Guacamole engorda? Análise completa

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2021

Um dos pratos mais famosos da culinária mexicana é o guacamole, uma pastinha à base de abacate. Mas, quem se preocupa em manter o peso sob controle pode se questionar se o guacamole engorda cada vez que se deparar com a pastinha.

  Continua Depois da Publicidade  

Para fazer a receita, a recomendação é que se amasse bem o abacate, na forma de um purê, e que se tempere e condimente com outros ingredientes como pimenta, tomate, cebola, sal, limão e coentro.

Dá para utilizar o prato ao lado de nachos, torradas, pães e vegetais. Além disso, aparece em receitas de burritos, tacos, tortas e pizzas, por exemplo.

As calorias

Calorias - Guacamole engorda?

Estimamos que uma receita com dois abacates do tipo avocado, 40 gramas de cebola picada, 80 gramas de tomate, uma pimenta dedo-de-moça em conserva, suco de ½ limão, coentro e sal a gosto tenha aproximadamente 506 calorias. 

Logicamente, a pessoa não vai comer toda a receita de guacamole de uma única vez. Então, supondo que ela renda cinco porções, estimamos que cada uma delas fique com 101,2 calorias.

Ao olhar para esses números, concluímos que se a pessoa conseguir se limitar a consumir 1/5 ou uma porção ainda menor da receita descrita de guacamole, não terá grandes problemas no peso. 

Isso a partir de um ponto de vista calórico e sem contar os possíveis acompanhamentos do prato, é claro. Aliás, um acompanhamento calórico, cheio de carboidratos simples e gorduras ruins, pode fazer ser verdade que o guacamole engorda.

Além disso, se ela não se aguentar e consumir porções atrás de porções da iguaria, poderá haver um acúmulo de calorias, o que não é nada bom quando o objetivo é emagrecer ou não engordar.

Valores podem variar

Entretanto, precisamos registrar aqui que as calorias que atribuímos ao prato servem somente como uma estimativa para nos ajudar a entender se o guacamole engorda.

Isso porque não submetemos o alimento a análises para descobrir quais são as suas calorias. Apenas fizemos cálculos em cima dos ingredientes, com base em informações de bancos de dados nutricionais disponíveis na internet.

  Continua Depois da Publicidade  

Não podemos considerar esses valores calóricos como exatos e definitivos porque uma receita de guacamole pode apresentar variações no modo de preparo e contar com a adição, retirada ou substituição de ingredientes.

O abacate ajuda a entender se o guacamole engorda

Abacate - Guacamole engorda?

Se o abacate é o ingrediente principal da iguaria, não podemos deixar de olhar para ele quando queremos entender se o guacamole engorda.

Bem, a fruta é calórica e deve ser consumida com moderação para evitar um acúmulo de calorias. Afinal, um abacate tem 322 calorias. Isso reforça a ideia que o guacamole também precisa ser ingerido controladamente.

Os abacates são relativamente ricos em gorduras, por isso eles são ricos em calorias. Enquanto muitas coisas diferentes podem afetar a perda ou o ganho de peso, o maior fator é o número de calorias que você consome.

Então, se você está tentando perder peso, certifique-se de manter porções razoáveis. Uma porção é tipicamente considerada ¼ a ½ abacate.

Gorduras saudáveis também influenciam

Mas vale a pena não descartar a fruta e manter essas porções controladas de abacate na dieta. Afinal, o alimento é nutritivo e uma boa fonte de gorduras saudáveis. Assim, quando há moderação, dá para evitar que o guacamole engorde.

As gorduras saudáveis presentes no abacate já mostraram não apenas beneficiar o coração como também auxiliar no controle do peso.

Um estudo de 2013 no Nutrition Journal mostrou que comer abacates aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar a promover a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, as fibras são outro nutriente presente em boas quantidades no abacate. Alimentos que são ricos em gorduras ou fibras podem ajudar você a se sentir mais cheio e satisfeito depois de comer.

As gorduras e as fibras desaceleram a liberação de alimento do seu estômago. Isso faz você se sentir cheio por mais tempo e pode significar que você demorará mais tempo entre as refeições, potencialmente até consumindo menos calorias no geral.

Os abacates são ricos em gorduras e fibras, sugerindo que eles devem ter um efeito forte na sensação de saciedade. Ou seja, não há motivos para crer deve-se evitar a fruta no processo de emagrecimento.

Sabe o que uma nutricionista pede quando vai comer comida mexicana?

Isso mesmo: o guacamole. De acordo com os nutricionistas, as gorduras saudáveis presentes no abacate podem ajudar a saciar a fome pré-jantar.

Entretanto, enfatizamos que isso não significa que dá para consumir o prato de qualquer jeito ou de maneira exagerada.

Vale a pena acompanhar o guacamole com vegetais e não com chips. Além disso, controlar a porção para não se entupir de gorduras e calorias.

Ou seja, quem procura emagrecer ou manter o peso pode comer uma porção moderada de uma versão saudável de guacamole com vegetais, para ajudar a dar uma segurada na fome e, com isso, não exagerar na refeição que está por vir.

Por outro lado, se a pessoa comer o guacamole em porções moderadas, porém, na companhia de alimentos mais calóricos como salgadinhos tipo Doritos e pães ou torradas em grandes quantidades, haverá um consumo maior de calorias. 

Então, para resumir, o guacamole engorda ou não dependendo da quantidade que a pessoa consumir e dos alimentos que ela escolher para acompanhar.

Vídeo

Você gosta de abacate? Então, aprenda outras formas de usar a fruta com a nossa nutricionista:

O guacamole é algo que você gosta de comer? Como é a sua receita? Conte abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário