Benefícios do Chá de Bardana – Para Que Serve e Como Fazer!

Especialista:
atualizado em 30/06/2020

Poder antioxidante, tratamento de problemas na pele e problemas digestivos: confira os benefícios do chá de bardana e como fazer!

Apesar de também poder ser ingerida na forma de alimento, o uso mais tradicional da bardana é na forma de chá, que geralmente é preparado com a raiz da bardana mergulhada em água fervente. O chá de bardana vem sendo muito utilizado para tratar diversas condições de saúde devido às propriedades medicinais da bardana.

Entre os usos, estão tratar problemas urinários, matar germes, reduzir a febre e “purificar” o sangue. Outros usos tradicionais da bardana envolvem o tratamento de resfriados, anorexia nervosa, problemas gastrointestinais, problemas nas articulações, gota, complicações da sífilis e problemas de pele como acne e psoríase. Ainda há quem use essa raiz para tratar a hipertensão arterial, doenças hepáticas e para melhorar a libido.

Benefícios do chá de bardana

1. Poder antioxidante que melhora o sistema imunológico

Um estudo mostrou que a raiz de bardana apresenta diversos tipos de substâncias antioxidantes poderosas que incluem a quercetina, a luteolina e ácidos fenólicos que protegem as células do corpo contra danos causados por radicais livres, ajudando a tratar e prevenir diversas infecções e doenças, além de níveis altos de vitaminas C e E, outros antioxidantes poderosos, deixando o sistema imune mais forte.

2. Removedor de toxinas no sangue

Um dos usos mais antigos e tradicionais da raiz de bardana envolve uma possível purificação do sangue por ser capaz de remover toxinas presentes na corrente sanguínea. Uma pesquisa publicada pela revista científica Inflammopharmacology confirmou essa propriedade da bardana, além de melhorar a circulação sanguínea, promovendo uma melhor textura na pele e diminuindo problemas como eczemas.

3. Trata problemas de pele

A raiz de bardana é usada há muito tempo para tratar problemas de pele como acne, psoríase e eczema por melhorar a circulação sanguínea, pois o sangue circulando de modo adequado pode evitar manchas e eczemas.

Por conter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a bardana pode ajudar a controlar tais problemas quando aplicada topicamente sobre a pele. Um estudo mais recente de 2014 indica também que a raiz de bardana pode ser usada para tratar queimaduras. O consumo do chá de bardana em si também pode ajudar a ter uma pele mais saudável, mesmo não aplicando a raiz diretamente sobre a pele.

4. Protege e desintoxica o fígado

De acordo com um estudo científico publicado no Journal of Biomedical Science em 2002, as propriedades presentes na raiz de bardana ajudam a prevenir danos no fígado causados pelo abuso de álcool como cirrose e hepatite alcoólica e pode ser eficaz durante o tratamento dos mesmos.

5. Antibacteriano

De acordo com estudos científicos, a raiz de bardana fresca apresenta um composto chamado de poliacetileno, que tem propriedades antibacterianas. Assim, o chá de bardana é bastante eficaz no tratamento de infecções na pele e também de infecções do trato urinário. Alguns especialistas também concordam que as propriedades do poliacetileno podem ajudar no alívio de sintomas como os da gonorréia.

6. Antifúngico

O poliacetileno também é o responsável pelas propriedades antifúngicas da raiz de bardana. O chá de bardana pode ser usado no tratamento de micoses, por exemplo, que são infecções na pele causadas por fungos que deixam a pele com manchas redondas e vermelhas.

7. Ajuda no tratamento da diabetes

Como a bardana apresenta grande quantidade de fibras, ela ajuda a adequar os níveis de glicose e insulina no organismo, segundo estudos. A principal fibra do chá de bardana, a inulina, é a principal responsável por aliviar sintomas da diabetes e regular os níveis de açúcar sanguíneo, além de reduzir o colesterol sanguíneo total, prevenindo problemas no sistemas cardiovascular.

8. Alivia inflamações nas articulações

O chá de bardana é bastante indicado para pessoas com problemas articulares como artrite e osteoartrite porque o manganês presente na raiz ajuda a reduzir a inflamação nas articulações e tecidos adjacentes, diminuindo os sintomas desagradáveis sentidos por pessoas com estas condições, segundo estudo. Além disso, a bardana ajuda a aliviar outros tipos de inflamações no organismo.

9. Trata problemas digestivos

Devido à alta concentração de fibras, a bardana ajuda a estimular o sistema digestivo e melhorar a função intestinal, evitando problemas como prisão de ventre, inchaço e úlceras. Além disso, a bardana estimula a formação de bactérias saudáveis no intestino, melhorando toda a função digestiva.

Como fazer: aproveite os benefícios do chá de bardana!

Por ser pouco conhecido, algumas pessoas podem ter algumas dúvidas na hora do preparo do chá.

  1. O primeiro passo é selecionar uma raiz de bardana fresca e bem firme. Se ela estiver muito mole, não servirá para preparar o chá e deverá ser usada como alimento em uma sopa, por exemplo.
  2. O segundo passo é pegar a sua raiz de bardana firme e limpar a superfície, raspando as bordas mais ásperas com uma faca. Caso não encontre a raiz fresca, é possível usar uma colher de sopa de raiz de bardana seca e envelhecida por pelo menos um ano, que é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
  3. O terceiro passo é usar cerca de duas colheres de sopa da raiz e colocar essa quantidade em um pequeno pote, de preferência de aço inoxidável. Depois disso, deve-se adicionar 3 xícaras de água filtrada e ferver tudo por cerca de 30 minutos.
  4. O último passo é desligar o fogo, deixar a bebida por cerca de 10 a 20 minutos em infusão e beber ainda quente.

Sempre use fontes seguras e naturais de bardana que são mais saudáveis para preparar o chá. Se for coletar diretamente da natureza, tome cuidado com espécies, parecidas como a raiz de beladona, que crescem próximas à bardana e que são altamente tóxicas por conter a substância atropina, que interfere no sistema nervoso central.

Suplementos não são recomendados pois eles não são aprovados pelos órgãos de saúde e ainda precisam ter sua eficácia e segurança estudadas.

Efeitos colaterais e cuidados

Não há muitos efeitos colaterais relatados para o chá de bardana, sendo portanto considerado um produto seguro desde que usado com moderação. Por ser um diurético natural, um dos efeitos colaterais mais comuns é a desidratação. Assim, é recomendado tomar muita água ou evitar o consumo do chá em demasia, principalmente se você já estiver tomando algum tipo de diurético.

O uso da bardana por crianças nunca foi estudado. Por esse motivo, não é indicado dar o chá da raiz para crianças menores de 12 anos, assim como mulheres grávidas ou em fase de amamentação para evitar riscos ao feto ou bebê.

Alérgicos a plantas como ambrósias, crisântemos ou margaridas não devem utilizar a raíz devido ao risco alto de ocorrer uma reação alérgica com surgimento de manchas vermelhas, inchaços e dermatites na pele

Se usada em excesso, a bardana pode prejudicar a capacidade do organismo de absorver ferro, o que pode causar anemias e prejudicar o transporte de oxigênio através da corrente sanguínea.

A bardana interage com medicamentos anticoagulantes, o que pode aumentar o risco de hematomas e hemorragias.

Apesar desses pequenos riscos, para ingerir a bardana com segurança, basta ter moderação e usar uma fonte confiável da raiz. A dose recomendada é de uma xícara de chá de bardana por dia.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou alguma vez o chá de bardana? Conhecia todos os seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Benefícios do Chá de Bardana – Para Que Serve e Como Fazer!”

  1. Nunca tomei cha de Bardana, vou experimentar. Queria saber se a bardana e boa para intestino preso. Ou entao outra planta boa para isso
    Me digam.

    • Achei interessante tds os benefícios da bardana! Obrigada!
      Agora o modo de preparo .. ferver 3 xícaras de água por 30 minutos?

  2. Tomo chá de bardana a muitos anos. Meu médico gosta muito da bardana e de outras ervas medicinais.

    Parabéns ao site mundoboaforma!

    Abraço.

  3. Bardana uma raiz muito recomendada, para mulheres com queda de cabelo. Deve-se tomar cuidado ao interagir com outros medicamentos, se for tomar o chá.

    • Nunca tomei o chá da bardana, sabia que a folha era usada para fazer compressa para problemas de intestino de bebês e também para outras infecções.

    • Adilton sabe onde encontro? Já procurei na net e presencial e não acho a raiz, só folhas. Só achei um no ML mais é secas, e é 15g R$ 20,00

      • Olá, a bardana tbm é chamada de gobo, é muito usada na culinária japonesa. Em quitandas, feiras livres, e comércios q vendem produtos orientais é fácil acha-la in natura.