6 Alimentos Bons Para Gastrite

A gastrite, que é caracterizada pela dor e queimação no estômago, acontece por conta de uma inflamação, erosão ou queimação nessa região do corpo, que pode ser ocasionada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por uma alimentação fraca ou pelo uso em longo prazo de alguns tipos de medicamento.

Ela pode permanecer por alguns dias – na chamada gastrite aguda – ou continuar ao longo de meses e até mesmo anos – no problema conhecido pelo nome de gastrite crônica.

Seja qual for o tipo de gastrite que se tenha, a pessoa que sofre com o problema sabe que além de seguir as orientações do tratamento recomendado pelo médico, precisa tomar cuidado com a alimentação para não ingerir comidas que deixem o problema ainda pior e certificar-se de consumir aquelas que não causarão nenhum tipo de incômodo.

Vamos apresentar uma série de alimentos bons para gastrite e que devem ser incluídos na dieta de quem possui a doença.

1. Frutas

Para quem sofre de gastrite, a recomendação é comer de duas a quatro porções de frutas diariamente. Elas são alimentos bons para gastrite e oferecem ao organismo importantes nutrientes como vitaminas essenciais, minerais, fibras, fitoquímicos e antioxidantes.

Entretanto, devemos ressaltar aqui que não são todas as frutas que são bons alimentos para quem tem gastrite. As melhores opções são banana (em especial a banana verde), maçã ou suco de maçã, pêssego, pera, uva, melão e kiwi. Por outro lado, laranja, figos, bagas, frutas secas e suco de toranja devem ser deixadas de lado por poderem causar dor e irritação.

A sugestão é comer as frutas no intervalo entre uma refeição e outra, para evitar que o estômago fique vazio. Isso porque, uma vez vazio, o suco gástrico corroi as suas paredes, o que agrava ainda mais a ferida.

2. Brotos de brócolis

Outra comida que faz parte da lista de alimentos para gastrite são os brotos de brócolis, que são obtidos quando o brócolis possui de três a quatro dias de vida. Um composto encontrado nesse alimento, uma substância química chamada de sulforafano, possui ação antibacteriana em relação à H. Pylory (Helicobacter pylori), bactéria que é geralmente a causadora de gastrite e úlceras.

Além disso, uma pesquisa divulgada no ano de 2009 na publicação Cancer Prevention Research (Pesquisa de Prevenção ao Câncer, tradução livre) descobriu que pessoas que tinham sido alimentadas com 70 g – em torno de uma xícara – de brotos de brócolis por dia tiveram menos inflamação e infecção estomacais do que aqueles que comeram uma quantidade parecida de brotos de alfafa, que não contêm o sulforafano em sua composição.

Porém, para que o efeito dos brotos de brócolis possam ser mantidos é preciso que eles sejam consumidos de maneira regular na dieta. Até porque dois meses depois da realização desse estudo, a inflamação e a infecção voltaram aos participantes que tinham consumido o alimento durante a pesquisa.

3. Iogurte

O terceiro item da lista de alimentos bons para gastrite é o iogurte, que em alguns casos contém substâncias que ajudam a controlar o equilíbrio entre as boas e as más bactérias no intestino. Especialmente os produtos que contêm Lactobacillus e Bifidobacterium mostraram-se eficazes para diminuir a infecção e melhorar a eficiência de tratamentos convencionais para gastrite e úlcera.

Isso foi identificado em um estudo publicado em 2009 no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) que acompanhou 138 pessoas infectadas com a bactéria responsável pela gastrite e úlcera e que mesmo se tratando com o uso de dois antibióticos e um inibidor de bomba de prótons não tinham apresentado melhoras em relação aos sintomas.

Então, esses participantes foram divididos em dois grupos: um que tomou 200 ml de iogurte com Lactobacillus e Bifidobacterium, antes de utilizar quatro tipo de medicamentos do tratamento convencional e outro que não utilizou o iogurte e seguiu apenas o tratamento.

O resultado a que os pesquisadores chegaram foi que o nível de erradicação da bactéria causadora de gastrite e úlceras foi maior para os que beberam iogurte do que para os outros: 86% contra 71%. Além disso, os que consumiram o iogurte não sofrerem com efeitos colaterais decorrentes do tratamento médico normal como náusea e diarreia.

É claro que para obter os benefícios do iogurte como um dos alimentos bons para gastrite é necessário utilizar um produto que tenha culturas vivas, como as presentes nos iogurtes utilizados no estudo. Para ter essa informação, basta verificar a informação nutricional na embalagem.

4. Hortelã e alecrim

Os chás produzido à base de hortelã e alecrim são alimentos bons para gastrite, atuam como calmantes digestivos, diminuindo a acidez no estômago e amenizando gases, cólicas e azias. A recomendação é que o chá seja consumido 30 minutos antes de cada refeição.

5. Suco verde de salsinha e couve

Um suco verde preparado com ingredientes como salsinha e couve também faz bem para quem possui gastrite. A bebida é rica em antioxidantes e zinco, substâncias importantes para a recuperação do estômago.

O suco ainda contém outras substâncias fundamentais para o organismo como vitamina C e magnésio. Uma dica de preparo do suco verde com salsinha e couve é misturar os vegetais com o suco de uma fruta, água e linhaça.

6. Caldo de feijão

Se por um lado o grão de feijão não entra na lista dos alimentos para gastrite, por conta da fermentação que ele provoca, o consumo do seu caldo está liberado e é bastante importante, devido aos nutrientes que o feijão oferece como proteínas, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

7. Suco de aloe vera

O suco de aloe vera, ou babosa, como a erva também é conhecida, tem propriedade cicatrizante, que pode ajudar na cura da ferida do estômago causa pela gastrite. Beber uma porção de 50 ml uma vez ao dia em jejum antes de dormir diariamente já é suficiente para se beneficiar dos efeitos.

O que pode e o que não pode 

Quem sofre de gastrite não precisa necessariamente ficar sem comer carne, mas deve se afastar dos tipos mais gordurosos. Dessa maneira, dá para consumir frango cozido, refogado ou grelhado, peixes como pescada e merluza e carnes como patinho, coxão mole e lagarto. Mas atenção: esses pratos não podem ser preparados fritos, de modo algum.

Legumes e verduras são essenciais para uma alimentação equilibrada, obtenção de nutrientes e controle de peso. Sendo assim, não podem ser excluídas da alimentação. Mas é necessário prepará-las refogadas, já que as folhas mais duras podem incomodar as paredes no estômago.

As bolachinhas também podem ser mantidas na dieta de uma pessoa com gastrite, mas apenas as de água e sal e maisena, as recheadas devem ser abandonadas por serem gordurosas. Assim, como aconselhamos em relação às frutas, uma porção dessas bolachas pode ser consumida no intervalo entre uma refeição e outra para evitar que o estômago fique vazio e o suco gástrico machuque suas paredes.

Não há como precisar com toda a certeza qual alimento que fará mal para cada pessoa que sofre com a gastrite, tendo em vista que cada organismo pode responder de maneira diferente a cada substância. Entretanto, existem alguns com bastante potencial para piorar a situação e devem ser excluídos ou ao menos ter a sua ingestão limitada.

São eles: bebidas alcoólicas, leite integral, leite com chocolate, chocolate, café normal ou descafeinado, chá verde ou preto (com ou sem cafeína), alho em pó, produtos laticínios feitos à base de leite integral ou creme, queijos – principalmente os muito temperados –, cebolas, doces, limão, frituras, adoçante, refrigerante, energéticos, guaraná em pó ou cápsulas, bebidas quentes, alimentos embutidos e tomate e seus derivados como o suco ou molho de tomate, por exemplo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem necessidade de aumentar o consumo destes alimentos bons para gastrite? Tem sofrido muito com essa condição? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...

24 comentários em “6 Alimentos Bons Para Gastrite”

  1. Estou arotando com Ásia , e uma pressão no peito e não conseguindo completar minha respiração , o que eu faço???

  2. Sofro de gastrite e nem remédio adianta muito… procurei na internet o famoso SUCO DE COUVE EM JEJUM … ele viro meu amiguinho todas as manhãs ele me deu uma melhora maravilhosa!!! Tomo todos os dias em jejum e a dor passou! Realmente gente é ótimo …. Estou tomando suco de couve com água … mas também tem com leite,ai vai do seu organismo qual vai aceitar rsrsrsrs beijossss e melhoras para todos !!!!

  3. Nossa , sinto dor no estômago, sinto ele pesado , algo preso na garganta, sensação pesaima ate falta de folego, estômago parece q incha , n sei mas qundo ele doie sie e fome ou ele ta doend msm por causa da gastrite

  4. AZIAS SÃO RARÍSSIMAS EM MIM,MAIS REALMENTE ALGUNS ALUMENTOS ME DEIXAM RMIMPATURRADOS,PERDI 18 KL COM ESSA DIETA,NUNCA FUI OBESO E POR ISSO ESTOU SOFRENDO MUITO COM A DIETA,OQUE FAZER PRA NÃO PERDER TANTO PESO???

  5. toda vez que acabo de comer tenho muita tosse e falta de ar, as vezes vou ate parar no pronto socorro. Teno que tomar ate injeção porque fico sem ar ja fui em 4 médicos, eu moro em santos tenho convenio, e fui em um especialista pago em são paulo para ver o que tenho mais continuo a mesma coisa não sei mais aonde ir.

    • Já fez alguma endoscopia? Eu sofro com o mesmo problema, no meu exame deu gastrite, refluxo, esofagite e uma bactéria no estômago, já comecei a tomar o medicamento e já senti melhora.

    • Boa tarde!
      Use o chá de espinheira Santa três vezes ao dia e tome suco de couve com a salsa em jejum.
      Procure também um especialista gástrico.
      Deus o abençoe.

  6. Tenho muita tosse, consequentemente muito refluxo. Durmo com a cama elevada na cabeça, e com uma toalha, pois é muita saliva. Tenho muita dificuldade de engolir
    Me engasgo sempre, é como se Minha garganta estivesse fechada. Tenho dor de garganta, dor no peito.
    Não sei mais o que fazer.
    A noite tudo fica pior.

  7. Tenho gastrite nervosa hérnia refluxo e esofagite, quando está atacada sinto muita fome ou um vazio insuportável, tenho que comer toda hora e acabo ficando nervosa. As vezes não consigo ficar nem uma hora sem comer. Isso é normal ?

  8. Tenho gastrite e refluxo,minha boca fica muito seca durante a noite as obturações dos meus dentes começaram a cair quando comecei com este problema que me incomoda muito.

  9. Tenho gastrite crônica leve, nossa minha boca queima arde a linga e a garganta.faco dieta não como é nem bebo nada proibido, e não sinto melhoras, não sei o que faço são tantas opinião , qual a certa? Me sinto bem tomando leite, mas todos diz que falamos mal. Agora me ensinaram​ a tomar espinheira santa. 3 x ao dia 1 comprimido antes das refeições.e também água de coco com couve batido no liquidificador pela manhã, comecei hj estou com muita fé.

Deixe um comentário