Propriedades dos Alimentos

Canela aumenta a pressão arterial mesmo?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A canela, também conhecida como canela-do-ceilão, canela-da-índia e canela-rainha, é uma das mais antigas especiarias conhecidas no mundo, possuindo origem na Ásia. A árvore da canela pode atingir até 12 metros de altura e suas cascas e folhas são bastante aromáticas, apresentando cheiro suave, além de sabor adocicado e levemente apimentado.

Na gastronomia, essa especiaria é muito utilizada como aromatizante na sua versão em pó. Já o óleo essencial de canela, extraído da casca desta árvore, por sua vez, é bastante usado como matéria-prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de perfumaria.

A canela é uma rica fonte de fibras, cálcio, ferro e manganês, e devido as suas propriedades pode atuar na prevenção de diversas doenças, desde uma simples dor de cabeça ao auxílio na redução da pressão arterial.

Isso porque possui ação anti-inflamatória e antioxidantes que ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos, promovendo um equilíbrio entre a hipotensão e hipertensão arterial e, contribuindo assim, para uma melhoria do funcionamento cardiovascular.

Existem vários estudos sobre os benefícios e efeitos da canela em nosso organismo, especialmente no tocante ao combate a doenças, portanto, vamos conhecer abaixo as principais vantagens e propriedades desse alimento e vamos buscar entender como a canela pode interferir na pressão arterial.

Quais os benefícios e propriedades da canela?

Apesar da canela ser muito conhecida por seu amplo uso na culinária, especialmente em pratos doces e bebidas adocicadas, ela também tem utilização como óleo essencial, bastante utilizado na aromaterapia, em compressas, em banhos de imersão e em muitas outras finalidades.

Pesquisas mostram que a canela, quando utilizada com frequência, pode auxiliar na melhoria de inúmeros problemas de saúde, como a redução significativa das taxas de glicose no sangue e a melhoria das taxas de colesterol.

Em função da sua ampla utilização, vamos conferir, a seguir, alguns dos benefícios e propriedades da canela:

1. Ajuda a emagrecer

A canela é muito conhecida por seus benefícios na redução de peso. Estudos demonstraram que a canela favorece o emagrecimento porque tem a capacidade de estabilizar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Desta forma, a canela pode promover maior controle das taxas de glicemia, auxiliando, assim, no controle do apetite e contribuindo para uma perda de peso.

Quando as taxas de glicemia são controladas, o corpo passa a ter maior controle sobre a liberação do hormônio insulina no organismo, armazenando assim menos gordura.

2. Tem ação anti-inflamatória

A canela possui propriedades anti-inflamatórias, sendo uma ótima opção para auxiliar no tratamento de muitas doenças. Ela pode ser utilizada em forma de chá no combate às inflamações da garganta, reduzindo a dor e ajudando na redução dos níveis de muco das vias nasais, sendo, portanto, uma excelente opção contra os sintomas das gripes e resfriados.

O chá de canela é um poderoso antioxidante e além de reduzir as inflamações, pode ainda diminuir os níveis elevados de colesterol, triglicérides e pressão alta.

3. Ajuda na prevenção da diabetes

Como visto anteriormente, a canela pode ajudar no controle da liberação da insulina. Este é um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem muitas funções no organismo, sendo a principal delas o transporte da glicose presente no sangue para dentro das células.

Quando o corpo cria uma resistência à insulina, ocorre um aumento das taxas de açúcar no sangue, causando assim um quadro de diabetes. Estudos mostram que o consumo regular da canela pode auxiliar na prevenção da diabetes, em função da sua capacidade em estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

4. Possui ação calmante e relaxante

A canela é muito conhecida por suas propriedades aromáticas, sendo geralmente usada em produtos para aromatizar a casa. Estudos mostram que a canela pode aumentar a sensação de bem-estar, provendo calma e um relaxamento natural do corpo e da mente. Em função disto, ela pode ser usada no tratamento da ansiedade e depressão.

5. Melhora o sistema cardiovascular

Outro grande benefício da canela é que ela pode ajudar a reduzir o acúmulo de placas de gordura nas artérias, promovendo a melhoria da circulação sanguínea. O óxido nítrico é uma substância produzida no interior das artérias e, quando há o acúmulo de placas nelas, sua produção é reduzida. Isto pode causar muitas doenças, incluindo a aterosclerose.

Estudos mostram que a canela promove o aumento da produção de óxido nítrico, melhorando o sistema cardiovascular e prevenindo diversas doenças cardiovasculares.

A canela aumenta a pressão arterial mesmo?

A pressão arterial elevada é um problema bastante comum na sociedade, que ocorre quando a pressão está acima de 12 por 8. A hipertensão é o agravamento dessa condição, e ocorre quando a pressão ultrapassa 13 por 8 (1º estágio da hipertensão), 14 por 9 (2º estágio da hipertensão) ou acima de 18 por 12 (crise hipertensiva).

A canela pode sim, ajudar a diminuir a pressão arterial, por conta da presença de compostos fenólicos e antioxidantes na sua composição, servindo, inclusive, como uma grande aliada no tratamento da hipertensão.

Esta doença também está relacionada a problemas cardíacos, ao acidente vascular cerebral, à insuficiência renal e a diversas outras condições de saúde. Assim que diagnosticada, a hipertensão pode ser tratada com medicamentos e também com algumas modificações na dieta.

Devido a composição nutricional, alguns alimentos podem ajudar no combate a doenças cardiovasculares. Mas será que especificamente, a canela auxilia no controle da pressão arterial?

A relação entre a canela e a pressão arterial já vem sendo estudada há algum tempo e a conclusão é que a canela pode sim, diminuir a pressão arterial, servindo, inclusive, como uma grande aliada no tratamento. Os compostos fenólicos e antioxidantes da canela tem capacidade de reduzir a pressão arterial, sendo benéfica para indivíduos hipertensos.

No entanto, as pessoas hipertensas podem consumir esse alimento, desde que seja de forma moderada e orientado por um médico ou nutricionista. O consumo diário dessa especiaria não deve passar de 6 g, pois existem diversos efeitos colaterais para o consumo excessivo da canela.

Os cuidados com a canela

A canela deve ser consumida com moderação por conta do risco de provocar danos ao fígado. A recomendação consiste em ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente.

O consumo diário excessivo dessa especiaria, pode provocar efeitos colaterais como intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera, alergias e o aumento do risco de hemorragias em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.

Ao aumentar repentinamente a ingestão de canela, algumas pessoas podem ter sintomas como desconforto gastrointestinal, irritação na boca, rubor e até mesmo gengivite. Sempre procure a orientação de um médico em caso do aparecimento de sintomas.

A especiaria não é recomendada para pessoas que sofrem com problemas cardíacos e não é indicada para mulheres grávidas porque pode aumentar as contrações do útero, o que eleva os riscos de aborto. Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também devem evitar consumir a canela.

Além disso, recomenda-se que pessoas que apresentam problemas de circulação, nos fígados e rins, consultem um médico antes de ingerir a especiaria.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético, para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Vídeo

Você já conhecia os benefícios da canela para a pressão alta? Comente abaixo!

4.1 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tenho 70 anos, mulher.
    Sou diabética, medi ontem e deu 164. Posso tomar agua de coco, mel, comer banana, mamão, melão, uva, laranja, mexerica?
    Tenho pressão alta, qualquer preocupação, stress, minha pressão vai a 17 x 11, tomo remedio de manha e ultimamente, minha pressão sobre de madrugada e começo e ficar inquieta, rolando de la pra ca, de ca pra la. Tenho que tomar remedio a noite tambem.
    O que podem me orientar?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Oi vc já experimentou a àgua de beringela com limão? Vc pode estar com o colesteral muito alto. E chá de camomila pra vc melhorar sua ansiedade.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Na minha opinião , tudo que é demais , faz mal...então,uma pitadinha de canela uma vez ao dia,já previne a diabetes e não faz dano nenhum a pressão ou a nossa saúde!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite