Benefícios da Cebola – Receitas, tipos e como usar

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

A cebola costuma ser um alimento bastante presente nas nossas refeições. Além dos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças e o combate à prisão de ventre, ela também pode ser uma grande aliada de quem está tentando emagrecer ou manter o peso.

Separamos algumas informações e dicas para que você possa aproveitar a cebola ao máximo. Confira abaixo:

  Continua Depois da Publicidade  

A cebola é rica em fibras (são 2 gramas por 100 gramas, ou 2%), pouco calórica (sáo apenas 40 calorias por 100 g), e possui quase nada de gordura e zero de colesterol. Ela é uma ótima opção para prolongar a sensação de saciedade e ajudar no funcionamento regular do intestino.

O bulbo também fornece uma boa concentração das vitaminas A, C, B6 e E, além de ácido fólico, manganês, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos.

Tipos de cebolas mais comuns

Embora as cebolas amarelas e brancas sejam altamente nutritivas, a cebola roxa contém antocianina (responsável pela coloração) e mais quercetina, um tipo de antioxidante que atua no combate aos radicais livres, além de acelerar o metabolismo, estimulando a queima de gordura.

Enquanto a cebola roxa costuma ser mais consumida crua em saladas, por seu sabor ser mais adocicado, a cebola branca (sabor forte) e amarela (sabor acentuado) são consumidas refogadas.

Cebolas amarelas e roxas
Cebolas amarelas e roxas

Veja abaixo alguns dos benefícios da cebola:

1- Favorece a perda de peso

A cebola contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural. Além disso como foi dito anteriormente, ela é rica em fibras e pobre em calorias.

Dica: a casca da cebola (sobretudo a roxa) contém cerca de 20 vezes mais quercetina do que obtemos regularmente através da dieta. Portanto a utilize no preparo de sucos, sopas ou outras receitas de sua preferência.

2- Eleva os níveis de testosterona

Se você está em busca de elevar a testosterona naturalmente, acaba de encontrar uma aliada. Estudos sugerem que o consumo diário de cebola pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio masculino.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque, como você provavelmente já sabe, a testosterona é fundamental para o processo de formação de massa magra, uma vez que o hormônio estimula a síntese proteica.

3- Melhora a Circulação

Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias.

Essa é mais uma das propriedades da cebola relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).

4- Combate a prisão de ventre

Ao consumir pelo menos uma cebola de tamanho médio ao longo do dia, você estará garantindo na sua dieta 10% da ingestão recomendada de fibras (25-30 gramas diárias). Essa quantidade já é suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e prevenir a prisão de ventre.

5- Previne o Envelhecimento da Pele

As vitaminas A, C e E têm grande potencial antioxidante e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.

A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, a proteína indispensável para a firmeza da pele e a prevenção de rugas. A quercetina e os compostos sulfuro-orgânicos também contribuem para uma pele macia e com menos marcas de expressão.

6- Controla a glicemia

Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.

Essas propriedades da cebola têm duas aplicações práticas: ajudam a controlar a vontade de comer doces, regulam o apetite e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

  Continua Depois da Publicidade  

7- Pode ajudar na prevenção do câncer e tem ação anti-inflamatória

Uma série de estudos têm comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem ajudar a prevenir determinados tipos de câncer como de próstata, pulmão e estômago. Estudos recentes também comprovaram a ação preventiva contra câncer de mama.

Além disso a quercetina ajuda a diminuir a resposta inflamatória do sistema imunológico por conta do seu poder antioxidante.

8- Fortalece os cabelos

O suco de cebola pode ser um aliado de quem está com queda de cabelo acentuada ou com fios muito finos. Bata no liquidificador uma cebola com ½ colher de mel e um pouco de óleo essencial de sua preferência para esconder o cheiro forte da cebola.

Aplique sobre o couro cabeludo e espalhe bem por todos os fios. Deixe durante a noite e enxague na manhã seguinte. Para melhores resultados, repita de duas a três vezes por semana.

9- É diurética

Além de facilitar o funcionamento do intestino, a cebola ainda estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonóides causam um efeito diurético.

Tomar dois copos de suco de cebola preparado com água todos os dias pode não apenas ajudar a emagrecer como também a eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos renais.

Dicas de como descascar

Quando cortamos uma cebola, as células são rompidas e liberam algumas enzimas que deixam os olhos lacrimejantes.

Para evitar as lágrimas, recomendamos as seguintes técnicas:

  • Lavar a cebola em água fria antes de descascá-la;
  • Descascar em água corrente;
  • Levá-la ao micro-ondas por 1 minuto em baixa potência antes de descascar;
  • Utilizar uma faca bem afiada para minimizar a liberação das enzimas que causam irritação nos olhos ou
  • Deixar a cebola no freezer por 10-15 minutos antes de descascá-la.

Saiba como usar a cebola

  • Cozida ou crua? Embora a cebola cozida também seja benéfica, a cebola crua apresenta níveis maiores de compostos orgânicos sulfurados. Se você não gosta do sabor da cebola crua, experimente deixar a cebola já descascada de molho por uma hora antes de utilizá-la;
  • Dica para quem busca emagrecer: Uma opção de lanche para aumentar a saciedade com poucas calorias é grelhar uma cebola fatiada com um fio de azeite e ervas a gosto. O sabor adocicado da cebola reduz a necessidade de temperos menos saudáveis (como o sal e a gordura) e ajuda a controlar o apetite;
  • Outras receitas: Não se limite à cebola grelhada: prepare sopas de cebola, cremes de cebola, tortas, saladas de cebola, recheios e outras receitas light com cebola.

Receita de suco de cebola

  • Descasque (retirando o mínimo possível da casca, já que é nela que se encontra a maior concentração de quercetina) e fatie uma cebola de tamanho médio. Se preferir ainda mais antioxidantes, opte pela cebola roxa.
  • Leve a cebola fatiada ao fogo baixo com 3 copos de água e deixe cozinhar por 10 minutos (ou até que as fatias estejam transparentes).
  • Retire a panela do fogo e deixe esfriar.
  • Bata tudo no liquidificador e tome sem coar e sem adoçar.
suco de cebola
Suco de cebola

Receita de chá de cebola

Assim como o suco, o chá de cebola tem propriedades medicinais e pode ajudar a tratar doenças das vias respiratórias, como tosse e dor de garganta.

Você pode fazer o chá com as cascas ou pedaços de cebola. Basta ferver as cascas ou fatias por dez minutos e coar antes de tomar. Se preferir, acrescente raspas de limão ou gengibre para amenizar o sabor acentuado da cebola.

Chá de cebola
Chá de cebola

Informações nutricionais da cebola

Segue abaixo as informações nutricionais por 100 g de cebola crua.

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias40 kcal
Umidade88,4 g
Carboidrato total9,21 g
Carboidrato disponível7,16 g
Proteína1,76 g
Gorduras0,13 g
Gorduras saturadas0,0 5 g
Gorduras monoinsaturadas0,02 g
Gorduras poliinsaturadas0,02 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar2,04 g
Álcool0 g
Cinzas0,54 g
Colesterol0 g
Cálcio14,1 mg
Ferro0,21 mg
Sódio0,62 mg
Magnésio11,9 mg
Fósforo39,6 mg
Potássio184 mg
Zinco0,17 mg
Cobre0,05 mg
Selênio0,05 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,03 mg
Tiamina0,05 mg
Riboflavinatr
Niacinatr
Vitamina B60,15 mg
Vitamina B120 mcg
Vitamina C4,87 mg
Equivalente de folato20,2 mcg
Fonte: TBCA – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / tr = traços

Quer saber mais sobre os benefícios da cebola? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o vegetal pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você sabia de todos esses benefícios da cebola para a saúde de boa forma? É um consumidor regular deste legume? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 4,31 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

22 comentários em “Benefícios da Cebola – Receitas, tipos e como usar”

  1. Olá boa tarde, desconhecia os benefícios da cebola, consumo pouco,mas a combinação com alho é perfeita para temperar os alimentos, também não sabia que bom para quem sofre de tosse e problemas respiratórios.

  2. Nós somos o que comemos, é incrivel o poder da cebola, além de ser saborosa o consumo combate a inflamação do organismo. O corpo inflama e desinflama. Sabe que nem resfriado eu fico. Tomar antinflanatorio para acabar com os rins. Cebola! Bom com atum.

  3. A cebola atrai elimina bactérias quando colocada no cômodo da casa, atraindo-as para si ?

  4. consegui baixar o colesterol e tigliceres tomando cha da casca da cebola, durante 10 anos tomei sinvastatina para diminuir o colesterol mas nunca consegui baixar pra menos de 220 tomando o cha da cebola em 45 dias meu colesterol de 240 caiu para 118, tigliceres de 228 caiu para 112 e glicemia de 128 caiu para 70 ,ah e consegui emagrecer 20 quilos, mas tomei o cha da cebola com gengibre. realmente esse cha é otimo.

  5. Fiquei feliz por saber dos benefícios da cebola. Vou fazer dela minha aliada, para perder alguns quilinhos!

    • Amei saber dos benefícios da cebola, tenho consumido a roxa sempre..tomo o chá também das cascas..valeu a dica👍😀 feliz ano novo a todos 🙌🏻🙏2020 ..paz, saúde.

  6. Boa tarde eu sabia dos benefícios da cebola, eu a como uma por dia, pois que adoro ela crua e nas saladas, bem como bifes de cebolada coloco muita. Obrigado pelas dicas em seus benefícios de parabéns

  7. olá gostei das dicas da cebola ,,,agora me fala a cebola aliada ao vinagre de maçã;aumenta seu poder de atuação no organismo???

  8. Adoro cebola seja frita assada na churrasqueira, cozida ou até crua (é só por sal e limão), eu tenho artrite e gôta, quando como cebola que é rica em ibuprofeno, ela logo desfaz a inflamação, no caso da gôta ela disolve os cristrais que formam na junta, pois esses cristrais começam a perfurar a cartilagem então dá -se o inchaço e vermelhidão. Tem algo, evitar carne vermelha ajuda muito.

  9. Amo cebola roxa.
    Utilizo uma media por dia.
    Só não sabia que era tão extraordinária em propriedades!
    Top demais???

  10. Muito obrigado pela dica, vou fazer agora mesmo, adoro cebola, pode ser da roxa ou branca,.
    Obrigado
    Forte abraço.

  11. Show, gostei de mais das dicas principalmente do suco cara e show,antes do suco na academia só pegava 120 de supno reto agora com o suco levanto 170 de boa.

  12. Eu amo cebola literalmente, consumo de todas as formas crua, grelhada, assada…só ainda não havia visto falar do suco…mas agora que vi a receita vou fazer hoje mesmo…obrigada amei a matéria e principalmente as dicas… Bjoss.. Até ?.

  13. Sim gostei do site e gosto de saber os benefícios da cebola não só como alimento mas também como remédio caseiro.

  14. Eu poso tumar sucode cebola porque eu presiso em magrecer meu peso e 85 quilo eu preso em magrese uns 8 quiloseu fis uma anjoplastia tenho quatro estencio nas veias nao tenploblemas.

  15. Eu tambem uso suco de cebola todos os dias de manhã. É Ótimo para combater azia e gastrite.

  16. Cara, eu coloquei na centrifuga uma cebola pequena + uma maça+uma cenoura+uma Beterraba+uma Laranja. Incrivel, tomei o suco,a principio ,já no estomago senti uma certa repulsa,quase uma ancia de vomito que logo passou,agora 1 Hora depois estou arrotando aquele inconfundivel gaz de cebola.Acho que exagerei na Proxima vou por apenas 1/3 da cebola. Do mais estou me sentindo otimo respirando Bem e aquela sensação agradavél de energia. Considerei uma otima experiencia.

    • Meu amigo, cebola é muito bom, mas a cebolinha senti dez vez melhor, consumir todos os dias, no almoço e na ceia. Mistura os dois com beterraba e cenoura( uso o triturador ) azeite e vinagre. Poxa é muita energia pra esbanjar . Muita saude cumpanheiro.!!!

    • Realmente a cebola é muito rica, com todas as propriedades. Ainda bem que gosto e como bastante nas refeições. Mas nem sempre. Vou passar a comer todos os dias e 3 vezes mais, depois dessa matéria. Só vim pesquisar pq estou com Hiperplasia Prostática Benigna e,, numa manhã, ao levantar para urinar, senti uma melhora com relação aos dias anteriores. Saiu mas rápido e esvaziou mais a bexiga. Então parei pra pensar e a única coisa diferente que comi nos últimos 3 dias foi quase uma cebola inteira na janta. Como anti-inflamatória, sem dúvida serve para a próstata. Me aguarde cebolas.