Propriedades dos Alimentos

Noz da índia faz mal? Efeitos colaterais e proibição

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Ver resumo

  • A noz da índia, semente da Aleurites moluccana, é divulgada na internet como um produto natural para emagrecer, mas não há evidência científica que comprove esse efeito.
  • A Anvisa proíbe a venda da noz da índia no Brasil porque ela é tóxica quando ingerida e seu consumo pode levar à morte, devido à toxialbumina e à saponina presentes na semente.
  • Os efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia, podendo evoluir para desidratação, taquicardia e aumento da temperatura corporal em casos mais graves.
  • Na Ásia a semente é usada cozida e em pequenas quantidades, como tempero, enquanto no Brasil o consumo costuma ser da semente crua e em maior quantidade, o que aumenta o risco de intoxicação grave.
  • A noz da índia é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos, renais ou hepáticos, e pode ainda ser confundida com o chapéu-de-napoleão, semente ainda mais tóxica.

De tempos em tempos surgem produtos para emagrecer que prometem eliminar os quilos a mais sem muito esforço. Essa parece ser também a promessa dos divulgadores da noz da índia, que afirmam que a semente ajuda a emagrecer.

Seria então a noz da índia o segredo para um emagrecimento saudável e sem sacrifícios? Ou será que a noz da Índia faz mal à saúde?

O que é?

Noz da Índia é a semente do fruto da árvore ornamental conhecida como nogueira-de-Iguape, ou Aleurites moluccana.

Trazida da Ásia, a planta se adaptou muito bem à região amazônica e nos últimos anos tem sido divulgada como uma semente emagrecedora.

Para que serve?

Praticamente não existe evidência científica sobre os benefícios da noz da índia, mas acredita-se que a semente possa ter algum efeito positivo no emagrecimento, colesterol, tratamentos de pele e cabelos, diarréia, celulite, dentre outros.

Na medicina tradicional asiática, a noz também é utilizada para tratar gonorreia, dores de cabeça, cicatrizar úlceras estomacais e baixar a febre.

Propriedades nutricionais

A prensagem das sementes da nogueira-de-Iguape resulta em um óleo com alto teor de ácidos graxos essenciais (40% dele é composto por ácido linoleico e 29% por ALA, ou ácido alfa-linolênico) e antioxidantes, como as vitaminas E, C e A.

A noz da índia ainda contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio; e em menor quantidade, cobre, zinco, ferro e selênio.

Noz da índia emagrece mesmo?

Como dissemos acima, nenhum tipo de estudo clínico desenvolvido com seres humanos foi capaz de provar que a noz da Índia emagrece. O que sabemos é que o óleo extraído das sementes da A. moluccana têm forte ação purgativa e pode também atuar como um antioxidante.

Ou seja, é possível que a noz da índia favoreça o emagrecimento através da eliminação de líquidos e da redução das inflamações.

De maneira semelhante a outros óleos vegetais, a gordura da noz da índia pode ainda favorecer a saciedade, facilitando o controle das porções à mesa. Acredita-se que o óleo também estimule a termogênese, isto é, a queima de gordura, porém não há qualquer comprovação neste sentido.

Mas, muito embora existam inúmeros sites na internet dizendo que a noz da Índia emagrece, não podemos afirmar isso sem comprovação científica.

A noz da índia faz mal?

sementes de noz-da-índia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda da noz da Índia, mas muitas pessoas acabam encontrando a semente pela internet. De acordo com o órgão de saúde, a noz da índia é tóxica quando consumida oralmente, e seu uso pode levar ao óbito.

Além de diarreia e aumento da frequência urinária, a ingestão de noz da índia faz mal porque pode causar intoxicação grave, uma vez que a planta contém toxialbumina e saponina, dois princípios ativos tóxicos.

Mas os asiáticos não utilizam a semente para curar uma série de problemas de saúde? 

Na realidade, a medicina ayurvédica propõe o uso das sementes cozidas, e ainda assim em pequena quantidade. Para as condições de pele e tratamento do cabelo o uso é tópico, através da aplicação do óleo diretamente sobre a área a ser tratada.

Já no Brasil as pessoas têm consumido a semente crua – e muitas vezes em grande quantidade – para acelerar a perda de peso. Quando utilizada desta maneira, a noz da índia pode levar à morte.

Portanto, a única conclusão possível de se chegar é que a noz da índia faz mal e as pessoas não devem utilizá-la para emagrecer ou mesmo para regularizar o intestino.

Efeitos colaterais da noz da índia

A Nota Técnica 001/2016 que baseou a proibição do consumo da noz da índia pela ANVISA, esclarece o seguinte:

Os sintomas ocorrem após 20-40 minutos após a ingesta. São eles: náuseas, vômitos, cólicas abdominais violentas, tenesmo e diarréia, evoluído para sede intensa, secura nas mucosas, letargia e desorientação. Nos casos mais graves: desidratação acentuada, dilatação das pupilas (midríase), taquicardia, taquipnéia, respiração irregular, cianose e aumento da temperatura corporal (hipertermia).

Portanto, ainda que existam grupos discutindo os benefícios da noz da índia e relatos (que veremos logo abaixo) sobre as propriedades da semente da Aleurites moluccana, não recomendamos em hipótese alguma o seu uso oral.

Contraindicações

Nós já vimos que a noz da Índia faz mal e não deve ser utilizada para emagrecer. Mas o consumo da semente é ainda mais contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos, renais e hepáticos.

Crianças, idosos e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos também devem evitar a ingestão de noz da Índia para emagrecer ou para qualquer outra finalidade.

Como Tomar

chá de noz-da-índia

Os asiáticos consomem a noz da índia cozida e sempre em pequenas quantidades – exatamente como um tempero. Aqui no Brasil, embora muita gente utilize a noz da índia crua para emagrecer, produtores da semente recomendam que a mesma seja colocada em água quente.

Ferve-se um pouco de água e nela se acrescenta 1/8 de uma semente de noz da índia. Em seguida, a mistura é deixada em infusão por 5 minutos – e então estaria pronta para consumo.

Como pode causar danos ao estômago, não é recomendável consumir a semente em jejum.

Outra orientação de como usar a noz da índia é sempre tomar pelo menos dois litros de água durante o dia, a fim de prevenir problemas renais e a desidratação causada pela semente.

Chapéu-de-Napoleão

semente de chapéu-de-Napoleão

Não bastasse sua comprovada toxicidade, a noz da índia ainda pode ser confundida com outra semente ainda mais tóxica, o chapéu-de-Napoleão.

O consumo da planta pode causar desde vômitos, cólica e diarreia até graves problemas cardíacos. Há relatos de morte após o uso do chapéu-de-Napoleão.

Considerações finais

Mesmo com todo o aviso de que a noz da Índia faz mal, você ainda pode se sentir tentado a utilizar a semente para emagrecer.

Ainda que você supostamente encontre alguma evidência científica comprovando que a noz da índia emagrece, sua toxicidade e os inúmeros efeitos colaterais já deveriam ser um bom motivo para fazê-lo desistir da ideia.

É claro que um peso dentro da faixa ideal do IMC é essencial para a saúde, mas ainda mais importante é não prejudicar o corpo apenas para atingir o peso dos sonhos.

Uma reeducação alimentar dentro de um programa de emagrecimento que leve à perda média de 0,5 kg por semana ainda é a melhor maneira de emagrecer e manter a saúde.

Produtos e suplementos que prometem milagres podem até levar à perda de peso, mas o preço cobrado muitas vezes é alto demais.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha se aventurado a tomar e afirme que a noz da Índia faz mal mesmo? Tem curiosidade de experimentar o produto, mesmo sabendo dos riscos? Comente abaixo!

☆ ☆ ☆ ☆ ☆ Foi útil? Avalie 3.9 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Escrever comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou tomando faz 3 semanas ja emagreci 10kilos com dieta e exercicios juntos nao senti dor de cabeca so nauseas e diarreia mas nao deixo de tomar a agua que e essencial para a saude e precipalmente para que toma essa semente

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • estou tomando noz da india a 1 semana, diarreia todos os dias e nos primeiros 2 dias vomitei, dores de cabeça as vezes, mas com isso se foi 2kg em UMA SEMANA, to feliz com o resultado. Fora a zero vontade de doces !

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Estou tomando a noz da Índia pela segunda vez, me arrependi de ter parado por isso voltei a tomar. Realmente pela segunda vez estou passando pelos efeitos colaterais como nódulos não só nos seios, mais por todo meu corpo. Este desconforto durou 5 dias desta vez. Da outra durou mais, percebo que quando isso acontece a noz está fazendo uma quebra de gorduras, porque logo em seguida eu perco medidas absurdas quando as dores sessam. Ela tira tida vontade de eu comer doces e inclusive fora de hora. Quando eu faço alguma estripulia na alimentação eu passo muito mal. Não vou parar de tomar a noz, eu acho que vale super a pena pois tem muitos benefícios.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Estou tomando a noz a 2 dias e unica coisa que estou sentindo é ir ao banheiro mais vezes e uma sensação de ar preso no peito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
    • Estou tomando a noz vai fazer 4 meses dia 2 e até agora só perdi o Sono,muita insônia passo a noite toda em claro,nao eliminei nenhuma grama se quer, ganhei kilos de 72kg fui pra 75kg. Esse tá sendo meu caso ,mas tem pessoas que tem excelentes resultados.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Escrever comentário

      Publicidade
    • Eu estou tomando ha 4 dias. Zero vontade de comer doces e pizza. Ela realmente retira seu apetite. Ja perdi medida. Em contra partida sinto dores no estomago e muito enjôo, nao consigo nem olhar pra mc donalds e nem pizza! Tambem tenho diarreia. No quarto dia diarreia liquida, se vc comer algo gorduroso é pior porque voce vai ir mais vezes ao banheiro!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Escrever comentário

      Publicidade
      • Olá estou tomando a nóz fãs uns 5 meses mas a uma semana descobri que estou com problema de pressão .
        Posso continuar tomando ou não
        Obs : dês de que descobri parei de tomar.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Escrever comentário

        Publicidade
  • Oi pessoal, eu já tomo á muito tempo mas acho que pra mim já nao faz mais efeito no começo emagreci 14 quilos em 45 dias mas malhando na academia e com dieta junto, não tenho nada acho que depende do organismo de cada um nunca tive uma diárreia na minha vida que eu me lembre. Hoje engordei 20 kilos por causa da depressão não estou bem mas vou começar a academia de novo, ja estou tomando a semente á dois meses mas não faz mais efeito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Comecei a tomar a nós e perdi 43 kilos,nunca tive nada só me fez bem,minha auto estima foi lá em cima,agora engordei um pouco mas vou tomar novamente.tomo um pedacinho bem pequeno e me sinto muito bem nem diarreia eu tenho

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Eu tomei durante 6 meses e perdi 20 quilos, mas passava muito mal, quase morri um certo dia.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
  • Tomo noz da índia a 6 meses, perdi 12 quilos, realmente o intestino solta, mas não o dia todo. Não tenho dores na barriga, não tenho enjoôs, não tenho pernas inchadas, não tenho mais regurgitação como tinha muito, meu apetite diminuiu, pois comia que nem uma porca, mas ainda como de tudo sem engordar e menos, faço atividade física e me sinto super bem, conheço várias pessoas que estão tomando e só tem bem a falar da semente, e não sei por que tanta história em cima disso. Antes tomávamos anfepramona, femproporex com bromazepam e estamos aqui vivas, pois esses remédios foram tirados de circulação e hoje só encontramos sibutramina e orlistate que faz até sair gordura de dentro da gente. O bromazepam era para acalmar o coração e dormir, pois esses remédios acelerava muito e sem calmante o sono não vinha nem a pau.
    A noz da índia solta intestino, mas se deixar de tomar um ou dois dias você vai ao banheiro normal. Se estiver soltando muito, diminua o tamanho da semente e verá que tudo irá melhorar. Sempre 1/8 nunca 1/4 para quem tem intestino frouxo e tome dia sim, dia não. Tudo na vida tem efeito colateral, nunca leia bulas, senão não toma nem aspirina. Tudo mata. Já vamos morrer mesmo. Deus me livre quanta história.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
    • Nossa eu estou apavorada estou me sentindo inchada e com nodulos na barriga meu seio parece de gestante eu já tomei uma vez nunca senti nada disse compri a noz da india em uma casa de produtos naturais mais confesso que vou acho que vou parar afinal nodulos nem sempre são bom

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Escrever comentário

      Publicidade
      • Olá também sinto isso, seios empedrados acho que vou parar, você parou e ficou bem? Eu tomei só 5 dias, como você está agora?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Escrever comentário

        Publicidade
      • Oi boa tarde estou me sentindo assim nódulos na barriga dor muscular e ânsia de vômito já faz 1 mês que parei estou tomando remédio para o estômago respiração ficou um pouco afetada e apareceu cisto no meus seios estou desesperada

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Escrever comentário

        Publicidade
      • Eu comecei tomar tem uns 5 dias e estou com seios inchados parecendo de gestante também e a barriga inchada isso é normal nas primeiras semanas quando toma ?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Escrever comentário

        Publicidade
      • Adorei seu depoimento, pois tenho usado h quase 1 ano crua mesmo porque no suporto o amargo do ch e nunca me fez mal, alis estou super bem. Usei tds estes remdios venenosos que vc falou acima e estou aqui vivinha. Cada corpo reage de uma forma e se no deu certo para vc e s parar de tomar ou diminuir as doses.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Escrever comentário

        Publicidade
        • Boa tarde ele quando cortado é para por dentro da geladeira ou posso deixar ele dentro de um potinho fora?

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Escrever comentário

          Publicidade
      • eu quase morri com esta semente e falo pra que todos fiquem alertas, tive infecção intestinal muito séria e dores horrendas, cuidado!

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Escrever comentário

        Publicidade
        • Estou tomando novamente tem uns 10 dias, normalmente vou ao banheiro uma ou duas vezes por semana, com a noz eu vou diariamente.

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Escrever comentário

          Publicidade
  • Comecei a tomar , tomei a 4 dias parei mim deu ansia de vômito diarreia dor de cabeça fiquei com o sistema nervosa abalado e após dois dias que parei apareceu fortes dores em meu corpo todo , parece que fui atropelado por um caminhão, essa semente não é coisa boa não.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Escrever comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite