Metacril – O que é, Como Funciona, Riscos e Mais

Especialista:
atualizado em 09/10/2019

Com o seu uso mais popular entre as mulheres, o Metacril é uma substância muito divulgada e utilizada pelas clínicas de estética e ambulatórios, principalmente por não precisar de bisturi e ter resultados imediatos. Vendido e aplicado por médicos e especialistas da beleza, pode ser utilizado em diversas áreas do corpo. Não só famoso por suas características de moldar e corrigir pequenos defeitos do corpo, é conhecido também, infelizmente, por seus riscos e possíveis complicações e efeitos colaterais caso não seja bem aplicado, se o produto não for de qualidade ou se existir alguma rejeição do corpo humano a essa substância.

Conhecer como funciona a utilização do Metacril, seus riscos e suas propriedades é importantíssimo para as pessoas que cogitam investir nesse composto.

O que é

O Polimetilmetacrilato (conhecido por Metacril ou Metacrilato) é um implante injetável e não absorvível pelo corpo, promove correções definitivas em qualquer área que for aplicado. Foi desenvolvido em 1902, na Alemanha, porém utilizado pela primeira vez no campo da saúde em 1936, em próteses dentárias. Para criar volumes no corpo, como é muito utilizado nos dias de hoje, apenas por volta dos anos 90.

Metacril e seus usos

O Metacril pode ser utilizado tanto no rosto quanto no restante do corpo, para diversos fins. No rosto, é comum ser aplicado em olheiras, rugas e outras marcas; nas maçãs do rosto, marcando a linha da mandíbula. Pode ser utilizado nos lábios, aumentando seu tamanho, no queixo e até aperfeiçoando o nariz.

Além da estética, seu uso se faz presente, também, para reajustar ossos fraturados. Muito eficaz para quem apresenta osteoporose, o Metracril é injetado nas rachaduras e fraturas da coluna vertebral. Há casos de uso para a fixação de próteses dentárias, para a produção de lentes intraoculares, entre outros fins. Os usos do Metacril são inúmeros.

Bioplastia – O que é e Como Funciona

Bioplastia é um processo estético que não requer cortes, cirurgias ou sedação. O sangramento é mínimo, o procedimento é relativamente rápido e pode ser feito em ambiente de ambulatório. O Metacril é aplicado por meio da Bioplastia, um dos fatores que garantiu o seu sucesso pois, comparando com outros métodos estéticos, este possui muitos benefícios e vantagens. Porém, deve-se saber que o risco à saúde é sempre presente, visto que há muitos consultórios clandestinos que vendem produtos de má qualidade e que não aplicam o composto de forma adequada, podendo levar seus pacientes a casos sérios de internação ou até a morte.

O Metacril pode ser injetado nos glúteos, panturrilhas, ombros e músculos do tórax. No Brasil, sua fama vem da utilização nos glúteos pelo público feminino. O procedimento promete aumentar o volume, modelar e empinar os glúteos. Além disso, a substância diminui os furos causados pela celulite. É quase impossível de retirar a substância após a aplicação, o Metacril adere-se aos tecidos do corpo e não é diluído, por isso é permanente.

Riscos à Saúde

“Um paciente com reação imunológica ao material pode apresentar inflamações crônicas e ter de tomar medicamentos como corticoides até o fim da vida”. Quem diz isso é a médica Natale Gontijo, cirurgiã plástica da equipe da Clínica Ivo Pitanguy. Por isso, é obrigação do médico ou especialista executar um teste de alergia antes de aplicar o material definitivo no paciente.

Muitas vezes, a rejeição do corpo ao Polimetilmetacrilato é tamanha que, para fazer a cirurgia de reversão, é necessário retirar parte do tecido que foi “contaminado” pelo material.

Apesar de ser liberado pela Anvisa, o Metacril recebe algumas restrições. “É um produto definitivo que permanece para sempre no organismo. Por isso, seu uso deve ser muito bem indicado, em pequenas quantidades e em regiões muito específicas”, explica o dermatologista Jardis Volpe.

Existe o risco do material migrar para outras áreas do corpo e trazer deformações. 

Sobre as aplicações

A aplicação do Polimetilmetacrilato pode ser feita em várias sessões, aplicando-se de 10ml a 20ml por glúteo. É indicado para aplicações de pequeno e médio porte. Após o procedimento, o uso de antibióticos e anti-inflamatórios é indicado por, em média, três dias. É recomendado que se suspenda a prática de exercícios físicos por cinco dias.

Não é aconselhável aplicar doses superiores a 25ml de Metacril por vez.

Fontes e Referências Adicionais:

Você teria coragem de fazer uso do Metacril? Qual é sua opinião sobre as pessoas que o utilizam? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (332 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

227 comentários em “Metacril – O que é, Como Funciona, Riscos e Mais”

    • Minha grande dúvida é se uma vez que você tem metacril na face não poderá fazer nenhum outro procedimento . Já fazem 10 anos que apliquei o metacril e agora queria fazer harmonização facial mas ninguém quer fazer . Me diga vou virar uma bruxa tendo todos esses recursos da ciência pra minimizar os danos do tempo ?

      • Exatamente. Um ótimo profissional jamais fará nenhum procedimento estético como preenchimento microagulhamento skinbooster nas áreas onde tem pmma. Fiz 18 anos. Nos lábios e nasogenianas(Onde desceu e ficou uma bola, quando sorrio fica mais aparente). Arrependi. Sinto nódulos nos lábios NÃO FAÇAM ISSO PELO AMOR DE DEUS

  1. Boa tarde, estou sentindo fisgadas no bumbum, coloquei a 5 anos, estou tendo dores nas pernas e pés inchados, vcs acham que pode estar começando alguma reação do produto?

    • Elizângela, boa tarde tbm estou sentindo dores nas pernas, mas não sei qual médico procurar, tem 9 anos que fiz

      • Vcs colocaram o metacril mesmo o linha safe? Que é o liberado pela Anvisa faz 3 dias que botei to tomando remédio ainda pra dor fiz com cirurgião plástico mesmo na clínica já tinha 20 ml cada lado e agr botei mais 80ml cada lado mas não vou mais mexer

      • Amigo, o metacril da marca Safe é o único liberado pela anvisa a ser aplicado, a finalidade dele na área da saúde é para fins ortopédicos, já para fins estéticos até hoje ele só foi utilizado em nádegas e face. Apesar deste produto ser autorizado pela anvisa, eu particularmente não aconselho o uso dele para fins estéticos, o metacril endurece de tal maneira que o aspecto dele fica parecido com o de silicone industrial, e depois que se é aplicado seja na face ou nas nádegas não será possível a remoção do mesmo, a aplicação em locais impróprios e por pessoas sem qualificação necessária aumenta os riscos de infeccão generalizada e embolia pulmonar, caso você aplique em seu pênis existe um grande risco de não haver mais ereção no local, o metacril ira se instalar nas veias por onde o pênis recebe a irrigação e o orgão poderá necrosar ou virar um peso morto visto que o silicone industrial ficara rígido após aplicado, pense bem e converse com cirurgião plastico, não se se existe alguma cirurgia para seu problema mas garanto que o metacril não é solução.

        OBS: o metacril deixa a área aplicada super sensível, existe um caso aqui no fórum de uma moça que fez a aplicação com o Dr. bumbum e infelizmente ela não conseguia (sentar, tomar banho e deixar a água cair nas nádegas, e também não conseguia deixar seu marido tocar sem sentir dor e sensibilidade). O prejuízo foi tanto o marido acabou se divorciando dela.

  2. Gente eu fiz isso só que não sei o que foi aplicado tive infecção no sangue tomei corticoide e minha bunda endureceu de uma forma que parece cimento emprestado para de tomar corticoide mas tenho que volta que começo a sentir dores

  3. Aí vai um conselho Sábio para as mulheres que se importam com Sabedoria: Se alguém te disse que “essa coisa” vai te deixar mais bonita e atraente, pode ter certeza, esse alguém mentiu feio pra você! Se alguém te disse que em termos de custo benefício esse é o melhor negócio, pode ter certeza, esse alguém mentiu feio pra você!
    Sabe por quê? Você até pode se safar no início e se achar muito linda e maravilhosa, mas no decorrer dos anos “essa coisa” fará a sua pele desandar e o seu mundo vai desabar junto! E você vai se olhar no espelho e vai dizer aquilo que nunca pensou que diria: “Eu era feliz e não sabia”!
    Essa hora chega pra TODAS! Não importa aonde você optou colocar e não importa a quantidade que colocou! E quando essa hora chegar, SÓ DEUS PODERÁ TE AJUDAR! Porque não há médico que possa te Salvar, nem Psicólogo que possa te confortar! Porque “essa coisa” se grudou em você e não sairá daí, a menos que seja cortada fora! E aí a desgraça será bem maior que o benefício!
    Você ainda quer embarcar nesse barco furado? Pessoas que visam fins lucrativos, NUNCA TE CONTARÃO A VERDADE; sempre te convencerão a fazer escolhas erradas! Porém, aqueles que visam o teu bem te aconselharão dizendo: “Tudo aquilo que você semear, isto também ceifará!” Porque é Lei Universal e assim se sucederá! Você pode escolher: Vencer o seu orgulho ou chorar suas lágrimas de arrependimento e lamentar!

  4. Para quem insiste em colocar depois não diga que não foi avisada. Coloquei no rosto e hoje estou deformada. Tive que passar por uma cirurgia para realizar a retirada, mas quase não mudou esteticamente, oq mudou é que quando toco meu rosto já não sinto aquela coisa dura. Quando aplicam isso a pele fica com aspecto duro , como se tivesse uma pedra debaixo da pele, além disso , pode causar DEFORMAÇÃO! Se eu tivesse alguém para me orientar na época não teria colocado essa merda no rosto. Pelo amor de Deus, vão para uma academia, investe em dieta, o resultado demora, mas quando vier não vão trazer deformação e exclusão social.

  5. Gente vou fazer a aplicação do pmma Linnea Safe em dezembro! 150 ml em cada nadega! Tive garantia do cirurgião que esse produto é o mais seguros do Brasil. Mais gostaria de saber se alguém já aplicou está marca e se foi tudo tranquilo!
    Esse procedimento irá ficar 15 mil reais , pois o produto é caro!

  6. Ontem faleceu uma jovem que aplicou este produto,teve complicações apresentou edemas no gluteo e rosto e dificuldade para respirar

  7. Não coloquei, porém tenho amigas que fizeram aplicações de forma correta uma fez 12 sessões é a outra 21 sessões ambam passavam 10 dias tomando remédio e se manteram em casa como um pós operatório após todos esses procedimentos eles estão super bem e não houve nenhum tipo de dor, inchaços excessivos ou rejeição
    Umas delas fez a primeira aplicação a 7 anos atrás tem cerca de 1,5 lt de metacril no corpo…
    Pretendo fazer esse procedimento porém com paciência e sem abusar das doses do produtos…
    Só uma observação o corpo em si já é uma bomba relógio, se vc aplica um produto que seu corpo não reconhece óbvio ele irá reagir contra aquilo então cuidado quando aplicar em uma sessão uma quantidade muito elevada

  8. A melhor coisa é procurar um ótimo cirurgião e colocar gordura do seu próprio, fica perfeito e nunca irão ter problemas… Essa coisa de resultados imediatos é a maior furada. O problema é que no futuro pode aparecer alergia pois nosso corpo muda a cada ano.

  9. Suas malucas! Não façam!muitas mulheres já são lindas e nem precisa colocar isso no corpo! Pura vaidade escessiva….se vcs se amam , não coloquem suas vidas em risco!