Cabelo branco precoce

Cabelo Branco Precoce – Causas e O Que Fazer

O cabelo costuma ser considerado por muitos um dos maiores ativos de beleza e por esse motivo ele é frequentemente tratado, para que os fios se mantenham saudáveis e bonitos. O processo natural de envelhecimento costuma provocar a perda da cor, que já é esperada por todos, mas quando o cabelo branco aparece de forma precoce, a mudança não costuma ser bem-vinda.

Embora muitos defendam que a causa do aparecimento do cabelo branco precoce, ainda na juventude, seja a genética, às vezes essa mudança está relacionada a um problema médico que requer avaliação e tratamento.

Vamos abordar abaixo as principais causas do cabelo branco precoce e o que fazer.

Informações sobre a coloração dos cabelos

O crescimento do cabelo acontece quando as células velhas são empurradas para fora pelos folículos pilosos devido à produção de novas células. Ela ocorre em três estágios: o primeiro é o crescimento (anágeno), o segundo, a cessação (catágena) e o terceiro é o repouso (telógeno). Durante o período de descanso, o cabelo atinge sua vida útil e cai, e um novo fio cresce em seu lugar.

Quando o cabelo cresce, ele recebe melanina, que é o que dá cor ao cabelo. Ela pode trazer uma tonalidade preta, vermelha, loira, marrom ou qualquer tom entre essas cores. Este pigmento, que é encontrado nos folículos pilosos ou nas células e tecidos que circundam a raiz do cabelo é um ingrediente presente no processo de formação do cabelo.

Com o passar do tempo, a quantidade de melanina disponível é reduzida e durante o crescimento do cabelo, essa perda de pigmento faz com que ele fique cinza, prateado e eventualmente branco. O cabelo cinza ou prateado é resultado de baixos níveis de pigmento, já o cabelo branco está relacionado a uma perda completa do pigmento.

Causas

Diferente do que muitos pensam, o cabelo branco precoce não é resultado apenas da genética. De fato, ela tem um papel importante, mas várias outras causas podem provocar essa condição, conforme você verá a seguir:

– Genética

Não é à toa que muitos atribuem o surgimento precoce de cabelos brancos à genética, pois ela é fator predominante para determinar com que idade o cabelo perde pigmento. Por exemplo, os seus genes podem interferir ou até interromper a produção de melanina ainda jovem. Para algumas pessoas, isso pode acontecer antes mesmo de completar 20 anos, já para outros, os primeiros fios brancos aparecem mais tarde.

– Deficiência de melanina

A deficiência de melanina é considerada, para a maioria dos casos, a principal causa do surgimento de fios brancos. Isso pode acontecer porque a produção de melanina depende da nutrição adequada e da suplementação de proteínas. Por exemplo, a vitamina B12 contribui para o crescimento saudável e para a cor do cabelo.

A deficiência de vitamina B12 está associada a uma condição chamada anemia perniciosa, que é quando o corpo não consegue absorver o suficiente dessa vitamina. Seu corpo precisa de vitamina B12 para os glóbulos vermelhos saudáveis, que transportam oxigênio para as células do corpo, incluindo células ciliadas. Uma deficiência pode enfraquecer as células ciliadas e afetar a produção de melanina.

Além da vitamina B12, o cobre, o ferro, o ácido fólico e a vitamina D3 também desempenham um papel importante na pigmentação dos cabelos. A falta faz com que a melanina diminua a produção, algumas vezes abaixo dos níveis aceitáveis.

– Hormônios

Os hormônios costumam ter um impacto enorme na pigmentação do cabelo. Um desequilíbrio pode fazer com que o cabelo fique branco. Por exemplo, uma revisão de estudo realizada em agosto de 2013 associou distúrbios da tireoide com o aparecimento precoce de cabelos brancos. A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço que ajuda a controlar muitas funções corporais, como o metabolismo. A saúde da tireoide também pode influenciar a cor do cabelo e tanto a hiperativa como a hipoativa pode levar o corpo a produzir menos melanina.

– Estresse

O estresse tem sido investigado como uma possível causa do cabelo branco precoce ou súbito, mas geralmente a perda de cor não acontece nos fios de cabelo existentes. Já o estresse severo pode provocar a queda excessiva de cabelo, segundo a Academia Americana de Dermatologia.

– Produtos químicos

O uso de shampoo, sabonetes, tinturas capilares, tratamentos químicos, entre outros podem causar diretamente o problema. Além disso, podem provocar algumas infecções alérgicas, o que também é prejudicial e pode contribuir com essa questão.

– Doenças autoimunes

Certas doenças autoimunes podem provocar os cabelos brancos ou criar a ilusão de cabelo embranquecido. A alopecia é uma condição que causa manchas arredondadas que podem ser despigmentada, branca ou provoca a perda de cabelo. O vitiligo é outro distúrbio autoimune que faz com que as células produtoras de pigmento sejam destruídas. Além de comumente afetar a pele, ele também pode provocar manchas de cabelos brancos.

– Outros motivos

O aparecimento de cabelos brancos também pode ser um efeito colateral de medicamentos que pode causar perda de pigmento capilar. Além disso, fumar é outra causa potencial, fatores externos como o clima, a poluição e a exposição a determinados produtos químicos também podem contribuir. O principal motivo para o cabelo branco precoce é porque esses fatores aceleram o processo de envelhecimento precoce.

Existe um avanço recente nas pesquisas relacionadas à perda de pigmento no cabelo e descobriu-se que os folículos pilosos liberam uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio, que fica acumulado ao longo do tempo. Ele alisa o cabelo e faz com que ele fique cinza e, eventualmente, branco. A boa notícia é que ao remover esse acúmulo, é possível que o cabelo recupere sua cor natural.

O que fazer?

Algumas medidas podem ser tomadas com a intenção de prevenir e reverter o cabelo branco precoce. Veja abaixo algumas formas:

1. Mantenha uma alimentação rica em antioxidantes

Manter uma dieta repleta de alimentos ricos em antioxidantes, incluindo vegetais e frutas, pode ajudar a evitar que o cabelo fique grisalho. A alimentação desempenha um papel na prevenção, pois os alimentos antioxidantes podem reduzir o estresse oxidativo. Alimentos ricos em antioxidantes incluem frutas e vegetais frescos, chá verde, azeite e peixe.

2. Cuide das deficiências de vitaminas

Se a causa dos seus cabelos brancos for a deficiência de vitaminas, você deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas. Por exemplo, frutos do mar, ovos e carnes são boas fontes de vitamina B12, e leite, salmão e queijo são excelentes fontes de vitamina D. Além disso, suplemento vitamínico também pode ser uma boa opção para regularizar as deficiências.

3. Coma alimentos que contenham cobre

Os baixos níveis de cobre podem provocar o aparecimento dos fios brancos. Então, ingerir alimentos ricos em cobre pode ajudar a reverter esse quadro. Boas fontes alimentares de cobre são o fígado bovino, lentilhas, amêndoas, chocolate amargo e aspargos.

4. Parar de fumar

Fumar tem muitos efeitos adversos no corpo e também contribui para cabelos brancos. Pesquisas evidenciam que existe uma ligação entre o hábito de fumar e a perda da pigmentação capilar. Então, evitar o cigarro pode impulsionar o corpo a produzir mais melanina.

5. Proteja o cabelo do calor

Proteger o cabelo do calor é uma medida preventiva e curativa, pois o calor excessivo e o suor tornam o couro cabeludo seco. Os folículos pilosos ficam fracos e começam a envelhecer e como resultado, o cabelo fica cinza e branco. Procure usar uma proteção como bonés e guarda-chuvas sempre que você sair ao sol e também evite lavar o cabelo com água quente e usar o secador.

6. Use produtos capilares ricos em biotina

A biotina é o ingrediente natural que mantém a cor preta do cabelo. Promover o consumo de alimentos ricos em biotina como a aveia e as amêndoas pode ajudar. O uso de cosméticos que contenham biotina também é uma forma de restaurar a coloração natural do cabelo.

7. Invista na hidratação

A falta de hidratação resulta em folículos pilosos fracos, o que causa cabelos finos, brancos e sem brilho em uma idade muito jovem. Use óleo de amêndoas, azeite ou fórmulas de óleo de ervas para reparar os danos do cabelo. A hidratação é uma das formas mais naturais de eliminar os cabelos brancos e prevenir seu aparecimento prematuro.

8. Diminua o estresse

Como citamos, o estresse é uma das causas do aparecimento do cabelo branco precoce. Procurar diminuir o estresse diário e realizar um exercício de meditação é uma forma de lutar contra o aparecimento de cabelos brancos. A meditação ajuda a restaurar o equilíbrio químico em nosso cérebro e deixa o corpo e a mente calmos e esse processo ajuda a prevenir e reparar o branqueamento capilar.

Tratamentos

Alguns tratamentos naturais podem ser usados como remédios para cabelo branco precoce. Atualmente, há uma abundância de tinturas de cabelo capazes de cobrir os cabelos brancos, mas elas também contribuem para o envelhecimento prematuro dos fios e podem causar reações alérgicas. Dessa forma, os remédios naturais são uma alternativa para retardar essa condição sem prejudicar o corpo ou causar mais danos aos pigmentos capilares.

As recomendações abaixo podem ser utilizadas por no mínimo duas e no máximo quatro vezes na semana para que seu efeito seja relevante.

1. Folhas de curry

As folhas de curry são usadas de forma medicinal há séculos. Quando elas são combinadas com óleo de cabelo e aplicadas no couro cabeludo, as folhas de curry podem retardar o envelhecimento prematuro dos fios. Um relatório publicado no International Journal of PharmTech Research destaca o uso tradicional das folhas para manter a cor do cabelo preto e até prevenir a chegada precoce dos fios brancos.

Prepare a mistura utilizando um punhado de folhas de curry e 3 colheres de sopa de óleo de coco. Ferva as folhas de curry com o óleo de coco e quando estiver frio, coe e aplique no couro cabeludo. Realize uma massagem e desça pelo comprimento de cabelo. Deixe por 30 minutos e lave com shampoo e condicionador.

2. Bhringaraj

Bhringaraj é capaz de ajudar a escurecer o cabelo e evitar que ele se torne branco cedo, de acordo com alguns relatos. Para usar basta ferver o suco das folhas em óleo de coco ou óleo de gergelim e aplicar no cabelo com uma massagem. Folhas de Bhringaraj e produtos relacionados podem ser comprados facilmente e também estão disponíveis em forma de óleo.

3. Groselha indiana

A groselha indiana também é conhecida como amla. Ela ajuda a reverter o envelhecimento prematuro, promovendo a pigmentação. Ela é rica em vitamina C, que é um antioxidante que promove benefícios antienvelhecimento e revitaliza o pigmento nos folículos pilosos. Amla está disponível como uma fruta, mas também pode ser encontrada como um pó ou suplemento. O pó pode ser misturado com óleo de coco e aplicado diretamente no couro cabeludo.

4. Chá preto

O chá preto pode tornar o cabelo mais escuro, mais brilhante e mais macio. Ele também contém antioxidantes que ajudam a inibir o crescimento dos cabelos brancos.

O chá preto pode ser usado embebendo de 3 a 5 saquinhos em 2 xícaras de água fervente. Após a mistura esfriar, basta aplicar nos cabelos limpos e úmidos. O chá também pode ser misturado com o condicionador – para esse tratamento você deve deixar a solução em contato com os fios por 1 hora e enxaguar na sequência.

5. Óleo de coco com suco de limão

O limão contém vitaminas B e C, e também é uma fonte rica do fósforo mineral. Estes são vitais para a manutenção das células do pigmento em seus folículos pilosos.

Para usar, misture o suco de limão com o óleo de coco e aqueça a mistura por alguns segundos até que fique ligeiramente morna. Aplique no couro cabeludo com uma massagem e leve a mistura até as pontas do cabelo. Deixe por 30 minutos e lave com shampoo e condicionador.

6. Óleo de rícino com óleo de mostarda

O óleo de mostarda é uma excelente fonte de minerais essenciais que ajudam a manter a saúde e a cor do cabelo. Quando ele é misturado com o óleo de rícino pode ajudar a manter os folículos nutridos e saudáveis ​​para reduzir o envelhecimento.

Para usar, misture 1 colher de óleo de rícino com 2 colheres de óleo de mostarda e aqueça até ficar morno. Aplique no couro cabeludo com uma massagem e leve a mistura até as pontas do cabelo. Deixe por 30 minutos e lave com shampoo e condicionador.

7. Sementes de feno grego

O feno grego é rico em nutrientes como vitamina C, ferro, potássio e lisina. Esses nutrientes não só previnem o envelhecimento precoce, mas também ajudam no crescimento dos cabelos e na prevenção do ressecamento do couro cabeludo.

Para esse tratamento, você precisará de 2 colheres de sopa de sementes de feno grego e 1/4 xícara de água. Para preparar, basta mergulhar as sementes de feno grego na água e deixar de molho durante a noite. Moa as sementes com água suficiente para obter uma pasta suave e consistente e aplique esta mistura no seu cabelo e couro cabeludo e deixe-a por cerca de 45 minutos. Lave com shampoo e condicionador.

8. Suco de cebola 

O suco de cebola foi cientificamente comprovado para reduzir a queda de cabelo. Ele também ajuda a reverter os cabelos grisalhos e a melhorar a saúde capilar. A única desvantagem de usar este remédio é que é difícil tirar o cheiro de cebola do cabelo.

Para o tratamento, basta picar 1 cebola de tamanho médio em pedaços pequenos e misturar com uma colher de sopa de azeite. Esprema o suco da polpa usando uma gaze e aplique o suco no couro cabeludo, massageando por cerca de 10 minutos. Deixe agir por 30 minutos e lave com shampoo e condicionador.

9. Óleo de gergelim com óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácidos graxos que ajudam a condicionar o cabelo. Quando combinado com o óleo de semente de gergelim, ajuda a promover a atividade dos melanócitos, assegurando que cada fio seja profundamente pigmentado. O óleo de semente de gergelim também ajuda a escurecer a cor do cabelo com o uso regular.

Para usar essa potente combinação, basta misturar 2 colheres de sopa de óleo de semente de gergelim com 2 colheres de sopa de óleo de coco e aquecer até ficar morno. Aplique no couro cabeludo e desça pelo comprimento do cabelo. Massageie bem por cerca de 15 minutos e envolva o cabelo com uma toalha quente. Deixe agir por 30 minutos e lave com shampoo e condicionador.

O diagnóstico e a realização dos tratamentos corretos podem reverter o cabelo branco precoce. Porém, se o problema é genético, pode ser difícil mudar a condição, mas é possível retardar o avanço com uma dieta equilibrada e cuidados com os cabelos.

O uso consistente dos remédios naturais podem ajudar a retardar e reverter envelhecimento dos fios na maioria dos casos e embora seus efeitos sejam lentos, com paciência, os resultados aparecerão.

Referências adicionais:

Você já sofre com o cabelo branco precoce? Que tipo de tratamento faz para tentar reverter essa condição? Isso o incomoda muito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*