Água de Alho Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Estamos acostumados a utilizar o alho em temperos e molhos para receitas com salada, feijão, arroz, carnes, sopas e massas, por exemplo. Além disso, também é possível utilizar o ingrediente para preparar um chá.

Entretanto, vamos conversar sobre outra receita que leva o alimento: será a água de alho emagrece? Quais benefícios já foram associados à bebida?

Será que a água de alho emagrece?

Em artigo publicado, o bacharel em fisiologia médica e mestre em nutrição do esporte aplicada, Frank Yemi, afirmou que o alho é um ingrediente que pode contribuir com a perda de peso, porém, alertou que não devemos esperar que o alimento opere milagres.

“Criar um déficit de calorias com uma dieta balanceada e exercícios regulares é vital para a perda de peso efetiva. Você deve consultar um médico antes de utilizar grandes doses (de alho) para a perda de peso”, explicou Yemi.

Pesquisas sobre o alho e a perda de peso

O mestre em nutrição do esporte aplicada mencionou um estudo publicado no The Journal of Nutrition (O Jornal da Nutrição) em que ratos foram alimentados com uma dieta rica em gorduras durante oito semanas para que se tornassem obesos.

Depois disso, alguns dos ratos receberam suplementos de alho ao longo de sete semanas, completou Yemi. Segundo o bacharel em fisiologia médica, os animais que receberam o alho experimentaram uma diminuição no peso corporal e na gordura.

Entretanto, o mestre em nutrição do esporte aplicada alertou que, apesar desses resultados parecerem encorajadores, a pesquisa em questão teve porte pequeno e os efeitos apresentados podem não ocorrer com seres humanos.

Yemi falou ainda a respeito de outra pesquisa, desta vez divulgada na publicação Nutrition Research and Practice (Pesquisa e Prática em Nutrição, tradução livre), que tinha o intuito de avaliar os efeitos do extrato de alho envelhecido em combinação com a prática regular de exercícios físicos em relação ao risco cardiovascular em mulheres na pós-menopausa.

“Por três meses, as mulheres tomaram o extrato de alho ou um placebo. Aquelas que receberam o extrato de alho envelhecido experimentaram significativas perdas de gordura e peso corporal, em comparação às participantes que ingeriram o placebo”, relatou o bacharel em fisiologia médica.

Entretanto, não deixe de observar que esses estudos foram conduzidos com suplementos e extratos de alho – não com a água de alho em si. Como não sabemos se os mesmos efeitos podem estar presentes na bebida, não temos segurança para afirmar, com base nessas pesquisas, que a água de alho emagrece.

O pequeno papel do consumo de água

A água é uma bebida com calorias negativas, ou seja, ela possui zero calorias, ao mesmo tempo em que requer o uso de calorias por parte do organismo para que seja processada.

No entanto, essa queima calórica não é exatamente significativa. Conforme o personal trainer de celebridades Bill Phillips esclareceu, são queimadas aproximadamente oito calorias para processar cada copo de cerca de 230 ml, quando se trata da água morna, e um bocadinho a mais, se estivermos falando da água fria ou da água gelada, com alho ou não.

Para quem deseja emagrecer

Mais importante do que saber se a água de alho emagrece é encontrar, com o auxílio de um bom nutricionista, uma dieta que ajuda a perder peso, ao mesmo tempo em que é saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, permitindo que a pessoa perca peso, porém, sem deixar de fornecer ao seu organismo os nutrientes e a energia que ele necessita para funcionar corretamente.

A consulta ao nutricionista também é importante para saber se e como a água de alho pode ser utilizada no emagrecimento.

Para perder peso, também vale a pena praticar exercícios físicos frequentemente, no entanto, para que o treinamento seja seguro, saudável e eficiente, é preciso contar com o acompanhamento de um bom educador físico.

Para que serve – Os benefícios atribuídos à água de alho

Em artigo publicado, a médica cardiologista Ana Luiza Lima ensinou uma receita de água de alho – que você vai conferir como fazer abaixo – para ser ingerida em jejum.

De acordo com a cardiologista, essa receita de água de alho auxilia a limpar o intestino e ajuda em relação à diminuição do colesterol. Ana Luiza explicou que o alho contribui com a redução do colesterol, graças ao fato de conter a substância alicina em sua composição.

Como fazer água de alho

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo:

Amassar o dente de alho e colocá-lo dentro de um recipiente com 100 ml de água; Deixar a mistura descansar durante toda uma noite e consumir a água de alho em jejum, no dia seguinte.

Cuidados com o alho

Em seu artigo publicado, o bacharel em fisiologia médica e mestre em nutrição do esporte aplicada, Frank Yemi, alertou que, segundo o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, o alho (particularmente fresco) pode aumentar o sangramento.

O alimento também pode provocar baixa pressão arterial e problemas gastrointestinais, completou Yemi. “Se você decidir usar o alho como um suplemento, cheque com o seu médico antes, já que ele pode interagir com medicamentos ou exacerbar condições médicas preexistentes”, enfatizou o bacharel em fisiologia médica.

Você já tinha ouvido que água de alho emagrece? Pretende incluir no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Deixe um comentário