Dieta na Mídia

Homem Mais Gordo do Mundo Morre aos 44 Anos

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Keith Martin, um homem britânico de 44 anos de idade que já tinha sido considerado o homem mais gordo do mundo ao chegar a pesar 445 kg, faleceu em março de 2014 por conta de uma pneumonia, contraída em outubro de 2013 e que havia feito com que ele passasse quatro meses no hospital.

Há oito meses atrás, Martin havia se submetido a uma cirurgia de banda gástrica – como método de perda de peso – que removeu de ¾ seu estômago. Para poder se qualificar à operação, ele havia mudado a sua dieta para um consumo diário de 2 mil calorias e tinha perdido aproximadamente 158 kg.

Pouco antes de falecer, e depois de voltar para casa depois dos quatros meses internado por conta da pneumonia, ele tinha conseguido chegar aos 248 quilos e se sentia animado. “Me sinto ótimo por ter sobrevivido à cirurgia. Isso me dá a chance de fazer algumas das coisas que eu sempre quis como levantar e andar e levar meu cachorro Benji para passear. Esse é o fim de um capítulo e o começo de um novo. Para onde ele me levará eu não sei, mas será divertido descobrir”, disse.

Martin deixou duas irmãs, Sharon e Tina Martin, que cuidaram dele até a sua morte.

No documentário “70 Stone & Almost Dead”, que contou sua história e exibiu a sua cirurgia, transmitido no Canal 5 da Inglaterra, Martin relatou que perdeu sua mãe aos 16 anos de idade – também devido a uma pneumonia – e desde então lutava contra depressão e ansiedade. Ele começou a ganhar bastante peso aos 20 anos, quando o seu quadro de depressão já estava bem agravado.

continua depois da publicidade

Foto: Daily Mail

De acordo com o Telegraph, o britânico tinha ganhado todo esse peso devido ao hábito de consumir fast-food baratos excessivamente. Ele chegou a ter uma dieta diária de 20 mil calorias – 10 vezes mais que as 2 mil geralmente indicadas – que incluía seis ovos fritos no café da manhã, pizzas, Big Macs e comida chinesa encomendada no almoço e no jantar, além de tomar 3,5 litros de café e 2 litros de bebidas gaseificadas e fazer lanchinhos com chocolates, biscoitos e guloseimas.

Desempregado, o britânico passava a maior parte de seus dias jogando videogames e assistindo televisão. No documentário, ele chegou a admitir que comia para aliviar a dor que sentia: “Eu comia toda vez que algo me chateava. Eu sempre fui depressivo. Eu tenho agorafobia – medo de lugares públicos – mas nunca fui tratado. Eu só quero ser feliz, sem precisar de comida para ser feliz”, desabafou.

Kesava Mannur, o cirurgião que fez a operação da banda gástrica em Martin, explicou que como muitas pessoas, ele tinha problemas emocionais que tentava resolver por meio da comida. “Esse tipo de comportamento não é novo em nada. O que é novo é como é fácil para pessoas com esse tipo de problema conseguir comprar muita comida barata”, explicou.

continua depois da publicidade

O médico também fez um alerta quanto à necessidade das crianças serem estimuladas desde cedo a levarem um estilo de vida saudável. “Eles precisam aprender cedo sobre exercícios físicos e alimentação saudável. As pessoas precisam ter acesso a academias e espaços ao ar livre em que possam caminhar e brincar enquanto se sentem seguras. Será muito melhor para todo mundo a longo prazo”, completou.

Você consegue entender como uma pessoa pode engordar a ponto de chegar nessa situação? Conhece alguém que tenha um nível de obesidade muito grande? Comente abaixo!

4.8 de 5 (4 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma