Noz da índia faz mal? Efeitos colaterais e proibição

Especialista da área:
atualizado em 10/09/2020

De tempos em tempos surgem produtos para emagrecer que prometem eliminar os quilos a mais sem muito esforço. Essa parece ser também a promessa dos divulgadores da noz da índia, que afirmam que a semente ajuda a emagrecer.

Seria então a noz da índia o segredo para um emagrecimento saudável e sem sacrifícios? Ou será que a noz da Índia faz mal à saúde?

  Continua Depois da Publicidade  

O que é?

Noz da Índia é a semente do fruto da árvore ornamental conhecida como nogueira-de-Iguape, ou Aleurites moluccana.

Trazida da Ásia, a planta se adaptou muito bem à região amazônica e nos últimos anos tem sido divulgada como uma semente emagrecedora.

Para que serve?

Praticamente não existe evidência científica sobre os benefícios da noz da índia, mas acredita-se que a semente possa ter algum efeito positivo no emagrecimento, colesterol, tratamentos de pele e cabelos, diarréia, celulite, dentre outros.

Na medicina tradicional asiática, a noz também é utilizada para tratar gonorreia, dores de cabeça, cicatrizar úlceras estomacais e baixar a febre.

Propriedades nutricionais

A prensagem das sementes da nogueira-de-Iguape resulta em um óleo com alto teor de ácidos graxos essenciais (40% dele é composto por ácido linoleico e 29% por ALA, ou ácido alfa-linolênico) e antioxidantes, como as vitaminas E, C e A.

  Continua Depois da Publicidade  

A noz da índia ainda contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio; e em menor quantidade, cobre, zinco, ferro e selênio.

Noz da índia emagrece mesmo?

Como dissemos acima, nenhum tipo de estudo clínico desenvolvido com seres humanos foi capaz de provar que a noz da Índia emagrece. O que sabemos é que o óleo extraído das sementes da A. moluccana têm forte ação purgativa e pode também atuar como um antioxidante.

Ou seja, é possível que a noz da índia favoreça o emagrecimento através da eliminação de líquidos e da redução das inflamações.

De maneira semelhante a outros óleos vegetais, a gordura da noz da índia pode ainda favorecer a saciedade, facilitando o controle das porções à mesa. Acredita-se que o óleo também estimule a termogênese, isto é, a queima de gordura, porém não há qualquer comprovação neste sentido.

Mas, muito embora existam inúmeros sites na internet dizendo que a noz da Índia emagrece, não podemos afirmar isso sem comprovação científica.

A noz da índia faz mal?

sementes de noz-da-índia
sementes de noz-da-índia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda da noz da Índia, mas muitas pessoas acabam encontrando a semente pela internet. De acordo com o órgão de saúde, a noz da índia é tóxica quando consumida oralmente, e seu uso pode levar ao óbito.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de diarreia e aumento da frequência urinária, a ingestão de noz da índia faz mal porque pode causar intoxicação grave, uma vez que a planta contém toxialbumina e saponina, dois princípios ativos tóxicos.

Mas os asiáticos não utilizam a semente para curar uma série de problemas de saúde? 

Na realidade, a medicina ayurvédica propõe o uso das sementes cozidas, e ainda assim em pequena quantidade. Para as condições de pele e tratamento do cabelo o uso é tópico, através da aplicação do óleo diretamente sobre a área a ser tratada.

Já no Brasil as pessoas têm consumido a semente crua – e muitas vezes em grande quantidade – para acelerar a perda de peso. Quando utilizada desta maneira, a noz da índia pode levar à morte.

Portanto, a única conclusão possível de se chegar é que a noz da índia faz mal e as pessoas não devem utilizá-la para emagrecer ou mesmo para regularizar o intestino.

Efeitos colaterais da noz da índia

A Nota Técnica 001/2016 que baseou a proibição do consumo da noz da índia pela ANVISA, esclarece o seguinte:

  Continua Depois da Publicidade  

Os sintomas ocorrem após 20-40 minutos após a ingesta. São eles: náuseas, vômitos, cólicas abdominais violentas, tenesmo e diarréia, evoluído para sede intensa, secura nas mucosas, letargia e desorientação. Nos casos mais graves: desidratação acentuada, dilatação das pupilas (midríase), taquicardia, taquipnéia, respiração irregular, cianose e aumento da temperatura corporal (hipertermia).

Portanto, ainda que existam grupos discutindo os benefícios da noz da índia e relatos (que veremos logo abaixo) sobre as propriedades da semente da Aleurites moluccana, não recomendamos em hipótese alguma o seu uso oral.

Contraindicações

Nós já vimos que a noz da Índia faz mal e não deve ser utilizada para emagrecer. Mas o consumo da semente é ainda mais contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos, renais e hepáticos.

Crianças, idosos e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos também devem evitar a ingestão de noz da Índia para emagrecer ou para qualquer outra finalidade.

Como Tomar

chá de noz da índia
chá de noz-da-índia

Os asiáticos consomem a noz da índia cozida e sempre em pequenas quantidades – exatamente como um tempero. Aqui no Brasil, embora muita gente utilize a noz da índia crua para emagrecer, produtores da semente recomendam que a mesma seja colocada em água quente.

Ferve-se um pouco de água e nela se acrescenta 1/8 de uma semente de noz da índia. Em seguida, a mistura é deixada em infusão por 5 minutos – e então estaria pronta para consumo.

Como pode causar danos ao estômago, não é recomendável consumir a semente em jejum.

Outra orientação de como usar a noz da índia é sempre tomar pelo menos dois litros de água durante o dia, a fim de prevenir problemas renais e a desidratação causada pela semente.

Chapéu-de-Napoleão

semente de chapéu-de-Napoleão
semente de chapéu-de-Napoleão

Não bastasse sua comprovada toxicidade, a noz da índia ainda pode ser confundida com outra semente ainda mais tóxica, o chapéu-de-Napoleão.

O consumo da planta pode causar desde vômitos, cólica e diarreia até graves problemas cardíacos. Há relatos de morte após o uso do chapéu-de-Napoleão.

Considerações finais

Mesmo com todo o aviso de que a noz da Índia faz mal, você ainda pode se sentir tentado a utilizar a semente para emagrecer.

Ainda que você supostamente encontre alguma evidência científica comprovando que a noz da índia emagrece, sua toxicidade e os inúmeros efeitos colaterais já deveriam ser um bom motivo para fazê-lo desistir da ideia.

É claro que um peso dentro da faixa ideal do IMC é essencial para a saúde, mas ainda mais importante é não prejudicar o corpo apenas para atingir o peso dos sonhos.

Uma reeducação alimentar dentro de um programa de emagrecimento que leve à perda média de 0,5 kg por semana ainda é a melhor maneira de emagrecer e manter a saúde.

Produtos e suplementos que prometem milagres podem até levar à perda de peso, mas o preço cobrado muitas vezes é alto demais.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha se aventurado a tomar e afirme que a noz da Índia faz mal mesmo? Tem curiosidade de experimentar o produto, mesmo sabendo dos riscos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (258 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

288 comentários em “Noz da índia faz mal? Efeitos colaterais e proibição”

  1. Ha 5 anos atras quase morro com essa nós da india,fiquei internada 5 dias,dor de cabeça,vômitos,diarréia e hepatite!Nunca usem isso

    Responder
  2. Ja tomei, de fato emafrece muito, seca principalmente a barriga, tenho uma conhecida que parecia ate ter feito bariatrica, ela tomou e nao teve nada,,,ja eu, depois de certo tempo passei a ter colicas horriveis, medicos disseram ser vesicula, renal…ja tinha antes de usar, nao sei se abraou pu nao, só sei que achei que ia morrer nem sei qunatas vezes fui para o pronto socorro em um fibal de semana, estava tao feliz, ninguem dizia que eu tinha bb pois a barriga ficou chapada….nao tive mais corageem de tomar tamanho mal estar que tive…anos depois acabei fazendo a bariatrica….mas sempre sinto vontade de tomar de novo, mas nao tenho coragem…

    Responder
  3. Eu estou tomando a noz da índia faz um nove dias estou sentindo minha barriga muito dura super estranha e para mim não deu diarréia prendeu mais meu intestino isso e normal

    Responder