8 Benefícios do Chá de Alho – Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Geralmente encontrado em temperos para saladas, carnes, arroz, feijão, sopas e outras preparações culinárias, o alho é fonte de potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

O ingrediente também pode ser utilizado na preparação do chá de alho, que está associado a diversos benefícios à saúde. Vamos conhecer para que serve essa bebida?

8 benefícios do chá de alho: Para que serve?

Abaixo estão relacionados os 8 principais benefícios do chá de alho para a saúde e boa forma.

1. Chá de alho emagrece

Uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition (O Jornal da Nutrição, tradução livre) em 2011 mostrou que ratinhos obesos que receberam um suplemento de alho durante sete semanas experimentaram uma diminuição em seu peso e gordura corporal.

Apesar de ser um indicativo do auxílio do alimento para a perda de peso, o estudo é considerado pequeno e não dá certeza de que os efeitos podem se repetir em seres humanos.

De qualquer forma, se o chá de alho for colocado no lugar de bebidas calóricas como refrigerantes, achocolatados cheios de açúcar, batidas com leite condensado e outros doces e cafés cremosos durante as refeições, ajudará a promover uma diminuição do consumo calórico diário.

Obviamente, a bebida não é mágica para perder peso. Para se livrar dos quilinhos a mais ainda é necessário seguir uma dieta saudável, equilibrada, nutritiva e controlada e praticar exercícios físicos para aumentar o gasto calórico.

2. Diminuição dos níveis de colesterol 

Um estudo realizado no ano de 1996 pelo Memorial Hospital de Rhode Island, nos Estados Unidos, identificou que 41 homens que consumiram extrato de alho experimentaram uma diminuição de 6 a 7% em suas taxas totais de colesterol no sangue, uma redução de 4% em seus níveis de colesterol ruim – o chamado LDL.

Isso fornece indícios de que o chá de alho pode apresentar propriedades que protegem a saúde do coração.

3. Redução da pressão arterial

No experimento mencionado acima, os homens que participaram da pesquisa também registraram uma diminuição de 5,5% em sua pressão arterial ao longo do período de duração do estudo. Outras pesquisas também já indicaram que a suplementação com alho contribui com a redução da pressão arterial em pessoas diagnosticadas com hipertensão.

4. Ação antioxidante

Por conta de suas propriedades antioxidantes, a bebida auxilia no combate aos radicais livres que causam doenças como câncer e promovem o envelhecimento precoce. Acredita-se que a combinação deste efeito com a ação de diminuição dos níveis de colesterol e a redução da pressão arterial ainda pode ajudar a prevenir doenças como demência e Alzheimer.

5. Fortalecimento do sistema imunológico

Por se tratar de um antibiótico natural, o chá de alho fortalece o sistema imunológico, responsável pela tarefa de defender o nosso organismo, auxiliando no combate a resfriados, infecções no tórax, tosses e congestão. Apesar de não curar gripes e resfriados, a bebida pode ajudar a se sentir melhor enquanto estiver doente.

6. Fonte de vitamina C

O nutriente é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

7. Fonte de vitamina B6

Também conhecida pelo nome de piridoxina, contribui com o crescimento eficiente de novas células, ajuda em relação a alterações no humor, melhora a disposição, participa do processo de produção de energia no organismo, alivia os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e previne doenças como depressão, problemas cardíacos, doenças nos olhos, perda da visão e enjoos matinais durante o período de gestação.

8. Proteção contra toxicidade de metais pesados

Acredita-se que o alho possa proteger os órgãos do corpo contra os efeitos tóxicos de metais pesados. Uma pesquisa com duração de quatro semanas, feita com trabalhadores que sofriam alta exposição ao chumbo, identificou que o alho colaborou com a redução de 19% dos níveis de chumbo no sangue.

O alimento contribui também em relação à diminuição de sinais de toxicidade como dores de cabeça e alterações na pressão arterial. O experimento foi divulgado no ano de 2012 e encabeçado por um pesquisador do Irã.

Receitas de chá de alho

Confira agora algumas receitas do chá de alho para aproveitar os benefícios no seu dia a dia.

1. Chá de limão com alho

Ingredientes:

  • 2 a 3 dentes de alho;
  • 2 copos de água;
  • Suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

  1. Esmagar o alho e colocá-lo em uma panela com os dois copos de água;
  2. Levar ao fogo para ferver. Após, abaixar o fogo e deixar cozinhar durante mais 15 minutos;
  3. Adicionar o mel e o limão e mexer. Servir-se.

Indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir o chá de limão com alho porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia. 

2. Chá de alho com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de gengibre picada e descascado;
  • 3 dentes de alho com a casca;
  • 1 limão taiti cortado em quatro pedaços;
  • 2 xícaras de água;
  • Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Colocar o gengibre e os dentes de alho dentro de uma panela. Adicionar o limão e apertá-lo, com o auxílio de uma colher de pau, para liberar o seu suco;
  2. Levar ao fogo e, depois que ferver um pouco, adicionar a água;
  3. Abaixar o fogo, tampar a panela e deixar apurar. Coar e acrescentar o adoçante a gosto, se assim desejar, antes de servir-se.

É importante ter cuidado com alimentos termogênicos, como é o caso do gengibre. Eles devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por trazer a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Chá de alho para gripe 

Estranhou a ausência da gripe na lista de benefícios? É que de acordo com o pneumologista Pierangelo Tadeu Baglio, o chá de alho não cura a gripe, apenas de oferecer um maior conforto ao paciente.

O médico ressaltou que a bebida não possui efeitos terapêuticos e que mesmo com o consumo do chá de alho para gripe, o quadro viral cumprirá o seu ciclo total até desaparecer por completo. 

Cuidados com o chá de alho

A bebida não é recomendada para pessoas que sofrem com diabetes, hipertensão e cardiopatia, que fazem uso de ácido acetilsalicílico, sob o risco de experimentarem uma hemorragia. O alho não pode ser ingerido em altas doses, sob o risco de causar danos ao coração, ao fígado e aos rins.

Pessoas que sofrem com distúrbios hemorrágicos devem evitar o alho pelo fato dele poder aumentar o risco de sangramento. Quem tem pressão baixa também deve manter-se longe do alimento, já que ele atua na diminuição da pressão arterial, e pessoas que sofrem com problemas digestivos ou estomacais precisam ter cuidado com o alimento pois ele pode irritar o trato gastrointestinal.

Recomenda-se interromper o consumo de alho duas semanas antes da data marcada para uma cirurgia, pois o alimento pode prolongar o sangramento e interferir nos índices de pressão arterial.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a maioria dos benefícios que o chá de alho pode nos oferecer? Já experimentou este chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “8 Benefícios do Chá de Alho – Para Que Serve e Dicas”

  1. Coloco 3 cabeças de alho amassado na panela e coloco 2 copos de água morna daí fervo por 5 minutos e deixo abafa com uma tampa e tomo 3 x ao dia .

  2. Eu uso só o alho sozinho com água morna ,me sinto muito bem ,sou hipertensa ,tem algum risco usá-lo tds , os dias pela manhã.