Dicas Para Emagrecer

Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher passa, marcado pelo encerramento do ciclo menstrual e o fim de sua idade reprodutiva, já que o ovário não libera mais os óvulos para serem fecundados.

Geralmente, é a partir dos 40 anos que a menopausa aparece, porém há casos em que mulheres dão início ao processo mais cedo, na chamada menopausa prematura.

Como é mais um marco de mudanças no corpo da mulher, pode ser que ela cause alguns efeitos no corpo da mulher como ondas de calor, vermelhidão e suor. Além disso, também é possível afirmar que a menopausa engorda. Mas por que será que isso acontece? Há como emagrecer na menopausa?

Como a menopausa engorda

Quando uma mulher entra na menopausa, os seus níveis de estrogênio tendem a diminuir e pode estar justamente aí a causa para o ganho de peso durante esse período.

Em estudos feitos com animais de laboratórios, foi comprovado que níveis baixos desse hormônio no organismo podem impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras. É provável que aconteça o mesmo com as mulheres quando começa a menopausa.

continua depois da publicidade

Além disso, pouco estrogênio no corpo faz com que o organismo utilize o açúcar no sangue de maneira menos eficaz, o que aumenta a quantidade de gordura armazenada e faz com que a perda de peso seja mais difícil.

Há como emagrecer na menopausa, solucionando este problema, com o consumo de suplementos de estrogênio que podem ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo. Porém, é indicado consultar um médico antes de decidir usar ou não a substância.

Avanço da idade

Aliado aos baixos níveis de estrogênio no organismo está o avanço da idade, outro fator pelo qual a menopausa engorda a mulher no é que, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar.

Outro ponto é que com a idade ocorre a perda de massa muscular, o que deixa o metabolismo mais devagar e faz com que engordar seja mais fácil. Dessa forma, mesmo para aquelas mulheres que têm o hábito de fazer atividades físicas, o gasto de energia usado para alcançar a perda de peso desejada quando elas já estão mais velhas deve ser maior do que a quantidade suficiente quando elas eram mais jovens.

continua depois da publicidade

Logo, para eliminar determinada quantidade de calorias, será necessário ficar mais tempo praticando um exercício do que o habitual. Neste sentido, um programa de ganho de massa muscular pode ser muito importante para controle do peso, além do exercício aeróbico para queima de calorias e gorduras.

Como emagrecer na menopausa?

Não é só porque a menopausa engorda que a mulher deve se conformar com isso e ter que suportar os indesejáveis quilinhos a mais. Existem algumas atitudes que podem driblar esse ganho de peso.

Faça da prática de exercícios um hábito

Para quem nunca teve a prática de exercícios como algo presente em sua rotina, chegou a hora de mudar. É recomendando separar um tempo diário para se dedicar a uma atividade física, nem que sejam somente 30 minutos. Dá para fazer uma caminhada, começar a ter aulas de dança ou até praticar yoga.

Com o tempo, serão perceptíveis os benefícios dos exercícios não somente para o peso, mas para o corpo de uma maneira geral.

Seja consciente com relação às calorias dos alimentos

Para perder peso, a regra é básica e fácil de memorizar: é preciso gastar mais calorias do que consome. Logo, é óbvio que uma caminhada de 30 minutos não irá ser muito útil se, após realizá-la, a pessoa chegar em casa e se empanturrar de gorduras e guloseimas.

continua depois da publicidade

Assim, o jeito é aprender a contar as calorias ingeridas por dia, para saber a quantia certa que você precisa gastar no seu exercício diário para conseguir emagrecer. Para não errar ou fazer confusão, vale pedir ajuda a profissionais especializados para montar um cardápio saudável e definir a rotina de treinamentos físicos.

Receba orientação de um nutricionista

Se além de não ter o costume de se exercitar, a pessoa também nunca foi de se importar muito em ter uma alimentação saudável e equilibrada, começar do zero pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante se consultar com um nutricionista e pedir orientações para mudar a dieta e aprender a escolher os alimentos corretos para saber como emagrecer na menopausa.

O que evitar e o que consumir?

Bebidas industrializadas, como os refrigerantes e sucos artificiais, não ajudam em nada na perda de peso, tendo em vista o seu número de calorias e a enorme quantidade de açúcar presente em sua composição. Um copo de refrigerante tem, em média, 90 calorias, enquanto é possível encontrar 92 calorias em um suco artificial de maçã, por exemplo.

Para diminuir o número de calorias ingeridas, a dica é trocar essas bebidas por outras que sejam mais leves como um copo de suco de limão, com somente 12 calorias, ou o chá verde, que possui apenas 2 calorias em uma porção de 240 ml, que também possui antioxidantes.

Outra sugestão é deixar as guloseimas fora do alcance dos olhos e colocar frutas de diversos tipos ao alcance dos olhos. Assim, na hora que der uma fome e precisar fazer um lanchinho, ficará mais fácil trocar os doces por elas.

continua depois da publicidade

Prova de que essa mudança vale a pena é que, enquanto uma porção de bolachas amanteigadas de chocolate contém 125 calorias, 100 g de melancia correspondem somente a 46 calorias.

Outros efeitos da menopausa

Além de dificultar a perda de peso, a menopausa também traz alguns sintomas que incomodam as mulheres, como:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ressecamento na vagina;
  • Problemas no controle urinário.

Da mesma forma, o surgimento de certos problemas de saúde podem estar ligados à ocorrência da menopausa e à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. São elas:

  • Osteoporose;
  • Doenças do coração;
  • Maior risco de Mal de Alzheimer;
  • Pouca elasticidade na pele;
  • Diminuição da força muscular;
  • Enfraquecimento da visão (ligada ao surgimento de cataratas) e degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual).

É importante ressaltar que esses problemas não aparecem em todas as mulheres e que, ao perceber os sintomas da menopausa, a mulher deve informar o seu ginecologista para saber que efeitos o processo pode causar ao organismo dela, em especial, e o que pode ser feito para lidar com isso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem percebido diferenças em seu corpo em decorrência da menopausa? Acredita que está engordando por conta dela também? Comente abaixo.

3.9 de 5 (110 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou engordando muito e inchada preciso de ajuda urgente

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ja engordei 9 kilos estou gorda e parece nem parar desde que estou a entrar na monopausa, tenho 45 anos e detesto estar gorda para mim é uma morte .nao sei mais o qud fazer para emagrecer podem ajudar

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Gente eu estou na mesma situação. So engordando mesmo fazendo dieta. Preciso de ajuda

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Olá
    Quero fazer parte do grupo.
    Tenho 53 anos e comecei a engordar derrepente, tenho todos os sintomas de menopausa mas não tomo nada em especial. Por favor me adicioanem (13) 991908107
    Grande abraço

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Boa noite Paula!!
      Quero fazer parte desse grupo, tenho 49 anos e há dois entrei na menopausa... já engordei 6 kg e não consigo perder... em um final de semana ganho um kg.
      Preciso de ajuda!!!!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Meninas, boa noite! Vou abrir um grupo! Me adicionem 21964121697. Meus calores diminuiram e wstou menos depressiva.
    Vamos conversar todas e ver o que será melhor para todas nós e tentarmos achar a solução para este engodo!
    Juntas somos mais fortes!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Estou na mesma situação, gorda, chata, insonia e um calor que mata de chato....me ajudem.....

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Tenho 54anos e entrei na menopausa e ganhei 6kg e não consigo perder sem contar as insônia e caloroes

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • meu no me e Marta

    entrei na menopausa ao 24 anos e hoje estou com 47 anos com o mesmo problema, engordando sem parar, por isso peço
    que me ajuda isso desesperador.

    (31) 9 82035898.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Sei bem como é! Muito triste, cada vez se come menos, e não diminuimos 1 grama se quer.
    Minha alimentação é o mais natural possível, não fumo, não bebo. Jã fiz td q é tipo de dietas.
    Agora, não fico mais longas horas sem comer e depois das 18h, como o mínimo possível.
    Arroz, batata, massa, pão e feijao eliminei da minha vida, e mesmo assim, muito difícil.

    Como bastante gelatina light com maça picada ou iogurte natural, abacate, chás, e suco verde.

    Não vou desistir!! faço musculação e corrida, aliás, essa ajuda muito pra desinchar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Tenho 35 anos e estou entrando na menopausa e ja engordei 7 kilos gostaria de ajuda também tenho todos os sintomas ?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Bom dia .
    Meu nome é Patrícia
    Entrei na menopausa aos 37 anos engordei 29 kilos tô ficando louca não consigo emagrecer me ajudem por favor

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Oi estou com tudo isso tomo maca peruana se matar um grupo que entrar para saber mais o que fazer obriga meninas pela dica

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Cara Yasmin!
    Não se desespere. Comece tomando todos os dias em jejum, 1 copo com água e um limão. Faça a dieta do ovo para começar e não se esqueça dos chás. Para mim os melhores são o verde, hibisco e o de amora. E tome bastante água gelada. Abraços!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Preciso de ajuda para emagrecer. Menopausa desde os 38 hoje tenho 51, não consigo emagrecer helpp

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Muito Obrigada pela ajuda, Marilia. Comecei a tomar primula, selenium, omega 369 e calcio, tem uns 5 dias, estou me sentindo um pouquinho melhor. Espero que a melhora seja gradativa. Obrigada!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Fico feliz por vc! Agora eu que vou comprar o selenium, a primula e o ômega 369. Viu, uma ajudando a outra. Abraços!!!

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Gente tenho todos os sintomas que vcs citaram, pra mim, o pior deles é o ganho de peso, isso acaba com a mulher! Tenho 37 anos e fiz a histerectomia, mas antes da cirurgia já sentia todos os sintomas da menopausa. Sensação de que essa fase não irá passar nunca!

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
  • Meninas, bom dia.
    Entrei na menopausa com 37 anos, hoje tenho 40. Estou em um estado lastimável de desespero. Estou na pior fase. Muitos calores, insonia, chorona, chata, confusa e obesa. Fui magra a vida toda e hoje tenho 80 kg, engordei 23 kg. Sempre fui vaidosa, feliz, proativa, inteligente e animada. Hoje, me sinto um lixo. Não tomo nada pq tenho medo, pois tenho casos de cancer na familia. Preciso de ajuda urgente!!! Me informe com qual vendedor do mercado livre voces compram o selenium e em qual lugar em especifico voces compram os outros produtos, preciso ver se servem para mim. Minha vida está fora do meu controle, vivo triste e desnorteada. Afeta diretamente meu casamento, meu relacionamento com minha familia, filhos e o meu trabalho. Fora que me olho no espelho e nao me reconheço mais. Me sinto só e muito depressiva! Me ajudem !!! Obrigada e fiquem com Deus .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Sei bem como é! Muito triste, cada vez se come menos, e não diminuimos 1 grama se quer.
      Minha alimentação é o mais natural possível, não fumo, não bebo. Jã fiz td q é tipo de dietas.
      Agora, não fico mais longas horas sem comer e depois das 18h, como o mínimo possível.
      Arroz, batata, massa, pão e feijao eliminei da minha vida, e mesmo assim, muito difícil.

      Como bastante gelatina light com maça picada ou iogurte natural, abacate, chás, e suco verde.

      Não vou desistir!! faço musculação e corrida, aliás, essa ajuda muito pra desinchar.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
1 2 3 7
Publicado por
Equipe MundoBoaForma