Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher passa, marcado pelo encerramento do ciclo menstrual e o fim de sua idade reprodutiva, já que o ovário não libera mais os óvulos para serem fecundados.

Geralmente, é a partir dos 40 anos que a menopausa aparece, porém há casos em que mulheres dão início ao processo mais cedo, na chamada menopausa prematura.

Como é mais um marco de mudanças no corpo da mulher, pode ser que ela cause alguns efeitos no corpo da mulher como ondas de calor, vermelhidão e suor. Além disso, também é possível afirmar que a menopausa engorda. Mas por que será que isso acontece? Há como emagrecer na menopausa?

Como a menopausa engorda

Quando uma mulher entra na menopausa, os seus níveis de estrogênio tendem a diminuir e pode estar justamente aí a causa para o ganho de peso durante esse período.

Em estudos feitos com animais de laboratórios, foi comprovado que níveis baixos desse hormônio no organismo podem impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras. É provável que aconteça o mesmo com as mulheres quando começa a menopausa.

Além disso, pouco estrogênio no corpo faz com que o organismo utilize o açúcar no sangue de maneira menos eficaz, o que aumenta a quantidade de gordura armazenada e faz com que a perda de peso seja mais difícil.

Há como emagrecer na menopausa, solucionando este problema, com o consumo de suplementos de estrogênio que podem ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo. Porém, é indicado consultar um médico antes de decidir usar ou não a substância.

Avanço da idade

Aliado aos baixos níveis de estrogênio no organismo está o avanço da idade, outro fator pelo qual a menopausa engorda a mulher no é que, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar.

Outro ponto é que com a idade ocorre a perda de massa muscular, o que deixa o metabolismo mais devagar e faz com que engordar seja mais fácil. Dessa forma, mesmo para aquelas mulheres que têm o hábito de fazer atividades físicas, o gasto de energia usado para alcançar a perda de peso desejada quando elas já estão mais velhas deve ser maior do que a quantidade suficiente quando elas eram mais jovens.

Logo, para eliminar determinada quantidade de calorias, será necessário ficar mais tempo praticando um exercício do que o habitual. Neste sentido, um programa de ganho de massa muscular pode ser muito importante para controle do peso, além do exercício aeróbico para queima de calorias e gorduras.

Como emagrecer na menopausa?

Não é só porque a menopausa engorda que a mulher deve se conformar com isso e ter que suportar os indesejáveis quilinhos a mais. Existem algumas atitudes que podem driblar esse ganho de peso.

Faça da prática de exercícios um hábito

Para quem nunca teve a prática de exercícios como algo presente em sua rotina, chegou a hora de mudar. É recomendando separar um tempo diário para se dedicar a uma atividade física, nem que sejam somente 30 minutos. Dá para fazer uma caminhada, começar a ter aulas de dança ou até praticar yoga.

Com o tempo, serão perceptíveis os benefícios dos exercícios não somente para o peso, mas para o corpo de uma maneira geral.

Seja consciente com relação às calorias dos alimentos

Para perder peso, a regra é básica e fácil de memorizar: é preciso gastar mais calorias do que consome. Logo, é óbvio que uma caminhada de 30 minutos não irá ser muito útil se, após realizá-la, a pessoa chegar em casa e se empanturrar de gorduras e guloseimas.

Assim, o jeito é aprender a contar as calorias ingeridas por dia, para saber a quantia certa que você precisa gastar no seu exercício diário para conseguir emagrecer. Para não errar ou fazer confusão, vale pedir ajuda a profissionais especializados para montar um cardápio saudável e definir a rotina de treinamentos físicos.

Receba orientação de um nutricionista

Se além de não ter o costume de se exercitar, a pessoa também nunca foi de se importar muito em ter uma alimentação saudável e equilibrada, começar do zero pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante se consultar com um nutricionista e pedir orientações para mudar a dieta e aprender a escolher os alimentos corretos para saber como emagrecer na menopausa.

O que evitar e o que consumir?

Bebidas industrializadas, como os refrigerantes e sucos artificiais, não ajudam em nada na perda de peso, tendo em vista o seu número de calorias e a enorme quantidade de açúcar presente em sua composição. Um copo de refrigerante tem, em média, 90 calorias, enquanto é possível encontrar 92 calorias em um suco artificial de maçã, por exemplo.

Para diminuir o número de calorias ingeridas, a dica é trocar essas bebidas por outras que sejam mais leves como um copo de suco de limão, com somente 12 calorias, ou o chá verde, que possui apenas 2 calorias em uma porção de 240 ml, que também possui antioxidantes.

Outra sugestão é deixar as guloseimas fora do alcance dos olhos e colocar frutas de diversos tipos ao alcance dos olhos. Assim, na hora que der uma fome e precisar fazer um lanchinho, ficará mais fácil trocar os doces por elas.

Prova de que essa mudança vale a pena é que, enquanto uma porção de bolachas amanteigadas de chocolate contém 125 calorias, 100 g de melancia correspondem somente a 46 calorias.

Outros efeitos da menopausa

Além de dificultar a perda de peso, a menopausa também traz alguns sintomas que incomodam as mulheres, como:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ressecamento na vagina;
  • Problemas no controle urinário.

Da mesma forma, o surgimento de certos problemas de saúde podem estar ligados à ocorrência da menopausa e à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. São elas:

  • Osteoporose;
  • Doenças do coração;
  • Maior risco de Mal de Alzheimer;
  • Pouca elasticidade na pele;
  • Diminuição da força muscular;
  • Enfraquecimento da visão (ligada ao surgimento de cataratas) e degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual).

É importante ressaltar que esses problemas não aparecem em todas as mulheres e que, ao perceber os sintomas da menopausa, a mulher deve informar o seu ginecologista para saber que efeitos o processo pode causar ao organismo dela, em especial, e o que pode ser feito para lidar com isso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem percebido diferenças em seu corpo em decorrência da menopausa? Acredita que está engordando por conta dela também? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (102 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...

134 comentários em “Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?”

  1. Ja engordei 9 kilos estou gorda e parece nem parar desde que estou a entrar na monopausa, tenho 45 anos e detesto estar gorda para mim é uma morte .nao sei mais o qud fazer para emagrecer podem ajudar

  2. Olá
    Quero fazer parte do grupo.
    Tenho 53 anos e comecei a engordar derrepente, tenho todos os sintomas de menopausa mas não tomo nada em especial. Por favor me adicioanem (13) 991908107
    Grande abraço

    • Boa noite Paula!!
      Quero fazer parte desse grupo, tenho 49 anos e há dois entrei na menopausa… já engordei 6 kg e não consigo perder… em um final de semana ganho um kg.
      Preciso de ajuda!!!!

  3. Meninas, boa noite! Vou abrir um grupo! Me adicionem 21964121697. Meus calores diminuiram e wstou menos depressiva.
    Vamos conversar todas e ver o que será melhor para todas nós e tentarmos achar a solução para este engodo!
    Juntas somos mais fortes!!

  4. meu no me e Marta

    entrei na menopausa ao 24 anos e hoje estou com 47 anos com o mesmo problema, engordando sem parar, por isso peço
    que me ajuda isso desesperador.

    (31) 9 82035898.

  5. Sei bem como é! Muito triste, cada vez se come menos, e não diminuimos 1 grama se quer.
    Minha alimentação é o mais natural possível, não fumo, não bebo. Jã fiz td q é tipo de dietas.
    Agora, não fico mais longas horas sem comer e depois das 18h, como o mínimo possível.
    Arroz, batata, massa, pão e feijao eliminei da minha vida, e mesmo assim, muito difícil.

    Como bastante gelatina light com maça picada ou iogurte natural, abacate, chás, e suco verde.

    Não vou desistir!! faço musculação e corrida, aliás, essa ajuda muito pra desinchar.

  6. Bom dia .
    Meu nome é Patrícia
    Entrei na menopausa aos 37 anos engordei 29 kilos tô ficando louca não consigo emagrecer me ajudem por favor

  7. Oi estou com tudo isso tomo maca peruana se matar um grupo que entrar para saber mais o que fazer obriga meninas pela dica

  8. Cara Yasmin!
    Não se desespere. Comece tomando todos os dias em jejum, 1 copo com água e um limão. Faça a dieta do ovo para começar e não se esqueça dos chás. Para mim os melhores são o verde, hibisco e o de amora. E tome bastante água gelada. Abraços!

    • Muito Obrigada pela ajuda, Marilia. Comecei a tomar primula, selenium, omega 369 e calcio, tem uns 5 dias, estou me sentindo um pouquinho melhor. Espero que a melhora seja gradativa. Obrigada!

      • Fico feliz por vc! Agora eu que vou comprar o selenium, a primula e o ômega 369. Viu, uma ajudando a outra. Abraços!!!

        • Gente tenho todos os sintomas que vcs citaram, pra mim, o pior deles é o ganho de peso, isso acaba com a mulher! Tenho 37 anos e fiz a histerectomia, mas antes da cirurgia já sentia todos os sintomas da menopausa. Sensação de que essa fase não irá passar nunca!

    • Preciso de ajuda para emagrecer. Menopausa desde os 38 hoje tenho 51, não consigo emagrecer helpp

  9. Meninas, bom dia.
    Entrei na menopausa com 37 anos, hoje tenho 40. Estou em um estado lastimável de desespero. Estou na pior fase. Muitos calores, insonia, chorona, chata, confusa e obesa. Fui magra a vida toda e hoje tenho 80 kg, engordei 23 kg. Sempre fui vaidosa, feliz, proativa, inteligente e animada. Hoje, me sinto um lixo. Não tomo nada pq tenho medo, pois tenho casos de cancer na familia. Preciso de ajuda urgente!!! Me informe com qual vendedor do mercado livre voces compram o selenium e em qual lugar em especifico voces compram os outros produtos, preciso ver se servem para mim. Minha vida está fora do meu controle, vivo triste e desnorteada. Afeta diretamente meu casamento, meu relacionamento com minha familia, filhos e o meu trabalho. Fora que me olho no espelho e nao me reconheço mais. Me sinto só e muito depressiva! Me ajudem !!! Obrigada e fiquem com Deus .

    • Sei bem como é! Muito triste, cada vez se come menos, e não diminuimos 1 grama se quer.
      Minha alimentação é o mais natural possível, não fumo, não bebo. Jã fiz td q é tipo de dietas.
      Agora, não fico mais longas horas sem comer e depois das 18h, como o mínimo possível.
      Arroz, batata, massa, pão e feijao eliminei da minha vida, e mesmo assim, muito difícil.

      Como bastante gelatina light com maça picada ou iogurte natural, abacate, chás, e suco verde.

      Não vou desistir!! faço musculação e corrida, aliás, essa ajuda muito pra desinchar.

  10. Estou passando pelos mesmos problemas que vcs: os sintomas da menopausa.
    Não sei muito o q fazer. Preciso de informações.

  11. Caso tenham formado grupo no what , gostaria de trocar informações e experiências pois em todos relatos que li me identifico , trocando experiências talvez nos ajude . Beijos 975684185

  12. Faz 4 anos que entrei no clima. E faz 4 meses que entrei na menopausa. Fui sempre rato de academia. Até que começou às dores. Hoje estou com desgastes de cartilagem. Muitos fogachos. E a cabeça confusa. Quando chego fico melhor. Estou na luta. Chá desmontas. Concentrado de amoras, isoflavona. Colágeno e por aí vou sofrendo. Minha alimentação é perfeita mas não emagreço. Difícil conviver assim.

    • Comecei aos 48 anos e entre remédios via oral optei pelo Implante, deu uma diminuida no peso mais a flacidez e o abdômen inchado é um tormento, malho todos os dias e cuido da alimentação, mas tem dias que aparece uma fome insana por carboidratos.

  13. Tenho 45 anos. Estou sofrendo muito com a menopausa. Iniciei a reposição hormonal. Não durmo a noite . Sinto calor insuportável. Estou muito gorda.

  14. Olá bom dia linda , eu tbm sofria muito com todos esses sintomas da menopausa , eu sempre fui magra , mais entrei na menopausa a 2 anos e comecei engordar um calorão insuportável q eu pensei q ia ficar louca , depois de pesquisar muito , eu encontrei alguns suplementos q tá me ajudando muito graças a Deus , maca peruana e um mineral muito bom , não e remédio e um mineral ok , Selenium mineral tomo uma cápsulas ao dia , e a maca peruana 2 cápsulas ao dia e p combater o hiperidrose ,o famoso fogacho , eu tomo retemic tomo 2 comprimidos de manhã e a noite , e exercícios físicos p manter o peso eu emagrece bastante , voltei ao meu peso normal graças a Deus , hoje não sinto mais os sintomas da menopausa , vida normal graças a Deus

    • Maura Gomes dos Santos
      Muito obrigada por seu depoimento. Irei tentar segui-lo e ver se meu organismo reagi positivamente.

    • Nossa que bom, vou comprar e testar. Estou tomando oleo de primola, esta me ajudado um pouco, mas o que ajuda mais concentrado de amoras. obrigada

    • Boa noite Maura, não consegui acha para comprar o Silenium mineral. Por favor me indique onde que você comprou. Obrigada!

      • Olá boa tarde amigas eu já testei vários suplementos , o Selenium mineral eu compro no mercado livre , mais p complementar , hoje estou tomando tbm maca peruana , vc encontra em qualquer farmácia da sua cidade não e remédio e um alimento , eu tomo em cápsulas , ecápsul

  15. Olá, pessoal! O grupo ainda não foi formado, não é? Eu continuo tentando combater os problemas da falta do estrogênio .. mas só com a dieta low carb consegui emagrecer um pouco, junto com caminhada.

    • Olá, Isabel!
      Já tentei esta dieta e não consegui resultados. Acho que para formarmos um grupo, alguém precisa dar o pontapé inicial. Quem se habilita?
      Um abraço e força para todos nós!

    • Comecei aos 48 anos e entre remédios via oral optei pelo Implante, deu uma diminuida no peso mais a flacidez e o abdômen inchado é um tormento, malho todos os dias e cuido da alimentação, mas tem dias que aparece uma fome insana por carboidratos.

      Vamos formar um grupo para termos mais interação.

  16. Olá, tenho 54 anos estou na menopausa desde os 47, como muito pouco e estou cada vez ganhando mais peso, não sei que se passa sinto-me muito mal com este problema

      • Olá tenho 47 anos e de uns três anos para cá estou engordando muito.o médico diz que preciso emagrecer 30 quilos.É também tenho muitas dores de cabeça nas pernas e Costa.o que posso fazer para emagresser e sofrer menos com esta gaze da vida que todas nós mulheres temos?

    • Olá!
      fiz 49 anos ontem 11/02 e desde meus 47 sofro com os sintomas da menopausa; engordei mais de 20 kg e não emagreço mais de forma alguma. Tentei de tudo para emagrecer mas não obtive resultados; sou bem sedentária, e não consigo fazer nem ao menos uma caminhada, dói tudo. Estou bem depressiva por me ver tão gorda e sem esperanças…SOCORRO…

  17. Olá. Tenho 40 anos, faz muito tempo sinto muito calor, fora do normal. Mas o que mais me perturba é o ganho exagerado de peso. Desde meus 38 venho engordando demais. 15kg acima do peso. Tomo anticoncepcional, mas minha mestruação anda irregular, diminuindo.
    O grupo foi formado?

Deixe um comentário