O sal está na base diária da nossa alimentação e, exceto para pessoas com condições específicas de saúde, é indispensável para dar sabor aos alimentos, e o sal rosa do Himalaia é um tipo de sal especial, que promete trazer diversos benefícios para a saúde.
Vamos então conhecer um pouco mais deste tipo de sal, sua composição e descobrir se ele realmente faz bem.
O sal rosa do Himalaia tem uma composição parecida com a do sal marinho, com 98% de cloreto de sódio. Porém, ele contém traços de potássio, magnésio, cálcio e dezenas de outros minerais.
E é a presença desses outros minerais que confere tanto o sabor quanto a cor característicos do sal rosa do Himalaia. Ele é extraído de rochas próximas a cordilheira do Himalaia, e por isso leva este nome.
A cordilheira do Himalaia se estende por toda a Ásia, passando pela China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia.
Há centenas de milhões de anos atrás, esta era uma área coberta pela água do mar, mas ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra se moveram e assim surgiram as montanhas.
Com isso a água do mar evaporou-se, mas todos os seus minerais foram cristalizados sob o calor do sol e formaram o que hoje conhecemos como o sal rosa do Himalaia.
Além estar em um ambiente limpo e cercada por neve durante todo o ano, as lavas de vulcões também cobriram a camada de sal, o que a protegeu da poluição moderna.
Assim, isto leva a crer que o sal rosa do Himalaia é o sal mais puro encontrado no nosso planeta e consiste em uma das melhores fontes de minerais naturais existentes, sendo muito mais saudável do que o sal de mesa processado, que a maioria das pessoas consome diariamente.
O consumo do sal rosa do Himalaia deve ser feito de forma similar à do sal comum
A Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) recomenda que o consumo de sal, para adultos, seja de no máximo 5g por dia, o que equivale a 2g de sódio, porque acima disso, o risco de desenvolvimento de hipertensão e outros problemas cardiovasculares aumenta.
Muito se fala sobre as propriedades do sal do rosa do Himalaia, que ocorreriam em virtude de sua composição rica em mais de 80 minerais.
Entre os benefícios atribuídos ao sal rosa do Himalaia, temos:
Entretanto, esse sal contém apenas traços desses minerais, em quantidades insuficientes para exercer qualquer efeito biológico. Além disso, esses efeitos, até o momento, não foram comprovados por pesquisas científicas.
Mas o que se pode afirmar é que o sal do Himalaia é mais natural que o sal de mesa tradicional, que é muito refinado e normalmente contém aditivos para preservar as suas propriedades. O sal do Himalaia é menos artificial e geralmente não contém aditivos.
O sal do Himalaia ajuda a desintoxicar o corpo através de osmose no banho. À medida que a pele absorve os minerais saudáveis e o sódio migra da água para a camada exterior da pele, preserva-se a umidade das células e libera-se as toxinas do corpo.
Recomenda-se que o banho seja morno, próximo da temperatura corporal normal, e que se use cerca de 1 quilo de sal para 30 litros de água.
O sal comum de mesa é enriquecido com iodo, uma vez que nosso corpo precisa dele para manter as funções da tireoide. Assim, quem substitui o sal iodado pelo sal rosa do Himalaia deve procurar outras fontes alimentares de iodo, como peixes, leite e ovos.
Outro potencial risco está relacionado a crença de que o sal rosa do Himalaia contém menos cloreto de sódio que o sal comum. Isso faz com que algumas pessoas o consumam em excesso, aumentando os riscos para a saúde.
Por fim, veja um vídeo da nossa nutricionista mostrando se o sal rosa do Himalaia vale a pena mesmo e se é melhor para consumo.
Veja Todos Comentários
A quem defende o sal comum, eu acho que deve usá-lo com maior frequência. E deixar que o sal do himalaia seja usado por quem desejar, vai pescar meu camarada.
É tanta gente besta, irmão , nem responda a essas asneiras!! Sou hipertensa há mais de 20 anos e só agora com o uso do sal rosa, consegui aos poucos controlá-la!
Ao cidadão que malha o sal do himalaia, gostaria de dizer que, deve usar o sal comum e deixa cada qual usar o outro. Dizem que o sal de cozinha como você afirma é ótimo, logo eu acho que você deve tomar um Kg por dia e quem sabe ficar um super-homem, mas fica a seu critério. E lembranças a São Pedro.
Eu já uso o sal de Himalaia e já sentí diferenças na circulação.Tenho hipertensão venosa e porisso queria informações maiores da proporção de uso pq parece interferir muito.Uso na água e na comida,será que é muito?
com certeza joao este sal e rico em todos os nutrientes que o nosso organismo nessecita
Moro em Brasília, no Atacadão Assaí, q é do mesmo grupo supermercados Extra, o sal rosa do Himalaia, da marca frutos da terra, está por 4,99 500 gr
Eu comprei 1 quilo por R$8,90
Onde vc consegui?
Pura besteira, so pra jogar dinheiro fora, se fizer uma alimentação com bastante frutas, legumes, folhas e grãos se consegue todos esses minerais em abundância. Outro contra-senso, como e aconselhável consumir pouco sal, as quantidades presentes em algumas pitadas para fazer uma refeição para uma família de 4 pessoas por exemplo, não vai atingir nem 5% das necessidades diárias de minerais de um ser humano, a não ser que cada pessoa consuma uma colher de sopa por dia.
Consumo aqui em em casa só sal natural por causa da minha hipertensão estou levando a pressão sob controle ,faço consultas semestrais estou me sentindo bem aos 77 anos o nosso sal é o Himalia moído e o sal grosso .
Eu acredito no sal rosa do Himalaia,ainda não usei,queria comprá-lo pela internet.Indique um bom site para isto.Grato
É por isso que algumas pessoas morrem com certas doenças. Por não acreditar no efeito de produtos naturais. Pena que ainda exista gente tão mente fechada.