Celulite

A Eletrolipoforese Funciona Mesmo?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

A eletrolipoforese é um procedimento estético que foi desenvolvido para diminuir a celulite e os depósitos de gordura sob a pele. Você verá a seguir sobre como é esse procedimento, sobre como funciona uma sessão, quais as contraindicações e se a eletrolipoforese funciona mesmo.

Segundo profissionais que trabalham com o procedimento, a eletrolipoforese é uma maneira prática de queimar gordura localizada utilizando somente correntes elétricas de baixa voltagem, que em tese não deveriam causar desconforto.

Como no entanto a prática envolve a utilização de agulhas, a palavra conforto talvez não seja a mais indicada para estar associada ao tratamento – embora muitas pessoas digam que as picadas são superficiais e praticamente indolores.

Para quem está tentando fazer o tratamento, veja primeiramente do que se trata, como é e se a eletrolipoforese funciona mesmo.

Quase 90% das mulheres são afetadas com a celulite. Seja por motivos hormonais, genéticos ou pela influência da alimentação, é possível acabar com elas de vez. Se você quer realmente se livrar dessas amigas indesejadas, você precisa conferir como tirar a celulite com tratamentos estéticos.

continua depois da publicidade

Massagens modeladoras, endermologia e a própria eletrolipoforese são apenas alguns exemplos desses procedimentos para acabar com a celulite. Você pode conferir um pouco mais sobre os tratamentos para celulite mais procurados em clínicas e descobrir se eles realmente funcionam.

O que é?

Também conhecida como eletrolipólise, a eletrolipoforese é uma técnica que atua na pele e na musculatura, sendo destinada ao tratamento de gorduras localizadas e à diminuição da celulite. A eletrolipoforese funciona através do uso de micro-corrente específica de baixa frequência (25 Hz) que age diretamente nas células de gordura (adipócitos) atacando os triglicérides e favorecendo sua rápida eliminação pelo sistema linfático na forma de ácidos graxos livres.

Se você é do tipo de pessoa que prefere tratamentos menos invasivos ou está procurando soluções mais baratas, saiba que o chá branco, o chá de calêndula e até o chá de urtiga são ótimos para isso. Você vai gostar de conhecer os 12 melhores chás para celulite.

Mas se você é do tipo de pessoa que prefere acreditar em métodos mais tradicionais, pode optar por soluções como o colágeno bioativo ou creme de retinol, por exemplo. Não deixe de conhecer os 17 remédios mais usados para celulite.

continua depois da publicidade

Como a Eletrolipoforese Funciona?

A eletrolipólise atua através de três mecanismos principais:

  • Quebra das moléculas de gordura: a frequência enviada pelos eletrodos tem a capacidade de quebrar os triglicérides em ácidos graxos livres. Enquanto as triglicérides não conseguem passar pela membrana celular e ficam retidos dentro da célula, os ácidos graxos livres podem passar facilmente pela parede celular, o que abre caminho para que sejam transportados para fora pelo sistema linfático.
  • Aumenta a circulação sanguínea: com um melhor funcionamento do sistema circulatório, há um aumento na função do sistema linfático, que pode eliminar o excesso de líquidos e diminuir o inchaço.
  • Estimula o metabolismo celular local: ao trabalhar ondas específicas, a eletrolipólise facilita a queima de gorduras localizadas.

Veja uma explicação no vídeo abaixo de como a eletrolipoforese funciona:

Como é a sessão de eletrolipoforese

Um aparelho de TENS ligado a agulhas de acupuntura é utilizado para passar a corrente elétrica pela área do corpo a ser tratada, que em geral fica na região abdominal. As agulhas são colocadas em pares, devendo ficar de 4 a 5 cm distantes umas da outras. O aparelho é então ligado e regulado de acordo com o limite de cada paciente: o objetivo é sentir uma espécie de formigamento, que não deve chegar ao desconforto da dor.

Durante 30 ou 40 minutos, a área com as agulhas ficará submetida à micro corrente de baixa frequência, que atuará diretamente nas células de gordura, quebrando os triglicérides e também destruindo tramas de tecido conjuntivo responsáveis pela formação da celulite.

continua depois da publicidade

Indicações

O tratamento com eletrolipoforese é indicado no combate à celulite e como tratamento auxiliar para a queima de gordura localizada. Eventualmente, a eletrolipoforese também pode ser indicada como um complemento para a lipoaspiração, sendo utilizada após a cirurgia, com o objetivo de reduzir o inchaço.

Contraindicações

Como se trata de um procedimento invasivo, gestantes e lactantes devem evitar o tratamento com eletrolipoforese. Outras condições em que o procedimento é contraindicado:

  • Hipertensão;
  • Hipoglicemia;
  • Diabetes;
  • Marcapasso;
  • Hipotireoidismo;
  • Lesões na pele (na área a ser tratada);
  • Epilepsia;
  • Insuficiência renal;
  • Osteoporose;
  • Uso de medicamentos corticóides, progesterona ou betabloqueadores;
  • Câncer;
  • Mioma uterino.

Número de sessões

Cada sessão de eletrolipoforese dura, em média, de 30 a 40 minutos. Não existe um número exato de sessões que seja igual para todos, pois a eletrolipoforese funciona de forma individualizada para cada paciente, e deverá levar em consideração suas necessidades e objetivos específicos. Como regra geral, os profissionais costumam sugerir um tratamento mínimo de 6 sessões, sendo pelo menos uma por semana.

Resultado

Como o efeito do tratamento pode levar algumas semanas para ser notado, recomenda-se que o trabalho final seja avaliado somente 45 dias após a última aplicação. É esperado que após esse período o paciente possa notar uma diminuição nas medidas localizadas e também uma melhora na tonicidade da pele na região tratada.

Embora não seja possível precisar a quantidade, é também plausível esperar uma diminuição no peso corporal – que pode, no entanto, ser resultante não somente da queima de gordura mas também da eliminação do excesso de líquidos no corpo.

continua depois da publicidade

Afinal de contas, a eletrolipoforese funciona mesmo?

Assim como ocorre com os demais tratamentos estéticos, a eletrolipólise pode ser utilizada como parte de um conjunto de medidas para eliminar a celulite e queimar gordura localizada, mas não deve ser encarada como um tratamento milagroso. Associar o tratamento à drenagem linfática também pode ser uma boa ideia, uma vez que a massagem irá auxiliar na eliminação do excesso de líquidos e levará a uma maior redução das medidas.

É importante levar em consideração ainda a resposta individual ao tratamento: enquanto a técnica pode trazer ótimos resultados para algumas pessoas, para outras ela pode não ter o mesmo efeito. Vale a pena, portanto, fazer uma consulta com um dermatologista e conversar sobre seus objetivos para saber se a eletrolipoforese é o tratamento mais indicado para as suas necessidades.

A maneira mais eficiente para queimar gordura ainda é através da atividade física, que tem a vantagem de eliminar a gordura do corpo todo, e não somente de uma área específica. Correr, caminhar com agilidade, andar de bicicleta, fazer treino intervalado de alta intensidade, são algumas das opções para você encaixar na sua rotina e que poderão ajudá-la a perder peso sem gastar muito e sem precisar passar pelo desconforto das agulhas.

Dicas

Ainda que funcione, a eletrolipoforese é somente um tratamento externo que não ataca a causa do problema e não substitui uma alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas. Lembre-se de que a pele é o nosso filtro, e tudo o que aparece no exterior é uma consequência daquilo que consumimos na forma de alimentos e suplementos. Ou seja, se você consome muita fritura, refrigerante, açúcar, pão e farinha branca, esse excesso irá aparecer não somente na forma de ganho de peso, mas também como flacidez e celulite na pele.

Caso seu objetivo seja queimar gordura e diminuir as medidas, é fundamental que você mantenha uma dieta hipocalórica: consuma menos calorias do que gasta todos os dias. Para quem pensa em utilizar a eletrolipoforese para diminuir a celulite, a dica é aliar a técnica a uma dieta que inclua muita água, frutas e verduras frescas. E, é claro, o mínimo possível de alimentos altamente processados.

Outro vilão da boa forma é o sal, que retém líquido e causa grande inchaço no organismo. Portanto, se você quer reduzir suas medidas, o primeiro passo é reduzir drasticamente seu consumo de sódio, lembrando que o mineral não está presente somente no saleiro: molhos, bolachas, alimentos enlatados e congelados são ricos em sal, e seu consumo diário deve ser evitado.

Você conhece alguém que já tenha feito e ateste que a eletrolipoforese funciona mesmo? Tem vontade de realizar essa intervenção? E a necessidade real? Comente abaixo!

3.7 de 5 (57 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Fui gorda....fiz eletrolipo e amei...estava com o corpo dos meus sonhos...mas me apaixonei e engravidei, que foi de risco e engordei acredito q 35 kilos!! Mas consegui voltar ao meu corpo dos meus sonhos novamente...eu super recomendo eletrolipo...agora não posso fazer mais creio eu...beirando os 60 anos...hipertensa...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma