Saúde na Mídia

Pirola: nova variante da COVID-19 é detectada em mais dois países

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Autoridades de saúde da Suécia e do Canadá divulgaram na quinta-feira (31/08) a identificação de casos de Covid-19 provocados pelas cepa BA.2.86 do coronavírus, popularmente chamada de Pirola. 

Essa variante tem sido observada em diversos países, incluindo Reino Unido, EUA, Israel, Dinamarca, África do Sul, Portugal, Tailândia e Suíça.

continua depois da publicidade

Identificada inicialmente em Israel e na Dinamarca no início de agosto, a variante BA.2.86 do coronavírus chama a atenção por carregar mais de 30 mutações na proteína spike, parte do vírus visada pelas vacinas

Embora essa característica tenha gerado preocupações sobre a capacidade de defesa das vacinas contra essa nova variante, até o momento não há evidências de que ela seja mais transmissível ou letal que outras variantes, incluindo a Ômicron.

Disseminação

O surgimento de novas variantes do coronavírus chama a atenção

A Suécia relatou o primeiro caso da variante no início de agosto e, desde então, já foram diagnosticados quatro pacientes com a variante Pirola.

Enquanto isso, na província canadense Colúmbia Britânica (BC, sigla em inglês), as autoridades de saúde não se espantaram com a detecção da BA.2.86, destacando a contínua propagação e adaptação global da Covid-19

continua depois da publicidade

Em declaração conjunta, a Oficial Provincial de Saúde Bonnie Henry e o Ministro da Saúde de BC Adrian Dix apontaram que até então não parece haver aumento da gravidade desta cepa. O paciente diagnosticado no Canadá não estava hospitalizado no momento da declaração.

Desafios de monitoramento e vigilância

Ainda assim, especialistas manifestaram preocupação devido à complexidade em rastrear e monitorar novas variantes do vírus. Isso porque houve uma diminuição nos esforços de sequenciamento genético do coronavírus, devido à redução nas taxas de mortalidade. 

Um porta-voz da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) ressaltou em entrevista ao Daily Mail que conforme o vírus continua a evoluir, a sociedade está se adaptando e desenvolvendo imunidade.

No entanto, ele ponderou que é fundamental continuar a vigilância e a pesquisa para aprofundar o entendimento sobre os impactos dessa nova variante. As informações são do Metrópoles.

Você já tinha conhecimento dessa nova variante do coronavírus? Você acredita que ela pode ser mais perigosa? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma