Originário da Ásia e do Oriente Médio, o bálsamo é uma planta que é muito usada na medicina popular por seus inúmeros benefícios para a saúde.
Seus efeitos vem sendo cada vez mais estudados por pesquisadores, que já confirmaram vários deles.
Então, vamos conhecer essa planta que já foi citada até na Bíblia, seus benefícios para a saúde, além de aprender a preparar algumas receitas com o bálsamo.
De acordo com um estudo brasileiro publicado no periódico Journal of Ethnopharmacology, o bálsamo é rico em antioxidantes flavonoides, com um forte efeito anti-inflamatório.
Assim, ele pode ser usado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, além de ajudar a aliviar dores em músculos e articulações.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro demonstraram que o bálsamo é rico em um flavonoide chamado canferitrina, que possui efeito hipoglicemiante.
Assim, o consumo da planta ajuda a controlar a glicemia, e pode ser muito útil para pessoas com diabetes.
Além do efeito anti-inflamatório, o bálsamo também pode ajudar a prevenir problemas gástricos, como a gastrite e as úlceras estomacais.
Mas, embora este efeito já tenha sido demonstrado em estudos com modelos animais, ele ainda precisa ser melhor estudado em humanos, para definir a dose e a frequência de uso.
Por fim, os antioxidantes do bálsamo também ajudam a manter a saúde da pele. Isso se deve à sua ação na manutenção da produção de colágeno, e na proteção contra os danos causados pelos radicais livres e pela radiação solar.
Assim, o uso regular do bálsamo pode ajudar a prevenir ou a retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Mas, além dos efeitos comprovados por estudos científicos, o bálsamo é utilizado na medicina popular como forma de auxiliar o tratamento de diversas condições, como:
Ingredientes:
Modo de preparo:
A recomendação é consumir o chá antes das principais refeições, de duas a três vezes ao dia.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Confira o que a nossa nutricionista diz sobre os efeitos do bálsamo!
Veja Todos Comentários
Ola pessoal meu pai tem alergia ao Balsamo as pessoas antes de consumir faça um teste para ver se pode ter uma reação assim também.
Minha mãe sempre fez uso do bálsamo, está prestes a completar 101 anos, não sei se faz efeito para a longevidade da vida mas tem uma saúde ótima.
Muito bom mesmo
Comendo 4 folhas de bálsamo diariamente em jejum a queimação e azia acabam, cura gastrite e refluxo. Um santo remédio....
Bom dia ! Sou do PARANÁ. Estou com gastrite crônica leve e H. Pylori , os sintomas são horríveis , resseca muito a boca , acho que ataca o refluxo. Me ensinaram bálsamo , mas não encontrei a plantinha. Se alguem tiver em Capitão me avisa. Prof. Ray. Vou levar o exame segunda ao médico.
Usou o bálsamo? Fez efeito?
Boa noite, quando tinha meus 20 anos eu sofria de gastrite,e o médico disse que já estava virando úlcera, até que quando ele falou em fazer cirurgia eu entrei em Pânico.
Certo dia eu estava passando muito mal no meu serviço quando minha colega de trabalho perguntou se eu conhecia a planta bálsamo, porém eu disse que não.
No dia seguinte ela me trouxe um galho dessa planta.
Até que comecei a fazer como ela me explicou.
5 ou 6 folhas bem lavadas
1 copo de 200 ml de leite ou água.
Bater tudo no liquidificador e tomar em jejum.
OBS: essa planta bálsamo tem em floricultura,vc pode comprar uma muda e fazer um belo vaso para essa Santa planta.
Se vc não quiser fazer no liquidificador vc pode comer ela pura de 2 a 3 vezes ao dia.
Hoje eu tenho 50 e nunca mais sofri de gastrite ou qualquer outro problema de estômago.
Você tbm pode fazer salada etc...
Espero ter te ajudado.
Boa sorte e muita saúde pra vc.
o que mata H. Pylori colocar 2 gotinha em capsula de comprimido e tomara a noite por 7 dias , procure informação desse poderoso desinfetante usado no japão em farmácia
Andre por favor que comprimido é esse.
Olá....cuidado!!!! Bálsamo é um tipo delas; mas não são todas que são bálsamo!!! Cuidado!!!
Tomei um medicamento manipulado para insônia por uns quatro dias, aí parei porque me deu uma gastrite muito forte. Eu arrotava demais e sentia que o intestino também estava abalado. Segui o conselho da Solange da Silva Mandrik e hoje (13/04/2019) está fazendo 6 dias que estou comendo uma folha de bálsamo em jejum e, acabou-se todos incômodos estomacais e intestinais.
22 anos atrás, sentia mta asia e forte queimação no estômago... Trabalha a noite na Ceasa MG. Um amigo me viu contorcendo e me perguntou o que estava, eu, sentindo. Após dizer à ele, o msm me indicou o bálsamo e como prepará-lo. Durante uns 2 meses, realizei o processo - "5 folhinhas do mesmo, socada, ate virá aquele sumo, num copo americano contendo agua ate a risca. Deixa curtir ate o dia seguinte, cuar e tomar em jejum. Nao existe tratamento tao eficaz para tais questões. Lembre-se: coisas ácidas (abacaxi, extrato tomate, etc) devem ser cortada ou pelo menos usar em quantidades menores, durante o tratamento. Nunca mais senti tais incômodos.
Conheço essa planta desde 1980 quando tinha fortes dores de estômago e um conhecido japonês me deu. Plantei e hoje não vivo sem ela. Me admirei e fiquei feliz com as pesquisas, pois confirmou o que ja tinha certezama. Essa planta e abençoada e inclusive cotada na bíblia também.
Uso para tudo e indico para todo mundo também
No caso da glicose como fica
Tenho aliviado minha azia e queimação no estômago, mascando folhas de bálsamo, o alívio e imediato. Recomendo.
Senti dores fortíssimas na boca do estômago acompanhadas por dores de cabeça, inchaço na barriga e muitos gases por 10 dias, a única coisa que está me fazendo melhorar é o bálsamo que um verdureiro me indicou e neme deu, estou macerando as folhas coloco 100ml de água gelada, passo na peneira e tomo, qdo me levanto e ao me deitar, que alívio, as dores diminuíram e estou me sentindo bem melhor graças a Deus.