Noz da Índia Faz Mal? Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

De tempos em tempos surgem produtos para emagrecer que prometem eliminar os quilos a mais sem muito esforço. Essa parece ser também a promessa dos divulgadores da noz da índia, que afirmam que a semente ajuda a emagrecer.

Seria então a noz da Índia o segredo para um emagrecimento saudável e sem sacrifícios? Ou será que a noz da Índia faz mal à saúde?

O que é?

Noz da Índia é a semente do fruto da árvore ornamental conhecida como nogueira-de-Iguape, ou Aleurites moluccana.

Trazida da Ásia, a planta se adaptou muito bem à região amazônica e nos últimos anos tem sido divulgada como uma semente emagrecedora.

Para Que Serve?

Praticamente não existe evidência científica sobre os benefícios da noz da Índia, mas acredita-se que a semente sirva para:

  • emagrecer;
  • baixar o colesterol;
  • tonificar e estimular o crescimento de novos fios de cabelo;
  • reduzir as dores da artrite;
  • curar afecções de pele;
  • melhorar as taxas de colesterol;
  • induzir ou interromper a diarreia;
  • diminuir a celulite.

Na medicina tradicional asiática, a noz também é utilizada para tratar gonorreia, dores de cabeça, cicatrizar úlceras estomacais e baixar a febre.

Propriedades

A prensagem das sementes da nogueira-de-Iguape resulta em um óleo com alto teor de ácidos graxos essenciais (40% dele é composto por ácido linoleico e 29% por ALA, ou ácido alfa-linolênico) e antioxidantes, como as vitaminas E, C e A.

A noz da Índia ainda contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio; e em menor quantidade, cobre, zinco, ferro e selênio.

Noz da Índia emagrece mesmo?

Como dissemos acima, não há qualquer tipo de estudo clínico desenvolvido com seres humanos que tenha comprovado que a noz da Índia emagrece. O que sabemos é que o óleo extraído das sementes da A. moluccana têm forte ação purgativa e pode também atuar como um antioxidante.

Ou seja: é possível que a noz da Índia favoreça o emagrecimento através da eliminação de líquidos e da redução das inflamações.

De maneira semelhante a outros óleos vegetais, a gordura da noz da índia pode ainda favorecer a saciedade, facilitando o controle das porções à mesa. Acredita-se que o óleo também estimule a termogênese, isto é, a queima de gordura.

Mas, muito embora existam inúmeros sites na internet dizendo que a noz da Índia emagrece, não podemos afirmar isso sem comprovação científica.

A Noz da Índia faz mal?

noz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda da noz da Índia, mas muitas pessoas acabam encontrando a semente pela internet. De acordo com o órgão de saúde, a noz da Índia é tóxica quando consumida oralmente, e seu uso pode levar ao óbito.

Além de diarreia e aumento da frequência urinária, a ingestão de noz da Índia faz mal porque pode causar intoxicação grave, uma vez que a planta contém toxialbumina e saponina, dois princípios ativos tóxicos.

Mas os asiáticos não utilizam a semente para curar uma série de problemas de saúde? Na realidade, a medicina ayurvédica propõe o uso das sementes cozidas, e ainda sim em pequena quantidade. Para as condições de pele e tratamento do cabelo o uso é tópico, através da aplicação do óleo diretamente sobre a área a ser tratada.

Já no Brasil as pessoas têm consumido a semente crua – e muitas vezes em grande quantidade – para acelerar a perda de peso. Quando utilizada desta maneira, a noz da índia pode levar à morte.

Portanto, o veredicto é: noz da Índia faz mal e não deve ser utilizada para emagrecer ou mesmo para regularizar o intestino.

Ainda que existam grupos discutindo os benefícios da noz da índia e relatos (que veremos logo abaixo) sobre as propriedades da semente da Aleurites moluccana, não recomendamos em hipótese alguma o uso oral da noz da Índia.

Efeitos colaterais da Noz da Índia

s cramps

Como pouco se sabe sobre o uso da semente ainda crua, os efeitos colaterais conhecidos até o momento são de fato relatos de quem já utilizou o alimento para emagrecer.

De acordo com os usuários da semente, os efeitos colaterais da noz da Índia mais comuns são:

  • Forte diarreia;
  • Flatulência;
  • Dores de estômago;
  • Inchaço nas pernas;
  • Enjoo;
  • Taquicardia;
  • Problemas respiratórios;
  • Desidratação;
  • Dor de cabeça.

Como é diurética, a noz da índia também pode causar dores musculares, hipotensão (pressão baixa) e sensação de fadiga.

Contraindicações

Nós já vimos que a noz da Índia faz mal e não deve ser utilizada para emagrecer. Mas o consumo da semente é ainda mais contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos, renais e hepáticos.

Crianças, idosos e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos também devem evitar a ingestão de noz da Índia para emagrecer ou para qualquer outra finalidade.

Como Tomar

images-10

Os asiáticos consomem a noz da índia cozida e sempre em pequenas quantidades – exatamente como um tempero. Aqui no Brasil, embora muita gente utilize a noz da Índia crua para emagrecer, produtores da semente recomendam que a mesma seja colocada em água quente.

Ferve-se um pouco de água e nela se acrescenta 1/8 de uma semente de noz da Índia. Em seguida, a mistura é deixada em infusão por 5 minutos – e então estaria pronta para consumo.

Como pode causar danos ao estômago, não é recomendável consumir a semente em jejum.

Outra orientação de como usar a noz da Índia é sempre tomar pelo menos dois litros de água durante o dia, a fim de prevenir problemas renais e a desidratação causada pela semente.

Relatos

Confira alguns depoimentos sobre a noz da Índia:

– A favor da semente:

  • “Estou tomando há três meses, emagreci só três quilos, mas não fiz dieta. Estou tomando mais para regularizar o intestino (que agora funciona bem), mas percebi que minha cintura afinou e não tenho mais vontade de comer doces. Minha fome diminuiu pela metade e agora vou fazer uma alimentação balanceada para chegar no peso ideal.”;
  • “Perdi pouco peso, mas posso ver que minhas medidas diminuíram. Estou tomando há três semanas, junto com bastante água e uma banana para evitar a perda de potássio, e me sinto muito bem.”;
  • “Tomo há mais de um ano e perdi cerca de 15 quilos apenas de barriga. Nos primeiros dias senti dores no corpo e tive diarreia, mas hoje já não sinto mais nada disso.”;
  • “Já tomo a semente há quatro meses, e perdi oito quilos sem fazer exercícios. Não tive nenhum efeito colateral, exceto ir ao banheiro mais vezes. A noz da Índia não faz milagres, mas ajuda muito.”;
  • “Eu não uso a noz da Índia para emagrecer, mas sim para controlar o intestino. A semente tem regularizado meus movimentos intestinais e já não fico constipada ou inchada como antes.”

– Contrários ao uso da noz da Índia:

  • “Estava com os exames de saúde em dia quando comecei a tomar a noz da Índia. Comprei as sementes com certificado, mas mesmo assim tive muitos efeitos colaterais. Estou com seios doloridos, cheia de nódulos e uma séria infecção urinária”;
  • “Já estou tomando a noz há duas semanas mas ainda não perdi nada de peso. Estou me sentindo muito mal, com muitas dores nos seios e diarreia à noite.”;
  • “Nos primeiros dez dias com a noz da Índia eu perdi 900 gramas de forma rápida, mas isto trouxe consequências, como dor muscular atroz. Nos 10 dias seguintes fiquei doente, com insônia e dor óssea. Perdi somente 1,8 kg em 20 dias e decidi parar o tratamento. “;
  • “Na primeira semana de uso eu não senti nada, mas estou na segunda e agora tenho nódulos por todo o corpo e estou com uma diarreia fora do comum (tenho até medo de rir e não conseguir segurar). Isso porque meu intestino é naturalmente preso.”;
  • “Uso a noz corretamente, conforme a descrição da embalagem, mas senti muita dor no corpo. Não estava urinando normalmente, mesmo bebendo dois litros de água por dia. A dor muscular atingiu os membros inferiores e minhas pernas incharam muito. Fui internada com suspeita de trombose, mas os exames deram negativo. Sentia muita falta de ar e taquicardia, fiz vários exames e não deu nada. Parei de tomar a noz e tudo voltou ao normal.”

Chapéu-de-Napoleão

Não bastasse sua comprovada toxicidade, a noz da Índia ainda pode ser confundida com outra semente ainda mais tóxica, o chapéu-de-Napoleão (imagem acima).

O consumo da planta pode causar desde vômitos, cólica e diarreia até graves problemas cardíacos. Há relatos de morte após o uso do chapéu-de-Napoleão para emagrecer.

Considerações finais

Mesmo com todo o aviso de que a noz da Índia faz mal, você ainda pode se sentir tentado a utilizar a semente para emagrecer.

Ainda que você supostamente encontre alguma evidência científica comprovando que a noz da Índia emagrece, sua toxicidade e os inúmeros efeitos colaterais já deveriam ser um bom motivo para fazê-lo desistir da ideia.

É claro que um peso dentro da faixa ideal do IMC é essencial para a saúde, mas ainda mais importante é não prejudicar o corpo apenas para atingir o peso dos sonhos.

Uma reeducação alimentar dentro de um programa de emagrecimento que leve à perda média de 0,5 kg por semana ainda é a melhor maneira de emagrecer e manter a saúde. Produtos e suplementos que prometem milagres podem até levar à perda de peso, mas o preço cobrado muitas vezes é alto demais.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha se aventurado a tomar e afirme que a noz da Índia faz mal mesmo? Tem curiosidade de experimentar o produto, mesmo sabendo dos riscos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (242 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

269 comentários em “Noz da Índia Faz Mal? Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Estou tomando faz 3 semanas ja emagreci 10kilos com dieta e exercicios juntos nao senti dor de cabeca so nauseas e diarreia mas nao deixo de tomar a agua que e essencial para a saude e precipalmente para que toma essa semente

  2. estou tomando noz da india a 1 semana, diarreia todos os dias e nos primeiros 2 dias vomitei, dores de cabeça as vezes, mas com isso se foi 2kg em UMA SEMANA, to feliz com o resultado. Fora a zero vontade de doces !

  3. Estou tomando a noz da Índia pela segunda vez, me arrependi de ter parado por isso voltei a tomar. Realmente pela segunda vez estou passando pelos efeitos colaterais como nódulos não só nos seios, mais por todo meu corpo. Este desconforto durou 5 dias desta vez. Da outra durou mais, percebo que quando isso acontece a noz está fazendo uma quebra de gorduras, porque logo em seguida eu perco medidas absurdas quando as dores sessam. Ela tira tida vontade de eu comer doces e inclusive fora de hora. Quando eu faço alguma estripulia na alimentação eu passo muito mal. Não vou parar de tomar a noz, eu acho que vale super a pena pois tem muitos benefícios.

  4. Estou tomando a noz a 2 dias e unica coisa que estou sentindo é ir ao banheiro mais vezes e uma sensação de ar preso no peito.

      • Olá estou tomando a nóz fãs uns 5 meses mas a uma semana descobri que estou com problema de pressão .
        Posso continuar tomando ou não
        Obs : dês de que descobri parei de tomar.

    • Eu estou tomando ha 4 dias. Zero vontade de comer doces e pizza. Ela realmente retira seu apetite. Ja perdi medida. Em contra partida sinto dores no estomago e muito enjôo, nao consigo nem olhar pra mc donalds e nem pizza! Tambem tenho diarreia. No quarto dia diarreia liquida, se vc comer algo gorduroso é pior porque voce vai ir mais vezes ao banheiro!

    • Estou tomando a noz vai fazer 4 meses dia 2 e até agora só perdi o Sono,muita insônia passo a noite toda em claro,nao eliminei nenhuma grama se quer, ganhei kilos de 72kg fui pra 75kg. Esse tá sendo meu caso ,mas tem pessoas que tem excelentes resultados.

  5. Oi pessoal, eu já tomo á muito tempo mas acho que pra mim já nao faz mais efeito no começo emagreci 14 quilos em 45 dias mas malhando na academia e com dieta junto, não tenho nada acho que depende do organismo de cada um nunca tive uma diárreia na minha vida que eu me lembre. Hoje engordei 20 kilos por causa da depressão não estou bem mas vou começar a academia de novo, ja estou tomando a semente á dois meses mas não faz mais efeito.

  6. Comecei a tomar a nós e perdi 43 kilos,nunca tive nada só me fez bem,minha auto estima foi lá em cima,agora engordei um pouco mas vou tomar novamente.tomo um pedacinho bem pequeno e me sinto muito bem nem diarreia eu tenho

  7. Tomo noz da índia a 6 meses, perdi 12 quilos, realmente o intestino solta, mas não o dia todo. Não tenho dores na barriga, não tenho enjoôs, não tenho pernas inchadas, não tenho mais regurgitação como tinha muito, meu apetite diminuiu, pois comia que nem uma porca, mas ainda como de tudo sem engordar e menos, faço atividade física e me sinto super bem, conheço várias pessoas que estão tomando e só tem bem a falar da semente, e não sei por que tanta história em cima disso. Antes tomávamos anfepramona, femproporex com bromazepam e estamos aqui vivas, pois esses remédios foram tirados de circulação e hoje só encontramos sibutramina e orlistate que faz até sair gordura de dentro da gente. O bromazepam era para acalmar o coração e dormir, pois esses remédios acelerava muito e sem calmante o sono não vinha nem a pau.
    A noz da índia solta intestino, mas se deixar de tomar um ou dois dias você vai ao banheiro normal. Se estiver soltando muito, diminua o tamanho da semente e verá que tudo irá melhorar. Sempre 1/8 nunca 1/4 para quem tem intestino frouxo e tome dia sim, dia não. Tudo na vida tem efeito colateral, nunca leia bulas, senão não toma nem aspirina. Tudo mata. Já vamos morrer mesmo. Deus me livre quanta história.

    • Nossa eu estou apavorada estou me sentindo inchada e com nodulos na barriga meu seio parece de gestante eu já tomei uma vez nunca senti nada disse compri a noz da india em uma casa de produtos naturais mais confesso que vou acho que vou parar afinal nodulos nem sempre são bom

      • eu quase morri com esta semente e falo pra que todos fiquem alertas, tive infecção intestinal muito séria e dores horrendas, cuidado!

        • Estou tomando novamente tem uns 10 dias, normalmente vou ao banheiro uma ou duas vezes por semana, com a noz eu vou diariamente.

      • Adorei seu depoimento, pois tenho usado h quase 1 ano crua mesmo porque no suporto o amargo do ch e nunca me fez mal, alis estou super bem. Usei tds estes remdios venenosos que vc falou acima e estou aqui vivinha. Cada corpo reage de uma forma e se no deu certo para vc e s parar de tomar ou diminuir as doses.

  8. Comecei a tomar , tomei a 4 dias parei mim deu ansia de vômito diarreia dor de cabeça fiquei com o sistema nervosa abalado e após dois dias que parei apareceu fortes dores em meu corpo todo , parece que fui atropelado por um caminhão, essa semente não é coisa boa não.

  9. Tem 15 dias que estou tomando já nos primeiros dias comecei com diarreia, com dez dias senti dores no peito, nos seios, e nas laterais das costas que já passou, meu intestino agora funciona, a diarreia amenizou, mas á dois dias estou sentindo queimação no estômago. Vou tomar até completar um mês, mais estou com receio, vou procurar um médico para esclarecimentos, minha irmã comprou para mim em lojas naturais, pela cor parece ser verdadeira já que ela vem dividida no meio e estou cortando em 4 partes…Acho que devemos nos orientar primeiro, antes sermos uma gordinha saudável..Boa sorte para nós….

    • Bom dia esse esse e o problema, começou por pedaços grandes demais, diminua ela em 1/12 vai devagar tome sempre quando quando for comer nunca de estômago vazio. Tome bastante água, essa noz é muito forte por isso diminua vc vai se sentir bem melhor.

  10. Comecei a tomar a nós da Índia em setembro do ano passado já perdi 11kg mas de umas 2 semanas para cá estou tendo aceleração no coração e tonturas entrei ak para pesquisar e vendo os comentários acho que já é a hora de para é tentar eliminar os restantes dos quilinhos que falta só com a dieta mesmo e exercícios

  11. Comecei a tomar há 2 semanas. E há dois dias estou sentindo nódulos nos seios e bastante dor.
    A diarréia vem, mas não são todos os dias. Dores musculares em diferentes partes do corpo, mas moderadas, somente a dos seios que doi mais e gera desconforto ao dormir.
    Divido em 4 pedaços e tomo pela manhã com água. Procuro beber bastante água durante o dia, até porque minha sede aumentou consideravelmente.
    Sinto minha cintura levemente mais fina.

  12. Eu comecei a tomar a noz da Índia ontem,bom ontem mesmo já fui ao banheiro com a barriga mexida,sentindo dores abdominais, mais logo passou,e hoje de manhã fui novamente ao banheiro, mais não senti nenhuma dor abdominal. Bom foi o meu nutricionista que passou para me ajudar a eliminar as gorduras, mais eu divido em quatro partes,tomo de manhã uma parte com um copo grande de água ,sendo que estou alimentada, pois não se deve digerir a noz de estômago vazio.bom eu também faço academia, então vamos vê se vai me ajudar mesmo,e também faço dieta, mês passado eu perdi 5 quilos só malhando e com dietas, mais o nutricionista passou e disse que vai me ajudar.sendo que ele me recomendou parar imediatamente caso eu não me sinta bem.

    • Comecei tomar a Noz há uma semana, exceto a dor de barriga ,não sinto mais nada .
      Consegui perder quase dois kg,mas eu deixo um conselho de amiga ,façam cocô igual gato ,acabou enterra,porque sai podreeee!!!!!

  13. Comecei a tomar noz da Índia em setembro do ano passado,comecei a emagrecer 3 meses depois ,no mês de Dezembro inteiro eu perdi 6 kg funciona mesmo,já avia tentado de tudo,hoje eu perdi 9 kg mas deixei de tomar em janeiro por ter tidos uns problemas e ter q tomar remédio faixa preta,efeito colateral tive diarréia,e dores no seio que logo passou,fora isso tudo bem….