Quercetina – O que é, para que serve, benefícios e fontes

Especialista da área:
atualizado em 28/11/2020

Quem se interessa por uma alimentação saudável já deve ter ouvido falar da quercetina, um antioxidante poderoso associado a diversos benefícios para a saúde.

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A quercetina pode ser encontradas em muitos alimentos e atualmente há uma grande variedade de suplementos alimentares que oferecem boas doses desta substância.

Se você ainda não conhece os seus benefícios, abaixo vamos tirar suas dúvidas sobre o que é e para que serve esta substância, quais são seus benefícios e em quais alimentos podemos encontrá-la.

O que é a quercetina?

A quercetina, é o flavonoide mais comumente encontrado em alimentos e representa cerca de 95% de todos os flavonoides consumidos de fontes vegetais.

Ela é um tipo de pigmento natural facilmente encontrado em alimentos como chá verde, maçã, cebola, uva e até mesmo no vinho tinto. Em geral, os alimentos de coloração muito forte são ricos neste flavonoide.

Benefícios da quercetina

Veja a seguir alguns dos benefícios da quercetina para a saúde.

1. É um poderoso antioxidante

A quercetina é uma substância do grupo dos flavonoides, com uma potente ação antioxidante. Por isso, ela auxilia na prevenção dos danos causados pelos radicais livres.

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Quando usada corretamente e associada a um estilo de vida saudável, ela apresenta as seguintes propriedades:

  • Anti-inflamatória: Um dos principais efeitos da quercetina, conforme estudo publicado em 2016, é sua ação anti-inflamatória. Isso acontece porque ela age na regulação do sistema imunológico, e ajuda a evitar reações exageradas, como as inflamações.
  • Proteção contra o câncer: Alguns estudos sugerem que um dos fatores que levam ao desenvolvimento do câncer é o estresse oxidativo, que é causado pela ação dos radicais livres. Assim, o consumo de antioxidantes poderia ajudar tanto na prevenção, quanto no tratamento da doença.
  • Proteção do coração: O consumo de flavonoides, como a quercetina, está associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Isso se deve, segundo estudos na área, à ação anti-inflamatória e antioxidante, que protegeria as paredes dos vasos sanguíneos, tanto do efeito de inflamações, quanto do acúmulo de gorduras.
  • Antienvelhecimento: Um outro efeito dos antioxidantes, segundo estudo publicado em 2007 pela Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, é ajudar a combater os sinais do envelhecimento precoce, causado pela ação dos radicais livres.

2. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Além dos efeitos cardioprotetores dos antioxidantes, a quercetina também age na regulação da pressão sanguínea.

Esse efeito, demonstrado em um estudo japonês, se deve à sua ação em vários fatores que controlam a pressão arterial, como a elasticidade dos vasos sanguíneos, o controle do volume de sangue, além de sua ação anti-inflamatória.

3. Melhora no sistema respiratório

Os efeitos da quercetina na inflamação e no sistema imunológico podem ajudar a tratar alguns problemas respiratórios, como a asma e inflamações pulmonares.

Outro efeito dela, visto em um estudo realizado na China em 2018, é a melhora de quadros de fibrose pulmonar. Mas, como se trata de um estudo com animais, ainda são necessárias novas pesquisas para garantir que este efeito também beneficiaria humanos.

4. Reduz os sintomas da artrite e de outras doenças inflamatórias

Os efeitos anti-inflamatórios da quercetina e dos flavonoides em geral ajudam a melhorar os sintomas de doenças inflamatórias, como a artrite.

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Ela age diretamente na inflamação, melhorando o quadro clínico geral e, além disso, ajuda a diminuir a dor.

Alimentos ricos em quercetina

fontes de flavonoides quercetina

Os alimentos ricos em quercetina são aqueles que possuem forte coloração vermelha, roxa e verde. Por isso sempre ouvimos dizer que o vinho tinto pode ser benéfico à nossa saúde, pois esse benefício tem muito a ver com a presença desse flavonoide em sua composição.

Entretanto, a quantidade exata da substância em cada alimento pode ser difícil de definir, uma vez que ela depende de vários fatores, como as condições do solo em que ele foi cultivado e a adubação, assim como a forma de preparação do alimento.

As melhores fontes de quercetina são:

Qual é a dose recomendada?

A quantidade ideal de quercetina diária é difícil de ser definida, uma vez que as necessidades de nutrientes pode variar bastante de pessoa pra pessoa. Então, o recomendado é incluir nas refeições, alimentos ricos neste flavonoide, de forma a manter um consumo regular dele.

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Existe ainda a possibilidade do uso de suplementos de quercetina, embora não existam estudos em grande escala que garantam sua eficácia e segurança.

Assim, o ideal é utilizar fontes naturais, que são ricas não só neste flavonoide, mas também em outros nutrientes.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia a quercetina e os alimentos que são ricos na substância? Pretende aumentar o consumo deles? Comente abaixo!

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