Remédio Para Colesterol Emagrece?

Especialista:
atualizado em 29/12/2019

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte das estruturas celulares cerebrais, nervosas, musculares, hepáticas, intestinais, cardiovasculares e até da derme. Abaixo, você entenderá a importância do colesterol no seu organismo, como os remédios de combate ao colesterol ruim funcionam e, principalmente, se remédio para colesterol emagrece.

Para entrarmos no mérito da questão, se remédio para colesterol emagrece, primeiramente, precisamos entender um pouquinho o que é colesterol, para em seguida procurarmos se há conexão entre os medicamentos prescritos e seus efeitos possíveis.

Os remédios para colesterol podem ser baseados na inibição da enzima HGM-CoA reductase, sequestradores de ácidos biliares, inibidores de pcsk9 e muitos outros. Você vai gostar de conhecer os 8 remédios para colesterol mais usados.

12,5% dos adultos brasileiros tem colesterol alto e todas essas pessoas precisam tomar muito cuidado com a alimentação, além de fazer exercícios físicos e controlar sua saúde com medicamentos. Se você é um desses brasileiros ou tem algum familiar com esse tipo de problema, conheça algumas opções naturais e medicamentos para cuidar do colesterol.

Quando se tem restrições alimentares é muito difícil manter a dieta entre as refeições. A oferta de alimentos com gorduras saturadas como biscoitos e snacks é abundante e desviar das tentações é necessário. Para driblar esses venenos, o conselho é sempre ter acesso há frutas. Conheça as melhores frutas para quem tem colesterol alto.

O que é Colesterol?

O colesterol, assim como tudo o que o organismo produz, é uma substância necessária a algumas funções, e portanto, não é nocivo. O problema surge quando essa produção ocorre em níveis elevados.

O colesterol é uma combinação de esteróides e lipídios, ou seja, uma gordura produzida no fígado, em média, 70 a 80%. O restante é proveniente da alimentação. Você sabe que existe o bom e o mal colesterol, mas não vamos nos prolongar em detalhes aqui.

Está presente na estrutura das células, na produção dos hormônios sexuais, cortisona, na síntese de vitamina D, produção de ácidos biliares e de energia.

Quando os níveis do colesterol ultrapassam os índices considerados saudáveis, surge a aterosclerose, que é o acúmulo dessa gordura nas artérias, provocando seu entupimento gradual, podendo chegar à obstrução total.

Há duas recomendações possíveis: dieta e/ou medicamento. Isso vai depender do caso. Evidentemente, o uso de qualquer medicamento só deverá ser feito a partir de orientação médica, jamais por conta própria.

Como Funcionam os Remédios Para Colesterol?

Hoje em dia, os medicamentos para o colesterol são bastante eficazes. Quando associados a uma dieta com pouca ingestão de gordura animal (principal fonte de colesterol), seus índices costumam baixar significativamente.

Sendo o fígado a principal fonte produtora de colesterol, os medicamentos agem diminuindo essa produção de gordura, e também removendo seu excesso na corrente sanguínea.

Demos aqui uma explicação extremamente simples em relação a colesterol. A partir dela, poderemos passar, a seguir, para a questão se remédio para colesterol emagrece ou não.

Remédio Para Colesterol Emagrece?

Partindo do pressuposto que os medicamentos desenvolvidos para baixar o colesterol agem diretamente na diminuição da produção de gordura em nosso organismo, conclui-se que exista uma possibilidade de perda de peso. Este seria um efeito colateral do medicamento, e não uma propriedade, nem uma característica que indique o uso desses remédios numa dieta alimentar com essa finalidade.

O que pode ser um fator determinante à perda de peso é que, juntamente com a ingestão dos remédios, estará associada uma dieta, que atuará como coadjuvante.

Quando as duas coisas estiverem incluídas no tratamento, a perda de peso será mais acentuada e evidente, podendo dar margem à ideia de que o remédio para colesterol emagrece – mas não necessariamente.

Os inibidores do colesterol podem causar a perda de apetite como efeito secundário pouco frequente, o que consequentemente também poderia provocar perda de peso. No entanto, são casos relatados por amostragens de voluntários durante estudos (foi apresentado para 1 em cada 100 pessoas), e não fazem parte dos efeitos desejados pelos consumidores do medicamento.

Fatos e Boatos

  1. Os fatos comprovados através de estudos laboratoriais durante o desenvolvimento dos medicamentos anti-colesterólicos determinam que os remédios conseguem controlar a produção de gordura, mas isso não é o suficiente para uma perda de peso significativa que justifique a ingestão desses medicamentos com a finalidade de emagrecimento.
  2. Afirmação taxativa: nenhum estudo comprova, afirma ou confirma que remédio para colesterol emagrece.
  3. Na bula desses medicamentos, há indicações claras para que os pacientes associem uma dieta com redução de gorduras de origem animal ao tratamento medicamentoso.

Conclusão

Uma vez que as drogas anti-colesterólicas são sempre indicadas em conjunto com uma dieta, acabam provocando um emagrecimento, mais por conta da redução das gorduras ingeridas do que por causa do medicamento.

Também por recomendação médica, esses pacientes são orientados a desenvolver alguma atividade física, e isso justifica também a perda de peso.

Portanto, o remédio para colesterol emagrece quando acompanhado de uma dieta saudável, reeducação alimentar e prática constante de atividades físicas.

Dicas

  • Não compre esses medicamentos e tome indiscriminadamente porque ouviu alguém dizer que tomar remédio para colesterol emagrec. Converse com seu médico. Ele vai lhe indicar um medicamento específico para o seu propósito.
  • O uso indevido desses medicamentos pode provocar tonturas, câimbras, náuseas e vômitos, diarreia, erupções cutâneas, pruridos, pancreatites e reações alérgicas.
  • Mulheres grávidas, mulheres amamentando, mulheres que desejam engravidar e pessoas com histórico de doenças no fígado não devem fazer uso desses medicamentos.
  • Além de evitar alimentos gordurosos, de origem animal, também é importante reduzir o consumo de açúcares, que serão transformados em gordura após serem processados pelo organismo.
  • Outros alimentos “do mal” são os industrializados, que costumam conter tudo o que já foi mencionado acima e também muito sódio, outro vilão para o organismo.

Considerações Finais

Todos que querem perder peso procuram por fórmulas mágicas, alguma coisa que permita que o prazer da comida não seja deixado de lado, mas que também promova a redução dos indesejáveis quilinhos a mais. Nessa busca, vão recebendo informações de várias fontes, algumas confiáveis, outras nem tanto.

No caso do colesterol, muitas vezes conseguem-se resultados somente com dieta e exercícios, e isso também se aplica ao emagrecimento. O remédio, em ambos os casos, só deve entrar em cena quando os recursos naturais não surtiram o efeito desejado.

Não há fármacos milagrosos, pelo menos até o momento, que nos façam emagrecer sem abrir mão das delícias da boa mesa, e isso inclui todo os anti-colesterólicos. Portanto, se ouviu dizer que remédio para colesterol emagrece, saiba que é mentira. Boca fechada e fazer atividades físicas ainda é a única forma de fazer isso funcionar.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Alguém já afirmou para você que tomar remédio para colesterol emagrece? Você caiu nessa história? Já tentou tomar esse tipo de remédio para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (117 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário