Cabelo grisalho por estresse

Por Que o Estresse Deixa os Seus Cabelos Grisalhos?

Dermatologistas apontam que o cabelo grisalho é geralmente causado pelo envelhecimento normal, seguindo a chamada “regra 50-50-50”. Dessa forma, 50% da população terá cerca de 50% de cabelos grisalhos aos 50 anos. Mas por que, então, percebemos quando o cabelo de uma pessoa muda radicalmente no espaço de meses ou em alguns anos?

Pense nos presidentes, chefes, diretores e altos cargos que demandam muito estresse. Há mais do que alguns exemplos de fios grisalhos tomando totalmente o lugar onde os castanhos antes viviam normalmente, entre jovens e mais velhos.

Ou pense num novo trabalho estressante somando-se às tarefas domésticas existentes, e alguns fios cinzentos podem subitamente multiplicar-se um pouco mais rapidamente do que o previsto.

Isso nos levou à última pergunta: o estresse pode fazer você ficar grisalho? Acontece que sim. Entenda como e por quê.

Em primeiro lugar, saiba que o cabelo em si não fica branco. Os cabelos velhos caem e novos pêlos crescem no lugar, e as células-tronco do folículo depositam o pigmento da sua cor de cabelo natural nos novos a cada vez. A eventual perda (muitas vezes natural) dessas células-tronco resulta em cabelos grisalhos ou não-pigmentados. É aqui que o estresse pode entrar.

“Apesar de estar sob estresse não poder deixar seu cabelo grisalho, o estresse pode desencadear uma condição comum chamada eflúvio telógeno, que faz com que o cabelo caia cerca de três vezes mais rápido que o normal”, disse Robert Schmerling, MD, professor associado da Harvard Medical School, em um post publicado.

O ciclo acelerado de queda e regeneração tem um custo, levando à perda de células-tronco e, consequentemente, ao envelhecimento.

O processo também pode ser exacerbado por deficiências de vitamina B12, tabagismo e vitiligo.

“Seria mais útil olhar para as gerações passadas do que para os níveis atuais de estresse para ajudar a prever quando ou se você ficará grisalho”, concluiu o Dr. Schmerling.

Moral da história: não fique nervoso toda semana estressante no trabalho. Tornar-se grisalho é natural, vai acontecer e é (mais frequentemente do que não) devido à genética e ao envelhecimento normal.

Você sofre frequentemente com o crescimento dos cabelos grisalhos? Acredita que isso tem a ver com o estresse ou outros problemas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Como não ficar com cabelo broco sendo novo?

  2. Minha mãe está acamada devido a um câncer eu que cuido dela à 10 meses … tinha alguns fios brancos agora estou grisalha. ..Tenho 40

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*