Propriedades dos Alimentos

Gengibre faz mal para gastrite?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

O gengibre é conhecido por ser um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, resultando na melhoria do processo de queima de calorias e gorduras, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas.

Fonte de nutrientes como vitamina B6, zinco, potássio, magnésio e cobre, a raiz também pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de problemas estomacais. O gengibre ainda é associado a benefícios como o combate ao mau hálito, náuseas, enjoo e digestão. Essa raiz também promove o alivio de dores relacionadas a artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, asma e bronquite.

Mas será que mesmo com todas essas vantagens, quem sofre de gastrite pode consumir o gengibre sem problemas? A resposta é sim, uma vez que a raiz também atua no combate à bactéria H. pylori, uma das principais causas da gastrite crônica tipo B, a mais comum das gastrites crônicas. Veja aqui todos os tipos de gastrite existentes.

O gengibre faz mal para gastrite?

Quem recebe o diagnóstico de gastrite certamente sabe que precisará realizar algumas mudanças em seus hábitos alimentares como parte do tratamento da condição.

Isso porque a doença é caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago, o que exige evitar o consumo de alimentos que irritem ainda mais o órgão, como as bebidas ácidas.

Os alimentos gordurosos, que aumentam a inflamação do revestimento estomacal, também devem ser afastados do cardápio das pessoas com gastrite.

Mas e quanto ao gengibre? Será que o gengibre faz mal para gastrite ou pode ser consumido tranquilamente pelas pessoas diagnosticadas com a doença?

Uma pesquisa divulgada no ano de 2005 na publicação Phytotherapy research (Pesquisa sobre Fitoterapia, tradução livre) analisou os efeitos de 24 extratos botânicos, entre eles o gengibre, em 15 diferentes tipos de estirpes (grupos de bactérias) da Helicobacter pylori.

O resultado do estudo apontou o extrato de gengibre como um dos mais eficientes para eliminar a Helicobacter pylori, ao lado de outros ingredientes como o alecrim e a noz-moscada.

Moderação é a palavra chave

Isso significa que as pessoas que têm gastrite podem consumir o gengibre à vontade? Não necessariamente. A recomendação é utilizar a raiz com moderação enquanto experimenta os sintomas da doença. Uma sugestão é fazer um teste, que consiste em comer uma pequena quantidade de gengibre e verificar como o organismo reage ao alimento.

A raiz já foi objeto de estudos e grande parte dos especialistas defendem que comer um pedaço pequeno de gengibre antes de uma refeição pode ajudar a estimular a digestão e auxiliar no tratamento da infecção causada pela doença em razão de suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a diminuir a inflamação e aliviar alguns sintomas como inchaço, gases, dor no estômago, indigestão e náusea.

No entanto, é preciso ter cautela, pois não existe nenhum remédio natural contra a doença que seja cientificamente comprovado e funcione para todas as pessoas.

Cuidados com o gengibre

Por seu um alimento termogênico, o gengibre deve ser evitado por pessoas com diagnóstico de hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas com distúrbios hemorrágicos. Assim como deve ser evitado na dieta dos diabéticos por conta da hipoglicemia.

O consumo em excesso de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia.

Conceito, formas da gastrite e sintomas

Quando há um quadro de gastrite, ocorre o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal. O resultado disso é que os sucos digestivos produzidos pelo estômago danificam o tecido de revestimento do órgão.

Além do inchaço, dos gases, da dor no estômago, dá indigestão e da náusea já citadas, a doença pode trazer os seguintes sintomas: azia, diminuição do apetite, soluço, fezes escuras e vômito, que pode vir acompanhado de sangue ou elementos parecidos com borras de café.

A gastrite pode ser manifestada sob duas formas: a aguda, que surge de repente e dura um período curto de tempo, e a crônica que é desenvolvida de maneira gradual e com maior duração, podendo persistir por meses e até mesmo anos.

Ao perceber esses sintomas, é fundamental buscar ajuda médica para descobrir se tem a doença ou não. E uma vez que o diagnóstico for confirmado, é essencial seguir as orientações do médico em relação ao tratamento, o que envolve mudanças da dieta.

Vídeo: 10 piores alimentos para gastrite

Entenda quais alimentos devem passar longe da dieta de quem tem gastrite e aprenda mais sobre o gengibre!

Vídeo: Benefícios do gengibre

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o gengibre faz mal para gastrite? Sofre desta condição e fazia uso deste alimento? Comente abaixo!

4.1 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • O gengibre faz mal para a gastrite verdade ou mito

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fui diagnosticada com gastrite enantematosa e refluxo e digo com toda certeza: gengibre me fez muito mal, piorou meu quadro! Quando a gente ingere o chá, dá um alívio na dor, porém, alguns minutos depois, ela volta muito forte! Detonou meu estômago! Gengibre é como pimenta. Estou em tratamento com pantoprazol e dieta rigorosa, e melhorei somente uns 30% em 20 dias.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá, até onde acreditar que Gengibre é bom para Pangastrite e Hpylori?
    Uns duzem ser bom, outros dizem ser ruim.
    Como ter certeza?
    Obrigada Vera.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde! Percebi, que um pequeno pedaço de gengibre, um pouco de alecrim e umas folhinhas de hortelã, batidas em forma de suco, da um alívio considerável,no desconforto, podendo afirmar que, tira qualquer desconforto. Espero ter ajudado! Wellington

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gastrite crônica não tem cura?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Do gengibre fiquei na mesma se faz ou não mau para estómago.
    Como também o limão: pode fazer bem ou o oposto! Sei que tomei água de gengibre há 5 dias e hoje estou com dor de estómago, coisa que nunca tenho! Tomo nexius ( "protetor" estomacal) há 3 dias- ou será por isso a dor?!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como usar o gengibre quem tem gastrite?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Meu nome Helena Fernandes tenho problemas gastrite vou fazer exame na pra imã semana estou com pouco de medo em relação o que médico vai dizer apesar que não sinto dor de vez em quando como ou bebo muito líquido não consigo dormir a noite sinto sensação de falta do ar eu gostaria saber o que posso comer até o dia do exame obrigada

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu tenho problema de gastrite e gordura no fígado estou tomando água com gengibre algum tempo já devo parar

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • As vezes no almoço ou na janta , guando me alimentava, sintia falta de ar,que só pasava quando bebia um pouco de água. Até q descobri uma garrafinha de espinheira Santa. Um santo remedio . Mas claro sempre comendo pouco, e de 3 em 3 h e tomando chás digestivo,melhorei muito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade