Propriedades dos Alimentos

Benefícios do Kiwi – Para que serve e como usar

Publicado por
Dra. Patricia Leite

O kiwi é uma fruta que, além de ser bonita e de sabor doce e único, traz vários benefícios para a saúde, como a proteção contra problemas cardiovasculares e a manutenção do bom funcionamento do intestino.

Além disso, ele tem pouquíssimas calorias e é rico em diversos nutrientes, sendo um ótimo aliado na luta contra a balança. Então, vamos conhecer agora os benefícios do consumo do kiwi para a saúde.

Os 7 maiores benefícios do Kiwi

Conheça os principais benefícios que o consumo de kiwi pode trazer para sua saúde.

1. É rico em antioxidantes

Estudos mostram que o kiwi é uma fruta rica em flavonoides, antioxidantes poderosos com vários benefícios para a saúde.

A ação dos antioxidantes se baseia na redução dos danos causados pelos radicais livres. Isso faz com que o consumo regular da fruta ajude a melhorar e prevenir alguns problemas de saúde, como:

continua depois da publicidade
  • Inflamações: Os efeitos dos flavonoides no sistema imunológico ajudam a amenizar e prevenir problemas inflamatórios e autoimunes;
  • Câncer: Alguns tipos de câncer são causados pela ação dos radicais livres sobre o DNA das células. Assim, o consumo regular de flavonoides, como aqueles presentes no kiwi, pode ajudar a evitar o desenvolvimento de tumores;
  • Envelhecimento precoce da pele: Outro problema causado pelos radicais livres é o envelhecimento precoce da pele, que pode ser amenizado pelo consumo de frutas como o kiwi;
  • Problemas de visão: Alguns problemas de visão, como a degeneração macular, comuns no envelhecimento, podem ser amenizados pelo consumo de antioxidantes;
  • Problemas cardiovasculares: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção do sistema cardiovascular. Então, o consumo regular de kiwi pode ajudar a reduzir o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, além de evitar inflamações nos vasos sanguíneos.

Além disso, o kiwi também é rico em vitamina C, um dos principais antioxidantes solúveis em água. Assim, o efeito antioxidante é potencializado.

2. É rico em minerais

O kiwi é uma fruta rica em potássio e magnésio, e estes minerais estão ligados a vários benefícios para a saúde, como:

  • Melhora da densidade óssea;
  • Melhora a contração muscular;
  • Reduz o aparecimento de cãibras.

3. Melhora o humor

O consumo regular de kiwi também está relacionado a melhora do humor, embora não se saiba ainda exatamente qual o composto presente na fruta responsável por este efeito.

4. Ameniza a asma e melhora a respiração

Um estudo demonstrou que o consumo de frutas ricas em vitamina C, incluindo o kiwi, pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios como a asma.

continua depois da publicidade

5. Melhora a qualidade do sono

De acordo com um estudo, o consumo regular de kiwi pode ajudar a melhorar a duração e a profundidade do sono.

6. Melhora a constipação

Estudos mostram que o Kiwi possui substâncias laxativas que pode ser usado na dieta por pessoas que sofrem de constipação. Essa ação se deve a presença de zyactinase e de fibras alimentares.

7. Auxilia no emagrecimento

Esse alto teor de fibras, somado ao baixo índice glicêmico faz com que o kiwi não cause picos de absorção de glicose e liberação de insulina. Além disso, alimentos com baixo índice glicêmico, como o kiwi, são ideais para quem sofre com diabetes.

Cuidados

Kiwis é rico em oxalatos, e por isso, quem sofre com pedras na vesícula biliar ou nos rins deve evitar consumir grandes quantidades dessa fruta.

A fruta também pode causar problemas para quem tem alergia ao látex, uma vez que o kiwi tem em sua composição proteínas parecidas com aquelas presentes no material. Nesse caso, a pessoa pode apresentar reações alérgicas ao consumir o kiwi.

continua depois da publicidade

Como incluir o kiwi em sua dieta

O kiwi é uma fruta de sabor bastante característico, e que pode não agradar a todos. Mas, devido a sua composição rica em nutrientes, selecionamos algumas opções de uso da fruta para ajudar a incluí-lo em sua dieta.

  • Você pode usar o kiwi em bebidas como vitaminas e sucos;
  • Adicioná-lo em saladas de frutas;
  • Usá-lo em receitas de doces, como geleias e picolés;
  • E, claro, você pode consumi-lo in natura, natural ou gelado.

Vídeo relacionado:

Continue a aprender mais sobre os benefícios do kiwi no vídeo abaixo! Aproveite para se inscrever rapidamente em nosso canal clicando no botão a seguir:

Tabela nutricional

Valores de referência para uma porção de 100g de kiwi in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias58 kcal
Umidade84,5 g
Carboidrato total12,7 g
Carboidrato disponível9,78 g
Proteína1,25 g
Gorduras1 g
Fibra alimentar2,92 g
Gorduras saturadas0,09 g
Gorduras monoinsaturadas0,16 g
Gorduras poli-insaturadas0,56 g
Gorduras trans0
Cinzas0,59 g
Colesterol0
Cálcio27,9 mg
Ferro0,28 mg
Magnésio11,2 mg
Fósforo36,4 mg
Potássio295 mg
Zinco0,12 mg
Cobre0,16 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)5,42 mcg
Vitamina A (RAE)2,71 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)2,8 mg
Vitamina B60,06 mg
Vitamina C70,8 mg
Equivalente de folato22,9 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos
Fontes e Referências Adicionais
  1. Cho, Eunyoung, et al. “Prospective study of intake of fruits, vegetables, vitamins, and carotenoidsand risk of age-related maculopathy.” Archives of Ophthalmology 122.6 (2004): 883-892.
  2. Collins, Ben H., et al. “Kiwifruit protects against oxidative DNA damage in human cells and in vitro.” Nutrition and cancer 39.1 (2001): 148-153.
  3. Duttaroy, Asim K., and Aud Jørgensen. “Effects of kiwi fruit consumption on platelet aggregation and plasma lipids in healthy human volunteers.” Platelets 15.5 (2004): 287-292.
  4. Forastiere, Francesco, et al. “Consumption of fresh fruit rich in vitamin C and wheezing symptoms in children.” Thorax 55.4 (2000): 283-288.
  5. Kurl, S., et al. “Plasma vitamin C modifies the association between hypertension and risk of stroke.” Stroke 33.6 (2002): 1568-1573.
  6. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios do kiwi para a saúde? Com que frequência você consome esta fruta? Vai aumentar agora que sabe para que serve? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
4.1 de 5 (56 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Bom dia! Amei saber tudo sobre os benefícios do kiwui parabenizo e agradeço a doutora Patricia.
    Gostaria de saber a quantidade de kiwui devo comer por dia

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Sim euja sabia de alguns benefícios para a saúde por isso eu consumo diariamente

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como Kiwi ao café da manhã e ao deitar. É um dos grandes benefícios para a saúde; claro é necessário fazer muitas outras coisas mais, na alimentação saudável. Várias dessas atitudes, persistência e perseverança, colocam-nos longe dos medicamentos, portanto protegidos das doenças crônicas. Manter a saúde ou voltar a te-la, está nas nossas mãos, ou melhor, na nossa boca. Boa saúde a todos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Amo comer kiwi hoje decidir em ver os benefícios fiquei de boca aberta,Nossa agora que não vou deixar de comer e vcs estão de parabéns pela pesquisa muito clara.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ola! Há mais ou menos três meses eu vinha sentindo uma espécie de descontrole na cabeça. Quando virava a mesma para um lado e voltava ao normal, sentia algo parecido com uma tontura (é até difícil de explicar a sensação). Há mais ou menos um mês estou comendo uns 3 kiwis por dia. Já faz uma semana que não tenho tal sensação. Coincidência??? O fato é que estes sintomas sumiram. SIMAS

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostaria de saber quantas kiwi deve se consumir por dia
    E se devemos comer a casca dele q e peluda?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu gostaria de saber se posso comer mais de um por dia?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostoria de saber se o kiwi aumenta o numero de plaquetas?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Já comia Kivi, agora vou aumentar por semana a comer mais quantidade. Muito bom é o Kivi dourado, mais caro, mas muito mais apaladado.....e se calhar com as mesmas propriedades.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • eu sou prova viva de que essa fruta e maravilhosa para saude,pois a consumo regularmente e o resultado e uma energia fora do comum.por isso recomendo com muita segurança.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite