Remédio para celulite – 17 mais usados

Especialista da área:
atualizado em 02/02/2022

A celulite é algo que acomete pessoas de todas as idades, chegando a atingir 85% das mulheres, e por isso, conhecer os remédios para tratar o problema é algo de grande importância. 

Elas costumam aparecer mais frequentemente nas coxas, pernas, nádegas e abdômen, geralmente onde há um maior acúmulo de gordura, embora outros fatores também estejam envolvidos, como histórico familiar, idade e hormônios.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer os 17 remédios para celulite mais usados, e descobrir o que a ciência tem a dizer sobre eles.

Veja também: 12 melhores chás para celulite – Como fazer e dicas

Níveis de celulite

A celulite pode ser classificada em três níveis diferentes, com base na aparência:

  • Grau 1: só pode ser visto ao flexionar os músculos na área afetada
  • Grau 2: pode ser visto quando os músculos estão em repouso
  • Grau 3: a pele tem protuberâncias e elevações que são visíveis em todos os momentos.

A celulite costuma incomodar muito, embora ela não seja grave ou prejudicial, e é comum que as mulheres que sofrem com ela queiram fazer algo para amenizar a aparência ou para que elas desapareçam.

Então, vamos agora conhecer os remédios para celulite mais usados para assim descobrir qual é o mais adequado para você.

  Continua Depois da Publicidade  

Remédios caseiros para celulite

Remédio para celulite
Diversos cremes tópicos podem ser usados como remédio caseiro para celulite

1. Massagem

Um remédio caseiro para celulite relevante e super acessível é a massagem, que pode ser feita em casa por você ou pode ter a ajuda de um profissional.

A massagem traz muitos benefícios para o corpo, entre eles a melhora da circulação e a drenagem linfática do corpo, que ajudam na redução da celulite. Mas vale reforçar que apenas uma sessão não fará milagres, é preciso repetir diversas vezes para obter resultados relevantes.

2. Escovar a seco

Escovar a pele com uma bucha a seco é uma técnica caseira para estimular o fluxo sanguíneo e linfático, além de ajudar na remoção das células mortas e estimular o crescimento de novas células.

Para realizar esse procedimento, você pode usar uma bucha de planta natural ou uma escova de corpo para massagear a pele seca por até cinco minutos. 

Você pode começar pelos pés e ir subindo, usando movimentos fluidos longos ou movimentos circulares, e um momento muito bom para usar essa técnica é após o banho, uma vez que a pele está hidratada.

3. Óleos essenciais

Os óleos essenciais são usados em diversos países para a redução da celulite, uma vez que são ricos em compostos antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres na pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, usar cremes que contenham esses óleos podem ajudar a reduzir a inflamação local, melhorando assim a aparência das celulites. 

Além disso, você pode fazer o seu próprio creme de celulite usando um óleo essencial de toranja redutor de gordura e misturá-lo com óleo de coco para ajudar a hidratar a pele. Esse óleo contém uma substância chamada bromelaína, que ajuda a quebrar a celulite e inibe a adipogênese, que é a formação de novas células de gordura abaixo da pele.

4. Creme tópico com cafeína

Cremes à base de cafeína são um ótimo remédio para celulite, pois ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para a área aplicada, facilitando a drenagem de fluidos. Isso faz com que os desníveis na pele sejam menores, amenizando assim a aparência da celulite.

Mas, as pesquisas realizadas com os cremes para o tratamento da celulite mostram resultados mistos, com resultados melhores nas pessoas que combinam o tratamento tópico com uma alimentação mais adequada.

5. Grãos de café

Os grãos de café podem ser usados como esfoliante e é uma maneira popular de remover células mortas e estimular o crescimento de novas células. 

Assim, uma dica é fazer uma mistura contendo grãos de café, óleo de coco (ou azeite de oliva) ou açúcar, e esfregar suavemente a área que deseja tratar. 

  Continua Depois da Publicidade  

Outra técnica é utilizar borra de café para reduzir a irregularidade, estimular a circulação sanguínea e promover o fluxo linfático. No entanto, não há pesquisa científica para apoiar essas afirmações.

6. Creme com retinol 0,3%

Investir em um creme para ser usado na camada externa da pele contendo 0,3% de retinol pode contribuir para a melhora da aparência da celulite. 

Entretanto, o creme deve ser usado diariamente por no mínimo seis meses para ver os resultados, e pode causar ressecamento, vermelhidão e descamação na pele, além de sensibilidade ao sol.

7. Colágeno bioativo

Um estudo analisou a ingestão de suplementos de colágeno, tanto em mulheres que estavam acima do peso quanto naquelas que estavam dentro do peso adequado, por um período de seis meses. 

Os resultados foram bastante animadores, com diminuição na celulite nas coxas em mulheres que fizeram a ingestão de peptídeos de colágeno bioativos.

Mas, embora os resultados sejam promissores, mais estudos são necessários para apoiar o papel de qualquer suplemento no tratamento da celulite.

8. Suplemento anticelulite

Existem ainda alguns suplementos e nutrientes que prometem uma ação anticelulite, e podem ser associados a uma dieta saudável e exercícios físicos para o tratamento do problema. 

Confira os mais recomendados:

  • Bromelaína e enzimas proteolíticas: As enzimas sistêmicas têm sido usadas com grande sucesso para combater a inflamação e dissolver aglomerados de tecido celular
  • Noz de cola: Muitos estudos realizados com o extrato de noz de cola evidenciaram os seus efeitos positivos para o tratamento da celulite. Isso se deve às suas propriedades relaxantes e antioxidantes, que melhoram elasticidade e a tonicidade da pele
  • Extrato de café verde, manga africana e fucoxantina: Essas são outras opções de suplementos que oferecem benefícios muito semelhantes aos anteriores, citados acima.

9. Água

A água tem a função de manter a hidratação, mas ela também ajuda na eliminação das toxinas que podem aumentar o acúmulo de gordura. Além disso, ela também pode ajudar a estimular a circulação e o fluxo linfático.

10. Perder peso

Se você está acima do peso, saiba que o emagrecimento trará benefícios para todo o corpo, além de ajudar na prevenção de diversos problemas de saúde. 

Além disso, perder o excesso de tecido adiposo pode reduzir naturalmente a aparência da celulite, pois haverá uma redução nos glóbulos de gordura sob a pele empurrando o tecido conjuntivo.

11. Praticar exercícios físicos

Como nenhum tratamento funciona 100% para acabar com a celulite, um remédio importante é o exercício, seja isoladamente ou em associação com outras técnicas citadas neste artigo. 

Isso acontece porque a atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e isso tem impactos positivos no tratamento da celulite, pois torna-a menos perceptível.

Então, você pode combinar exercícios aeróbicos com treinamentos de força para queimar gordura corporal, tonificar e definir os músculos. Além disso, você pode investir em exercícios localizados para as áreas onde as celulites são mais aparentes.

Tratamentos médicos para celulite

Tratamento para celulite
Alguns procedimentos médicos também podem ser úteis contra a celulite

Além dos remédios e tratamentos caseiros para diminuir e eliminar a celulite, os procedimentos médicos, realizados em consultórios e clínicas especializadas, também podem ajudar muito. 

Confira abaixo os mais procurados:

12. Cellfina

É um tratamento feito com uma agulha para quebrar as faixas duras sob a pele, e assim eliminar a celulite. Os resultados desse tratamento são mais rápidos, e podem ser vistos em apenas três dias e durar até três anos.

13. Endermologia

Trata-se de uma massagem profunda que levanta a pele com um equipamento que promove um vácuo. Mas, nesse caso, são necessárias várias sessões para ver os resultados, que podem durar até 12 meses. 

Lembrando que por causa da técnica, hematomas na pele podem acontecer após a sessão.

14. Cellulaze

Esse tratamento é semelhante ao Cellfina, mas nesse caso utiliza um laser para romper as faixas duras sob a pele que tornam a celulite visível. 

Entretanto, ele pode também engrossar sua pele e seus resultados são mais lentos, pois costumam ser visíveis após seis meses ou mais.

15. Ondas acústicas

Este tratamento é específico para reduzir a celulite, com a aplicação de ondas acústicas provocam vibrações no tecido conjuntivo em áreas do corpo propensas à celulite. 

O resultado é o estímulo e aumento da produção de colágeno, melhorando a aparência, a textura e a elasticidade da pele. Entretanto, várias sessões são necessárias para ver os resultados.

16. Liberação precisa de tecidos assistida por vácuo

É um tratamento para romper as faixas duras sob a pele que usa um dispositivo contendo pequenas lâminas. Durante as sessões as bandas são cortadas, o que permite que o tecido se mova para cima para preencher a celulite. Os resultados desse procedimento são duradouros, pode se ver os seus efeitos por até três anos.

17. Microdermoabrasão

A microdermoabrasão é um tratamento não cirúrgico de esfoliação profunda, com o objetivo de promover a substituição remoção e substituição das camadas mais externas da pele, promovendo assim o seu rejuvenescimento. 

Entretanto, assim como outras técnicas aqui apresentadas, são necessárias várias sessões para que os resultados comecem a aparecer.

Dicas e cuidados

É importante ter em mente que o remédio para celulite mais eficiente e duradouro é a mudança do seu estilo de vida. Isso se deve ao fato de que a má alimentação e o sedentarismo contribuem muito para o acúmulo de gordura e para o aparecimento dos furinhos indesejados.

Por isso, diminuir o consumo de alimentos processados ​​e com alto teor de açúcar já ajuda a reduzir o acúmulo de toxinas e gorduras no corpo. Então, aposte em alimentos ricos em fibras como legumes, nozes, sementes e frutas, que são ricos em antioxidantes e diminuem a absorção de carboidratos e gorduras. 

Por fim, é importante lembrar que os remédios para celulite aqui citados não fazem milagre, e que levam um certo tempo para demonstrar resultados. Assim, a chave para tratar as celulites é ter paciência e persistência.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou algum remédio para celulite que trouxe bons resultados? Sofre muito com essa condição? Em que partes do corpo, especificamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média 3,64)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Remédio para celulite – 17 mais usados”

  1. nunca tomei remédios, já fiz massagens e faço atividade física. mas nunca melhorou. tenho celulite de 3º gruau nas coxas e glúteo. dói e causa vergonha.

    Responder
  2. Sofro bastante com minhas celulites. Incha minhas pernas. Quando aperto o local de maior acúmulo. Sinto muita dor. O que devo fazer. Todos os dias é esse sofrimento. Sem falar da vergonha em usar roupas curtas, biquinis .

    Responder
  3. Achei a dica do óleo de Coco para fazer massagem uma boa. Ele hidrata bastante.
    Não sei se ameniza a concertação esse celulite, Mas sei que deixa sua pele muito macia. Amo!

    Responder
  4. Bom dia!! Eu já fiz massagens e achei que tive uma boa melhora ,mais o resultado é lento e se parar de fazer a celulite volta em
    Dobro ! Gostaria muito acabar com a celulite ,tomar um remédio para ajudar na quebra da gordura ,sofro muito com isso ,não uso Shorte ,tenho muita celulite nas coxas e agora no bumbum !!!

    Responder