Propriedades dos Alimentos

Benefícios do Chá de Bardana e como fazer

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Poder antioxidante, tratamento de problemas na pele e problemas digestivos: confira os benefícios do chá de bardana e como fazer!

Apesar de também poder ser ingerida na forma de alimento, o uso mais tradicional da bardana é na forma de chá, que geralmente é preparado com a raiz da bardana mergulhada em água fervente.

O chá de bardana vem sendo muito utilizado para tratar diversas condições de saúde devido às propriedades medicinais da bardana.

Raiz de bardana

Benefícios do chá de bardana

Conheça a seguir, 8 benefícios que o chá de bardana pode proporcionar e como ele pode ser útil para melhorar a saúde e boa forma.

1. Ajuda a eliminar líquidos e combater a celulite

O chá de bardana tem efeito diurético que ajuda a eliminar o excesso de líquidos no organismo, através da urina. Além disso ele pode ajudar a reduzir a celulite, especialmente quando seu consumo for associado à prática de atividades físicas regulares.

continua depois da publicidade

2. Trata problemas digestivos

Devido à alta concentração de fibras, a bardana ajuda a estimular o sistema digestivo e melhorar a função intestinal, evitando problemas gastrointestinais, como prisão de ventre, inchaço e úlceras.

Além disso, a bardana estimula a formação de bactérias saudáveis no intestino, melhorando toda a função digestiva.

3. Ajuda a remover as toxinas no sangue

Um dos usos mais antigos e tradicionais da raiz de bardana envolve uma possível purificação do sangue. Isso porque o chá de bardana é capaz de remover toxinas presentes na corrente sanguínea.

Uma pesquisa publicada em 2011 confirmou essa propriedade da bardana de funcionar como um detox para o sangue, além de melhorar a circulação sanguínea, promovendo uma melhor textura na pele.

continua depois da publicidade

4. Tem poder antioxidante que melhora o sistema imunológico

Um estudo realizado em 2010 mostrou que a raiz de bardana apresenta diversos tipos de substâncias antioxidantes poderosas que incluem a quercetina, a luteolina e ácidos fenólicos.

Essa propriedade antioxidante protege as células do corpo contra danos causados por radicais livres no organismo, que são moléculas instáveis que prejudicam as células saudáveis no corpo, ajudando a evitar e envelhecimento precoce e prevenir diversas doenças.

5. Ajuda no tratamento da diabetes

Como a bardana apresenta grande quantidade de fibras, ela ajuda a adequar os níveis de glicose e insulina no organismo, segundo estudos.

A principal fibra do chá de bardana, a inulina, é a principal responsável por aliviar sintomas da diabetes e regular os níveis de açúcar no sangue, além de reduzir o colesterol sanguíneo total, prevenindo problemas no sistemas cardiovascular.

6. Benefícios do chá de bardana para tratar problemas de pele

A raiz de bardana é usada há muito tempo para tratar problemas de pele como acne, psoríase e eczema, pois melhora a circulação sanguínea.

continua depois da publicidade

Por conter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a bardana também pode ajudar a controlar, por exemplo, queimaduras, quando aplicada topicamente sobre a pele.

7. Protege e desintoxica o fígado

Doenças do fígado como cirrose ou hepatite alcoólica resultam do consumo excessivo de álcool durante a vida. Ao longo do tempo, esse abuso alcoólico pode provocar processos de inflamação e danos no fígado.

De acordo com um estudo científico publicado em 2002, as propriedades anti inflamatórias presentes na raiz de bardana ajudam a prevenir e tratar esses danos no fígado.

8. Tem propriedades antibacterianas e antifúngicas

De acordo com estudos científicos, a raiz de bardana fresca apresenta um composto chamado de poliacetileno, que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Assim, o chá de bardana é bastante eficaz no tratamento de infecções urinárias e também de infecções na pele, como no tratamento de problemas de micoses, por exemplo, que são infecções causadas por fungos que deixam a pele com manchas.

continua depois da publicidade

Como preparar o chá de bardana

Raiz e chá da bardana

Por ser pouco conhecido, algumas pessoas podem ter algumas dúvidas na hora do preparo do chá.

  1. O primeiro passo é selecionar uma raiz de bardana fresca e bem firme. Se ela estiver muito mole, não servirá para preparar o chá e deverá ser usada como alimento em uma sopa, por exemplo.
  2. O segundo passo é pegar a sua raiz de bardana firme e limpar a superfície, raspando as bordas mais ásperas com uma faca. Caso não encontre a raiz fresca, é possível usar uma colher de sopa de raiz de bardana seca e envelhecida por pelo menos um ano, que é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
  3. O terceiro passo é usar cerca de duas colheres de sopa da raiz e colocar essa quantidade em um pequeno pote, de preferência de aço inoxidável. Depois disso, deve-se adicionar 3 xícaras de água filtrada e ferver tudo por cerca de 30 minutos.
  4. O último passo é desligar o fogo, deixar a bebida por cerca de 10 a 20 minutos em infusão e beber ainda quente.

Sempre use fontes seguras e naturais de bardana que são mais saudáveis para preparar o chá.

Se for coletar diretamente da natureza, tome cuidado com espécies, parecidas como a raiz de beladona, que crescem próximas à bardana e que são altamente tóxicas.

Contraindicações

Não há muitos efeitos colaterais relatados para o chá de bardana, sendo portanto considerado um produto seguro desde que usado com moderação.

Por ser um diurético natural, um dos efeitos colaterais mais comuns é a desidratação. Recomenda-se evitar o consumo do chá em excesso, principalmente se você já estiver tomando algum tipo de diurético.

Dicas e cuidados para aproveitar os benefícios do chá de bardana

  • Alergia – Alérgicos a plantas como ambrósias, crisântemos ou margaridas não devem utilizar a raiz devido ao risco alto de ocorrer uma reação alérgica;
  • Fornecedores de boa qualidade – Sempre compre a bardana de fornecedores confiáveis e conhecidos no mercado;
  • Absorção de nutrientes – Se usada em excesso, a bardana pode prejudicar a capacidade do organismo de absorver ferro;
  • Interações medicamentosas – A bardana interage com medicamentos anticoagulantes, o que pode aumentar o risco de hematomas e hemorragias.

Vídeo: Benefícios do chá de bardana

Continue a aprender sobre o chá de bardana com o vídeo a seguir!

Fontes e Referências Adicionais

Você já experimentou alguma vez o chá de bardana? Conhecia todos os seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

4.2 de 5 (41 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Nunca tomei cha de Bardana, vou experimentar. Queria saber se a bardana e boa para intestino preso. Ou entao outra planta boa para isso
    Me digam.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Comecei a tomar o chá das folhas.devido problema de gota.espero que me ajude

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Se fervermos 30 minutos acho q não sobra nada a água secará toda .....?????

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Parabens, obrigado pelas orientacoes...Bou toma-la para visicula....

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Achei interessante tds os benefícios da bardana! Obrigada!
      Agora o modo de preparo .. ferver 3 xícaras de água por 30 minutos?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Tomo chá de bardana a muitos anos. Meu médico gosta muito da bardana e de outras ervas medicinais.

    Parabéns ao site mundoboaforma!

    Abraço.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Aonde comprar esse produto.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bardana uma raiz muito recomendada, para mulheres com queda de cabelo. Deve-se tomar cuidado ao interagir com outros medicamentos, se for tomar o chá.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Adilton sabe onde encontro? Já procurei na net e presencial e não acho a raiz, só folhas. Só achei um no ML mais é secas, e é 15g R$ 20,00

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Em feiras livres , geralmente nas barracas de orientais.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Olá, a bardana tbm é chamada de gobo, é muito usada na culinária japonesa. Em quitandas, feiras livres, e comércios q vendem produtos orientais é fácil acha-la in natura.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
    • Nunca tomei o chá da bardana, sabia que a folha era usada para fazer compressa para problemas de intestino de bebês e também para outras infecções.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Gostaria de saber se não podemos usar as folhas pra fazer o chá e porque?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • ....tomo seguido chá de BARDANA, não sabia que os efeitos eram tão benéficos
    OBRIGADO !!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Faço uso da bardana há 2 anos. Melhorou meus exames todos. Qualquer casa de produtos naturais vende. É tão barato gente ! E muito eficaz. Tomo todos os dias. Emagreci 16 k glicose. Colesterol triglicérides e gordura no fígado graças a Deus! Tudo em ordem.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Giselda, vc poderia informar o modo de preparo?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Estou com gordura no fígado e preciso emagrecer com urgência.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite