para Saúde

Xarope de Alho – O Que é, Para Que Serve, Como Tomar e Como Fazer

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Melhora da tosse, gripe e resfriado: veja para que serve o xarope de alho, o que é, como tomar e como fazer em casa!

Alho para temperar e refogar alimentos, patê de alho, pão de alho e até chá de alho. Disso tudo você com certeza já ouviu falar. Mas sabia que também existe o xarope de alho?

Para quem já experimentou e é fã de outras receitinhas caseiras com o alimento como a água de alho, vai valer a pena conhecer as utilidades que já foram atribuídas ao xarope de alho. E para quem não tem o costume de usar o alho dessa maneira, vai valer a pena descobrir se começar a fazer isso pode ser uma boa ideia!

O que é e para que serve o xarope de alho?

Trata-se de uma preparação feita à base de alho misturado com açúcar ou mel, que também pode aparecer na companhia de outros ingredientes como água, cebola e limão, por exemplo. O uso popular do xarope de alho é associado às seguintes condições:

– Tosse

Uma das indicações de uso do xarope de alho na medicina popular é para o alívio da tosse. Entretanto, antes de experimentar o remédio caseiro para lidar com o problema, você precisa ter em mente que a tosse é um sintoma e pode ser sinal de uma série de problemas de saúde.

continua depois da publicidade

Portanto, mesmo que você opte por experimentar o remédio caseiro para lidar com a sua tosse, se perceber que o sintoma não passou, que piorou e/ou que surgiram outros, você deverá procurar o médico para descobrir qual é o problema por trás dela e tratá-lo devidamente.

– Resfriado

Dentro da medicina popular, o xarope de alho também pode ser empregado para ajudar uma pessoa a lidar com um quadro de resfriado. Entretanto, de acordo com informações do site WebMD, as evidências a respeito do uso e da efetividade do alho para o resfriado comum são classificadas como insuficientes.

Pesquisas iniciais sugerem que o alho pode diminuir a duração e a frequência dos resfriados, mas, quando utilizado como estratégia de prevenção. Converse com o seu médico a respeito do uso do alho para prevenir resfriados.

– Gripe

Outro possível uso popular do xarope de alho é como um remédio caseiro para auxiliar o tratamento da gripe. Porém, vale registrar que a gripe é uma infecção viral para a qual não se tem cura – é preciso esperar o seu curso se encerrar para se ver livre dela.

continua depois da publicidade

Segundo a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, geralmente uma pessoa saudável que pega uma gripe não precisa fazer nada além de descansar bastante e ingerir muitos líquidos para tratar a doença, embora ela também possa utilizar remédios para gripe como os analgésicos de venda livre para ajudar em relação aos sintomas. Ou seja, não dá para afirmar que o xarope de alho vai curar a gripe.

Uma vez que o xarope de alho é popularmente indicado como um remédio para a gripe e o resfriado, é importante conhecer a diferença entre a gripe e o resfriado.

Como fazer xarope de alho

1. Xarope de alho e cebola

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água;
  • 1 alho cru;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 cebola.

Modo de preparo:

Cortar o alho e a cebola no formato de cubos pequenos; Juntar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver até caramelizar; Em seguida, despejar todo o conteúdo em um recipiente de vidro esterilizado e seco, tampar bem e deixar repousar até esfriar.

continua depois da publicidade

Como tomar: a orientação é tomar uma colher de sopa até quatro vezes ao dia. Porém, por questões de segurança e eficácia, o ideal é que você consulte o seu médico para saber em qual dosagem você pode tomar e por quanto tempo máximo ele pode ser utilizado por você.

2. Xarope de alho com mel e limão

Ingredientes:

  • 1 dente de alho amassado;
  • 5 limões espremidos;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador ou mixer; Bater para misturar tudo. Armazenar o xarope em um recipiente de vidro esterilizado e seco. Tampar bem.

Como tomar: a indicação é tomar uma colher de sopa três vezes ao dia – uma de manhã, outra no período da tarde e a última na hora de dormir. Porém, por questões de segurança e eficácia, o ideal é que você consulte o seu médico para saber em qual dosagem você pode tomar e por quanto tempo máximo ele pode ser utilizado por você.

continua depois da publicidade

Cuidados com o xarope de alho

A presença de açúcar e mel na composição do xarope de alho inviabiliza o uso do remédio caseiro por parte das pessoas que sofrem com a diabetes.

O alho é classificado como possivelmente perigoso quando usado por mulheres grávidas e mulheres que amamentam em quantidades medicinais. Dosagens elevadas do alimento podem não ser seguras de ser consumidas oralmente por crianças.

As pessoas que sofrem com problemas estomacais ou associados à digestão são aconselhadas a utilizar o alho com cuidado porque ele pode provocar irritação no trato gastrointestinal.

Além disso, ao ser consumido oralmente, o alho pode provocar reações adversas como mau hálito, sensação de queimação na boca ou no estômago, azia, gases, náusea, vômito, odor corporal e diarreia, que podem ser piores quando o alimento é ingerido cru.

Para quem faz uso de qualquer tipo de medicamento, suplemento ou planta é importante consultar o médico para saber se usar o xarope de alho ao mesmo tempo em que a substância.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o xarope de alho? Pretende experimentar para alguma das indicações listadas? Comente abaixo!

4.2 de 5 (5 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Quando criança, eu comia varios dentes de alho todos os dia. Hoje, com 86 anos, comtinuo comendo alho, só que agora, em função da minha atividade, não posso mais usar o alho cru, passei a usar alho em capsulas, sem odor. É muito bom pra saude.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá eu tenho muita coseira no ânus só o xarope de alho e bom pra isto.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite