Medicamentos

Remédio para colesterol emagrece?

Publicado por
Marcela Gottschald

O colesterol é uma combinação de esteroides e lipídios, ou seja, uma gordura produzida no fígado, que faz parte das estruturas celulares cerebrais, nervosas, musculares, hepáticas, intestinais, cardiovasculares e até da derme.

Assim como tudo o que o organismo produz, ele é uma substância necessária a algumas funções, e portanto, não é nocivo. O problema surge quando essa produção ocorre em níveis elevados.

O colesterol circula no sangue ligado a lipoproteínas chamadas de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). O excesso de LDL está associado às doenças cardiovasculares. O excesso de colesterol bom (HDL), por outro lado, até protege das doenças cardíacas. Por isso, apenas o colesterol ruim precisa ser tratado.

Quando o colesterol ruim (LDL) está elevado existem duas recomendações possíveis, dieta e/ou medicamento. Isso vai depender de cada caso. As medicações servem para diminuir a produção de gordura no fígado. Mas será que ao reduzir a produção de gordura esses remédios podem promover o emagrecimento?

Abaixo, você entenderá a importância do colesterol no seu organismo, como os remédios de combate ao colesterol ruim funcionam e, principalmente, se os remédios indicados para controlar colesterol emagrecem.

Aproveite para conhecer no vídeo a seguir os 10 melhores alimentos para baixar colesterol rápido e dicas, segundo nossa nutricionista:

Como funcionam os remédios para colesterol?

Atualmente os medicamentos para o colesterol são bastante eficazes e quando associados a uma dieta com pouca ingestão de gordura animal (principal fonte de colesterol), seus índices costumam baixar significativamente.

Cerca de 70% do colesterol no sangue vem do fígado e apenas 30% vêm da alimentação. Os níveis de colesterol no sangue dependem, principalmente, da capacidade do fígado em removê-lo, isso, no entanto, varia de pessoa para pessoa.

Sendo o fígado a principal fonte produtora de colesterol, os medicamentos agem diminuindo a produção de gordura, e também removendo seu excesso na corrente sanguínea.

O excesso de LDL em nossa corrente sanguínea favorece o surgimento de doenças cardiovasculares porque ele se deposita na parede interna das artérias e gradualmente vai formando uma placa chamada ateroma. Estes ateromas vão aos poucos obstruindo as artérias e podem acabar causando infarto agudo do miocárdio e AVC.

Remédio para colesterol emagrece?

Se partirmos do pressuposto que os medicamentos desenvolvidos para baixar o colesterol agem diretamente na diminuição da produção de gordura em nosso organismo, conclui-se que pode existir uma possibilidade de perda de peso.

No entanto, isso é apenas um efeito colateral do medicamento, e não uma propriedade, nem uma característica que indique o uso desses remédios numa dieta alimentar com essa finalidade.

O que geralmente ocorre quando uma pessoa é diagnosticada com colesterol alto e o médico opta pela indicação de alguma medicação, é que ele concomitantemente sugere uma dieta, e esta sim, pode ser um fator determinante para a perda de peso. A medicação atuará como mera coadjuvante.

Os inibidores do colesterol podem causar a perda de apetite como efeito secundário, porém, pouco frequente. Em um estudo realizado para tal fim, restou demonstrado que apenas 1 a cada 100 pessoas relatou perda de apetite em decorrência do uso de medicação para reduzir o colesterol.

Considerações finais

  1. Os fatos comprovados através de estudos laboratoriais durante o desenvolvimento dos medicamentos anti-colesterólicos determinam que os remédios conseguem controlar a produção de gordura, mas isso não é o suficiente para uma perda de peso significativa que justifique a ingestão desses medicamentos com a finalidade de emagrecimento.
  2. Afirmação taxativa: nenhum estudo comprova, afirma ou confirma que remédio para colesterol emagrece.
  3. O estilo de vida é muito importante para reduzir do risco de infarto e AVC. Evitar o sedentarismo, reduzir o consumo de gordura saturada e parar de fumar são medidas importantes a serem seguidas.
  4. Demora muitos anos para uma placa de ateroma se desenvolver e, com isso, provocar infarto ou AVC, portanto, quanto mais avançada a idade, maior é o risco. Além dos níveis de LDL, é muito importante controlar a glicose, a pressão arterial e reduzir o peso, quando excessivo.
  5. O tratamento do colesterol deve ser preventivo e para a vida toda. O objetivo é reduzir o risco cardiovascular. Não adianta tratar por um período e depois abandonar o tratamento.
  6. O tratamento adequado para controlar os níveis do colesterol reduz consideravelmente a mortalidade. A cada 40mg/dL de colesterol LDL reduzido, a mortalidade por infarto se reduz em 20%. Portanto, quanto mais alto o colesterol, mais importante é o tratamento.

Dicas e efeitos colaterais

  • Não compre esses medicamentos e tome indiscriminadamente porque ouviu alguém dizer que tomar remédio para colesterol emagrece. Converse com seu médico. Ele vai lhe indicar um medicamento específico para o seu propósito.
  • O uso indevido desses medicamentos pode provocar tonturas, cãibras, náuseas e vômitos, diarreia, erupções cutâneas, pruridos, pancreatites e reações alérgicas.
  • Mulheres grávidas, que estejam amamentando ou que desejam engravidar não devem fazer uso desses medicamentos, assim como, as pessoas com histórico de doenças no fígado
  • Além de evitar alimentos gordurosos, de origem animal, também é importante reduzir o consumo de açúcares, que serão transformados em gordura após serem processados pelo organismo.
  • Outros alimentos ruins são os industrializados (processados), que costumam conter muito sódio, outro vilão para o organismo.
  • Receitas de sucos naturais são ótimos aliados para baixar o colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, e melhorar a qualidade de vida.

Vídeo

Você já ouviu falar que tomar remédio para colesterol emagrece? Já tentou tomar esse tipo de remédio para emagrecer? Comente abaixo!

3.9 de 5
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Em apenas 1 mês tomando o remêdio para diminuir o colesterol perdi 5 kilos .....será que devo continuar o tratamento estou emagrecendo muito

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Adorei as dicas, deu para entender bem sobre as fraçoes de colesterol, eu tomo medicação, não gostaria de tomar, pois tem efeitos colaterais, a minha maior dificuldade é largar a minha boa taça de vinho e uma cervejinha no verão, eu considero um dos meus prazeres.E agora,sai desta,kkkk.Obrigada pelas dicas foram de grande valía.Abraço!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Minha médica me receitou rosuvastaina por que meu colesterol não estava baixando com dieta e exercícios.
    Estou tomando há três meses e percebi q diminuiu gordura na barriga e quadril.
    Dois kg a menos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Marcela Gottschald