Embora não pensemos nisso logo de cara, mesmo alguns produtos naturais como os chás podem fazer mal e ser contraindicados para algumas pessoas. Você descobrirá a seguir se a bebida preparada à base da planta beladona é boa ou se, ao contrário disso, o chá de beladona faz mal.
Se você também ficou intrigado se os outros chás podem ser perigosos para a saúde, depois que conhecer melhor o chá de beladona, aproveite para conferir se o chá mate faz mal.
Sobre a beladona
A beladona (Atropa belladonna) é uma planta originária do centro e do sul da Eurásia (porção de massa continental formada pela Europa e pela Ásia), que faz parte da família Solanaceae. Ela é cultivada na França e em outros lugares por conta de suas propriedades medicinais.
Trata-se de uma planta que chega aos aproximadamente 1,5 metros de altura e apresenta folhas verdes, flores de coloração violeta ou esverdeada, frutinhos pretos e brilhantes e uma raiz grande e afunilada.
E então, será que o chá de beladona faz mal?
Sim, o chá de beladona faz mal porque a planta que dá origem à bebida é classificada como altamente venenosa, ainda que possa ter propriedades medicinais que são empregadas na produção de medicamentos.
A beladona é uma planta extremamente tóxica que pode ser utilizada somente por profissionais habilitados da área da saúde e que é venenosa quando usada sem conhecimento de modo caseiro.
Mas o que será que a planta tem de tão de perigosa assim? Bem, de acordo com estudos, a beladona pode provocar efeitos colaterais como alucinações, náusea, cegueira, distúrbios gastrointestinais, dor de cabeça e alteração renal.
No entanto, os perigos não terminam por aí, as reações adversas da beladona também podem incluir boca seca, alargamento das pupilas, visão borrada, pele vermelha e seca, febre, batimento cardíaco rápido, inabilidade para urinar ou suar, espasmos, problemas mentais, convulsões e coma.
O seu consumo excessivo pode resultar em envenenamento e perigo de morte. Os medicamentos à base da beladona precisam ser utilizados com bastante cuidado e somente sob a orientação de um médico.
Entretanto, mesmo os medicamentos à base da planta são contraindicados para algumas pessoas. A lista de contraindicações do remédio inclui os pacientes que sofrem com batimento cardíaco acelerado, glaucoma do ângulo agudo, edema (inchaço) agudo do pulmão e hiperplasia da próstata (que é uma das causas da próstata inchada).
Mais sobre os problemas para os grupos especiais
Como acabamos de aprender acima, a beladona é uma planta perigosa para todas as pessoas, uma vez que é tóxica, e que pode provocar graves problemas quando utilizada sem a supervisão médica. No entanto, especialistas apresentam dados específicos a respeito dos casos para os quais o uso da planta pode ser especialmente perigoso. São eles:
- Gestação – devido aos compostos químicos tóxicos da beladona e aos efeitos colaterais graves associados à mesma;
- Amamentação – a planta pode diminuir a produção de leite e ser transferida para o leite materno;
- Insuficiência cardíaca congestiva – a beladona pode provocar um batimento cardíaco rápido, também conhecido pelo nome de taquicardia, e piorar um quadro de insuficiência cardíaca congestiva;
- Taquicardia – da mesma forma, ela também pode agravar a taquicardia ou batimento cardíaco rápido;
- Prisão de ventre – a planta também pode piorar um quadro de prisão de ventre;
- Síndrome de Down – os indivíduos com síndrome de Down pode ser extrassensíveis às substâncias químicas tóxicas encontradas na beladona e aos seus efeitos perigosos;
- Refluxo gastroesofágico: outra condição de saúde que pode ser agravada pela planta é o refluxo gastresofágico;
- Febre – a beladona traz o risco de superaquecimento nas pessoas que se encontram com febre;
- Infecções do trato gastrointestinal – a planta pode desacelerar o esvaziamento do intestino, o que pode resultar na retenção de bactérias e vírus que podem provocar o desenvolvimento de uma infecção;
- Obstrução do trato gastrointestinal – a beladona pode agravar o quadro de doenças obstrutivas do trato gastrointestinal como atonia, íleo paralítico e estenose;
- Hérnia de hiato – a planta também pode causar a piora de um quadro de hérnia de hiato;
- Pressão arterial alta – utilizar quantidades elevadas da beladona pode aumentar a pressão arterial, o que representa o risco de que a pressão arterial fique muito alta nas pessoas que já sofrem com a pressão arterial alta. Sofre com a doença? Então, não deixe de conferir cinco passos importantes para controlar a pressão arterial;
- Glaucoma do ângulo estreito – a planta também pode agravar um quadro de glaucoma do ângulo estreito;
- Distúrbios psiquiátricos – a utilização de quantidades elevadas de beladona pode piorar os distúrbios psiquiátricos;
- Colite ulcerativa – a planta ainda pode provocar as complicações da colite ulcerativa;
- Dificuldade para urinar ou retenção urinária – a beladona também pode agravar um quadro de retenção urinária.
Para que serve a beladona?
Embora seja bastante perigosa quando utilizada de maneira caseira por pessoas sem conhecimento e qualificação na área da saúde, a beladona é empregada na fabricação de determinados medicamentos naturais, principalmente alguns utilizados para amenizar cólicas gástricas decorrente de úlceras.
Entretanto, enfatizamos que jamais se deve usar a planta por conta própria em casa em receitas de chás ou de qualquer outra maneira para lidar com esse problema e que, mesmo na forma de medicamento, a beladona pode ser usada somente quando o médico indicar e sempre de acordo com as instruções que forem passadas pelo profissional.
Até porque, a beladona também tem a capacidade de agravar um quadro de úlcera estomacal. Portanto, o seu uso exige bastante cuidado mesmo quando indicado pelo médico.
Mesmo os medicamentos à base da beladona podem ser venenosos quando são utilizados acima da dose indicada. Devido ao potencial perigo desse tipo de remédio, a publicação recomendou que os medicamentos à base da planta precisam sempre ser mantidos fora do alcance das crianças.
Caso aconteça de você utilizar a beladona e acabar manifestando qualquer tipo de reação adversa, procure imediatamente o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de uma situação tão grave assim.
Como aprendemos no artigo de hoje, a planta é um tanto quanto perigosa, portanto, os primeiros indícios de que ela provocou algum problema precisam ser lidados com seriedade. Quanto antes um quadro de intoxicação pela beladona for encaminhado ao médico para ser tratado, maiores serão as chances de recuperação.