David Corenswet foi o escolhido para ser o sucessor de Henry Cavill no próximo ‘Superman: O Legado’, da DC Comics. E, para isso, o astro aceitou o desafio de alcançar uma forma física ainda mais musculoso e precisou entrar em uma rotina bastante intensa e regrada.
O diretor James Gunn indicou o conhecido treinador Paolo Mascitti – conhecido por cuidar dos treinos de outras estrelas, como Christian Slater, Nicole Scherzinger e Tom Ellis -, de Los Angeles, para preparar Corenswet para o papel do herói. O profissional também treinou outros integrantes do elenco, como Nicholas Hoult, que irá interpretar o arqui-inimigo do Superman, Lex Luthor.
Corenswet e Hoult realizaram treinos com ‘pegadas’ diferentes. “Este é um filme do James Gunn, e ele tem uma visão específica sobre todo o projeto. David já treinava intensamente antes de eu conhecê-lo, mas ele é naturalmente um cara muito magro. Ele tem 1,93 m, mas queríamos dar mais volume ao seu corpo. Ele provavelmente passou de 90 kg para 109 kg, mas parte dessa massa será perdida à medida que ele continuar a tonificar o corpo”, declarou o treinador à revista GQ UK.
Os atores começaram a trabalhar o corpo cinco meses antes do início das gravações. “Ele estava muito ocupado, então só encaixávamos três ou quatro sessões por semana, mas ele ainda treina duas horas por dia”, diz ele sobre Corenswet.
Para ajudar o ator a manter o ritmo de treinos mesmo com a agenda corrida de trabalho, Mascitti seguiu a fórmula: dia de empurrar, dia de puxar (o treino push-pull) e dia de pernas. Descanse e repita.
“Nós nos concentramos em momentos como desenvolvimento, barra fixa, remada – todos os principais. Mudamos um pouco depois de passado um tempo, mas mantivemos o foco na sobrecarga progressiva para incentivar o crescimento muscular, monitorando as repetições e o peso e tentando progredir a cada semana”, detalhou.
O profissional garante: “É exatamente isso que funciona. Muitos treinadores online estão procurando a próxima grande coisa, mas não se trata de treinos chamativos, mas sim de dominar o exercício e focar em coisas como amplitude total de movimento, se atentar ao movimento negativo, alongar e tentar aumentar o peso e as repetições”.
Mascitti ainda compartilha os bastidores dos treinos, onde começou a ocorrer uma competição “amigável” entre todo o elenco do novo filme, incluindo Corenswet e Hoult, para superar outros atores que já viveram Superman.
“É muito divertido, é um ambiente muito fácil de trabalhar. Há momentos em que David está muito ocupado, então eu treino Nick e a equipe sem ele. Em outros dias, somos apenas Nick e eu juntos. Ele se dedica muito. Não é um cara magro – é muito, muito forte e se alimenta bem. Mantemos a fluidez. Não há um plano específico, mas todos podem participar do que estivermos fazendo, quem quer que esteja lá”, relatou.
“Nick é tão tranquilo, exceto quando se trata de malhar. Ele se esforça e se esforça. Quando o conheci, pensei: ‘Meu Deus, esse cara consegue fazer absolutamente tudo. Vou jogar peso nele, fazer exercícios aeróbicos, ele arrasa em tudo, ele ama tudo'”, elogiou.
Já Corenswet foi além em sua busca para se tornar o salvador da humanidade. “Ele é o Superman. James Gunn é incrível na hora de escalar pessoas, e esse cara nasceu para ser o Superman. Pergunte a qualquer membro do elenco ou da equipe, David é o cara mais legal e, na minha opinião, o Superman perfeito”, declarou o treinador.
Nos treinos, o maior desafio de Corenswet é o afundo com passada dinâmica. “Ele não é o maior fã desse exercício, mas faz ainda assim. Ele é ótimo em agachamentos, mas não gosta das passadas”, admite Mascitti.
David também precisa de bastante energia para dar conta do recado: “Ele consumia cerca de 6 mil calorias por dia e sua dieta era rigorosa, mas não tão rigorosa quanto eu gostaria. Metade do treinamento tinha que ser feito por FaceTime e outra parte pessoalmente, já que ele não estava sempre em Los Angeles. Conversávamos remotamente e eu perguntava sobre a dieta, e ele estava comendo cereal! Me perguntava: ‘O que há de errado!?’ É por isso que ele é o Superman perfeito, ele tem uma expectativa realista de si mesmo e do papel”.
O personal aconselha quem pretende deixar o corpo mais musculoso. “Se você está tentando ganhar tamanho, seu foco deve ser em movimentos grandes e compostos. Você precisa ter um superávit calórico para fornecer material para os músculos, e precisa sobrecarregá-los progressivamente, o que significa levantar pesos cada vez mais pesados. Minha obsessão é conseguir uma amplitude de movimento completa, o que envolve realmente controlar os negativos”, pontuou.
Pensando nisso, tente incorporar esse dia de exercícios para aumento de massa da parte superior do corpo uma vez por semana, com o objetivo de fazer 4 séries de 10 repetições. Se isso for muito fácil, aumente o peso na última rodada e trabalhe até o cansaço.
Agora se o foco é um treino para obter forma e tamanho sem ficar gigante, como no caso de Hoult, as sessões são mais focadas nos exercícios cardiovasculares, com quatro séries de dez repetições.
Deixe um comentário