Remédio para barriga inchada – 9 mais usados

Especialista da área:
atualizado em 28/05/2021

A barriga inchada é um problema bastante comum e desconfortável, motivo pelo qual muitas pessoas procuram o remédio ideal.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas esse problema na verdade é um sintoma de algumas condições de saúde, ou mesmo da má alimentação.

Assim, a seguir vamos conhecer os remédios mais comuns para tratar o inchaço na barriga, além de conhecer algumas dicas para evitar o problema.

Possíveis causas para o inchaço da barriga

A sua barriga pode estar inchada por diversos motivos, e a seguir vamos conhecer os mais comuns:

1. Gases

A maioria das pessoas associa a barriga inchada com gases, que é algo que ocorre com frequência, principalmente quando alguns fatores estão envolvidos. São eles:

  • Ingestão de bebidas gaseificadas, como refrigerantes;
  • Ingestão de comidas gordurosas em grandes quantidades;
  • Intolerância à lactose;
  • Intolerância à frutose, que pode causar, em algumas pessoas, sintomas semelhantes ao da intolerância à lactose; 
  • Doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Muitos desses distúrbios citados causam diversos problemas gástricos, como diarreia, dor abdominal e acúmulo de gases.

2. Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é outra causa comum do inchaço, mas nesse caso, ele tende a ser mais generalizado. Ele pode ocorrer como um sintoma de algumas doenças ou distúrbios de saúde ou como resultado da alimentação.

Os causadores mais comuns são:

  • Consumo excessivo de sódio, seja o sal de mesa ou o que é adicionado em alimentos industrializados;
  • Uso exagerado de álcool;
  • Consumo exagerado de carboidratos simples;
  • Tensão pré-menstrual ou outras alterações hormonais;
  • Doenças nos rins, fígado ou cardiovasculares;
  • Uso de alguns medicamentos, como corticoides.

3. Ingestão muito rápida de alimentos

O estômago é um compartimento do organismo flexível que pode acomodar toda a comida que você come. Mas ainda assim, comer demais pode fazer com que você fique inchado, especialmente se os alimentos ingeridos apresentarem um teor alto de sódio e gorduras.

Além disso, quando o consumo de alimentos é feito muito rapidamente, é comum a ingestão de ar, que se acumula e causa dor e sensação de inchaço.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Constipação

Problemas como prisão de ventre podem causar o aumento do volume do abdômen, trazendo a sensação de inchaço.

5. Ganho de peso

Ao ganhar peso, é normal que a gordura se acumule no abdômen e isso pode trazer a sensação de inchaço. Se isso te incomoda ou te coloca em risco de desenvolver algum problema de saúde, informe- se sobre meios de perder peso mantendo a saúde.

6. Ascite

A ascite, conhecida também como barriga d’água, é uma condição que leva ao acúmulo de líquido na região abdominal, e normalmente está associada às doenças no fígado, nos rins ou que afetam o sistema cardiovascular. 

O seu tratamento, então, vai depender da causa, e muitas vezes envolve a drenagem do líquido.

barriga inchada homem

Remédios para barriga inchada

Normalmente, as pessoas não tomam nenhum remédio para a barriga inchada e vão apenas administrando a situação, por não ser nada grave.

Mas em alguns casos o problema causa outros incômodos, como dor abdominal, e algumas pessoas optam pelo uso de remédios, sejam eles caseiros ou de farmácia.

A seguir, veremos os mais comumente usados:

1. Simeticona

A simeticona é o medicamento antigases mais usado, e pode ser encontrado na forma de comprimido, cápsula gel ou em gotas. Ele atua na eliminação de gases, estimulando as bolhas de gás a se fundir dentro do organismo, formando bolhas maiores que são mais facilmente eliminadas ou rompidas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, se o seu problema tem a ver com gases, esse medicamento pode ajudar e não precisa de prescrição médica.

2. Simeticona Plus

Conhecido também pelo nome comercial de Simeco Plus, esse medicamento é uma associação de simeticona, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio, e é indicado para aliviar alguns dos sintomas dos gases, além de combater a azia e a queimação. 

3. Lactase e outras enzimas digestivas

Para casos nos quais a barriga inchada é causada por alguma intolerância alimentar, o médico pode recomendar o uso de alguma enzima digestiva, que irá facilitar o processo de digestão e evitar o aparecimento do problema.

A mais famosa é a lactase, usada em casos de intolerância à lactose. Mas existem outras, que são específicas para outras condições de saúde.

4. Sal de frutas

O sal de frutas, como o Sonrisal e o Eno, é composto de sais como bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Ele é um antiácido usado para azia e má digestão e que também pode ajudar a reduzir o inchaço na barriga quando tal desconforto está associado a problemas digestivos.

5. Probióticos

O uso de probióticos pode facilitar a digestão e ajudar a manter a saúde intestinal, contribuindo assim para a prevenção dos gases e de outros problemas digestivos.

6. Carvão ativado

O carvão ativado pode ser encontrado nas farmácias na forma de comprimidos ou em pó, e ajuda na retirada de gases e toxinas presentes no organismo. Além disso, ele praticamente não apresenta efeitos colaterais e é totalmente eliminado nas fezes.

7. Bicarbonato de sódio 

Essa substância possui um efeito antiácido no estômago, o que pode diminuir o desconforto e o inchaço abdominal.

8. Diuréticos

Os medicamento diuréticos, como a furosemida, podem ser prescritos por um médico para tratar o acúmulo excessivo de líquidos, quando ele julgar necessário. 

E, embora esses remédios ajudem os rins a eliminar mais fluidos, reduzindo o inchaço, eles não devem ser usados sem prescrição médica, pois podem causar efeitos colaterais graves.

Dicas e cuidados

Como muitos alimentos podem ser os responsáveis pelo inchaço, como nos casos de alergia ou intolerância alimentar, é interessante manter um diário alimentar. Assim fica mais fácil descobrir os alimentos que estão causando o problema e eliminá-los da dieta.

Outra dica é o uso de probióticos naturais, como os da família dos Lactobacillus, que ajudam a equilibrar a sua flora intestinal, facilitando o processo digestivo e reduzindo o inchaço na barriga. 

Por fim, se nenhuma das dicas dadas nesse artigo aliviar o inchaço na barriga, ou se ele vier acompanhado de outros sintomas, o ideal é procurar um médico, que irá avaliar o seu caso e diagnosticar a causa.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já tomou algum remédio para barriga inchada? Qual deles? Por que motivo você estava sentindo o inchaço? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Remédio para barriga inchada – 9 mais usados”

  1. Minha barriga incha muito me deixando desconfortável as vezes penso que é meu estômago tbm sucesso quero um remédio que ajuda na digestão

    Responder