Como acabar com a celulite: causas e dicas

atualizado em

Para acabar com a celulite, você precisa muito mais do que massagens localizadas com cosméticos específicos. É preciso mudar hábitos alimentares e de estilo de vida, para recuperar a aparência lisa e suave de sua pele. 

Para que você compreenda a importância dos hábitos alimentares e do estilo de vida saudáveis para o combate da celulite, é necessário entender o que leva à sua formação na pele.  

Veja o que é a celulite, onde ela se concentra no corpo, como é formada, os tipos, as causas e o que você precisa saber e fazer para acabar de uma vez com elas. 

Como saber se você tem celulite

Celulite na perna
Para saber se você tem celulite, pressione com os dedos a região da pele

Pode ser que você tenha dúvidas sobre como saber se realmente tem celulite em determinada região do corpo. 

Então, antes de entender do que se trata a celulite, suas causas e como eliminá-la, veja como saber onde elas estão concentradas em seu corpo:

  Continua Depois da Publicidade  
  1. Pressione a pele da região de interesse entre seu dedão e o dedo indicador, ou entre as palmas de suas mãos.
  2. Se houver apenas tecido gorduroso normal, a aparência da pele será lisa, sem ondulações ou furinhos.
  3. Se aparecerem ondulações ou furinhos, semelhantes a “casca de laranja”, você tem celulite ali. 
  4. Pode ser que você sinta a pele mais sensível na região onde há maior concentração de celulite.

Esta é uma maneira simples de você tirar a dúvida se tem ou não celulite em uma dada região. Mas, como você verá mais à frente, existem diferentes tipos de celulites, que têm aspectos ou características que variam um pouco.

O que é celulite?

Celulite é o termo popular utilizado para se referir à lipodistrofia ginoide, que é o acúmulo de gordura embaixo da pele. 

A celulite é reconhecida pelo aspecto de “casca de laranja” que deixa na pele, cuja superfície fica ondulada ou com furinhos, ao invés de lisa.  

Geralmente, a celulite se manifesta na puberdade, em meninas a partir dos 14 anos de idade, mas pode se formar em mulheres de qualquer faixa etária. 

  Continua Depois da Publicidade  

Vale dizer que este é um problema estético de preocupação predominantemente feminina, pois existe grande influência do hormônio estrogênio em sua formação, que tende a ocorrer nas nádegas, quadris e coxas, regiões onde as mulheres mais acumulam gordura. 

Outro fato importante da celulite é que ela não se forma apenas em mulheres que estão com sobrepeso ou obesidade, mas pode afetar também mulheres magras. Veja por que até mesmo mulheres saradas têm celulite.

Onde se concentra a celulite no corpo

A distribuição de gordura pelo corpo sofre influências genéticas, raciais e hormonais. Em mulheres na menopausa, por exemplo, se observa uma redistribuição da gordura corporal da região glúteo-femoral (quadril e coxas) para a região abdominal. 

A celulite, então, tende a se formar na região do quadril e das coxas, que são os locais de maior acúmulo de tecido gorduroso nas mulheres em fase reprodutiva. 

Mas não somente nesses locais, você também pode observar a formação de celulite nas seguintes regiões do corpo: 

  Continua Depois da Publicidade  
  • Parte interna, anterior (parte da frente) e posterior (parte de trás) das coxas.
  • Parte póstero-superior dos ombros, que é a região atrás dos ombros, onde a mulher tende a acumular gordura. 
  • Parte interna e traseira dos braços, região famosa pelo termo “tchauzinho”. 
  • Nádegas.
  • Parte inferior das costas.
  • Quadris.
  • Parte inferior do abdômen. 
  • Mamas.
  • Nuca.

Como a celulite se forma

A nossa musculatura é coberta por uma camada de tecido adiposo (gordura) e tecido conjuntivo de várias espessuras, e irrigada pelo sistema circulatório e linfático, que suprem os tecidos com oxigênio e nutrientes e retiram deles os resíduos metabólicos (toxinas) das células. 

A celulite é uma alteração do tecido gorduroso causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que não foram drenadas, ou removidas, adequadamente pelo sistema linfático. 

Quando o sistema de remoção de resíduos falha, produtos residuais começam a se formar, deixando o tecido conjuntivo cheio de líquido e endurecido. Consequentemente, a região da pele fica com desníveis, formados por ondulações (ou saliências) e retrações, que dão o aspecto de “casca de laranja”. Quanto maiores e mais numerosas são as células de gordura, mais elas pressionam os vasos sanguíneos e linfáticos, atrapalhando a drenagem dos resíduos metabólicos das células. 

Com a circulação sanguínea e a drenagem prejudicadas, o tecido conjuntivo incha e inflama, destruindo as fibras de colágenos que os circunda. 

Além desse processo deixar a pele flácida, a compressão pode atingir terminações nervosas, que tornam a pele mais sensível à dor, quando pressionada. 

  Continua Depois da Publicidade  

Tipos ou graus de celulite

Os tipos de celulite são determinados de acordo com uma escala, dividida pelas características aparentes na pele:

  • Grau 1: os furinhos ou saliências na pele só são observadas quando a região é pressionada (como explicado no primeiro tópico deste artigo). 
  • Grau 2: os furinhos e as saliências na pele são visíveis, mesmo sem comprimir a pele. Ela deixa a pele flácida, sem nenhuma tonificação muscular.
  • Grau 3: se formam verdadeiros nódulos duros perceptíveis na pele.
  • Grau 4: se formam vários nódulos na pele, que a deixam com um aspecto de “colcha”.

Fatores que contribuem para a formação de celulite

Existem vários fatores que contribuem para o acúmulo de água, toxinas e gorduras entre as células do tecido gorduroso e conjuntivo, sendo os principais: 

  • Ingestão de água insuficiente: atrapalha a eliminação de toxinas, por elevar a retenção de líquido no corpo. 
  • Pouco ou nenhum exercício físico: também interfere na capacidade do seu corpo se livrar de toxinas e líquido retido.
  • Estresse emocional e poluição: colaboram para o acúmulo de toxinas e radicais livres no organismo, que por sua vez, contribuem para a formação de celulite.
  • Maus hábitos alimentares: uma alimentação rica em gorduras e carboidratos refinados, que são os açúcares simples presentes em refrigerantes, embalados e industrializados no geral, contribuem para o acúmulo de gordura sob a pele.
  • Alterações hormonais: níveis altos de estrogênio prejudicam o metabolismo, o que pode agravar ou produzir novas celulites. Por isso, o uso de anticoncepcionais pode desencadear ou agravar o problema de celulite em algumas mulheres.
  • Hereditariedade: etnia, biotipo corporal e distribuição de gordura corporal.
  • Problemas circulatórios: a má circulação do sangue prejudica a drenagem adequada das toxinas, deixando o sangue mais viscoso. Como resultado, mais líquido fica acumulado entre as células. 

A celulite, por vezes, aparece durante a gravidez, quando o organismo é inundado por estrogênio. 

Embora seja um problema predominantemente feminino, homens com desequilíbrio hormonal também podem ter celulite e, normalmente, as têm nas áreas da barriga e do pescoço. 

O que você precisa saber para acabar com a celulite

Para recuperar a suavidade anterior de seus contornos, é necessário drenar os produtos metabólicos residuais, que estão acumulados no tecido conjuntivo abaixo da pele e, efetivamente, eliminá-los de seu organismo, para assim conseguir restaurar a elasticidade natural da sua pele. 

Muitas dietas, produtos e soluções prometem a resolução imediata do problema, porém não têm eficácia em médio e longo prazo. Por exemplo, procedimentos como drenagem linfática, radiação infravermelha, ondas de choque, radiofrequência e ultrassom focado fornecem alguma melhora instantânea. 

No entanto, se os procedimentos estéticos não forem acompanhados de adequações na dieta e alterações no estilo de vida, os resultados dificilmente serão sustentados em longo prazo. 

Como acabar de vez com a celulite

Celulite antes e depois
Algumas dicas para o estilo de vida e dieta ajudam a acabar com a celulite

Agora você já sabe que para acabar com a celulite de vez, não tem como fugir do controle alimentar e dos exercícios físicos que, além de promoverem benefício estético, contribuem para a melhora do seu estado geral de saúde. 

Para combater a celulite é necessário prestar atenção aos seguintes pontos:

Mudanças na dieta

É preciso reduzir o consumo de carboidratos refinados, que são aqueles presentes nos bolos, biscoitos, doces, refrigerantes, ou seja, nos produtos industrializados e de confeitaria. Confira uma lista de alimentos ricos em carboidratos refinados, para evitar

Também é preciso reduzir o consumo exagerado de gordura e sódio, que contribuem para o ganho de peso e retenção de líquido

Faça uma reeducação alimentar, escolhendo boas fontes de carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas. Não esqueça de consumir fibras, que estão presentes nos vegetais, e cujos fitoquímicos contribuem para o combate dos radicais livres presentes no organismo. 

Para te ajudar na reeducação alimentar, separamos este vídeo da nossa nutricionista com várias dicas importantes, confira: 

Beba água

Você só conseguirá eliminar as toxinas acumuladas no seu corpo se ingerir quantidades adequadas de água. As toxinas são eliminadas pela urina, pelo suor e pela expiração, cujo meio é a água. 

A água é a melhor opção de diurético e de líquido desintoxicante (detox), para você consumir. 

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é uma forma eficiente de eliminar o líquido e as toxinas retidas no corpo. Os exercícios aeróbicos ou “cardio”, te fazem transpirar, o que é bom para essa limpeza interna. 

Os exercícios de resistência, ou musculação, também são indicados para a suavização das celulites. 

Conforme você ganha massa muscular, seu metabolismo queima mais gordura acumulada nos tecidos sob a pele e dão firmeza e sustentação a ela, diminuindo a flacidez e aumentando o tônus muscular. 

Faça massagens 

Nas massagens, as áreas afetadas pela celulite são as escolhidas para o estímulo da circulação, especialmente as áreas não muito trabalhadas pelos exercícios físicos, tais como, a parte interna dos joelhos e a parte superior da coxa.

Onde você consegue perceber em seu corpo um maior aparecimento da celulite? O que você já fez para tentar combatê-las? O que você pretende mudar na sua rotina, para melhorar o aspecto da sua pele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

3 comentários em “Como acabar com a celulite: causas e dicas”