Quanto tempo dura o guacamole e como manter fresco por mais tempo
Publicado por
Dra. Esther Costa
O guacamole é um prato típico da culinária mexicana, preparado com abacate e outros ingredientes vegetais. Seu sabor é inigualável, mas o preparo pode levar algum tempo, o que faz muita gente buscar formas de mantê-lo fresco por mais tempo.
Além disso, quando não é guardado corretamente, o alimento pode estragar e trazer sérios riscos para a saúde.
Então, a seguir vamos aprender a forma correta de guardar o guacamole, para assim garantir que ele fique fresco pelo máximo de tempo possível.
A durabilidade do guacamole depende de dois fatores muito importantes:
Ingredientes utilizados na preparação da receita
Forma como ele é armazenado
Além disso, a higiene na hora da preparação é essencial, já que a presença de bactérias no alimento faz com que ele estrague rapidamente.
Assim, de forma geral, o guacamole caseiro fresco pode ficar de 1 a 2 dias na geladeira, desde que seja guardado em um recipiente limpo e com tampa.
Como guardar guacamole?
Muitas vezes não conseguimos comer todo o alimento preparado de uma vez, e guardamos o que sobra na geladeira.
Mas, mesmo na geladeira, o guacamole pode estragar e, para prolongar a sua frescura, existem alguns truques que você pode utilizar:
A primeira dica é armazenar o guacamole em um recipiente hermético, para impedir a entrada de bactérias que possam estragar o alimento, e a oxidação, que ocorre com o contato com o ar.
Outra dica é adicionar suco de limão ou lima à receita, o que ajuda a preservar a cor e o sabor do guacamole.
Além disso, é essencial manter o guacamole a uma temperatura entre 0°C e 4°C.
Por fim, caso você queira guardar o guacamole por um período mais longo de tempo, o ideal é congelá-lo.
No entanto, ao fazer isso, a textura pode mudar um pouco ao descongelar, fazendo com que ele fique mais adequado para usar em pratos cozidos, como enchiladas, do que para consumo em sua forma original.
Riscos de não armazenar bem o guacamole
Agora que aprendemos as melhores formas de guardar guacamole, vamos conhecer os riscos que o armazenamento inadequado pode trazer:
Intoxicação alimentar: Caso o guacamole seja contaminado por bactérias, como a Salmonella ou a E. coli, você corre o risco de desenvolver sintomas de intoxicação alimentar, como náuseas, vômitos, diarreia, cólicas abdominais e febre.
Oxidação: O guacamole pode também oxidar, adquirindo uma cor mais escura com o tempo. E, embora a oxidação não seja prejudicial à saúde, a textura e o sabor do guacamole podem ser afetados, tornando-o menos agradável de consumir
Por isso, caso você suspeite que o guacamole está estragado, com cheiro ruim, sabor ou textura diferentes, o ideal é descartá-lo, para assim evitar qualquer risco à saúde.
Receitas de guacamole
A receita do guacamole já é bem conhecida, e o prato é preparado praticamente em todo o mundo. No entanto, é possível fazer algumas adaptações à receita, para criar novos e especiais sabores.
Primeiro, corte os abacates ao meio, retire os caroços e a polpa com uma colher
Então, pique a manga, a cebola, a pimenta e o coentro, e misture com o abacate amassado
Depois, tempere com sal e pimenta, e deixe o guacamole com manga e coentro descansar, para que os sabores se misturem
Por fim, sirva com nachos, tortilhas de milho, tacos ou como acompanhamento para pratos de inspiração tropical
Você já preparou guacamole em casa? Precisou guardá-lo na geladeira? Comente abaixo!
☆☆☆☆☆5 de 5
Dra. Esther Costa
Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.
Deixe um comentário