Benefícios do Kiwi – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 08/12/2020

O kiwi é uma fruta que, além de ser bonita e de sabor doce e único, traz vários benefícios para a saúde, como a proteção contra problemas cardiovasculares e a manutenção do bom funcionamento do intestino.

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Além disso, ele tem pouquíssimas calorias e é rico em diversos nutrientes, sendo um ótimo aliado na luta contra a balança. Então, vamos conhecer agora os benefícios do consumo do kiwi para a saúde.

Os 7 maiores benefícios do Kiwi

kiwi

Conheça os principais benefícios que o consumo de kiwi pode trazer para sua saúde.

1. É rico em antioxidantes

Estudos mostram que o kiwi é uma fruta rica em flavonoides, antioxidantes poderosos com vários benefícios para a saúde.

A ação dos antioxidantes se baseia na redução dos danos causados pelos radicais livres. Isso faz com que o consumo regular da fruta ajude a melhorar e prevenir alguns problemas de saúde, como:

  • Inflamações: Os efeitos dos flavonoides no sistema imunológico ajudam a amenizar e prevenir problemas inflamatórios e autoimunes;
  • Câncer: Alguns tipos de câncer são causados pela ação dos radicais livres sobre o DNA das células. Assim, o consumo regular de flavonoides, como aqueles presentes no kiwi, pode ajudar a evitar o desenvolvimento de tumores;
  • Envelhecimento precoce da pele: Outro problema causado pelos radicais livres é o envelhecimento precoce da pele, que pode ser amenizado pelo consumo de frutas como o kiwi;
  • Problemas de visão: Alguns problemas de visão, como a degeneração macular, comuns no envelhecimento, podem ser amenizados pelo consumo de antioxidantes;
  • Problemas cardiovasculares: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção do sistema cardiovascular. Então, o consumo regular de kiwi pode ajudar a reduzir o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, além de evitar inflamações nos vasos sanguíneos.

Além disso, o kiwi também é rico em vitamina C, um dos principais antioxidantes solúveis em água. Assim, o efeito antioxidante é potencializado.

2. É rico em minerais

O kiwi é uma fruta rica em potássio e magnésio, e estes minerais estão ligados a vários benefícios para a saúde, como:

  • Melhora da densidade óssea;
  • Melhora a contração muscular;
  • Reduz o aparecimento de cãibras.

3. Melhora o humor

O consumo regular de kiwi também está relacionado a melhora do humor, embora não se saiba ainda exatamente qual o composto presente na fruta responsável por este efeito.

4. Ameniza a asma e melhora a respiração

Um estudo demonstrou que o consumo de frutas ricas em vitamina C, incluindo o kiwi, pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios como a asma.

5. Melhora a qualidade do sono

De acordo com um estudo, o consumo regular de kiwi pode ajudar a melhorar a duração e a profundidade do sono.

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6. Melhora a constipação

Estudos mostram que o Kiwi possui substâncias laxativas que pode ser usado na dieta por pessoas que sofrem de constipação. Essa ação se deve a presença de zyactinase e de fibras alimentares.

7. Auxilia no emagrecimento

Esse alto teor de fibras, somado ao baixo índice glicêmico faz com que o kiwi não cause picos de absorção de glicose e liberação de insulina. Além disso, alimentos com baixo índice glicêmico, como o kiwi, são ideais para quem sofre com diabetes.

Cuidados

Kiwis é rico em oxalatos, e por isso, quem sofre com pedras na vesícula biliar ou nos rins deve evitar consumir grandes quantidades dessa fruta.

A fruta também pode causar problemas para quem tem alergia ao látex, uma vez que o kiwi tem em sua composição proteínas parecidas com aquelas presentes no material. Nesse caso, a pessoa pode apresentar reações alérgicas ao consumir o kiwi.

Como incluir o kiwi em sua dieta

O kiwi é uma fruta de sabor bastante característico, e que pode não agradar a todos. Mas, devido a sua composição rica em nutrientes, selecionamos algumas opções de uso da fruta para ajudar a incluí-lo em sua dieta.

  • Você pode usar o kiwi em bebidas como vitaminas e sucos;
  • Adicioná-lo em saladas de frutas;
  • Usá-lo em receitas de doces, como geleias e picolés;
  • E, claro, você pode consumi-lo in natura, natural ou gelado.

Assista ao vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios desta fruta.

Tabela nutricional

Valores de referência para uma porção de 100g de kiwi in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias58 kcal
Umidade84,5 g
Carboidrato total12,7 g
Carboidrato disponível9,78 g
Proteína1,25 g
Gorduras1 g
Fibra alimentar2,92 g
Gorduras saturadas0,09 g
Gorduras monoinsaturadas0,16 g
Gorduras poli-insaturadas0,56 g
Gorduras trans0
Cinzas0,59 g
Colesterol0
Cálcio27,9 mg
Ferro0,28 mg
Magnésio11,2 mg
Fósforo36,4 mg
Potássio295 mg
Zinco0,12 mg
Cobre0,16 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)5,42 mcg
Vitamina A (RAE)2,71 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)2,8 mg
Vitamina B60,06 mg
Vitamina C70,8 mg
Equivalente de folato22,9 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos

Fontes e Referências Adicionais

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  1. Cho, Eunyoung, et al. “Prospective study of intake of fruits, vegetables, vitamins, and carotenoidsand risk of age-related maculopathy.” Archives of Ophthalmology 122.6 (2004): 883-892.
  2. Collins, Ben H., et al. “Kiwifruit protects against oxidative DNA damage in human cells and in vitro.” Nutrition and cancer 39.1 (2001): 148-153.
  3. Duttaroy, Asim K., and Aud Jørgensen. “Effects of kiwi fruit consumption on platelet aggregation and plasma lipids in healthy human volunteers.” Platelets 15.5 (2004): 287-292.
  4. Forastiere, Francesco, et al. “Consumption of fresh fruit rich in vitamin C and wheezing symptoms in children.” Thorax 55.4 (2000): 283-288.
  5. Kurl, S., et al. “Plasma vitamin C modifies the association between hypertension and risk of stroke.” Stroke 33.6 (2002): 1568-1573.
  6. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios do kiwi para a saúde? Com que frequência você consome esta fruta? Vai aumentar agora que sabe para que serve? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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14 comentários em “Benefícios do Kiwi – Para que serve e como usar”

  1. Bom dia! Amei saber tudo sobre os benefícios do kiwui parabenizo e agradeço a doutora Patricia.
    Gostaria de saber a quantidade de kiwui devo comer por dia

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  2. Como Kiwi ao café da manhã e ao deitar. É um dos grandes benefícios para a saúde; claro é necessário fazer muitas outras coisas mais, na alimentação saudável. Várias dessas atitudes, persistência e perseverança, colocam-nos longe dos medicamentos, portanto protegidos das doenças crônicas. Manter a saúde ou voltar a te-la, está nas nossas mãos, ou melhor, na nossa boca. Boa saúde a todos.

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  3. Amo comer kiwi hoje decidir em ver os benefícios fiquei de boca aberta,Nossa agora que não vou deixar de comer e vcs estão de parabéns pela pesquisa muito clara.

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  4. Ola! Há mais ou menos três meses eu vinha sentindo uma espécie de descontrole na cabeça. Quando virava a mesma para um lado e voltava ao normal, sentia algo parecido com uma tontura (é até difícil de explicar a sensação). Há mais ou menos um mês estou comendo uns 3 kiwis por dia. Já faz uma semana que não tenho tal sensação. Coincidência??? O fato é que estes sintomas sumiram. SIMAS

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  5. Gostaria de saber quantas kiwi deve se consumir por dia
    E se devemos comer a casca dele q e peluda?

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  6. Já comia Kivi, agora vou aumentar por semana a comer mais quantidade. Muito bom é o Kivi dourado, mais caro, mas muito mais apaladado…..e se calhar com as mesmas propriedades.

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  7. eu sou prova viva de que essa fruta e maravilhosa para saude,pois a consumo regularmente e o resultado e uma energia fora do comum.por isso recomendo com muita segurança.

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  8. EU não sabia das variedades e valor do KIWI, gostaria de saber se tem efeito na circulação do sangue e desobstrução das artérias.

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  9. Adoro Kiwi na salada… Sozinho, na CaipiKiwi com vodka, hummmmm… Amo Kiwi, por não gostar muito de doces esta fruta me conquistou devido ao gosto exótico e singular e sabia de algumas propriedades benéficas, hoje aprendi mais um pouco… Vou continuar saboreando os Kiwis… Valeu boa forma!

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  10. Sem sombra de dúvidas, o pouco que conhecia sobre essa fruta eu, achava que era o bastante para falar das suas propriedades, mas depois dessas informações…estou convencido do seu valor !!!!

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