[VÍDEO] Eletrólitos na dieta Low Carb: Mantendo o equilíbrio na alimentação com poucos carboidratos

publicado em

A dieta ‘low carb’, conhecida pela sua restrição significativa na quantidade de carboidratos ingerida, e cada vez mais vem sendo utilizada por pessoas que querem controlar o peso ou melhorar a saúde metabólica.

Apesar de trazer muitos benefícios para nosso organismo, ela pode ser um pouco desafiadora quando a gente observa essa questão dos eletrólitos, que são essenciais para nosso organismo. Vamos falar mais sobre isso aqui agora e como melhorar isso.

Os eletrólitos são minerais carregados eletricamente. Alguns exemplos deles são o cálcio, potássio, sódio, magnésio. Eles possuem funções críticas para nosso organismo. Eles desempenham um papel fundamental no nosso organismo na manutenção do equilíbrio hídrico do nosso corpo, na função muscular, na transmissão de impulsos nervosos e até mesmo no PH sanguíneo.

Em uma dieta ‘low carb’, ou seja, baixa em carboidratos, a ingestão de carboidratos é limitada, o que pode resultar numa retenção de água menor no nosso organismo. Os carboidratos armazenam água no nosso organismo, então uma redução no consumo de carboidratos pode levar a um aumento na excreção de água e também de eletrólitos.

Além disso, a restrição no consumo de carboidratos pode impactar a insulina e outros hormônios, que podem afetar também o equilíbrio de eletrólitos no nosso corpo. Na dieta ‘low carb’, a restrição do consumo de sódio e a excreção aumentada desse mineral podem levar a alguns sintomas desconfortáveis, como fadiga, cãibras musculares e tontura. Por outro lado, um aumento na ingestão alimentar de potássio, que está presente nas folhas verdes e no abacate, por exemplo, pode ser interessante nesse sentido.

O equilíbrio do magnésio e do cálcio podem ser impactados na ‘low carb’ devido à diminuição da ingestão de alguns alimentos fontes de cálcio, como os laticínios, por exemplo, e na maior excreção de magnésio pelo nosso corpo. Boas fontes de magnésio são as sementes de abóbora, as amêndoas, acelga e boas fontes de cálcio são o brócolis, a sardinha e laticínios em geral.

Uma dica interessante para você considerar nesse tipo de dieta é a nova bebida hidratante Sorox, que além de deliciosa e refrescante, contém oito eletrólitos que podem te ajudar no equilíbrio do seu corpo. Ela é uma opção bem inteligente para quem faz ‘low carb’, porque além de ser zero açúcares, tem baixíssimas calorias.

-novo-sabor-sorox-frutas-vermelhas

Uma garrafinha dessa aqui tem entre 8 e 21 calorias, dependendo do sabor, e é quase zero carboidratos. Dá uma olhadinha no rótulo que você vai se surpreender. Além disso, Sorox está disponível em vários sabores para você variar no Verão. Lembrando que todos eles contêm zero açúcares e com baixíssimas calorias.

A indicação do fabricante é que você consuma uma garrafa por dia, mas claro, qualquer dúvida, consulte sempre seu médico ou seu nutricionista na sua cidade.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário