Benefícios da Cebola – Para Que Serve, Dicas e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 20/08/2020

Ação anti-inflamatória, auxílio ao controle da glicemia e combate à prisão de ventre: conheça todos os benefícios da cebola e como usar!

Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é fonte de fibras. Uma porção de uma xícara do alimento fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e do mineral manganês. Seu bulbo fornece uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos.

Pode ser vantajoso dar uma variada e usar a cebola roxa nas preparações: embora tanto a variedade branca quanto a roxa sejam altamente nutritivas, a cebola roxa contém antocianina (responsável por sua  coloração) e mais quercetina, um tipo de antioxidante que atua no combate aos radicais livres.

Para que serve a cebola?

Estudos e análises a respeito da composição do alimento têm apontado quais são os benefícios da cebola. Descubra para que serve o vegetal:

  • Auxílio ao emagrecimento – saiba como a cebola emagrece;
  • Auxílio ao aumento dos níveis de testosterona;
  • Auxílio à circulação, impedindo obstruções nas artérias.
  • Combate à prisão de ventre por conter muitas fibras;
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e estimula a síntese de colágeno;
  • Auxílio ao controle da glicemia;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Ação anti-inflamatória, antibiótica e antibacteriana;
  • Fortalece os cabelos;
  • Efeito diurético, estimulando as funções renais.

Benefícios da cebola: saiba como usar!

  • Cozida ou crua? Embora a cebola cozida também seja benéfica, a cebola crua apresenta níveis maiores de compostos orgânicos sulfurados. Se você não gosta do sabor da cebola crua, experimente deixar a cebola já descascada de molho por uma hora antes de utilizá-la;
  • Dica para quem busca emagrecer: Uma opção de lanche para aumentar a saciedade com poucas calorias é grelhar uma cebola fatiada com um fio de azeite e ervas a gosto. O sabor adocicado da cebola reduz a necessidade de temperos menos saudáveis (como o sal e a gordura) e ajuda a controlar o apetite;
  • Outras receitas: Não se limite à cebola grelhada: prepare sopas de cebola, cremes de cebola, tortas, saladas de cebola, recheios e outras receitas light com cebola.

Receitas com cebola: como fazer!

– Suco de cebola

suco de cebola
  • Descasque a cebola (retirando o mínimo possível da casca, já que é nela que se encontra a maior concentração de quercetina) e fatie uma cebola de tamanho médio. Se preferir ainda mais antioxidantes, opte pela cebola roxa.
  • Leve a cebola fatiada ao fogo baixo com 3 copos de água e deixe cozinhar por 10 minutos (ou até que as fatias estejam transparentes).
  • Retire a panela do fogo e deixe esfriar.
  • Bata tudo no liquidificador e tome sem coar e sem adoçar.

– Chá de cebola

Chá de cebola

Você pode fazer o chá com as cascas ou pedaços de cebola. Basta ferver as cascas ou fatias por dez minutos e coar antes de tomar. Se preferir, acrescente raspas de limão ou gengibre para amenizar o sabor acentuado da cebola.

Dicas para descascar a cebola sem chorar!

  • Lave a cebola em água fria antes de descascá-la;
  • Descasque a cebola em água corrente;
  • Leve a cebola antes de descascar ao micro-ondas por 1 minuto em baixa potência;
  • Utilize uma faca bem afiada para minimizar a liberação das enzimas que causam irritação nos olhos;
  • Deixe a cebola no freezer por 10-15 minutos antes de descascá-la;
  • Se nada disso der certo, resta utilizar um óculos de natação para facilitar a tarefa.

Quer saber mais sobre os benefícios da cebola? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o vegetal pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:
  1. Stewart, Laura K., et al. “Quercetin transiently increases energy expenditure but persistently decreases circulating markers of inflammation in C57BL/6J mice fed a high-fat diet.” Metabolism 57 (2008): S39-S46.
  2. Khaki, Arash, et al. “Evaluation of androgenic activity of allium cepa on spermatogenesis in the rat.” Folia Morphologica 68.1 (2009): 45-51.
  3. Prakash, Dhan, Brahma N. Singh, and Garima Upadhyay. “Antioxidant and free radical scavenging activities of phenols from onion (Allium cepa).” Food chemistry 102.4 (2007): 1389-1393.
  4. Benkeblia, N. “Antimicrobial activity of essential oil extracts of various onions (Allium cepa) and garlic (Allium sativum).” LWT-Food Science and Technology 37.2 (2004): 263-268.
  5. Galeone, Carlotta, et al. “Onion and garlic use and human cancer.” The American journal of clinical nutrition 84.5 (2006): 1027-1032.
  6. Ostrowska, Ewa, et al. “Consumption of brown onions (Allium cepa var. cavalier and var. destiny) moderately modulates blood lipids, haematological and haemostatic variables in healthy pigs.” British journal of nutrition 91.02 (2004): 211-218.
  7. Kumari, Kumud, and K. T. Augusti. “Lipid lowering effect of S-methyl cysteine sulfoxide from Allium cepa Linn in high cholesterol diet fed rats.” Journal of ethnopharmacology 109.3 (2007): 367-371.
  8. Azuma K, Minami Y, Ippoushi K et al. Lowering effects of onion intake on oxidative stress biomarkers in streptozotocin-induced diabetic rats. J Clin Biochem Nutr. 2007 Mar;40(2):131-40. 2007.
  9. Fukushima S, Takada N, Hori T, Wanibuchi H. Cancer prevention by organosulfur compounds from garlic and onion. J Cell Biochem Suppl 1997;27:100-5. 1997. PMID:13650.

Você sabia de todos esses benefícios da cebola para a saúde de boa forma? É um consumidor regular deste legume? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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22 comentários em “Benefícios da Cebola – Para Que Serve, Dicas e Como Usar!”

  1. Olá boa tarde, desconhecia os benefícios da cebola, consumo pouco,mas a combinação com alho é perfeita para temperar os alimentos, também não sabia que bom para quem sofre de tosse e problemas respiratórios.

  2. Nós somos o que comemos, é incrivel o poder da cebola, além de ser saborosa o consumo combate a inflamação do organismo. O corpo inflama e desinflama. Sabe que nem resfriado eu fico. Tomar antinflanatorio para acabar com os rins. Cebola! Bom com atum.

  3. A cebola atrai elimina bactérias quando colocada no cômodo da casa, atraindo-as para si ?

  4. consegui baixar o colesterol e tigliceres tomando cha da casca da cebola, durante 10 anos tomei sinvastatina para diminuir o colesterol mas nunca consegui baixar pra menos de 220 tomando o cha da cebola em 45 dias meu colesterol de 240 caiu para 118, tigliceres de 228 caiu para 112 e glicemia de 128 caiu para 70 ,ah e consegui emagrecer 20 quilos, mas tomei o cha da cebola com gengibre. realmente esse cha é otimo.

  5. Fiquei feliz por saber dos benefícios da cebola. Vou fazer dela minha aliada, para perder alguns quilinhos!

    • Amei saber dos benefícios da cebola, tenho consumido a roxa sempre..tomo o chá também das cascas..valeu a dica👍😀 feliz ano novo a todos 🙌🏻🙏2020 ..paz, saúde.

  6. Boa tarde eu sabia dos benefícios da cebola, eu a como uma por dia, pois que adoro ela crua e nas saladas, bem como bifes de cebolada coloco muita. Obrigado pelas dicas em seus benefícios de parabéns

  7. olá gostei das dicas da cebola ,,,agora me fala a cebola aliada ao vinagre de maçã;aumenta seu poder de atuação no organismo???

  8. Adoro cebola seja frita assada na churrasqueira, cozida ou até crua (é só por sal e limão), eu tenho artrite e gôta, quando como cebola que é rica em ibuprofeno, ela logo desfaz a inflamação, no caso da gôta ela disolve os cristrais que formam na junta, pois esses cristrais começam a perfurar a cartilagem então dá -se o inchaço e vermelhidão. Tem algo, evitar carne vermelha ajuda muito.

  9. Amo cebola roxa.
    Utilizo uma media por dia.
    Só não sabia que era tão extraordinária em propriedades!
    Top demais???

  10. Muito obrigado pela dica, vou fazer agora mesmo, adoro cebola, pode ser da roxa ou branca,.
    Obrigado
    Forte abraço.

  11. Show, gostei de mais das dicas principalmente do suco cara e show,antes do suco na academia só pegava 120 de supno reto agora com o suco levanto 170 de boa.

  12. Eu amo cebola literalmente, consumo de todas as formas crua, grelhada, assada…só ainda não havia visto falar do suco…mas agora que vi a receita vou fazer hoje mesmo…obrigada amei a matéria e principalmente as dicas… Bjoss.. Até ?.

  13. Sim gostei do site e gosto de saber os benefícios da cebola não só como alimento mas também como remédio caseiro.

  14. Eu poso tumar sucode cebola porque eu presiso em magrecer meu peso e 85 quilo eu preso em magrese uns 8 quiloseu fis uma anjoplastia tenho quatro estencio nas veias nao tenploblemas.

  15. Eu tambem uso suco de cebola todos os dias de manhã. É Ótimo para combater azia e gastrite.

  16. Cara, eu coloquei na centrifuga uma cebola pequena + uma maça+uma cenoura+uma Beterraba+uma Laranja. Incrivel, tomei o suco,a principio ,já no estomago senti uma certa repulsa,quase uma ancia de vomito que logo passou,agora 1 Hora depois estou arrotando aquele inconfundivel gaz de cebola.Acho que exagerei na Proxima vou por apenas 1/3 da cebola. Do mais estou me sentindo otimo respirando Bem e aquela sensação agradavél de energia. Considerei uma otima experiencia.

    • Meu amigo, cebola é muito bom, mas a cebolinha senti dez vez melhor, consumir todos os dias, no almoço e na ceia. Mistura os dois com beterraba e cenoura( uso o triturador ) azeite e vinagre. Poxa é muita energia pra esbanjar . Muita saude cumpanheiro.!!!

    • Realmente a cebola é muito rica, com todas as propriedades. Ainda bem que gosto e como bastante nas refeições. Mas nem sempre. Vou passar a comer todos os dias e 3 vezes mais, depois dessa matéria. Só vim pesquisar pq estou com Hiperplasia Prostática Benigna e,, numa manhã, ao levantar para urinar, senti uma melhora com relação aos dias anteriores. Saiu mas rápido e esvaziou mais a bexiga. Então parei pra pensar e a única coisa diferente que comi nos últimos 3 dias foi quase uma cebola inteira na janta. Como anti-inflamatória, sem dúvida serve para a próstata. Me aguarde cebolas.