Dieta na Mídia

Confira Como o Jejum Intermitente Reconfigura o Seu Metabolismo

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Um novo estudo sugere que o jejum intermitente pode ser a melhor solução para quem busca como aumentar o metabolismo.

Tudo tem a ver com o nosso ritmo circadiano, que responde a mudanças na luz e nossa ingestão de alimentos para manter nosso corpo em equilíbrio. Embora a comida seja há muito tempo conhecida por influenciar os relógios do nosso corpo, até agora não se sabia como a falta de comida poderia afetar nossos relógios circadianos e que impacto isso poderia ter sobre a nossa saúde.

continua depois da publicidade

Em um novo estudo publicado na Cell Reports, pesquisadores da Universidade da Califórnia-Irvine descobriram uma nova ligação entre o jejum intermitente, nossos relógios circadianos e nosso metabolismo. Depois de analisar o tecido celular de camundongos ao longo de períodos de jejum de 24 horas, eles descobriram que o tempo sem comida afetou seus relógios biológicos e causou respostas celulares sensíveis ao jejum. Essas reações causaram uma reorganização dos genes no músculo esquelético e no fígado, acelerando o metabolismo.

O autor principal do estudo, Paolo Sassone-Corsi, professor de química biológica da Faculdade de Medicina da UCI, explicou em comunicado que “a reorganização da regulação genética pelo jejum pode levar o genoma a um estado mais permissivo para antecipar a entrada de alimentos e assim impulsionar um novo ciclo rítmico de expressão gênica”.

Isso significa que o jejum intermitente poderia impulsionar mudanças em nosso metabolismo através de nossos ritmos circadianos, que os pesquisadores sugerem que poderiam afetar positivamente a nossa saúde geral e proteger contra doenças relacionadas à idade.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para determinar os planos ideais de jejum intermitente e diretrizes nutricionais para maximizar os seus benefícios, este estudo é empolgante, pois sugere que um método já popular pode ajudar a sustentar um metabolismo saudável.

continua depois da publicidade

Se você está pronto para fazer um jejum intermitente, lembre-se que você pode começar devagar. O especialista em saúde intestinal Dr. Vincent M. Pedre recomenda começar com um jejum de 12 horas para ver como seu corpo responde. O jejum intermitente poderia ser o ingrediente secreto para um metabolismo rápido? O tempo dirá, mas este é um começo encorajador.

Vídeo: Jejum intermitente para emagrecer e saúde

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o jejum intermitente.

Você já experimentou fazer algum tipo de jejum intermitente? Como foram os resultados? Percebeu mudanças no seu metabolismo e ritmo circadiano? Comente abaixo!

4.6 de 5 (11 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Comecei JI faz um mês, faço 16h e 18h. Percebi que estou transpirando 3x mais que o normal! E tive um rendimento nas pedaladas, na balança vi 3kg a menos! Estou me sentindo muito bem! E melhor, não precisei abrir mão de quase nada do que eu já comia. Só diminui as quantidades.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Faço jejum de até 24 horas. Comecei jantando às 18H. Depois, utilizando as oito horas de sono, hoje eu já faço quase quarenta horas de jejum. Me sinto muito bem e trabalho normalmente. Faço o jejum aliado ao Yoga.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite