12 melhores chás para celulite – Como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 05/11/2021

A celulite é um problema real na vida de muitas mulheres e apesar de não representar nenhum risco à saúde, pode afetar a autoestima e gerar um certo desconforto ou descontentamento em relação ao próprio corpo.

Essa alteração tecidual é resultado de um acúmulo de gordura, água ou toxina na pele e mulheres em qualquer idade podem ter celulite, inclusive, as mais magras.

  Continua Depois da Publicidade  

A causa exata das celulites não é conhecida, mas os especialistas acreditam que ela pode ser originada por fatores como maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos, alterações hormonais e envelhecimento natural do organismo.

Existem diversos tratamentos estéticos para celulite visando suavizar essas marcas na pele, porém a maioria são bem caros, portanto, iremos mostrar algumas opções de chás naturais para que você possa amenizar suas celulites gastando pouco.

Melhores chás para celulite

Chás para celulite

Apesar da influência de fatores genéticos em algumas doenças, é fato que a grande maioria dos problemas de saúde que nos afetam durante a vida têm a ver com as escolhas que fazemos. A alimentação inadequada e o sedentarismo são os fatores que mais contribuem para fragilizar a nossa saúde e nos deixar suscetíveis às mais diversas condições de saúde.

Quando se trata da pele, não é diferente. A celulite é resultado de toxinas e gorduras que se acumulam no nosso organismo e se tornam visíveis através da pele. No entanto, se adquirirmos hábitos mais saudáveis no nosso dia a dia, é possível reduzir muito a incidência das celulites e até mesmo suavizar as já existentes.

Os chás que separamos abaixo podem ajudar nessa jornada e diminuir as celulites sem necessidade de altos investimentos. São bebidas deliciosas que ajudam não só a tratar a celulite, mas também a proteger o organismo de diversos outros problemas devido às suas inúmeras propriedades medicinais.

  Continua Depois da Publicidade  

Chá de calêndula

Compostos antioxidantes são ótimos para combater os radicais livres que causam danos às células epiteliais e que contribuem para problemas como a celulite. Quanto mais antioxidantes forem ingeridos através da dieta, melhor para a saúde.

Como fazer:

O chá de calêndula deve ser feito com 2 colheres de sopa de flores frescas de calêndula para cada xícara de água fervente.

Ferva a água e em seguida coloque a calêndula; Depois, desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por pelo menos 5 minutos; Antes de ingerir, coe o chá.

Chá de ginkgo biloba para celulite

O chá de ginkgo biloba é muito bom para melhorar a circulação sanguínea. Isso aumenta o fluxo de nutrientes, o que ajuda a preservar a saúde da pele, contribuindo também para a suavização das celulites.

Como fazer:

  Continua Depois da Publicidade  

Separe algumas folhas de ginkgo biloba, pique elas de modo a preencher 2 colheres de chá e coloque-as em meio litro de água fervente; Deixe a bebida em infusão por alguns minutos, coe e pronto.

É recomendado beber de 1 a 2 xícaras deste chá por dia depois das refeições.

Chá de urtiga

O chá de urtiga está entre os melhores chás para celulite porque ajuda a eliminar toxinas do corpo e também auxilia na perda de peso. Ele também apresenta propriedades anti-inflamatórias e uma série de nutrientes como o ferro que ajudam a melhorar a circulação do sangue.

Como fazer:

Separe ao menos 5 folhas frescas de urtiga para cada litro de água.

Ferva a água por aproximadamente 3 minutos e, em seguida, apague o fogo e adicione a urtiga; Deixe em infusão por 10 minutos e coe antes de consumir a bebida.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá deve ser tomado diariamente, preferencialmente pela manhã, por pelo menos 2 meses para começar a notar os resultados.

Chá branco

chá branco

O chá branco ajuda a manter a camada superior da pele saudável, o que disfarça a gordura acumulada abaixo da derme. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias também fazem bem para a pele, reduzindo a aparência da celulite.

Como fazer:

Use 2 colheres de chá de chá branco para cada xícara de água.

Aqueça a água e desligue o fogo assim que as primeiras bolhas começarem a surgir; Coloque então o chá branco e deixe a mistura em infusão por 5 minutos; Depois disso, é só coar e saborear o chá.

Chá de dente de leão

O chá de dente de leão é ótimo para combater a retenção de líquidos, melhorar a circulação sanguínea e ajudar a liberar as toxinas do organismo. Ele é capaz de estimular as funções de órgãos como os rins e o fígado, contribuindo para a eliminação de toxinas.

Além disso, também é rico em vitaminas como a vitamina A, a vitamina B, a vitamina C e a vitamina D, além de cafeína e taninos.

A presença desses componentes confere ao chá de dente de leão um efeito diurético que ajuda a “limpar” o organismo, auxiliando também na perda de peso.

Como fazer:

Para preparar esse chá, é preciso 1 colher de sopa de dente de leão (10 gramas) para cada xícara de água.

Misture o dente de leão em água fervente e deixe a bebida descansar por cerca de 15 a 20 minutos. É indicado consumir de 2 a 3 xícaras de chá por dia.

Chá verde para celulite

O chá verde é rico em antioxidantes como o galato de epigalocatequina (EGCG), cujo efeito é até 100 vezes maior do que o da vitamina C.

Além do poder antioxidante que previne o envelhecimento precoce por meio do combate aos radicais livres, o chá verde apresenta propriedades diuréticas e digestivas que ajudam a evitar o acúmulo de gordura e a eliminar toxinas ou outros compostos indesejáveis do organismo.

O chá verde também ajuda a aumentar o gasto de energia, o que pode auxiliar na perda de peso.

Como fazer:

Use 1 colher de chá verde fresco para cada xícara de água.

Coloque o chá verde em uma caneca com água e leve ambos ao fogo e deixe a mistura ferver por 3 a 5 minutos; Depois disso, apague o fogo, coe a bebida e está pronto para consumo.

A recomendação é beber uma xícara de chá verde duas vezes ao dia.

Chá de rosa mosqueta

Esse chá é muito utilizado para dar energia ao corpo, melhorar a imunidade e diminuir a inflamação.

Ele é repleto de nutrientes como a vitamina A, a vitamina B, os taninos e outros compostos que atuam combatendo infecções, reduzindo inflamações, tonificando o corpo, promovendo o bom funcionamento do sistema nervoso e diminuindo a gordura corporal.

Como fazer

Adicione cerca de 1 a 2 colheres de chá de rosa mosqueta frescas sem as sementes para cada xícara de água fervente; Em seguida, apague o fogo e deixe a mistura em infusão por 5 minutos; Por fim, coe e beba o chá.

Kombuchá

kombucha

O Kombuchá é uma mistura de vitaminas, probióticos e enzimas benéficas para a saúde. Ele é derivado de um fungo que promove benefícios relacionados à restauração da pele e ao seu antienvelhecimento.

Além de ser um dos importantes chás para celulite, ele também combate a fadiga, auxilia na perda de peso, promove a perda de gordura corporal, desintoxica e mantém o bom funcionamento do organismo em geral.

Como fazer:

Por se tratar de uma bebida fermentada, seu preparo não é tão simples assim, mas é possível preparar o chá em casa ao seguir as instruções a seguir:

É preciso ter um chá adoçado de sua escolha (pode ser um chá verde, por exemplo) e 1 colônia de Kombucha que pode ser comprada ou obtida através de doações de pessoas que cultivam o produto.

O primeiro passo consiste em misturar o chá adoçado em temperatura ambiente com a colônia de Kombucha imersa em vinagre.

Em seguida, cubra o recipiente com um pano e um elástico e deixe em um local quente e abrigado da luz do sol. A mistura irá passar por um processo de fermentação que leva vários dias (de 5 a 15 dias) até que o sabor fique menos doce e com um leve cheiro e sabor de vinagre.

Depois desse processo, você pode adicionar especiarias como cravo e canela para melhorar o sabor. Em seguida, feche bem o recipiente e coloque na geladeira e beba o chá gelado em no máximo em 10 dias. Depois desse período, os microrganismos e as enzimas podem morrer e o chá perde suas propriedades.

Uma dica é usar apenas 90% da bebida e deixar os 10% restantes para preparar mais chá no futuro.

Veja aqui o passo a passo completo de como fazer o Kombuchá.

Chá de limão para celulite

O chá de limão pode ser um dos importantes chás para celulite por auxiliar na quebra de gordura, fazendo com que os depósitos de gordura que geram a celulite sejam rompidos.

Como fazer:

Existem muitos modos de preparar um chá de limão.

Um deles consiste em espremer 2 limões em 1 litro de água, e o que sobrar dos limões deve ser cortado em alguns pedaços e adicionado à água após a fervura. Então deixe por alguns segundos em aquecimento e desligue o fogo.

Mantenha o chá em infusão por cerca de 10 minutos e beba em seguida. Se preferir, adicione um pouco de mel e hortelã.

Chá de cavalinha

O chá de cavalinha tem propriedades diuréticas e purificantes que ajudam a eliminar fluidos e toxinas acumulados no organismo. Suas propriedades também ajudam a estimular a circulação do sangue e diminuir o acúmulo de gorduras e de resíduos no corpo, o que o configura como um dos melhores chás para celulite.

Como fazer:

É indicado usar 1 colher de sopa de cavalinha para cada 250 mililitros de água.

Em primeiro lugar, aqueça a água até a fervura. Depois disso, adicione a cavalinha, desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por pelo menos 10 minutos. Em seguida, coe a mistura e consuma com o estômago vazio, se possível.

É recomendado ingerir o chá todas as manhãs ou ao menos 3 vezes por semana.

Chá de castanha

O chá de castanha pode ser muito útil para combater a celulite. Além dos ácidos graxos do tipo ômega 3, o chá de castanhas apresenta propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes que ajudam a melhorar a circulação e a reduzir as celulites.

Como fazer:

Para prepará-lo, basta usar 1 colher de castanhas (5 gramas) para 1 xícara de água. Ferva a água e adicione a castanha, deixando a bebida em infusão por 10 minutos. Em seguida, basta coar e ingerir de 2 a 3 xícaras por dia.

Chá de salsa para celulite

chá de salsa

O chá de salsa atua na eliminação de fluidos e toxinas, o que contribui não só para o tratamento, mas também para a prevenção de celulites.

Como fazer:

O chá de salsa deve ser preparado com salsa fresca para aproveitar o máximo de seus nutrientes.

Use 1 colher de chá de salsa para cada xícara de água fervente. Depois de misturar os ingredientes, deixe a bebida em infusão por 15 minutos e coe antes de tomar. É indicado tomar 2 xícaras por dia.

Outras dicas para se livrar das celulites

Além de aprender como fazer os chás para celulite mencionados acima, existem alguns outros alimentos e tratamentos estéticos que podem auxiliar na redução das celulites, tais como:

Semente de linhaça

A semente de linhaça é um dos melhores alimentos para combater a celulite. Isso porque elas são ricas em ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras ajudam a hidratar as células e contribuir para a reconstrução das suas membranas.

Ao longo do tempo, o consumo desse tipo de alimentos estimula o crescimento de colágeno e fortalece a pele, além de suavizar o acúmulo de gordura, reduzindo a aparência das celulites.

Além disso, gorduras saudáveis ajudam a melhorar a circulação sanguínea, o que permite que mais nutrientes e oxigênio cheguem até as células da pele, deixando-as mais saudáveis.

Uma dica de consumo é adicionar sementes de linhaça em receitas de vitaminas, smoothies ou junto com cereais ou iogurte. Outras boas fontes de ômega 3 incluem peixes gordurosos (ex: salmão, cavalinha) e oleaginosas.

Exercícios

A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal, o que por si só já torna a celulite menos visível. Além disso, os exercícios físicos frequentes aumentam a definição muscular, ajudando a deixar a pele mais firme.

Os exercícios também promovem a drenagem linfática, que é indispensável para remover as toxinas que contribuem para o aparecimento da celulite.

Gelatina

gelatinas vários sabores e cores

A gelatina é composta por aminoácidos como a glicina e a prolina que ajudam a fortalecer a saúde da pele, das unhas e dos cabelos, além de estimular o sistema imunológico e contribuir para o controle do peso.

Tudo isso ajuda a aumentar a elasticidade da pele por meio do estímulo à produção de colágeno, ajudando a combater a celulite

Alga kelp

A alga kelp é rica em nutrientes essenciais que auxiliam no aumento da imunidade, na redução da pressão arterial sanguínea e também na perda de peso. Por ser rica em iodo, essa alga também ajuda a regular a produção de hormônios em pessoas com hipotireoidismo.

Alguns estudos indicam que algas podem impedir que o corpo absorva gordura, o que também pode evitar o surgimento de celulites.

Hidratação

Manter o corpo hidratado é muito importante para evitar a celulite, já que a quantidade ideal de água no corpo ajuda a eliminar toxinas que podem se acumular abaixo das camadas de gordura da pele e deixar as celulites mais visíveis.

Além disso, a desidratação costuma deixar as celulites mais aparentes.

Perda de peso

mulher magra com calça larga

Perder peso pode ajudar a melhorar a aparência das celulites e evitar que novas marcas apareçam. Assim, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos é fundamental para uma boa saúde e para manter a boa forma.

Laser

Terapias com laser ou radiofrequência prometem ótimos resultados no tratamento da celulite. Essas técnicas estimulam as camadas mais profundas da pele para amenizar a aparência das celulites. No entanto, são necessárias muitas sessões para obtenção de resultados satisfatórios.

Cremes

Existem muitos cremes para tratar a celulite no mercado. Aqueles que contêm retinol em sua composição costumam ser os mais eficientes, mas podem causar uma leve descamação na pele e devem ser usados com cautela e em baixas concentrações. Além disso, os resultados só são observados após vários meses de tratamento.

Criolipólise

Criolipólise

Esse é um tratamento estético que é capaz de remover a gordura através de uma técnica de congelamento das células adiposas. Porém, é importante que a pessoa pratique atividades físicas, o que facilita a eliminação dessas células que foram danificadas. Várias sessões podem ser necessárias.

Existem muitos outros tratamentos estéticos para o tratamento da celulite, mas a grande maioria deles requer um investimento alto e muitas sessões para obtenção de bons resultados.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou algum destes chás para celulite? Teve bons resultados com algum deles? Sofre com celulites regularmente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “12 melhores chás para celulite – Como fazer e dicas”

  1. Nossa eu queria acabar com a minha celulite e agora vou conseguir depois que pegeui esta dicas interesssantes

    Obrigada!

    Responder
  2. Amei, muito obrigada. Já tenho 52 anos, sou magra por me cuidar, mas a celulite tomou conta das mi hás coxas e bumbum. Triste demais.

    Responder
  3. Muito boa essas suas dicas de prevenção a celulite ,mais uma vez uma ótimo artigo para ajudar seus leitores e sua audiência.

    você esta de parabéns.

    Responder