6 Remédios para Gripe e Resfriado Mais Usados

Gripes e resfriados são as principais causas de ausências no trabalho ou na escola. Embora alguns sintomas sejam diferentes, muitos medicamentos são úteis para tratar ambas as condições.

Apesar de normalmente os sintomas irem embora sozinhos, gripes e resfriados geralmente podem ser tratados em casa com repouso, hidratação e com o uso de remédios sem prescrição médica, que podem combater os sintomas de forma mais rápida.

Aqui, mostraremos os remédios para gripe e resfriado mais usados, além de dar dicas de remédios caseiros para aliviar os sintomas de ambas as condições.

Gripe ou resfriado?

Mesmo sendo causados por vírus diferentes, a maioria dos sintomas de gripe e resfriado pode ser tratado com os mesmos medicamentos. Muitas vezes, é difícil diferenciar uma gripe de um resfriado.

Assim, é importante conhecer remédios que podem ser usados para aliviar sintomas das 2 condições.

Remédios para gripe e resfriado mais usados

Nenhum dos remédios indicados abaixo é capaz de curar uma gripe ou um resfriado, mas é possível lidar melhor com os sintomas de ambas condições.

1. Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais

Analgésicos com propriedades anti-inflamatórias são ótimos remédios para gripe e resfriado com o intuito reduzir a dor e a febre. Embora esses sejam sintomas mais comuns na gripe, alguns resfriados mais fortes também podem causar febre e dor no corpo.

Os mais usados são o acetaminofeno (Tylenol), o naproxeno sódico (Naprosyn) e o ibuprofeno (Advil). A aspirina também é uma opção, mas existem exceções no caso de suspeitas de dengue, por exemplo, que contraindicam o seu uso.

O diclofenaco sódico também é um anti-inflamatório esteroide muito eficaz no alívio de inflamações na garganta.

2. Descongestionantes

O descongestionante nasal é um bom remédio para gripe e para resfriado, já que ajuda a aliviar problemas de congestão nasal. Medicamentos como esses podem causar efeitos adversos desagradáveis como nervosismo, insônia e irritabilidade.

Um descongestionante de uso oral muito usado é a pseudoefedrina (Sudafed). Existem descongestionantes na forma de comprimidos e também como sprays nasais. Os sprays nasais devem ser usados com cuidado, já que pode acontecer um efeito rebote em que, se usado por mais de 3 dias seguidos, a congestão nasal pode voltar ainda mais forte do que era antes. Nesses casos, um spray salino pode ser indicado ao invés de um remédio em spray.

3. Supressores da tosse e expectorantes

Supressores de tosse podem ajudar a aliviar a tosse seca, que é aquela que não produz muco. No caso de tosses com muco, é indicado o uso de um expectorante para ajudar a eliminar as secreções acumuladas.

Um supressor de tosse muito utilizado é o dextrometorfano, enquanto que a guaifenesina (Mucofen) é um expectorante muito eficaz para eliminação de muco. Existem inclusive remédios para gripe e refriado que combinam ambos os compostos para criar um remédio eficaz tanto para a expectoração quanto para a redução da tosse.

4. Anti-inflamatórios esteroidais

Remédios como a fluticasona (Flonase) e a mometasona (Nasonex) são anti-inflamatórios esteroides muito usados para aliviar sintomas da gripe e do resfriado como o nariz escorrendo e a dor de cabeça. Porém, a mometasona só é vendida sob prescrição médica.

Medicamentos anti-inflamatórios ajudam a diluir o muco, facilitando então a eliminação do catarro através do nariz e da boca.

5. Anti-histamínicos

Em casos de nariz escorrendo, coceira, olhos lacrimejantes ou gotejamento pós nasal, o uso de um anti-histamínico pode ajudar bastante a secar o nariz. No entanto, esse tipo de remédio pode deixar as pessoas sonolentas e deixar as secreções nasais mais espessas.

Os anti-histamínicos mais comumente utilizados incluem a difenidramina (Benadryl) e a loratadina (Claritin). A vantagem da loratadina é que ela é um dos pouco antialérgicos que não causam sonolência. No entanto, os resultados podem não ser tão eficazes quanto outros anti-histamínicos.

6. Antivirais

Os antivirais como o oseltamivir (Tamiflu) ou o zanamivir (Relenza) são eficazes desde que tomados após sentir os primeiros sintomas. Tais remédios para gripe e resfriado ajudam a encurtar a duração de ambas e previnem algumas complicações de saúde.

Tratamentos alternativos

1. Ervas

Dentre as opções naturais, algumas pessoas optam por usar ervas para prevenir ou tratar os sintomas de gripe e resfriado. Tais ervas que servem como um bom remédio para gripe ou resfriado incluem:

  • Equinácea: ajuda a reduzir a duração da doença e aliviar os sintomas mais rapidamente devido à presença de flavonoides que ajudam a estimular o sistema imune e diminuir a inflamação.
  • Eucalipto: atua na redução do congestionamento nasal e a aliviar a dor de garganta.
  • Alcaçuz: ajuda a tratar dores de garganta.
  • Extrato de sabugueiro: ajuda no descongestionamento nasal.
  • Hortelã-pimenta: dilui o muco e alivia a congestão nasal.

2. Suplementos

Alguns suplementos vitamínicos também parecem ajudar no tratamento da gripe e do resfriado. Pesquisas indicam que ingerir suplementos de vitamina C e de zinco pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo a gravidade e também a duração dos sintomas.

Também há relatos de que usar probióticos pode fortalecer o sistema imunológico, o que ajuda a combater infecções e também a evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias.

No entanto, ao usar qualquer tipo de suplemento ou ervas medicinais como remédio para gripe e resfriado, é importante informar ao médico. Isso porque tais compostos podem interagir com outros medicamentos e causar complicações de saúde ou efeitos colaterais indesejados. Além disso, muitos desses suplementos e ervas não têm comprovação científica de funcionar para tratar sintomas da gripe e do resfriado.

Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar alguns sintomas comuns a gripes e resfriados.

1. Chás

Chás como o chá verde, o chá preto ou chás de ervas mencionadas acima têm muitas propriedades medicinais que promovem o alívio para a dor de garganta e o descongestionamento nasal, por exemplo. Qualquer chá ou bebida quente tem o poder de desentupir o nariz, mesmo que o alívio seja apenas temporário.

2. Gengibre

O chá de gengibre também ajuda a aliviar a tosse e a dor de garganta. De acordo com pesquisas, o gengibre apresenta diversos benefícios para a saúde, incluindo a melhoria de sintomas de gripe e resfriado.

Adicionar gengibre em outros chás com efeitos medicinais pode aliviar ainda mais os sintomas.

3. Alho

Ainda não há evidências contundentes de que o alho pode combater sintomas de gripe e resfriado, mas algumas pessoas relatam que ele pode ajudar a aliviar vários sintomas.

4. Mel

O mel tem várias propriedades bactericidas e antimicrobianas importantes para proteger a saúde. Além disso, estudos indicam que o mel é um inibidor natural e eficaz da tosse. Dessa forma, é uma ótima ideia tomar uma colher de sopa de mel com algumas gotinhas de limão, o que fornece uma dose de vitamina C para o sistema imunológico.

A única exceção é em relação a crianças com menos de 1 ano que não devem tomar mel devido à presença de esporos botulínicos no mel, uma espécie de neurotoxina produzida por bactérias que é inofensiva para as pessoas, mas que pode ser nociva para os bebês pequenos, que não têm o sistema imune totalmente desenvolvido.

5. Umidificador de ar

Outro remédio caseiro que funciona muito bem para aliviar os principais sintomas, principalmente o nariz entupido ou escorrendo, é usar um umidificador de ar. Também é interessante respirar o vapor de água através de um inalador ou até mesmo tomando um banho quente um respirando o vapor que sai da chaleira ou de uma panela com água quente.

Manter o ar ou as vias nasais úmidas é interessante não só porque o tempo seco aumenta as chances de exposição aos vírus, mas também pois o clima seco pode piorar os sintomas e aumentar a inflamação.

6. Solução salina

Algumas pessoas obtêm alívio através de lavagens das passagens nasais com uma solução salina feita em casa ou comprada na farmácia. Gargarejos com água salgada também parecem aliviar a dor de garganta. Para a dor de cabeça, é interessante colocar uma compressa quente na região da testa ou do nariz, especialmente em casos de alergias.

Prevenção

A melhor maneira de se manter saudável é a prevenção. A gripe e o resfriado são transmitidos por vírus que podem ser contraídos em qualquer lugar. Assim, para se prevenir é muito importante lavar sempre as mãos e evitar colocar as mãos ou objetos sujos na boca, no nariz ou nos olhos. Além disso, é indicado evitar o contato direto com pessoas contaminadas.

No caso da gripe, a melhor forma de prevenção é tomar a vacina anual contra a gripe, que é desenvolvida todos os anos para acompanhar as mutações dos vírus que causam a doença.

Ter uma boa alimentação e praticar hábitos saudáveis como ter boas noites de sono e manter-se bem hidratado também ajuda a manter o sistema imunológico forte para combater qualquer tipo de problema de saúde que venha a surgir, incluindo gripes e resfriados.

Referências adicionais:

Você costuma tomar remédios para gripe e resfriado quando uma dessas condições o ataca? Com que frequência você pega gripe ou resfriado? Comente abaixo?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário