8 melhores exercícios para eliminar os gases

Especialista da área:
atualizado em 20/12/2021

O excesso de gases pode causar muito incômodo e dores abdominais. Por isso, é importante conhecer estratégias para eliminar gases. Uma delas envolve justamente fazer alguns exercícios que ajudam a aliviar esse desconforto.

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Caminhar já é um ótimo exercício para ajudar os gases a passarem pelo sistema digestivo. Mas além da caminhada, existem outros exercícios que aliviam a prisão de ventre. Veja quais são a seguir.

Exercício que ajudam a reduzir ou eliminar os gases

1. Abdominais

abdominal tradicional

Qualquer tipo de abdominal é útil para aliviar os gases em excesso. De fato, fazer abdominais contrai os músculos da região e isso facilita a movimentação dos gases pelo sistema digestivo.

Você pode começar com a abdominal mais simples. Deite-se de costas no chão, flexione os joelhos em um ângulo de 45 graus e apoie as mãos atrás da cabeça.

Em seguida, levante o tronco do chão contraindo o abdômen. O ideal é fazer pelo menos 12 repetições por série.

2. Postura da criança

alongamento criança

Essa é uma posição de yoga que alonga a coluna, aumenta a pressão na barriga e ajuda a expulsar os gases. Para fazer o exercício, você deve ficar na posição de quatro apoios no chão, com joelhos e mãos no solo.

Em seguida, movimente o bumbum para trás para sentar-se sobre os seus calcanhares. Agora, estenda os braços para a frente, alongando o máximo que conseguir e encoste a testa no chão.

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Mantenha essa postura por 30 segundos. Se preferir, afaste um pouco mais os joelhos para ficar mais confortável durante o alongamento. Enfim, retorne à posição inicial.

3. Exercício para trazer o joelho ao peito

alongamento joelho no peito uma perna pilates
Trazer o joelho ao peito (unilateral)
alongamento deitado abraçando as pernas
Trazer o joelho ao peito (2 pernas) / imagem: iStock

Esse exercício é muito usado durante a prática de Yoga e Pilates. Ele ajuda a eliminar os gases presos porque pressiona a barriga.

Para fazer o exercício, deite-se de costas e leve as duas pernas para cima com os joelhos flexionados em um ângulo de 90 graus. 

Agora, mantenha as pernas unidas e abraçando as canelas, puxe os joelhos em direção ao peito. Fique nessa posição por 15 a 60 segundos e depois retorne à posição inicial.

4. Alongamento para frente

alongamento de coluna sentado

Outro alongamento que ajuda bastante na eliminação de gases consiste em sentar-se no chão com as pernas esticadas à frente do corpo e as costas eretas. Agora, alongue para a frente esticando os braços e alongando a coluna o máximo que conseguir. 

É importante fazer o movimento sem dobrar os joelhos para que o alongamento seja eficaz.

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5. Agachamentos

agachamento sumô

Qualquer tipo de agachamento melhora os sintomas causados por gases acumulados no intestino. 

Você pode praticar o agachamento que preferir, mas é sempre importante manter os pés afastados entre si, aproximadamente na mesma largura dos ombros. 

Para fazer o agachamento, dobre os joelhos como se fosse se sentar em um cadeira, mantendo a coluna alinhada e empinando levemente o bumbum para trás. Em seguida, estenda os joelhos retornando à posição inicial.

6. Postura do bebê feliz

postura bebe feliz
Postura do bebê feliz / Imagem: Pinterest

Para fazer esse exercício, deite-se de costas no chão. Em seguida, dobre os joelhos e levante as pernas para cima até apontar as solas dos pés para o teto.

Mantenha a posição por cerca de 30 segundos a 1 minuto e repita quantas vezes achar necessário para aliviar os gases. 

Se você conseguir, é indicado segurar os pés com as mãos, puxando-os levemente para baixo. Isso aumenta a tensão do exercício e torna o exercício mais eficaz.

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7. Pose do gato

alongamento lombar e de coluna gato e camelo

A postura do gato é mais uma posição de yoga que ajuda a melhorar a digestão e a eliminar os gases.

Primeiramente, fique na posição de quatro apoios com mãos, joelhos e pés no chão. Em seguida, inspire o ar, empine o bumbum e alongue o pescoço olhando para o alto. Agora, expire o ar e retorne o bumbum para a posição inicial arredondando a coluna para cima e movimentando o pescoço para baixo e olhando para o chão.

Repita esse movimento lentamente durante 1 minuto para alongar e comprimir o abdômen, aliviando os gases ou a prisão de ventre.

8. Rotação de tronco

abdominal lateral obliquo com rotação de joelhos
Uma das maneiras de se fazer a rotação de tronco

Acredita-se que o movimento de girar o tronco exerce uma pressão contra o abdômen que ajuda a liberar os gases. 

Existem várias formas de rotacionar o tronco. Você pode fazer isso em pé, mantendo o corpo ereto e girando apenas o tronco para um lado e para o outro. 

Uma outra forma de executar o exercício é deitando-se de costas para o chão com as pernas esticadas. Nesse caso, abra os braços estendendo ambos ao lado do corpo. Em seguida, dobre os joelhos e deixe-os cair para a direita enquanto vira a cabeça para o lado esquerdo. Mantenha as costas apoiadas no chão.

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Depois disso, repita o mesmo movimento com os joelhos dobrados e virados para a esquerda e com a cabeça voltada para a direita.

Em ambos os casos, mantenha a posição por 10 segundos e faça os movimentos bem lentamente para não se machucar.

Dicas finais

Além de praticar os exercícios acima, a adoção de uma alimentação saudável, com o consumo de alimentos ricos em fibras, e a prática de exercícios físicos regulares, ajuda a prevenir a constipação.

Massagear a região abdominal fazendo movimentos circulares com as mãos também é útil para ajudar a liberar os gases intestinais.

Caso nenhuma das dicas alivie o seu problema, converse com um médico para saber se você sofre de algum tipo de intolerância alimentar ou problema de saúde que leva ao acúmulo de gases.

Fontes e referências adicionais

Quais são suas técnicas para aliviar os gases? Já tentou algum desses exercícios? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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