Dieta na Mídia

6 Sinais de Que é Hora de Trocar a Sua Dieta

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Dietas extremamente restritivas que permitem somente uma ingestão baixa de calorias ou excluem um determinado grupo de nutrientes ou alimentos das refeições podem até trazer resultados a curto prazo, mas costumam ser extremamente difíceis de manter por maior tempo e geralmente não promovem um emagrecimento saudável, causando estresse e prejuízos ao funcionamento normal do organismo.

Infelizmente, mesmo sabendo que o melhor jeito para emagrecer é manter uma alimentação equilibrada e saudável, com um consumo suficiente de calorias sem a exclusão de nutrientes da dieta, aliado à prática de exercícios, ainda existem pessoas que preferem recorrer a esse tipo de método.

Entretanto, uma hora ou outra o corpo de quem segue esses planos malucos começa a reclamar e não tem o que fazer: é preciso parar com eles. Confira na sequência alguns dos sinais que o organismo envia quando é preciso deixar uma dieta restritiva de lado.

1. Fome e irritação

Seguir uma dieta que determina um consumo baixo de calorias por dia faz com que as taxas de açúcar no sangue fiquem muito baixas, o que traz severas mudanças de humor, cansaço, deixa a pessoa menos paciente que o normal, faz com que ela fique faminta e não permite que o corpo receba os nutrientes que precisa de maneira adequada.

Para você ter uma noção de como um plano de emagrecimento pode passar do limite, saiba que a recomendação é que as mulheres não comam menos de 1.200 calorias por dia e que os homens não consumam menos de 1.500 calorias diariamente.

continua depois da publicidade

2. Dor de cabeça e vertigem

Quando uma dieta não promove o emagrecimento por meio de uma alimentação saudável pode ser desenvolvida a hipoglicemia – uma condição que é desenvolvida quando o nível de açúcar no sangue está muito baixo.

Isso causa problemas como dor de cabeça, vertigem, tremedeira, formigamento, suor frio, fome excessiva e sensações similares ao ataque de pânico, como palpitações, por exemplo.

3. Desidratação

Sintomas como irritação, cansaço e fraqueza não surgem somente quando alguém está sentindo bastante fome, mas também quando o seu corpo está desidratado.

E por incrível que pareça, dietas baseadas quase ou completamente em sucos e batidas com frutas e vegetais também podem causar a desidratação. É que mesmo que haja a ingestão de muitos líquidos, o uso excessivo de frutas e vegetais crus pode trazer diarreia, inchaço e cólica estomacal.

continua depois da publicidade

Esses desconfortos fazem com que seja perdido mais líquido do que é consumido, acontecendo assim a desidratação. A gravidade dos sintomas pode variar de acordo com a sensibilidade que a pessoa possui em relação à dieta que segue. No entanto, se há a sede, com certeza também existe a desidratação.

4. Distúrbios gastrointestinais

Para começo de conversa, as dietas detox não são realmente necessárias, uma vez que afirmam promover a limpeza e purificação do organismo em relação a substâncias tóxicas e desnecessárias, algo que já é realizado pelo fígado. Em segundo lugar, elas prometem trazer mais energia, saúde ao intestino grosso e deixar a pele radiante, mas esse tipo de alimentação também causa gases, inchaço, diarreia e cólicas.

É preciso ressaltar que por trás da ideia de que esse tipo de dieta elimina os conteúdos que permanecem dentro do intestino, está o fato de que elas podem causar uma movimentação excessiva no intestino, algo que não é normal para o organismo, e portanto, provavelmente não faz bem.

5. Desejos muito extremos

Para seguir um plano de alimentação que proíbe o consumo de carboidratos ou gorduras é preciso ter muito comprometimento e força de vontade. O problema com dietas tão restritivas como essas é que é extremamente difícil não falhar, já que a pessoa sentirá falta dos alimentos que acostumou a comer ou sentirá fome o tempo todo.

Isso sem contar que nutrientes como a gordura e os carboidratos têm a sua função no organismo, já que servem como fonte de energia.

continua depois da publicidade

6. Ganho de peso

Uma dieta restritiva pode causar o ganho de peso, uma vez que um consumo baixo de calorias pode originar um consumo excessivo mais tarde. Uma pesquisa realizada e publicada no Journal of the American Medical Association (Jornal da Associção Médica Americana, tradução livre, ou JAMA, sigla em inglês) no ano passado identificou que a restrição de calorias aumenta a fome e faz com que o metabolismo funcione de forma mais devagar.

E partindo da ideia que ao comer pouco uma pessoa ficará com fome, é de se esperar que uma hora ou outra ela não aguente e acabe exagerando nas refeições. Ao comer mais do que deve e estando com um metabolismo mais lento, os quilinhos a mais poderão aparecer.

E não é só isso: outro estudo, feito com ratos, mostrou que deixar de comer durante uma refeição ou outra pode aumentar o armazenamento de gordura abdominal e até causar a resistência à insulina, que faz com que cresça o risco do desenvolvimento de diabetes do tipo 2 e doenças no coração.

O jeito certo de perder peso

A gente até entende que você queira mandar os quilos em excesso para bem longe de maneira rápida, mas qual a vantagem nisso se os resultados não podem durar muito tempo e você ainda corre o risco de prejudicar a própria saúde?

Uma dieta deve ser algo que faz parte da sua vida diária, que você pode seguir para sempre, para que a sua boa forma também possa ser mantida. Para isso, é necessário passar por uma reeducação alimentar e aprender a comer de maneira saudável e balanceada.

continua depois da publicidade

Claro que isso leva tempo, mas não é melhor demorar para emagrecer e ter maiores chances de continuar em forma do que entrar e sair de dietas restritivas e instantâneas, mas que causam sofrimento e fazem mal ao seu organismo?

Então, seja realista, dê tempo ao tempo, comece perdendo de 500 g a 1 kg por semana e quando você ver já terá aprendido a comer de maneira adequada e perdido os quilos que desejava. E o mais importante de tudo: terá emagrecido sem trazer prejuízos à saúde.

Você já adotou alguma dieta restritiva de emergência e acabou tendo algum destes efeitos colaterais? Seu peso acabou voltando depois ou manteve-se? Comente abaixo!

5 de 5 (3 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite