Dicas Para Emagrecer

Barriga Inchada: Causas, Sintomas e o Que Fazer

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Chamamos de barriga inchada a sensação de aumento do volume abdominal e seu desconforto associado. Geralmente, são associadas aos gases ou ao excesso de fluídos. Seus sintomas podem apontar para algumas doenças.

Abaixo, você descobrirá porque fica com a barriga inchada, quais são os efeitos indesejados, quanto tempo essa sensação pode durar, possíveis causas para esse problema, seus sintomas e quais doenças podem estar sendo escondidas por uma simples barriga inchada.

Também chamamos a barriga inchada de distensão abdominal e, em geral, as pessoas que sofrem com ela não tomam remédios, elas vão administrando seus efeitos e causas até que passe, mas nem sempre isso é possível e o desconforto pode ser gigantesco. Quando precisar resolver rapidamente os problemas de barriga inchada, conheça os 9 remédios mais usados para distensão abdominal.

As causas para distensão abdominal podem variar demais. Vão da retenção de líquidos, altas temperaturas, gases e até má digestão, mas o mais comum é a alimentação incorreta. Você vai gostar de saber quais são os 17 alimentos que incham a barriga. Saiba que uma simples manga pode ser a causadora dos males que você está sentindo.

Porém, muitos outros alimentos podem fazer o caminho inverso. É o caso do aspargo, por exemplo, que por ter efeito diurético, ajudar a eliminar os líquidos e, por consequência, desinchar. Conheça as melhores frutas e legumes que ajudam a reduzir o inchaço

continua depois da publicidade

A barriga inchada ocorre quando substâncias como ar (gases), ou fluidos se acumulam fazendo com que a área do estômago e da cintura cresça. Desta forma, existe a sensação e também a distensão real da área do abdômen.

As pessoas que sofrem destes sintomas, muitas vezes experimentam uma sensação de terem comido demais, sentem pressão na área abdominal e, possivelmente, náuseas, dores e cólicas. Nos casos mais extremos, a pressão sobre o diafragma e os pulmões também pode causar falta de ar.

Sua alimentação pode estar te causando esse inchaço na barriga e você nem sabe. Pode parecer que não, mas uma simples maçã, ou até mesmo uma deliciosa manga, pode ser a causadora desse desconforto. A manga tem muito mais frutose do que glicose. Quando isto ocorre, o organismo tem muita dificuldade de absorver a frutose, o que causa a sensação de estufamento. Sendo assim, não deixe de conferir os 17 alimentos que mais causam inchaço na barriga.

Efeitos indesejáveis

Independente da causa da distensão abdominal, a sensação de barriga inchada causa desconforto, e às vezes dor, e tem um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas por causa também dos sintomas associados a este mal como dor, arroto, regurgitação e flatulência.

continua depois da publicidade

Caso tenha tido algum desses efeitos e está procurando outras alternativas para resolver o seu problema, não deixe de pesquisar quais os 9 remédios mais usados para barriga inchada. Você conhecerá quais são e suas principais propriedades.

Por que sentimos a barriga inchada?

O inchaço abdominal, a popular barriga inchada, é qualquer inchaço, distensão ou alargamento da área entre o peito e a virilha. Nesta área estão diversos órgãos que podem ser afetados por doenças e causar tal sensação como o estômago, intestinos, fígado, a vesícula biliar, o pâncreas e mesmo os vasos sanguíneos.

A barriga inchada é um sintoma comum de uma grande variedade de doença que podem ir de leves a mais graves, entre as quais estão intolerância a lactose, cálculos biliares, excesso na alimentação, intoxicação alimentar, pancreatite, doença hepática e gravidez. O inchaço abdominal pode ser generalizado, ocorrendo em todo o abdômen, ou pode acontecer somente em uma pequena área do estômago, chamada massa abdominal.

Caso o seu inchaço na barriga não seja questão de estufamento, não deixe de ler as 12 melhores dicas para secar a barriga. Neste guia, você encontrará as melhores dicas para ter uma barriga sarada em um período de tempo relativamente curto.

Possíveis causas para a barriga inchada

Entre as causas mais comuns da barriga inchada estão excessos na alimentação e gases. Engolimos ar quanto nos alimentamos de forma muito rápida ou mesmo sem perceber, dependendo dos nossos hábitos e o ar pode se instalar como bolhas no trato digestivo. Quando ingerimos alimentos ricos em fibras também podemos produzir mais gás no intestino. Se este gás não é liberado, ele pode levar ao inchaço abdominal.

continua depois da publicidade

Existem algumas condições médicas, como a síndrome do intestino irritável e a intolerância a lactose, que geralmente também provocam inchaço abdominal. Estas condições e alguns outros sintomas associados como febre e sangramento precisam ser tratados imediatamente por um médico.

Quanto tempo a sensação pode durar?

Dependendo da causa, o inchaço abdominal pode durar poucos minutos, como depois de uma refeição em excesso. Também pode ocorrer por um longo período de tempo, por exemplo, quando é devido à obesidade ou ascite, também conhecida como “barriga d´água” ou hidroperitônio.

A barriga inchada pode variar em gravidade. O sintoma pode ser um inchaço leve e passageiro, ou uma distensão abdominal extrema, que pode interferir com outros processos e funções corporais e causar falta de ar.

Os sintomas da barriga inchada mais comuns

O inchaço abdominal pode ser acompanhado de outros sintomas, dependendo da doença, distúrbio ou condição que a tenha causado. Entre os sintomas mais frequentes podemos citar:

  • Dor abdominal
  • Arroto
  • Mudança nos hábitos intestinais
  • Diarreia
  • Flatulência
  • Indigestão
  • Náusea
  • Falta de apetite
  • Vômitos

Sintomas que podem apontar para uma condição de doença

– Perda de peso

A perda de peso é um dos principais sinais de alerta para o inchaço grave. Caso a distensão abdominal seja constante e haja perda significativa de peso sem motivo aparente você deve procurar um médico para exames mais detalhados. A perda de peso pode ser causada por tumores que comprimem os intestinos, e fazem com que a pessoa se sinta cheia comendo pouco. Alguns tumores também liberam substâncias que suprimem o apetite.

continua depois da publicidade

– Barriga d’água

Também conhecida como ascite ou hidroperitônio, a barriga d’água é um acúmulo anormal de líquido no abdômen ou na pélvis e pode causar inchaço, ganho de peso e aumento da cintura. A ascite é geralmente causada por doença do fígado e faz parecer e sentir como se a pessoa estivesse grávida de vários meses. Se a causa estiver mesmo associada ao fígado, o indivíduo pode apresentar também olhos e pele amarelados.

Há casos em que o excesso de líquido peritoneal é causado pela presença de metástases tumorais no abdômen (como o câncer de ovário, por exemplo) ou por doenças hepáticas graves como a cirrose hepática. A ascite só é notada com o passar do tempo quando o fluido vai se acumulando e deixando o seu abdômen cada vez mais inchado e desconfortável. 

– Dor abdominal intensa e inchaço

Se o inchaço e a dor ocorrem de repente, especialmente se acompanhados de náuseas e vômitos, pode ser um sinal de uma obstrução intestinal. Neste caso é preciso que haja um atendimento médico imediato para evitar complicações dolorosas e que podem ser fatais como a perfuração intestinal.

O inchaço e a dor abdominal também podem ser causados por problemas de saúde como os cálculos biliares ou o câncer de estômago ou de intestino, mas é preciso considerar uma série de outros sintomas e investigar bem antes de ter um diagnóstico definitivo.

– Inchaço acompanhado de sangue nas fezes ou sangramento vaginal entre períodos

Sangramentos são sempre sintomas preocupantes e quando associados a inchaço e distensão abdominal, requerem ainda mais atenção. Felizmente, as causas mais comuns desses sintomas são hemorroidas, ciclo menstrual irregular, miomas, atrofia do endométrio, entre outras que são facilmente tratáveis se descobertas no início. 

Os problemas ginecológicos são os campeões nesses casos. A endometriose, por exemplo, causa cólicas abdominais, inchaço e sangramento. Todavia é preciso procurar um especialista para descartar doenças mais sérias ou em estágio avançado.

– Febre

Quando o inchaço abdominal vem acompanhado de febre é geralmente sintoma de que está acontecendo uma infecção ou inflamação no organismo. 

Infecções estomacais podem gerar gases que vem acompanhados de sintomas como diarreia, náusea, vômito e dor de estômago. Na maioria dos casos, as infecções são causadas por bactérias comuns como a Escherichia coli ou a Helicobacter pylori. Infecções virais desencadeadas por norovírus ou rotavírus também costumam causar febre e inchaço na barriga.

Neste caso deve-se procurar um médico imediatamente para que se faça a contagem de glóbulos brancos e inicie a medicação para conter a infecção.

É provável que infecções desse gênero se curem sozinhas depois de alguns dias, mas é importante consultar um médico para evitar que você fique desidratado ou desnutrido por causa de vômitos ou diarreias frequentes.

– Dores e cólicas

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que provoca, entre outros sintomas, cólicas e dores no estômago. A síndrome também pode causar inchaço e acúmulo de gases, o que pode distender o abdômen. 

Infelizmente esta é uma condição frequente na população e muitas vezes passa despercebida porque seus sintomas podem ser confundidos com um mal-estar mais simples. Segundo dados da International Foundation for Gastrointestinal Disorders, cerca de 1 a cada 10 pessoas apresenta sintomas de síndrome do intestino irritável. Muitas pessoas observam episódios de indigestão em certos intervalos de tempos e nem desconfiam que a causa pode ser essa síndrome que precisa ser tratada.

– Pessoas com intolerância a lactose

Os sintomas de intolerância a lactose incluem inchaço abdominal e gases, o que pode causar a barriga inchada.

Caso estes sintomas estejam ocorrendo com frequência, basta observar se eles ocorrem nas horas seguintes ao consumo de produtos que contenham leite e seus derivados. Se isto ocorrer você pode ser intolerante à lactose. Uma condição alérgica que vem ocorrendo com muita frequência entre os brasileiros.

Em alguns casos, o inchaço abdominal vem acompanhado de outros sintomas que podem indicar uma doença grave e precisam de cuidados médicos. Alguns desses sintomas incluem:

  • Fezes com sangue ou escuras demais;
  • Dor ou pressão no peito;
  • Dificuldade em respirar, falta de ar ou respiração rápida (taquipneia);
  • Tontura;
  • Desmaio, alteração do nível de consciência ou letargia;
  • Febre alta;
  • Massa pulsando no abdômen;
  • Pulso acelerado;
  • Dor abdominal intensa;
  • Vômitos com sangue ou material preto (que se assemelha a borra de café);
  • Fraqueza;
  • Pele e olhos amarelos (icterícia).

Qual é o tratamento para barriga inchada? O que fazer?

Dependendo da causa da barriga inchada, os sintomas podem ser tratados facilmente em casa:

1 – Se o abdômen está inchado por excesso de alimentação, basta repousar e esperar a digestão dos alimentos. Pode ser um processo doloroso, mas que deverá passar rapidamente. Comer mais devagar e em menores quantidades pode ajudar a evitar esse problema no futuro.

2 – Se o inchaço for causado por acúmulo de gases, o ideal é evitar alimentos que são conhecidos por causar este mal como feijão e vegetais crucíferos, como brócolis e repolho. Comer devagar também pode diminuir as chances de engolir ar, o que leva à ocorrência de gases.

3 – Evite produtos lácteos para ajudar a aliviar o inchaço abdominal causado por intolerância a lactose.

4 – No caso de síndrome do intestino irritável, tente diminuir os níveis de estresse e aumentar a ingestão de fibras para aliviar dos sintomas.

5 – Em caso de ascite, repouso e redução da ingestão de sódios podem ajudar o corpo a se livrar do excesso de líquido.

Tratamento médico

Quando a barriga inchada é causada por problemas pouco graves ou é influenciada por um certo estilo de vida, é possível que intervenções na dieta e algumas mudanças no estilo de vida seja suficiente para aliviar o inchaço.

Em alguns casos mais raros de ascite, uma infecção pode se desenvolver no líquido acumulado. Sendo assim o paciente irá ser submetido a um tratamento com antibióticos.

Quando se trata de síndrome do intestino irritável e intolerância a lactose, ainda não há muitas opções de tratamentos para aliviar a barriga inchada a não ser a supressão de certos grupos de alimentos.

No geral, em caso de outras condições sejam elas mais ou menos severas, os tratamentos serão feitos para conter o mal que está causando a barriga inchada e neste caso vai variar de pessoa para pessoa.

Uma dieta restrita de FODMAPs

Médicos e nutricionistas americanos usam o termo FODMAPs para determinar alguns os grupos de alimentos que contém hidratos de carbono (açúcares) na sua composição. Estes alimentos puxam a água para o trato intestinal além de não serem bem absorvidos e digeridos. Eles são fermentados por bactérias no trato intestinal quando consumidos em excesso e podem causar ou agravar os sintomas de barriga inchada.

Os grupos de alimentos considerados FODMAPs na dieta são:

  • Frutose (frutas, mel, xarope de milho de alta frutose, etc)
  • Lactose (leite, iogurte, sorvetes e queijos);
  • Os frutanos (trigo, alho, cebola, etc);
  • Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja, etc);
  • Poliois (adoçantes como o sorbitol e maltitol, frequentemente usados em doces);
  • Frutas com caroço como abacate, damasco, cereja, nectarina, pêssego, ameixas, etc.
  • Verduras e legumes, como aspargos, pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, berinjela, cebola, alho, feijão, lentilhas, etc.

De acordo com profissionais, sintomas como diarreia, prisão de ventre, gases, inchaço e cólicas podem ocorrer em pessoas sensíveis aos efeitos destes grupos de alimento e uma dieta restrita pode ajudar a reduzi-los. A dieta é aconselhada especialmente para pessoas com síndrome do intestino irritável e pode ser usada por indivíduos com sintomas semelhantes decorrentes de outras desordens digestivas. Converse com seu médico caso você suspeite que essa pode ser a causa do seu problema.

Considerações

Grande parte das causas de inchaço abdominal tem a ver com condições de saúde incomodas, mas que representam zero risco de vida. 

A primeira coisa que você deve fazer ao perceber a barriga inchada é observar como anda a sua dieta. Em muitos casos, ajustes relativamente simples na alimentação eliminam todos os seus sintomas.

Se a sua qualidade de vida começar a ser afetada pelo inchaço na barriga, se a condição não melhorar ou se sintomas adicionais surgirem, é mais do que hora de ir ao médico checar o que pode estar acontecendo. As chances de que será algo simples e rápido de tratar são grandes. E mesmo que seja algo mais complexo, seu médico saberá te orientar para que você obtenha o melhor tratamento disponível e não sofra mais com esse desconforto.

Vídeo: Como diminuir a barriga inchada

Não perca as orientações dos vídeos a seguir, elas certamente vão te ajudar!

Vídeo: Como acabar com gases e barriga inchada

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Você já sentiu sua barriga inchada alguma vez? Quais podem ser as causas do seu inchaço, em sua opinião? Já fez algum tratamento? Que sintomas sente? Comente abaixo.

4 de 5 (136 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Minha barriga está inchado e sinto desconforto....e umas dorizinhas não notáveis

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Eu sinto muita falta de ar, enjoo, inchaços e um pouco de gases, fora o fato de sentir um pouco de tontura, achei que tava grávida mas pelo visto não é

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Não fique esperando um milagre ou uma solução via internet, procure um médico, não deixe de fazer os exames.
    Quanto antes melhor para um diagnostico favorável ou depois uma sentença.
    Não deixa o tempo passar, procure um médico, hj, amanha, mas procure.

    Boa sorte a tds, fiquem com DEUS.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • MEU ESTUFAMENTO DO ESTÔMAGO É IMEDIATO QUANDO COMO. NEM DEU TEMPO DO ALIMENTO SER DIGERIDO E JÁ ESTUFO E MUITO, INDEPENDENTEMENTE DO ALIMENTO E OU QUANTIDADE. MUITO INCHAÇO, ENJOO, MAL ESTAR...JÁ FORAM FEITOS EXAMES E DESCARTADO S.I.I. INÚMERO EXAMES GASTROINTESTINAIS E NADA. O PROBLEMA PARECE NÃO SER NO INTESTINO E SIM COM O ESTOMAGO.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Meu amigo eu sinto exatamente a mesma coisa e também já fui em vários gastros, fiz 3 endoscopias em um ano, inúmeros exames e nada de diagnóstico. Se vc tiver outras informações ou solução do seu problema por favor me fale . Obrigado e Boas Festas!!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Sinto uma sensação de peso na barriga quando tomo meu anticoncecional o que posso fazer pra acabar com esse desconforto

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Minha barriga estava muito inchada com imenso desconforto não sei ao certo qual alimento ingeri que possa ter causado isso, porém não sei para as demais pessoas mais tomei chá de sálvia que em poucas horas aliviou os sintomas e a barriga começou a desinchar esse chá é muito bom para sintomas gastrointestinais e diarréia tbm, me ajudou muito, achei bom compartilhar o que me deixou melhor!!.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Ola,
      Estou com algum desconforto do lado esquerdo da barriga,mas percebi que sempre que como algo muito processado vem essa dor!
      E minhas fezes as vezes saem normal as vezes mole!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Faltou mencionar: urino constantemente, anormal! Sempre achei que tivesse um bom metabolismo, por suar demais, realizando qualquer atividade física, eliminando o excesso de alcool, mas vejo que me enganei.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Olá sempre quando como qualquer alimento seja ele em pouca ou grande quantidade, a minha barriga incha.
      o que pode ser?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Graças a esse artigo identifiquei o meu problema como "Barriga d'água", pois consumo 3L de Coca-Cola e o meu problema no fígado, se deve, com certeza ao excessivo consumo de bebida alcoólica. Minhas fezes apresentam coloração bem escura, quase preta e, também, vou diminuir a ingestão de bicarbonato de sódio, que me transmitia a sensação de alívio e tenho fortes dores de cabeça, sem qualquer motivo aparente e a barriga, sempre enorme, apesar de eu não ser gordo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Nossa menino, voce esta se matando aos poucos... não faça isso tome somente agua, tente fazer por uma semana, já vai ter uma melhora que vai tedar forças pra continuar. Deus te acompanhe nesse processo

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • minha barriga esta crescendo pareçe que estou gravida de 5 meses tem algo mexendo dentro da minha barriga ,so tem um problema não tenho utero fiz esterectomia o que deve ser me ajuda , não sinto dor nem mal esta

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou sentindo uns 3 meses, de vez enquando quando janto mais tarde, barriga inchada e refluxo a noite quando durmo que me incomoda muito e preciso sentar para melhorar. Muito ruim. Tem dia que estou sentindo isso após o almoço. O que pode ser?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Esses FOODMAP,S são só os alimentos que estou comendo. Feijão, arroz, verduras e frutas. Eu vou comer o quê? Só frango e ovo? Isso tá certo?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • É importante que não coma em excesso e procure espalhar o consumo. Consultar uma nutricionista, relatando seu problema, pode ser interessante.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma