentar.
      Também tem as famosas Bactérias do Bem Probióticos
      Que são organismo vivos que ao ingerir exercem benefios para saúde(pesquise sobre isso)
      Tem o carvão ativado que funciona como uma exponja sugando do organismo os gases.
      Não dá pra te indicar um nutricionista sem antes vc fazer exames e vc mesma descobrir quais são os alimentos que te faz mal e os que te fazem bem.
      Para então iniciar uma nova forma de vida.
      Att..

  14. Ola Débora, vc prescisa fazer uma Reeducação alimentar.
    Não é só comer o que não causa gases mais descobrir os alimentos que causam em você esse mal estar.
    E também fazer ums exames médico para investigar se não é algo sério.
    Quem tem pangastriste geralmente tem muito gases. É uma bactéria que diminui o ácido do estomago então tudo que vc come será mal digerido formando varios gases. 80% das pessoas não sabem que tem isso.
    Exames de intolerância a lactose, emaxe de intoxicação alimentar. Sao exames básicos que precisa ser feito.
    Para iniciar uma Reeducação alimentar.
    Também tem as famosas Bactérias do Bem Probióticos
    Que são organismo vivos que ao ingerir exercem benefios para saúde(pesquise sobre isso)
    Tem o carvão ativado que funciona como uma exponja sugando do organismo os gases.
    Não dá pra te indicar um nutricionista sem antes vc fazer exames e vc mesma descobrir quais são os alimentos que te faz mal e os que te fazem bem.
    Para então iniciar uma nova forma de vida.
    Att..

  15. Procurar um médico ortomolecular para direcionar a suplementação e repor cepas de bactérias boas no intestino, vai tomar probiótico para o resto da vida. Numa fase aguda procure por dieta FODMAP e remova alguns dos alimentos gasosos. Esta lista varia de pessoa para pessoa, não elimine todos pois nem todos trarão esse efeito, com a dieta FODMAP é possível identificar os piores. Vivi todos os relatos acima, tenho SII e intolerância a lactose e só estou melhorando com medicina ortomolecular, probióticos e reeducação alimentar. É possível tenham fé. O psicológico influencia demais, a própria medicina ortomolecular poderá oferecer alguma fomulação ou mesmo um ansiolítico. Força galera.

  16. Estou sofrendo muito com as gases passei pela cesária tem 60 dias nunca senti gases
    Só que agora estou dando umas crises que mi dao falta de ar e aperto no peito eu as vezes não consigo mi mecher de tanta dor e encomodo
    Tomo simedicina em gel de 125 alivia mais se eu esquecer um dos horários q tomo de 4 em 4 horas dou a crise já parei no médico por duas vezes eu já não sei o que fazer toda vez que paro no médico eles acham normal pra mim não é normal sentir uma for que parece q estou dando um troço

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*