Como baixar a pressão alta rapidamente

Especialista:
atualizado em 29/09/2020

A hipertensão, também chamada de pressão alta, é uma doença que pode existir há anos no organismo de uma pessoa sem apresentar sintomas.

Quando não controlada, ela pode resultar no desenvolvimento de uma série de problemas de saúde graves, portanto é importante saber como baixar a pressão alta rapidamente e quais hábitos podem ser benéficos para o controle a longo prazo.

como baixar pressão alta rapidamente
Avaliação da pressão arterial

Como baixar pressão alta rapidamente?

O tratamento para controlar a pressão alta inclui mudanças no estilo de vida, como por exemplo, deixar de fumar, adotar dietas saudáveis, diminuir o consumo de sal e praticar exercícios físicos regularmente.

A mudança de hábitos costuma fazer parte de um processo de longo prazo para tratar a doença. Mas existem algumas dicas que podem reduzir a pressão arterial rapidamente.

Confira cinco delas:

1. Consuma alimentos ou chás diuréticos

O consumo de chá ou de alimentos naturalmente diuréticos, como é o caso da melancia e do abacaxi, causa um efeito de eliminação de fluidos acumulados nos tecidos. Isso reduz a carga de trabalho no coração, levando a diminuição da pressão arterial.

2. Mantenha-se hidratado e evite cafeína e álcool

A segunda dica para baixar pressão arterial rapidamente é consumir bastante água e evitar bebidas alcóolicas, com cafeína ou excesso de açúcar.

Manter as veias e as artérias bem hidratadas ameniza a carga de trabalho do coração e aumenta o fluxo livre de passagem de sangue. Já a cafeína e o álcool aumentam a pressão arterial e causam desidratação do organismo.

3. Consuma frutas e vegetais frescos

O consumo de frutas e vegetais frescos é importante, pois fornece minerais como o potássio e o cálcio que são fundamentais no controle da pressão arterial.

Dê preferência para o consumo de frutas frescas e de saladas, principalmente aquelas preparadas com tomate, espinafre, aipo e alho que são alimentos com altas concentrações dos minerais citados.

4. Evite alimentos ultra processados

Alimentos chamados ultra processados, como por exemplo, enlatados, congelados e pré-prontos, possuem altas quantidades de sódio.

O excesso de sódio no organismo tem efeito direto na elevação da pressão arterial, além de causar retenção de líquido e inchaços, por isso evite o consumo e dê preferência para os alimentos preparados na hora.

5. Faça um exercício de respiração

Existe uma tática que promete baixar a pressão arterial rapidamente. Trata-se de um exercício de respiração que deve seguir os seguintes passos:

  1. Respirar fundo em quatro tempos (4 segundos).
  2. Fazer uma pausa, segurando o ar por dois tempos de duração (2 segundos).
  3. Em seguida, soltar a respiração em quatro tempos (4 segundos).
  4. Parar por um segundo antes de respirar fundo novamente e repetir o ciclo.

Durante o exercício, recomenda-se prestar atenção a alguns aspectos para que a técnica seja realizada da melhor maneira possível.

Entretanto, é importante analisar todo o corpo para saber se há alguma tensão. Principalmente nas regiões que costumam ficar tensionadas, como o pescoço e os ombros.

Além disso, o ritmo não deve ser acelerado. Para dar certo, o exercício deve seguir um ritmo lento. A indicação é fazer seis ciclos do exercício de respiração a cada minuto.

Alimentos benéficos para controle da pressão arterial

Há ainda algumas dicas de alimentos que são boas opções para incluir na dieta de quem procura controlar a pressão arterial. A lista a seguir apresenta quais são eles:

1. Amêndoas cruas

As amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, conhecidas por ajudar a diminuir os níveis de colesterol, reduzir a inflamação arterial e diminuir a pressão arterial.

Além disso, o alimento faz parte da chamada dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension Diet – Dieta das Abordagens Alimentares contra a Hipertensão, em tradução livre).

2. Pimenta caiena

Ela aparece nesta lista graças ao seu efeito vasodilatador, que resulta na expansão dos vasos sanguíneos e na melhoria do fluxo de sangue. Esse efeito reduz a pressão arterial porque aumenta o ritmo pelo qual o sangue flui no sistema circulatório.

A recomendação é misturar duas colheres de chá da pimenta caiena na água morna ou no chá com babosa e mel.

3. Água de coco

A água de coco é rica em diversos sais minerais, principalmente em potássio, que ajuda a controlar a pressão, como vimos anteriormente.

Além disso, a água de coco tem sabor agradável e mantém o corpo hidratado.

4. Cacau

Os flavonoides encontrados no cacau ajudam o organismo a processar os hormônios produzidos em momentos de estresse. Esse hormônios são uma causa comum da hipertensão, portanto o cacau em pó pode contribuir para o controle da pressão arterial.

5. Cúrcuma

O ingrediente é conhecido por suas propriedades anti inflamatórias no organismo e por auxiliar no controle dos níveis de colesterol e pressão alta.

Ao ser consumida, a cúrcuma ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e a desobstruir o acúmulo de gorduras que costumam resultar na pressão alta.

Outros alimentos bons para baixar a pressão alta

O alho e o suco de beterraba mostraram efeitos positivos na diminuição da pressão arterial rapidamente.

Um estudo concluiu que o consumo diário de 4 cápsulas de extrato de alho pode contribuir para diminuir a pressão arterial sistólica enquanto que outro estudo concluiu que os nitratos encontrados na beterraba produzem o mesmo efeito benéfico.

Cuidados e mudança de hábitos

Como vimos no início, a hipertensão é uma condição de saúde séria que pode causar complicações graves. Portanto, ela necessita ser cuidada e controlada de maneira eficiente e segura.

Ainda que os remédios caseiros e outras técnicas possam auxiliar, elas não dispensam o tratamento recomendado pelo médico.

Ao apresentar as táticas que prometem baixar pressão arterial rapidamente, nós não estamos dizendo que você deve deixar o tratamento indicado pelo médico, mas sim combina-las para obter melhores resultados.

A seguir nossa nutricionista dá algumas dicas para baixar a pressão naturalmente, e quais alimentos devem ser evitados por quem sofre essa condição.

E aí, gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem procurado como baixar pressão alta rapidamente porque tem sentido sintomas da condição? Já foi consultar um médico? Qual foi o diagnóstico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (80 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

12 comentários em “Como baixar a pressão alta rapidamente”

  1. Minha mãe está com à pressão arterial 14/04
    Ela tem 77 anos
    Existe algum remédio caseiro que ajude?

  2. Descobri há um mês que sou hipertensa, porém já estou fazendo uso do medicamento que o cardiologista receitou, nunca havia sentido nada, depois que comecei a tomar o medicamento venho sentindo muita dor de cabeça, acho que vou seguir essas receitas caseiras, acredito que elas não terão efeitos colaterais, muito grata por me ajudar.

  3. Pressão não está abaixando com medição estou preocupada estou fazendo exercícios respiratórios para aliviar .

  4. Estou preocupado pois a uma semana descobri que estou com pressão alta, estou tomando um remédio que o cardiologista passou mais minha pressão continua alta e com batimentos desrregulados, tenho 52 anos e não sei o que fazer.

  5. Tenho 60 anos tenho em desfibrilhador no coração porque tenho uma miocárdiopatia hipertrofia a minha tensão arterial tem estado a 18 /8 e já chegou a 20 /1 0 o cardiologista mandou me tomar o zanicor como tomo muitos medicamentos só mandou tomar o zanicor com s o s só que eu tomo todos os dias porque está sempre alta tomo chá de Oliveira mas vta outra vez a subir o que devo fazer

  6. Gostei muito das dicas tem 54 anos tenho problema de pressão alta tomo medicamento mas minha pressão sempre alta preciso emagrecer faço caminhada

  7. Gratidão, estava aqui com a pressão alta, e procurando algo que pudesse baixar a pressão sem remédios cheguei a esse site e li sobre a técnica de respiração do
    Dr. D Naturopath eu fiz e me surpreendeu imediatamente me senti melhor e a pressão foi baixando. Gratidão!!

  8. Eu sou hipertensa desde os 23 anos, hoje tenho 58. Tive várias consequências por esse motivo, por não aceitar os remédios e por falta de conhecimento dos perigos que pode causar. Por causa da hipertensão tive um aborto espontâne, e três partos prematuros, chegando até ficar em cima na UTI por vários dias. Depois desta situação comecei um tratamento mais eficiente, tomando os remédios indicados pelo cardiologista, também faço caminhada e exercícios físico. Hoje estou ótima sigo alguns conselhos desta página com alguns remédios caseiros. Afiro a pressão duas vezes por dia, se não estiver alta, evito tomar os remédios dê farmácia e tomo os caseiros. Bjs ?? amei este artigo.